14/02/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .




98-FUTURANDO

Microrganismos do bem: as bactérias
que cuidam da nossa saúde


01:16 As bactérias são importantes para a nossa saúde, principalmente as bactérias intestinais, formadoras do chamado microbioma. Ainda na barriga da mãe, o bebê já tem contato com as bactérias da gestante. O parto também é uma fase importante para a transmissão de bactérias da mãe para o bebê. Mas e os bebês que nasceram de cesariana, será que dá para mudar o microbioma deles?

05:37 O corpo humano é a casa de bilhões de seres microscópicos. São vírus, fungos e principalmente bactérias que têm funções essenciais para a nossa sobrevivência. Esses micróbios podem até influenciar o funcionamento do cérebro e o nosso humor.

07:30 Uma flora intestinal desequilibrada pode causar muitos problemas de saúde. Quando antibióticos e outros tratamentos não funcionam, um transplante de fezes pode ser a solução para curar inflamações intestinais crônicas. Mas esse procedimento também tem riscos. Pesquisadores querem agora criar um microbioma artificial para driblar o problema.

13:45 As larvas do bicho-da-farinha conseguem comer plástico. Há anos cientistas estudam as bactérias e enzimas responsáveis por esse processo para tentar resolver o problema do lixo plástico no mundo. Acompanhe nesse vídeo do Futurando as soluções encontradas até agora que podem revolucionar o sistema de reciclagem. 
 
23:08 Para lutar contra o lixo no meio ambiente é necessário saber o tamanho desse problema. O projeto de pesquisa “Plastikpiraten” conta com a ajuda de estudantes de toda a Alemanha na coleta de dados e amostras de água. A ideia do projeto é mapear o lixo nas margens de rios e lagos do país.


FONTE:DW Brasil

 .

11-O BANQUETE


Um conceituado e também polémico jornalista angolano, ERNESTO BARTOLOMEU, produziu para a TPA uma série de reportagem sobre a corrupção em Angola com o título acima indicado. Conseguimos captar 12 episódios desconhecendo se ainda há mais, porque corrupção em Angola é coisa que não falta.

FONTE:  Mario S. Da Costa

.

 

 𝑆𝑇𝐸𝑃𝐻𝐸𝑁𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝘩𝑎𝑤𝑘𝑖𝑛𝑔  

𝕆 𝕦𝕟𝕚𝕧𝕖𝕣𝕤𝕠 𝕟𝕒̃𝕠 𝕖́ 𝕚𝕟𝕕𝕚𝕗𝕖𝕣𝕖𝕟𝕥𝕖

𝕒̀ 𝕟𝕠𝕤𝕤𝕒 𝕖𝕩𝕚𝕤𝕥𝕖̂𝕟𝕔𝕚𝕒, 𝕕𝕖𝕡𝕖𝕟𝕕𝕖 𝕕𝕖𝕝𝕒


.

.
As Aventuras de Tintim

O Ídolo Roubado/1


  andré neto
.

 

 𝑆𝑇𝐸𝑃𝐻𝐸𝑁𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝘩𝑎𝑤𝑘𝑖𝑛𝑔  

𝕋𝕖𝕞𝕠𝕤 𝕖𝕤𝕥𝕒 𝕦́𝕟𝕚𝕔𝕒 𝕧𝕚𝕕𝕒 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕒𝕡𝕣𝕖𝕔𝕚𝕒𝕣

 𝕠 𝕘𝕣𝕒𝕟𝕕𝕖 𝕕𝕖𝕤𝕚𝕘𝕟 𝕕𝕠 𝕌𝕟𝕚𝕧𝕖𝕣𝕤𝕠

𝕖 𝕡𝕠𝕣 𝕚𝕤𝕤𝕠 𝕖𝕤𝕥𝕠𝕦 𝕞𝕦𝕚𝕥𝕠 𝕘𝕣𝕒𝕥𝕠

.

.
Pedro Pacífico

Como tornar a leitura um hábito diário


"Como ler mais? A resposta não é ler mais. A resposta é ler sempre. O incentivo à leitura pode e deve sim partir de cada um de nós."
Como tantos de nós, Pedro teve seus altos e baixos como leitor até decidir enxergar a leitura como um hábito diário que merece ser compartilhado.
Hoje, o advogado formado pela USP é responsável pelo Book.ster - um dos maiores perfis brasileiros do Instagram dedicado à literatura. Ali, mais de 87 mil seguidores acompanham diariamente dicas, resenhas e comentários sobre suas experiências como leitor. Além das redes sociais, Pedro tem também um site e um canal no YouTube.

.

 

 𝑆𝑇𝐸𝑃𝐻𝐸𝑁𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝘩𝑎𝑤𝑘𝑖𝑛𝑔  

𝔸 𝕧𝕚𝕕𝕒 𝕤𝕖𝕣𝕚𝕒 𝕥𝕣𝕒́𝕘𝕚𝕔𝕒 𝕤𝕖 𝕟𝕒̃𝕠 𝕗𝕠𝕤𝕤𝕖 𝕖𝕟𝕘𝕣𝕒𝕔̧𝕒𝕕𝕒  


SAFAA DIB

 .




Ainda vamos a tempo?

.

Não podemos permitir que a iliteracia digital nos afunde num mundo descontrolado em que somos facilmente manipulados. O seu lado negro não pode dominar o melhor que linguagem digital tem para oferecer.

𝘼 𝙢𝙤𝙧𝙩𝙚 𝙙𝙤 𝙖𝙧𝙜𝙪𝙢𝙚𝙣𝙩𝙞𝙨𝙩𝙖 𝙛𝙧𝙖𝙣𝙘𝙚̂𝙨 𝙅𝙚𝙖𝙣-𝘾𝙡𝙖𝙪𝙙𝙚 𝘾𝙖𝙧𝙧𝙞𝙚̀𝙧𝙚, 𝙣𝙤 𝙞𝙣𝙞́𝙘𝙞𝙤 𝙙𝙚𝙨𝙩𝙖 𝙨𝙚𝙢𝙖𝙣𝙖, 𝙛𝙚𝙯-𝙢𝙚 𝙧𝙚𝙜𝙧𝙚𝙨𝙨𝙖𝙧 𝙖 𝙖𝙡𝙜𝙪𝙣𝙨 𝙙𝙤𝙨 𝙨𝙚𝙪𝙨 𝙡𝙞𝙫𝙧𝙤𝙨 𝙙𝙞𝙙𝙖́𝙩𝙞𝙘𝙤𝙨 𝙨𝙤𝙗𝙧𝙚 𝙖 𝙡𝙞𝙣𝙜𝙪𝙖𝙜𝙚𝙢 𝙙𝙤 𝙘𝙞𝙣𝙚𝙢𝙖 𝙚 𝙖 𝙘𝙤𝙣𝙨𝙩𝙧𝙪𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙣𝙖𝙧𝙧𝙖𝙩𝙞𝙫𝙖, 𝙛𝙧𝙪𝙩𝙤 𝙙𝙤 𝙨𝙚𝙪 𝙩𝙧𝙖𝙗𝙖𝙡𝙝𝙤 𝙘𝙤𝙢 𝙞𝙣𝙪́𝙢𝙚𝙧𝙤𝙨 𝙜𝙞𝙜𝙖𝙣𝙩𝙚𝙨 𝙙𝙖 𝙨𝙚́𝙩𝙞𝙢𝙖 𝙖𝙧𝙩𝙚.

𝙉𝙖 𝙨𝙪𝙖 𝙤𝙗𝙧𝙖 “𝙇𝙚 𝙁𝙞𝙡𝙢 𝙌𝙪’𝙤𝙣 𝙣𝙚 𝙑𝙤𝙞𝙩 𝙋𝙖𝙨”, 𝙘𝙤𝙢𝙚𝙘̧𝙖 𝙥𝙤𝙧 𝙙𝙚𝙨𝙘𝙧𝙚𝙫𝙚𝙧 𝙤𝙨 𝙥𝙧𝙞𝙢𝙤́𝙧𝙙𝙞𝙤𝙨 𝙙𝙤 𝙘𝙞𝙣𝙚𝙢𝙖 𝙚 𝙙𝙤 𝙞𝙢𝙥𝙖𝙘𝙩𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙖 𝙣𝙤𝙫𝙖 𝙩𝙚𝙘𝙣𝙤𝙡𝙤𝙜𝙞𝙖 𝙩𝙚𝙫𝙚 𝙚𝙢 𝙢𝙪𝙞𝙩𝙖𝙨 𝙨𝙤𝙘𝙞𝙚𝙙𝙖𝙙𝙚𝙨 𝙝𝙖𝙗𝙞𝙩𝙪𝙖𝙙𝙖𝙨 𝙖̀ 𝙩𝙧𝙖𝙙𝙞𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙤𝙧𝙖𝙡 𝙙𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙩𝙖𝙧 𝙝𝙞𝙨𝙩𝙤́𝙧𝙞𝙖𝙨. 𝙉𝙚𝙨𝙨𝙖 𝙩𝙧𝙖𝙣𝙨𝙞𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙚𝙣𝙩𝙧𝙚 𝙤𝙨 𝙨𝙚́𝙘𝙪𝙡𝙤𝙨 𝙓𝙄𝙓 𝙚 𝙓𝙓, 𝙖 𝙣𝙤𝙫𝙖 𝙡𝙞𝙣𝙜𝙪𝙖𝙜𝙚𝙢 𝙘𝙧𝙞𝙖𝙙𝙖 𝙥𝙚𝙡𝙤 𝙘𝙞𝙣𝙚𝙢𝙖 𝙩𝙤𝙧𝙣𝙖𝙫𝙖 𝙣𝙚𝙘𝙚𝙨𝙨𝙖́𝙧𝙞𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙚𝙢 𝙘𝙚𝙧𝙩𝙤𝙨 𝙥𝙖𝙞́𝙨𝙚𝙨 𝙙𝙤 𝙉𝙤𝙧𝙩𝙚 𝙙𝙚 𝘼́𝙛𝙧𝙞𝙘𝙖 𝙚 𝙚𝙢 𝙀𝙨𝙥𝙖𝙣𝙝𝙖 𝙧𝙚𝙘𝙤𝙧𝙧𝙚𝙨𝙨𝙚𝙢 𝙖̀ 𝙛𝙞𝙜𝙪𝙧𝙖 𝙙𝙚 𝙪𝙢 “𝙚𝙭𝙥𝙡𝙞𝙘𝙖𝙙𝙤𝙧”, 𝙦𝙪𝙚 𝙥𝙚𝙧𝙢𝙖𝙣𝙚𝙘𝙞𝙖 𝙙𝙚 𝙥𝙚́ 𝙖𝙤 𝙡𝙤𝙣𝙜𝙤 𝙙𝙤 𝙛𝙞𝙡𝙢𝙚, 𝙖 𝙚𝙭𝙥𝙡𝙞𝙘𝙖𝙧 𝙖 𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙪𝙢𝙖 𝙖𝙪𝙙𝙞𝙚̂𝙣𝙘𝙞𝙖 𝙘𝙝𝙤𝙘𝙖𝙙𝙖 𝙘𝙤𝙢 𝙚𝙨𝙩𝙖 𝙣𝙤𝙫𝙖 𝙘𝙤𝙣𝙟𝙪𝙣𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙙𝙚 𝙞𝙢𝙖𝙜𝙚𝙢, 𝙨𝙤𝙢 𝙚 𝙡𝙪𝙯 𝙦𝙪𝙚 𝙣𝙖̃𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙨𝙚𝙜𝙪𝙞𝙖𝙢 𝙖𝙗𝙨𝙤𝙧𝙫𝙚𝙧 𝙨𝙚𝙢 𝙖𝙡𝙜𝙪𝙢 𝙚𝙨𝙛𝙤𝙧𝙘̧𝙤 𝙚 𝙙𝙞𝙛𝙞𝙘𝙪𝙡𝙙𝙖𝙙𝙚.

𝘼 𝙛𝙞𝙜𝙪𝙧𝙖 𝙙𝙤 𝙚𝙭𝙥𝙡𝙞𝙘𝙖𝙙𝙤𝙧 𝙙𝙚𝙨𝙖𝙥𝙖𝙧𝙚𝙘𝙚𝙪 𝙥𝙤𝙪𝙘𝙖𝙨 𝙙𝙚́𝙘𝙖𝙙𝙖𝙨 𝙙𝙚𝙥𝙤𝙞𝙨 𝙘𝙤𝙢 𝙖 𝙣𝙤𝙧𝙢𝙖𝙡𝙞𝙯𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙙𝙤 𝙘𝙞𝙣𝙚𝙢𝙖. 𝙊𝙨 𝙛𝙞𝙡𝙢𝙚𝙨 𝙩𝙧𝙖𝙣𝙨𝙛𝙤𝙧𝙢𝙖𝙧𝙖𝙢-𝙨𝙚 𝙣𝙖̃𝙤 𝙨𝙤́ 𝙣𝙪𝙢𝙖 𝙙𝙖𝙨 𝙥𝙧𝙞𝙣𝙘𝙞𝙥𝙖𝙞𝙨 𝙛𝙤𝙧𝙢𝙖𝙨 𝙙𝙚 𝙚𝙣𝙩𝙧𝙚𝙩𝙚𝙣𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙚 𝙚𝙨𝙘𝙖𝙥𝙞𝙨𝙢𝙤 𝙙𝙖𝙨 𝙢𝙖𝙨𝙨𝙖𝙨, 𝙘𝙤𝙢𝙤 𝙣𝙪𝙢 𝙥𝙤𝙙𝙚𝙧𝙤𝙨𝙤 𝙞𝙣𝙨𝙩𝙧𝙪𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙙𝙚 𝙚𝙭𝙥𝙧𝙚𝙨𝙨𝙖̃𝙤 𝙖𝙧𝙩𝙞́𝙨𝙩𝙞𝙘𝙖.

𝙎𝙚 𝙖𝙫𝙖𝙣𝙘̧𝙖𝙧𝙢𝙤𝙨 𝙘𝙚𝙢 𝙖𝙣𝙤𝙨 𝙣𝙤 𝙩𝙚𝙢𝙥𝙤, 𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙚𝙣𝙘𝙤𝙣𝙩𝙧𝙖𝙢𝙤𝙨? 𝙊 𝙣𝙖𝙨𝙘𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙚 𝙚𝙫𝙤𝙡𝙪𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙙𝙚 𝙪𝙢𝙖 𝙣𝙤𝙫𝙖 𝙡𝙞𝙣𝙜𝙪𝙖𝙜𝙚𝙢 𝙙𝙞𝙜𝙞𝙩𝙖𝙡, 𝙥𝙤𝙨𝙨𝙞𝙗𝙞𝙡𝙞𝙩𝙖𝙙𝙖 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙄𝙣𝙩𝙚𝙧𝙣𝙚𝙩, 𝙦𝙪𝙚 𝙙𝙚𝙨𝙚𝙣𝙘𝙖𝙙𝙚𝙤𝙪 𝙪𝙢𝙖 𝙧𝙚𝙫𝙤𝙡𝙪𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙣𝙖 𝙛𝙤𝙧𝙢𝙖 𝙘𝙤𝙢𝙤 𝙩𝙧𝙖𝙗𝙖𝙡𝙝𝙖𝙢𝙤𝙨 𝙚 𝙞𝙣𝙩𝙚𝙧𝙖𝙜𝙞𝙢𝙤𝙨. 𝙀́ 𝙪𝙢𝙖 𝙡𝙞𝙣𝙜𝙪𝙖𝙜𝙚𝙢 𝙚𝙢 𝙘𝙤𝙣𝙨𝙩𝙖𝙣𝙩𝙚 𝙢𝙪𝙩𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 (𝙩𝙖𝙡 𝙘𝙤𝙢𝙤 𝙪𝙢 𝙫𝙞́𝙧𝙪𝙨), 𝙦𝙪𝙚 𝙥𝙧𝙤𝙜𝙧𝙞𝙙𝙚 𝙖 𝙪𝙢𝙖 𝙫𝙚𝙡𝙤𝙘𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙢𝙪𝙞𝙩𝙤 𝙢𝙖𝙞𝙨 𝙞𝙢𝙥𝙧𝙚𝙨𝙨𝙞𝙤𝙣𝙖𝙣𝙩𝙚 𝙙𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙖 𝙧𝙚𝙜𝙞𝙨𝙩𝙖𝙙𝙖 𝙣𝙤𝙨 𝙥𝙧𝙞𝙢𝙤́𝙧𝙙𝙞𝙤𝙨 𝙙𝙤 𝙘𝙞𝙣𝙚𝙢𝙖. 𝙀𝙨𝙨𝙚 𝙥𝙪́𝙗𝙡𝙞𝙘𝙤 𝙙𝙚 𝙤𝙪𝙩𝙧𝙤𝙧𝙖 𝙩𝙚𝙫𝙚 𝙩𝙚𝙢𝙥𝙤, 𝙚 𝙚𝙭𝙥𝙡𝙞𝙘𝙖𝙙𝙤𝙧𝙚𝙨, 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙨𝙚 𝙖𝙙𝙖𝙥𝙩𝙖𝙧 𝙖 𝙣𝙤𝙫𝙖𝙨 𝙖𝙗𝙤𝙧𝙙𝙖𝙜𝙚𝙣𝙨, 𝙖𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙩𝙧𝙖́𝙧𝙞𝙤 𝙙𝙤𝙨 𝙙𝙞𝙖𝙨 𝙙𝙚 𝙝𝙤𝙟𝙚 𝙚𝙢 𝙦𝙪𝙚 𝙢𝙪𝙞𝙩𝙤𝙨 𝙖𝙘𝙖𝙗𝙖𝙧𝙖𝙢 𝙥𝙤𝙧 𝙛𝙞𝙘𝙖𝙧 𝙖̀ 𝙢𝙖𝙧𝙜𝙚𝙢 𝙙𝙚𝙨𝙨𝙖 𝙡𝙞𝙣𝙜𝙪𝙖𝙜𝙚𝙢.

𝘼𝙩𝙪𝙖𝙡𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚, 𝙢𝙚𝙨𝙢𝙤 𝙤𝙨 𝙢𝙖𝙞𝙨 𝙡𝙞𝙩𝙚𝙧𝙖𝙩𝙤𝙨 𝙙𝙚 𝙣𝙤́𝙨 𝙨𝙚𝙣𝙩𝙚𝙢 𝙖 𝙚𝙣𝙤𝙧𝙢𝙚 𝙥𝙧𝙚𝙨𝙨𝙖̃𝙤 𝙙𝙚 𝙡𝙞𝙙𝙖𝙧 𝙘𝙤𝙢 𝙤 𝙚𝙣𝙤𝙧𝙢𝙚 𝙫𝙤𝙡𝙪𝙢𝙚 𝙙𝙚 𝙛𝙚𝙣𝙤́𝙢𝙚𝙣𝙤𝙨, 𝙞𝙣𝙛𝙤𝙧𝙢𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙚 𝙥𝙤𝙨𝙨𝙞𝙗𝙞𝙡𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚𝙨 𝙦𝙪𝙚 𝙞𝙧𝙧𝙤𝙢𝙥𝙚𝙢 𝙩𝙤𝙙𝙤𝙨 𝙤𝙨 𝙙𝙞𝙖𝙨. 𝘼 𝙫𝙚𝙡𝙤𝙘𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙚́ 𝙩𝙖𝙡 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙚 𝙩𝙤𝙧𝙣𝙖 𝙣𝙖̃𝙤 𝙨𝙤́ 𝙙𝙞𝙛𝙞́𝙘𝙞𝙡 𝙢𝙖𝙣𝙩𝙚𝙧𝙢𝙤-𝙣𝙤𝙨 𝙞𝙣𝙛𝙤𝙧𝙢𝙖𝙙𝙤𝙨 𝙘𝙤𝙢 𝙧𝙞𝙜𝙤𝙧, 𝙘𝙤𝙢𝙤 𝙚𝙭𝙞𝙜𝙞𝙧 𝙙𝙤𝙨 𝙙𝙚𝙘𝙞𝙨𝙤𝙧𝙚𝙨 𝙥𝙤𝙡𝙞́𝙩𝙞𝙘𝙤𝙨 𝙖 𝙧𝙚𝙜𝙪𝙡𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙣𝙚𝙘𝙚𝙨𝙨𝙖́𝙧𝙞𝙖 𝙦𝙪𝙚 𝙯𝙚𝙡𝙚 𝙥𝙚𝙡𝙤 𝙞𝙣𝙩𝙚𝙧𝙚𝙨𝙨𝙚 𝙥𝙪́𝙗𝙡𝙞𝙘𝙤. 𝙀 𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙙𝙞𝙯𝙚𝙧 𝙙𝙖 𝙛𝙤𝙧𝙢𝙖 𝙘𝙤𝙢𝙤 𝙚𝙨𝙨𝙚𝙨 𝙛𝙚𝙣𝙤́𝙢𝙚𝙣𝙤𝙨 𝙩𝙚̂𝙢 𝙖𝙗𝙚𝙧𝙩𝙤 𝙛𝙞𝙨𝙨𝙪𝙧𝙖𝙨 𝙣𝙤𝙨 𝙖𝙡𝙞𝙘𝙚𝙧𝙘𝙚𝙨 𝙙𝙖 𝙙𝙚𝙢𝙤𝙘𝙧𝙖𝙘𝙞𝙖, 𝙢𝙞𝙣𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙖𝙨 𝙞𝙣𝙨𝙩𝙞𝙩𝙪𝙞𝙘̧𝙤̃𝙚𝙨 𝙚 𝙖 𝙧𝙚𝙡𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙚𝙣𝙩𝙧𝙚 𝙀𝙨𝙩𝙖𝙙𝙤 𝙚 𝙘𝙞𝙙𝙖𝙙𝙖̃𝙤?

𝙎𝙚 𝙧𝙚𝙛𝙡𝙚𝙩𝙞𝙧𝙢𝙤𝙨 𝙗𝙚𝙢, 𝙘𝙤𝙣𝙨𝙩𝙖𝙩𝙖𝙢𝙤𝙨 𝙦𝙪𝙚 𝙝𝙖́ 𝙣𝙤𝙫𝙖𝙨 𝙙𝙚𝙨𝙞𝙜𝙪𝙖𝙡𝙙𝙖𝙙𝙚𝙨 𝙖 𝙖𝙜𝙧𝙖𝙫𝙖𝙧𝙚𝙢-𝙨𝙚 𝙙𝙚𝙣𝙩𝙧𝙤 𝙙𝙚 𝙫𝙚𝙡𝙝𝙖𝙨 𝙙𝙚𝙨𝙞𝙜𝙪𝙖𝙡𝙙𝙖𝙙𝙚𝙨, 𝙩𝙧𝙖𝙣𝙨𝙫𝙚𝙧𝙨𝙖𝙞𝙨 𝙖 𝙩𝙤𝙙𝙤𝙨 𝙤𝙨 𝙨𝙚𝙩𝙤𝙧𝙚𝙨. 𝙋𝙤𝙙𝙚𝙢𝙤𝙨 𝙖𝙩𝙚́ 𝙞𝙧 𝙗𝙪𝙨𝙘𝙖𝙧 𝙤 𝙚𝙭𝙚𝙢𝙥𝙡𝙤 𝙙𝙖𝙨 𝙡𝙞𝙢𝙞𝙩𝙖𝙘̧𝙤̃𝙚𝙨 𝙙𝙤 𝙖𝙩𝙪𝙖𝙡 𝙚𝙣𝙨𝙞𝙣𝙤 𝙖̀ 𝙙𝙞𝙨𝙩𝙖̂𝙣𝙘𝙞𝙖, 𝙛𝙤𝙧𝙘̧𝙖𝙙𝙤 𝙥𝙚𝙡𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙛𝙞𝙣𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤, 𝙤𝙣𝙙𝙚 𝙨𝙚 𝙩𝙤𝙧𝙣𝙖𝙢 𝙚𝙫𝙞𝙙𝙚𝙣𝙩𝙚𝙨 𝙖𝙨 𝙙𝙞𝙛𝙞𝙘𝙪𝙡𝙙𝙖𝙙𝙚𝙨 𝙚𝙣𝙛𝙧𝙚𝙣𝙩𝙖𝙙𝙖𝙨 𝙥𝙤𝙧 𝙛𝙖𝙢𝙞́𝙡𝙞𝙖𝙨 𝙚 𝙘𝙧𝙞𝙖𝙣𝙘̧𝙖𝙨.

𝘼 𝙡𝙞𝙣𝙜𝙪𝙖𝙜𝙚𝙢 𝙙𝙞𝙜𝙞𝙩𝙖𝙡 𝙫𝙞𝙧𝙤𝙪 𝙤 𝙣𝙤𝙨𝙨𝙤 𝙢𝙪𝙣𝙙𝙤 𝙙𝙤 𝙖𝙫𝙚𝙨𝙨𝙤, 𝙙𝙖 𝙢𝙚𝙨𝙢𝙖 𝙛𝙤𝙧𝙢𝙖 𝙦𝙪𝙚 𝙤 𝙎𝘼𝙍𝙎-𝘾𝙤𝙑-𝟮, 𝙚 𝙖𝙢𝙗𝙤𝙨 𝙚𝙨𝙩𝙖̃𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙨𝙩𝙖𝙣𝙩𝙚𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙖 𝙚𝙫𝙤𝙡𝙪𝙞𝙧, 𝙖 𝙪𝙡𝙩𝙧𝙖𝙥𝙖𝙨𝙨𝙖𝙧-𝙣𝙤𝙨 𝙚 𝙖 𝙚𝙨𝙘𝙖𝙥𝙖𝙧 𝙖𝙤 𝙣𝙤𝙨𝙨𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙩𝙧𝙤𝙡𝙤 𝙤𝙪 𝙧𝙚𝙜𝙪𝙡𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤. 𝙁𝙖𝙡𝙩𝙖𝙢-𝙣𝙤𝙨 𝙤𝙨 𝙧𝙚𝙘𝙪𝙧𝙨𝙤𝙨 𝙖𝙙𝙚𝙦𝙪𝙖𝙙𝙤𝙨 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙣𝙤𝙨 𝙖𝙣𝙩𝙚𝙘𝙞𝙥𝙖𝙧𝙢𝙤𝙨 𝙖𝙤𝙨 𝙩𝙧𝙖𝙣𝙨𝙩𝙤𝙧𝙣𝙤𝙨 𝙦𝙪𝙚 𝙖𝙢𝙗𝙤𝙨 𝙩𝙚̂𝙢 𝙤 𝙥𝙤𝙩𝙚𝙣𝙘𝙞𝙖𝙡 𝙙𝙚 𝙥𝙧𝙤𝙫𝙤𝙘𝙖𝙧. 𝙎𝙖𝙗𝙚𝙢𝙤𝙨 𝙖𝙨𝙨𝙞𝙢 𝙦𝙪𝙚, 𝙨𝙚 𝙣𝙖̃𝙤 𝙣𝙤𝙨 𝙖𝙣𝙩𝙚𝙘𝙞𝙥𝙖𝙧𝙢𝙤𝙨, 𝙘𝙤𝙧𝙧𝙚𝙢𝙤𝙨 𝙤 𝙧𝙞𝙨𝙘𝙤 𝙙𝙚 𝙥𝙚𝙧𝙢𝙞𝙩𝙞𝙧 𝙦𝙪𝙚 𝙤 𝙫𝙞́𝙧𝙪𝙨 𝙘𝙤𝙣𝙩𝙧𝙤𝙡𝙚 𝙖𝙨 𝙣𝙤𝙨𝙨𝙖𝙨 𝙫𝙞𝙙𝙖𝙨.

𝙉𝙖̃𝙤 𝙥𝙤𝙙𝙚𝙢𝙤𝙨 𝙥𝙚𝙧𝙢𝙞𝙩𝙞𝙧 𝙦𝙪𝙚 𝙖 𝙞𝙡𝙞𝙩𝙚𝙧𝙖𝙘𝙞𝙖 𝙙𝙞𝙜𝙞𝙩𝙖𝙡 𝙣𝙤𝙨 𝙖𝙛𝙪𝙣𝙙𝙚 𝙣𝙪𝙢 𝙢𝙪𝙣𝙙𝙤 𝙙𝙚𝙨𝙘𝙤𝙣𝙩𝙧𝙤𝙡𝙖𝙙𝙤 𝙚𝙢 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙤𝙢𝙤𝙨 𝙛𝙖𝙘𝙞𝙡𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙢𝙖𝙣𝙞𝙥𝙪𝙡𝙖𝙙𝙤𝙨, 𝙙𝙖 𝙢𝙚𝙨𝙢𝙖 𝙛𝙤𝙧𝙢𝙖 𝙦𝙪𝙚 𝙢𝙪𝙞𝙩𝙤𝙨 𝙘𝙞𝙣𝙚𝙖𝙨𝙩𝙖𝙨 𝙢𝙖𝙣𝙞𝙥𝙪𝙡𝙖𝙫𝙖𝙢 𝙖𝙨 𝙣𝙤𝙨𝙨𝙖𝙨 𝙚𝙢𝙤𝙘̧𝙤̃𝙚𝙨. 𝙋𝙤𝙙𝙚𝙢𝙤𝙨 𝙩𝙚𝙣𝙩𝙖𝙧 𝙪𝙨𝙪𝙛𝙧𝙪𝙞𝙧 𝙙𝙤 𝙢𝙚𝙡𝙝𝙤𝙧 𝙦𝙪𝙚 𝙚𝙨𝙨𝙖 𝙡𝙞𝙣𝙜𝙪𝙖𝙜𝙚𝙢 𝙩𝙚𝙢 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙤𝙛𝙚𝙧𝙚𝙘𝙚𝙧, 𝙢𝙖𝙨 𝙨𝙚𝙢 𝙣𝙤𝙨 𝙙𝙚𝙞𝙭𝙖𝙧𝙢𝙤𝙨 𝙙𝙤𝙢𝙞𝙣𝙖𝙧 𝙥𝙚𝙡𝙤 𝙨𝙚𝙪 𝙡𝙖𝙙𝙤 𝙣𝙚𝙜𝙧𝙤. 𝙎𝙚 𝙖𝙞𝙣𝙙𝙖 𝙛𝙤𝙧𝙢𝙤𝙨 𝙖 𝙩𝙚𝙢𝙥𝙤.

* EMPRESÁRIA

IN "JORNAL ECONÓMICO" - 12/02/21

.

 .



2545.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
ANTÓNIO CASALINHO

Prix de Lausanne 2021

DANÇA CONTEMPORÂNEA



DANÇA CLÁSSICA



* A grande maioria dos políticos portugueses deviam pôr os olhos em ANTÓNIO CASALINHO, serem sérios e bons profissionais, representarem Portugal com dignidade e sem aldrabices o que parece ser uma tarefa impossível.

Tem 17 anos e já é um exemplo nacional, não merece uma medalhinha sr. Presidente?


FONTE:  Prix de Lausanne

.

 

 𝑆𝑇𝐸𝑃𝐻𝐸𝑁𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝘩𝑎𝑤𝑘𝑖𝑛𝑔  

ℕ𝕒̃𝕠 𝕖́ 𝕟𝕖𝕔𝕖𝕤𝕤𝕒́𝕣𝕚𝕠 𝕚𝕟𝕧𝕠𝕔𝕒𝕣 𝔻𝕖𝕦𝕤 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕚𝕟𝕚𝕔𝕚𝕒𝕣

 𝕦𝕞𝕒 𝕣𝕖𝕒𝕔̧𝕒̃𝕠 𝕖 𝕗𝕒𝕫𝕖𝕣 𝕠 𝕌𝕟𝕚𝕧𝕖𝕣𝕤𝕠 𝕗𝕦𝕟𝕔𝕚𝕠𝕟𝕒𝕣

.

.
IV-DINASTIAS
5-As famílias que mudaram o mundo



FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.
LIX-VISITA GUIADA


Palácio Nacional da Ajuda/2

Lisboa - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 

 𝑆𝑇𝐸𝑃𝐻𝐸𝑁𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝘩𝑎𝑤𝑘𝑖𝑛𝑔  

𝕀𝕟𝕥𝕖𝕝𝕚𝕘𝕖̂𝕟𝕔𝕚𝕒 𝕖́ 𝕒 𝕙𝕒𝕓𝕚𝕝𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖 

𝕕𝕖 𝕤𝕖 𝕒𝕕𝕒𝕡𝕥𝕒𝕣 𝕒̀ 𝕞𝕦𝕕𝕒𝕟𝕔̧𝕒 


.
Plácido Domingo e Kiri Te Kanawa

Gia nella notte densa


Giuseppe Verdi

.

 

 𝑆𝑇𝐸𝑃𝐻𝐸𝑁𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝘩𝑎𝑤𝑘𝑖𝑛𝑔  

𝕊𝕖𝕞 𝕚𝕞𝕡𝕖𝕣𝕗𝕖𝕚𝕔̧𝕒̃𝕠 𝕟𝕒̃𝕠 𝕖𝕩𝕚𝕤𝕥𝕚𝕣𝕚́𝕒𝕞𝕠𝕤 

.

.
23-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
23.5-𝓗𝓸𝓶𝓮𝓶 𝓼𝓮𝓷𝓼𝓲́𝓿𝓮𝓵 𝓸𝓾
𝓶𝓪𝓬𝓱𝓸 𝓳𝓾𝓻𝓾𝓫𝓮𝓫𝓪
𝒳𝒾𝒸𝑜 𝒮𝒶́


*O homem de agora não é igual ao homem de antes. Depois que as mulheres saíram de casa, tomaram as rédeas e exigiram seus direitos, o macho jurubeba — patriarcal, provedor, senhor do lar — entrou em extinção. Mas o que tomou o seu lugar? O homem sensível? O homem metrossexual? O homem fofo? Neste Café Filosófico, o cronista Xico Sá discute os novos homens e as novas mulheres, e debate como o macho contemporâneo pode lidar com essa realidade tão nova e diferente.
FONTE:Café Filosófico CPFL

 

 𝑆𝑇𝐸𝑃𝐻𝐸𝑁𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝘩𝑎𝑤𝑘𝑖𝑛𝑔  

𝕃𝕖𝕞𝕓𝕣𝕖-𝕤𝕖 𝕕𝕖 𝕠𝕝𝕙𝕒𝕣 𝕡𝕒𝕣𝕒 

 𝕒𝕤 𝕖𝕤𝕥𝕣𝕖𝕝𝕒𝕤 𝕖 𝕟𝕒̃𝕠 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕤𝕖𝕦𝕤 𝕡𝕖́𝕤. 


 .

47-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝐶𝘩𝑜𝑟𝑜 𝑖𝑛𝑐𝑜𝑛𝑠𝑜𝑙𝑎́𝑣𝑒𝑙, 𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑟?


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

DE ENCONTRO AO FUTURO


* Obrigado BRUNO por esta salada

.

 .


RIO DE JANEIRO


FEVEREIRO 2021

NEM PARECE QUE MORRERAM DE COVID MAIS DE 30 MIL PESSOAS



FONTE:  Rami Worldwide


COVID NO BRASIL


.

.

REPOLHO RECHEADO COM CARNE


Divinas Receitas
.

 .

DIA DOS NAMORADOS



FONTE:  Porta dos Fundos

.

.

2612
Senso d'hoje
LUÍS PEDRO NUNES
 JORNALISTA
ANALISTA POLÍTICO
COISA CONTRA NATURA AO 1º MINISTRO



GOVERNO DE SALVAÇÃO NACIONAL



MINISTRO SIZA VIEIRA




* SIC - "EIXO DO MAL" - 11/02/21


FONTE:  Passou na TV

.
.
NOTÍCIA ANIMAL

PEGADAS DE DINOSSAUROS EM PORTUGAL,
GOLFINHOS USAM VENENO DE BAIACUS


  ANIMAL TV

.

𝟣-ᖴɩtᥲ⳽ ᑯᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ
II- 𝕴𝖗𝖊𝖎 𝖈𝖔𝖒𝖔 𝖚𝖒 𝖈𝖆𝖛𝖆𝖑𝖔 𝖑𝖔𝖚𝖈𝖔
.
UM FILME DE 1973 
DE FERNANDO ARRABAL



CONTINUA PRÓXIMA MADRUGADA

SINOPSE
Segundo filme de Arrabal: Irei como um cavalo louco (J'irai comme un cheval fou) abandona a alegoria política presente em "Viva la Muerte" em prol de uma descoberta dramática da fé e religião organizada. 

Trata-se da história de Aden, interpretado pelo americano George Shannon, que foge da sociedade após a morte de sua mãe controladora. No deserto, descobre a beleza da natureza e, sob a tutela de um eremita, Marvek, torna-se um homem normal. 
Aden apaixona-se loucamente por Marvel, que pode se comunicar com animais, as nuvens e o sol. Após retornar à civilização, agora com Marvel, Aden torna-se consciente da natureza hipócrita e terrível da sociedade humana. 

"Irei com como um cavalo louco" é considerado uma obra prima do cinema surrealista, o filme mais delirante e diabólico de Arrabal, um retrato chocante tanto da beleza do mundo quanto de seu tormento interno.

* Não conseguimos película com legendas em português, cremos que a opção pela língua castelhana foi a melhor possível.

.

107-CINEMA
FORA "D'ORAS"
𝒳𝒱𝐼 -𝑶𝒔 𝑩𝒐́𝒓𝒈𝒊𝒂𝒔


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:
 
𝐿𝑜𝑠 𝐵𝑜𝑟𝑔𝑖𝑎 𝑒́ 𝑢𝑚 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝘩𝑖𝑠𝑝𝑎𝑛𝑜-𝑖𝑡𝑎𝑙𝑖𝑎𝑛𝑜 𝑑𝑒 𝟸𝟶𝟶𝟼 𝑑𝑖𝑟𝑖𝑔𝑖𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝐴𝑛𝑡𝑜𝑛𝑖𝑜 𝐻𝑒𝑟𝑛𝑎́𝑛𝑑𝑒𝑧, 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑒𝑏𝑖𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑢𝑚 𝑙𝑜𝑛𝑔𝑎-𝑚𝑒𝑡𝑟𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑐𝑖𝑛𝑒𝑚𝑎[𝟷] 𝑒 𝑡𝑎𝑚𝑏𝑒́𝑚, 𝑒𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎̃𝑜 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑙𝑜𝑛𝑔𝑎, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑢𝑚𝑎 𝑠𝑒́𝑟𝑖𝑒 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑙𝑒𝑣𝑖𝑠𝑎̃𝑜. 𝐸𝑠𝑡𝑒 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒, 𝑞𝑢𝑒 𝑓𝑜𝑖 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑎𝑑𝑜 𝑒𝑚 𝑎𝑙𝑔𝑢𝑚 𝑝𝑜𝑛𝑡𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝐸𝑠𝑝𝑎𝑛𝘩𝑎 𝑒 𝐼𝑡𝑎́𝑙𝑖𝑎. 𝑁𝑎 𝐸𝑠𝑝𝑎𝑛𝘩𝑎, 𝑓𝑜𝑖 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑎𝑑𝑜 𝑒𝑚 𝑁𝑎𝑣𝑎𝑟𝑟𝑎, 𝐺𝑎𝑛𝑑𝑖𝑎 𝑒 𝑉𝑎𝑙𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎, 𝑒𝑛𝑞𝑢𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑛𝑜 𝑝𝑎𝑖́𝑠 𝑎𝑙𝑝𝑖𝑛𝑜 𝑓𝑜𝑖 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑎𝑑𝑜 𝑒𝑚 𝑅𝑜𝑚𝑎 𝑒 𝑎𝑟𝑟𝑒𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠.

𝑂 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑟𝑒𝑣𝑒 𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑖𝑛𝑐𝑖𝑝𝑎𝑖𝑠 𝑒𝑣𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑛𝑎 𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑒 𝑐𝑎𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑑𝑎 𝑓𝑎𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑎 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝟷𝟸 𝑎𝑛𝑜𝑠 (𝟷𝟺𝟿𝟸-𝟷𝟻𝟶𝟺), 𝑛𝑜 𝑐𝑒𝑛𝑡𝑟𝑜 𝑑𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑅𝑜𝑑𝑟𝑖𝑔𝑜 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎, 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒 𝑡𝑜𝑟𝑛𝑜𝑢 𝑜 𝑃𝑎𝑝𝑎 𝐴𝑙𝑒𝑥𝑎𝑛𝑑𝑟𝑒 𝑉𝐼, 𝑒 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑓𝑖𝑙𝘩𝑜𝑠 - 𝐿𝑢𝑐𝑟𝑒𝑧𝑖𝑎 𝑒 𝐶𝑒𝑠𝑎𝑟𝑒.
 

𝐸𝐿𝐸𝑁𝐶𝑂:

𝑆𝑒𝑟𝑔𝑖𝑜 𝑃𝑒𝑟𝑖𝑠-𝑀𝑒𝑛𝑐𝘩𝑒𝑡𝑎 - 𝐶𝑒́𝑠𝑎𝑟 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎
𝐿𝑙𝑢𝑖́𝑠 𝐻𝑜𝑚𝑎𝑟 - 𝑅𝑜𝑑𝑟𝑖𝑔𝑜 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎, 𝑃𝑎𝑝𝑎 𝐴𝑙𝑒𝑥𝑎𝑛𝑑𝑟𝑒 𝑉𝐼
𝑀𝑎𝑟𝑖́𝑎 𝑉𝑎𝑙𝑣𝑒𝑟𝑑𝑒 - 𝐿𝑢𝑐𝑟𝑒́𝑐𝑖𝑎 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎
𝑃𝑎𝑧 𝑉𝑒𝑔𝑎 - 𝐶𝑎𝑡𝑎𝑟𝑖𝑛𝑎 𝑆𝑓𝑜𝑟𝑧𝑎
𝐴́𝑛𝑔𝑒𝑙𝑎 𝑀𝑜𝑙𝑖𝑛𝑎 - 𝑉𝑎𝑛𝑛𝑜𝑧𝑧𝑎 𝑑𝑒𝑖 𝐶𝑎𝑡𝑡𝑎𝑛𝑒𝑖
𝑆𝑒𝑟𝑔𝑖𝑜 𝑀𝑢𝑛̃𝑖𝑧 - 𝐽𝑢𝑎𝑛 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎, 𝐷𝑢𝑞𝑢𝑒 𝑑𝑒 𝐺𝑎𝑛𝑑𝑖́𝑎
𝐸𝑙𝑜𝑦 𝐴𝑧𝑜𝑟𝑖́𝑛 - 𝐽𝑜𝑓𝑟𝑒́ 𝐵𝑜́𝑟𝑔𝑖𝑎, 𝑃𝑟𝑖́𝑛𝑐𝑖𝑝𝑒 𝑑𝑒 𝑆𝑞𝑢𝑖𝑙𝑙𝑎𝑐𝑒
𝑅𝑜𝑏𝑒𝑟𝑡𝑜 𝐴́𝑙𝑣𝑎𝑟𝑒𝑧 - 𝐽𝑜𝘩𝑎𝑛𝑛𝑒𝑠 𝐵𝑢𝑟𝑐𝘩𝑎𝑟𝑡 (𝑠𝑒𝑐𝑟𝑒𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝐴𝑙𝑒𝑥𝑎𝑛𝑑𝑟𝑒 𝑉𝐼)
𝐿𝑖𝑛𝑑𝑎 𝐵𝑎𝑡𝑖𝑠𝑡𝑎 - 𝑆𝑎𝑛𝑐𝘩𝑎 𝑑𝑒 𝐴𝑟𝑎𝑔𝑎̃𝑜
𝐸𝑢𝑠𝑒𝑏𝑖𝑜 𝑃𝑜𝑛𝑐𝑒𝑙𝑎 - 𝐶𝑎𝑟𝑑𝑒𝑎𝑙 𝐺𝑖𝑢𝑙𝑖𝑎𝑛𝑜 𝑑𝑒𝑙𝑙𝑎 𝑅𝑜𝑣𝑒𝑟𝑒, 𝑃𝑎𝑝𝑎 𝐽𝑢́𝑙𝑖𝑜 𝐼𝐼
𝐴𝑛𝑡𝑜𝑛𝑖𝑜 𝑉𝑎𝑙𝑒𝑟𝑜 - 𝐶𝑎𝑟𝑑𝑒𝑎𝑙 𝐴𝑠𝑐𝑎𝑛𝑖𝑜 𝑆𝑓𝑜𝑟𝑧𝑎
𝐷𝑖𝑒𝑔𝑜 𝑀𝑎𝑟𝑡𝑖́𝑛 - 𝑃𝑒𝑟𝑜𝑡𝑡𝑜 (𝑐𝑟𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑅𝑜𝑑𝑟𝑖𝑔𝑜, 𝑎𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑒 𝐿𝑢𝑐𝑟𝑒́𝑐𝑖𝑎)
𝐴𝑛𝑡𝑜𝑛𝑖𝑜 𝐻𝑒𝑟𝑛𝑎́𝑛𝑑𝑒𝑧 - 𝐶𝑎𝑟𝑑𝑒𝑎𝑙 𝐺𝑖𝑎𝑛𝑏𝑎𝑡𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑂𝑟𝑠𝑖𝑛𝑖


FONTE:Petronio Filho