27/09/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .





78-FUTURANDO
Órgãos sintéticos em vez de testes em animais



1:12 Cientistas alemães conseguiram reproduzir órgãos transparentes de ratos. E o objectivo, agora, é fabricar órgãos humanos para entender o funcionamento de diferentes tipos de células.

3:59 Órgãos miniaturas criados a partir de células da pele e computadores que substituem testes em animais e humanos. Novas tecnologias devem tornar pesquisas mais rápidas e confiáveis.

11:58 Apesar da grande semelhança genética entre chimpanzés e humanos, ainda assim somos muito diferentes. Saiba o porquê.

14:08 Vamos mostrar que humanos compartilham do mesmo material genético que muitos animais e, até mesmo, bananas.

15:37 Por que é tão difícil falar outra língua sem sotaque? Cientistas na Alemanha realizaram testes em 24 pessoas para descobrir a resposta desta pergunta.

18:18 Flores e insectos: qual o segredo da atracção? Estudo na Inglaterra tenta provar o papel da electrostática na diferenciação das flores que têm néctar daquelas que estão vazias.


FONTE: DW Brasil
.
CHINA
4-𝐀𝐁𝐔𝐒𝐎 𝐃𝐄 𝐃𝐈𝐑𝐄𝐈𝐓𝐎𝐒 𝐇𝐔𝐌𝐀𝐍𝐎𝐒



* Hua Ze era uma cidadã chinesa comum até ao momento em que a descoberta de um esquema de corrupção a leva a um mundo oculto de dissidência, assédio policial e sequestros. Seguindo um rasto de pistas, Hua Ze vai desvendando uma série de abusos dos Direitos Humanos na China.

EXIBIDO PELA "SIC NOTÍCIAS" EM AGOSTO DE 2020 NO PROGRAMA "TODA A VERDADE"
FONTE: Ricardo Almeida

.


..𝐵𝑂𝐶𝐴𝐺𝐼́𝑁𝐸𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑏𝑎𝑟𝑏𝑜𝑠𝑎 
ℚ𝕦𝕖𝕣 𝕤𝕖𝕛𝕒 𝕔𝕦𝕣𝕥𝕠 𝕠𝕦 𝕔𝕠𝕞𝕡𝕣𝕚𝕕𝕠, 
𝕢𝕦𝕖𝕣 𝕤𝕖𝕛𝕒 𝕗𝕚𝕟𝕠 𝕠𝕦 𝕞𝕒𝕚𝕤 𝕘𝕣𝕠𝕤𝕤𝕠, 
𝕖́ 𝕦𝕞 𝕠́𝕣𝕘𝕒̃𝕠 𝕞𝕦𝕚𝕥𝕠 𝕢𝕦𝕖𝕣𝕚𝕕𝕠
 𝕡𝕠𝕣 𝕟𝕒̃𝕠 𝕥𝕖𝕣 𝕖𝕤𝕡𝕚𝕟𝕙𝕒𝕤 𝕟𝕖𝕞 𝕠𝕤𝕤𝕠 





.
.
Os Smurfs

O Astrosmurf


.


..𝐵𝑂𝐶𝐴𝐺𝐼́𝑁𝐸𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑏𝑎𝑟𝑏𝑜𝑠𝑎 
ℕ𝕚𝕟𝕘𝕦𝕖́𝕞 𝕣𝕖𝕡𝕣𝕠𝕧𝕒 𝕟𝕠𝕤 𝕠𝕦𝕥𝕣𝕠𝕤 
𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕟𝕒̃𝕠 𝕣𝕖𝕡𝕣𝕠𝕧𝕒 𝕖𝕞 𝕤𝕚 

.
.
Isabel Zborowsk

O que nosso olhar sobre dinheiro
revela sobre nós


.


..𝐵𝑂𝐶𝐴𝐺𝐼́𝑁𝐸𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑏𝑎𝑟𝑏𝑜𝑠𝑎 
ℕ𝕒𝕤 𝕡𝕒𝕚𝕩𝕠̃𝕖𝕤 𝕒 𝕣𝕒𝕫𝕒̃𝕠 𝕕𝕖𝕤𝕒𝕞𝕡𝕒𝕣𝕒-𝕟𝕠𝕤


 
.

EDSON ATHAYDE

 .





O Diabo nosso de cada dia 

 O Deus que eles seguem é, sublime paradoxo, um Deus desalmado. É um Deus que gosta de ostentar, que ama o ouro nas paredes dos templos, que acha graça em disputar eleições. É um Deus criado para punir, matar, destruir. É um Deus que eu não acredito, mas que me dá medo mesmo assim.

Se 2019 foi o ano das distopias apocalípticas nas plataformas de streaming, 2020 está a ser marcado por séries e filmes que discutem as dores e as delícias de ser religioso.

“Watchmen” (HBO), uma das séries mais premiadas no último Emmy, foi lançada já no final do ano passado e trazia algumas sementes sobre o tema que acabaram por frutificar noutras ficções.

Em “Watchmen” a religiosidade está presente de forma mais oblíqua. Um dos personagens principais, Doctor Manhattan é nada menos do que Deus, Ele mesmo, que volta à Terra para se sacrificar por nós mortais.

Já “Raised by Wolves” (HBO) e “O Diabo de Cada dia” (Netflix), produções recém-estreadas, são bem menos subtis. A religiosidade é o tema central das duas histórias.

“Raised by Wolves” é uma série criada e, nalguns episódios, realizada por Ridley Scott (em grande forma, construindo uma ficção científica interessantíssima, como há muito não fazia). Nela encontramos um futuro em que a raça humana está em extinção na Terra. Os últimos sobreviventes partem rumo a um planeta habitável. Saem em dois grupos. Um deles é religioso e acredita nas escrituras ditadas por Sol, que parece muito com o Deus da Bíblia. O outro grupo é composto por dois androides e alguns embriões da nossa espécie. Caberá ao casal de robôs criar uma geração de humanos que acredite apenas na ciência, refutando qualquer laivo de religiosidade.

Os dois grupos são inimigos, claro. E são os conflitos criados por essas visões de mundo que tornam a série tão boa.

“O Diabo a Cada dia” é uma longa estrelado por Tom Holland (o novo Spiderman) e realizado pelo americano/brasileiro António Campos. Aqui somos apresentados à saga de Arvin Russel, um jovem morador do Bible Belt americano, uma terra de vacas, consanguinidade descontrolada e pastores fanáticos. O excesso de Deus nas vidas das pessoas que vivem naquela região leva a que também exista uma omnipresença do Diabo. Os personagens cometem pecados capitais justamente por não se permitirem pecadilhos menores.

Essas ficções servem como excelente ponto de partida para enquadrar alguns aspetos do mundo contemporâneo.

Numa espécie de “recall” da Idade Média, vivemos as últimas décadas a dividir o mundo entre cristãos e muçulmanos. Apesar de falsa, precária, reducionista, deu jeito tal arrumação. Gostamos de coisas binárias, certo ou errado, preto ou branco, bom ou mau, somos animais pouco sofisticados e maniqueístas.

Como estamos a regredir socialmente, a divisão que interessa agora é ainda mais torpe, é a que promove a cisão entre cristãos radicais e os “outros” (ou seja, todos aqueles que não levam a sério leituras do Velho Testamento ao pé da letra e descontextualizadas de qualquer ciência ou sensibilidade histórica).

Basta tentar falar de religião com os adeptos de Trump para perceber que o buraco é mais em baixo. Ou com bolsonaristas.

O fervor que sentem dever ao grande líder encontra espelho numa devoção a um Deus perverso, impiedoso e extremamente ocupado com o que as pessoas fazem ou não com os próprios orifícios.

O Deus que eles seguem é, sublime paradoxo, um Deus desalmado. Um Deus obtuso e furioso, que renega a humanidade, pune a sexualidade, é hipócrita, ambicioso, vaidoso. É um Deus que gosta de ostentar, que ama o ouro nas paredes dos templos, que acha graça em disputar eleições. É um Deus criado para punir, matar, destruir. É um Deus que eu não acredito, mas que me dá medo mesmo assim.

Ou como diria o meu Tio Olavo: “Deus salve-nos desse Deus.”

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS" - 23/09/20

.

..


2404.UNIÃO


EUROPEIA



* Ameaça Portugal em nome do patrão, devia ser considerado persona non grata

.


..𝐵𝑂𝐶𝐴𝐺𝐼́𝑁𝐸𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑏𝑎𝑟𝑏𝑜𝑠𝑎 
𝕋𝕣𝕚𝕤𝕥𝕖 𝕢𝕦𝕖𝕞 𝕒𝕞𝕒, 𝕔𝕖𝕘𝕠 𝕢𝕦𝕖𝕞 𝕤𝕖 𝕗𝕚𝕒 
.
.
III-Ciência vs terrorismo
5-Soldado do Futuro



FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.
L-VISITA GUIADA

A Torre do Tombo/2

LISBOA - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.


..𝐵𝑂𝐶𝐴𝐺𝐼́𝑁𝐸𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑏𝑎𝑟𝑏𝑜𝑠𝑎 
𝔸 𝕗𝕣𝕠𝕦𝕩𝕚𝕕𝕒̃𝕠 𝕟𝕠 𝕒𝕞𝕠𝕣 𝕖́ 𝕦𝕞𝕒 𝕠𝕗𝕖𝕟𝕤𝕒


.
.
Aldo Salvetti
Oboe Concerto
Op. 9 nº2 in D minor

Tomaso Albinoni

.


..𝐵𝑂𝐶𝐴𝐺𝐼́𝑁𝐸𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑏𝑎𝑟𝑏𝑜𝑠𝑎 
𝔸 𝕢𝕦𝕖𝕞 𝕥𝕠𝕣𝕡𝕖 𝕟𝕒𝕤𝕔𝕖𝕦 
  𝕟𝕖𝕟𝕙𝕦𝕞 𝕖𝕟𝕗𝕖𝕚𝕥𝕖 𝕒𝕕𝕠𝕣𝕟𝕒 
.
.

15-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
15.1-𝓛𝓾𝔁𝓾́𝓻𝓲𝓪 𝓷𝓪
𝓛𝓲𝓽𝓮𝓻𝓪𝓽𝓾𝓻𝓪 𝓮 𝓷𝓪 𝓥𝓲𝓭𝓪
Monique Prada
Amara Moira



*Hilda se deleita em sua provocadora evocação de uma vida devotada à “sacanagem” e à satisfação da luxúria, animada pelas personagens com as quais descreve aptidões sexuais. Nestas narrativas, soam um tom de desabafo, de revolta e de denúncia a respeito dos bastidores do mercado editorial. Hilda consegue alcançar seus objectivos ao escrever as narrativas pornográficas, pois é através delas que conquista alguns novos leitores já na fase final de sua produção, e é traduzida para o francês e para o italiano. A crítica, porém, não a perdoa e na França, no jornal Le Monde, ela é considerada “uma porca histérica”, devido ao Caderno Rosa de Lori Lamby. Mais uma vez Hilda Hilst reclama da falta de compreensão, com sua ironia: eis o preço da luxúria.

FONTE: Café Filosófico CPFL




..𝐵𝑂𝐶𝐴𝐺𝐼́𝑁𝐸𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑏𝑎𝑟𝑏𝑜𝑠𝑎 
ℂ𝕒𝕟𝕥𝕒𝕟𝕕𝕠 𝕒 𝕧𝕚𝕕𝕒, 𝕔𝕠𝕞𝕠 𝕠 𝕔𝕚𝕤𝕟𝕖 𝕒 𝕞𝕠𝕣𝕥𝕖



.
27-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝑃𝑎𝑟𝑡𝑜 𝑛𝑜𝑟𝑚𝑎𝑙 𝑎𝑝𝑜́𝑠 𝑐𝑒𝑠𝑎𝑟𝑖𝑎𝑛𝑎



FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

A cidade devastada que viu 

médicos fugirem na pandemia


FONTE:  BBC News Brasil

.

 .

OMS pede esforço coletivo para

 poupar um milhão de vidas



FONTE:  euronews

.

.

Suflê de Bacalhau e Azeitonas


De: Saborintenso
.

 .

COMBOIOS DE PORTUGAL/2









.
.

2472
Senso d'hoje
MARIA DO CÉU SANTO
GINECOLOGISTA, OBSTRETA
 GRADUADA EM MEDICINA SEXUAL
Programa "DESEJO IMEDIATO" 
De que as mulheres se queixam
sobre o comportamento dos homens
 


 FONTE: A Cor Do Dinheiro

.

.

NOTÍCIA ANIMAL


UM GAVIÃO RARO,
O FÓSSIL DE URSO-DAS-CAVERNAS E
E O ATAQUE DAS ORCAS


  ANIMAL TV
.
.

BOM DOMINGO


.


102-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒱 -𝒯𝑒𝓇𝓇𝒶 𝒮𝑜𝓃𝒶𝓂𝒷𝓊𝓁𝒶



𝒮𝐼𝒩𝒪𝒫𝒮𝐸:

𝐷𝑢𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑎 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝐶𝑖𝑣𝑖𝑙 𝑀𝑜𝑐̧𝑎𝑚𝑏𝑖𝑐𝑎𝑛𝑎, 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑚𝑜𝑠 𝑀𝑢𝑖𝑑𝑖𝑛𝑔𝑎, 𝑢𝑚 𝑟𝑎𝑝𝑎𝑧 𝑓𝑟𝑎́𝑔𝑖𝑙 𝑒 𝑎𝑚𝑛𝑒́𝑠𝑖𝑐𝑜, 𝑐𝑢𝑗𝑜 𝑠𝑜𝑛𝘩𝑜 𝑒́ 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑟 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑓𝑎𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑎.

𝐽𝑢𝑛𝑡𝑜 𝑎 𝑢𝑚 𝑐𝑎𝑑𝑎́𝑣𝑒𝑟 𝑒𝑠𝑡𝑒𝑛𝑑𝑖𝑑𝑜 𝑛𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑎𝑑𝑎, 𝑀𝑢𝑖𝑑𝑖𝑛𝑔𝑎 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑢𝑚 𝑑𝑖𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎𝑟𝑟𝑎 𝑎 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑐𝑢𝑟𝑎 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑓𝑖𝑙𝘩𝑜 𝑛𝑢𝑚 𝑏𝑎𝑟𝑐𝑜 𝑒𝑚 𝑎𝑙𝑡𝑜 𝑚𝑎𝑟.

𝑀𝑜𝑡𝑖𝑣𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎 𝑑𝑒 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑟 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑝𝑟𝑜́𝑝𝑟𝑖𝑎 𝑓𝑎𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑎, 𝑀𝑢𝑖𝑑𝑖𝑛𝑔𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑒𝑛𝑐𝑒-𝑠𝑒 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑙𝑒 𝑒́ 𝑜 𝑟𝑎𝑝𝑎𝑧 𝑝𝑟𝑜𝑐𝑢𝑟𝑎𝑑𝑜.


𝐸𝑚𝑏𝑎𝑟𝑐𝑎, 𝑐𝑜𝑚 𝑇𝑢𝑎𝘩𝑖𝑟, 𝑢𝑚 𝑠𝑎́𝑏𝑖𝑜 𝑒 𝑠𝑜𝑙𝑖𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎𝑑𝑜𝑟 𝑑𝑒 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑙𝘩𝑒𝑢 𝑛𝑢𝑚 𝑐𝑎𝑚𝑝𝑜 𝑑𝑒 𝑟𝑒𝑓𝑢𝑔𝑖𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑖𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑎̀ 𝑝𝑟𝑜𝑐𝑢𝑟𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑠𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟.
𝑁𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑎 𝑣𝑖𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑒́ 𝑑𝑢𝑟𝑎: 𝑚𝑜𝑣𝑒𝑚-𝑠𝑒 𝑛𝑢𝑚 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑙𝑖́𝑟𝑖𝑜.

𝐴 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑒𝑟𝑟𝑎𝑚, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑠𝑜𝑛𝑎̂𝑚𝑏𝑢𝑙𝑜𝑠, 𝑒́ 𝑚𝑎́𝑔𝑖𝑐𝑎: 𝑎𝑝𝑒𝑟𝑐𝑒𝑏𝑒-𝑠𝑒 𝑑𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑗𝑜𝑠 𝑒 𝑚𝑜𝑣𝑒-𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑠𝑖́𝑡𝑖𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑜, 𝑛𝑎̃𝑜 𝑜𝑠 𝑑𝑒𝑖𝑥𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑓𝑎𝑙𝑒𝑐𝑒𝑟, 𝑎𝑡𝑒́ 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑜𝑠𝑠𝑎𝑚 𝑎𝑙𝑐𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑟 𝑜 𝑡𝑎̃𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑗𝑎𝑑𝑜 𝑚𝑎𝑟

𝐸𝐿𝐸𝒩𝒞𝒪:

𝑁𝑖𝑐𝑘 𝐿𝑎𝑢𝑟𝑜 𝑇𝑒𝑟𝑒𝑠𝑎
𝐴𝑙𝑎𝑑𝑖𝑛𝑜 𝐽𝑎𝑠𝑠𝑒
𝐸𝑟𝑛𝑒𝑠𝑡𝑜 𝐿𝑒𝑚𝑜𝑠 𝑀𝑎𝑐𝑢𝑎𝑐𝑢𝑎
𝐹𝑖𝑙𝑖𝑚𝑜𝑛𝑒 𝑀𝑒𝑖𝑔𝑜𝑠
𝑇𝑎̂𝑛𝑖𝑎 𝐴𝑑𝑒𝑙𝑖𝑛𝑜


FONTE:ParanoidSpook