01/11/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .




83-FUTURANDO
Homossexualidade e poligamia
no mundo animal



01:14 Melhor acabar com o escritório aberto? No Instituto Federal Alemão de Segurança e Saúde no Trabalho, uma equipe verificou se trabalhar em escritórios compartilhados e amplos pode prejudicar a saúde do funcionário.

08:10 Animais poligâmicos, homossexuais, trangêneros e misantropos: isso ajuda a manutenção das espécies? Conheça os diversos modelos de relacionamento animal.

13:53 Testes com peixes robôs podem reduzir a morte de peixes reais em hidrelétricas. Animais que passam pelas turbinas acabam feridos com gravidade. Com a nova tecnologia, será possível calcular melhor os riscos e diminuí-los.

17:29 Muitos pensam que a vida dos peixes se resume a nadar e comer, mas não é bem assim. Veja as diferentes maneiras que eles usam para se comunicar.

18:16Como os peixes enxergam debaixo d‘água?

20:45Pesquisa com pulgas d’água apontam transformações do Lago de Constança. Ecossistema do lago passou por inúmeras mudanças nas últimas décadas, e as pulgas d‘água podem ensinar muito sobre esse processo.


FONTE: DW Brasil

 .

2-Aɴɢolα ɴα̃o deve α Cнιɴα

é тυdo Roυвo

Celeste de Brito

Diretora geral da Ecosoc



FONTE:  VOGA

.



𝑃𝐿𝐴𝑇𝑂́𝑁𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑜 𝑔𝑟𝑒𝑔𝑜 
𝔸 𝕡𝕒𝕫 𝕕𝕠 𝕔𝕠𝕣𝕒𝕔̧𝕒̃𝕠 
 𝕖́ 𝕠 𝕡𝕒𝕣𝕒𝕚́𝕤𝕠 𝕕𝕠𝕤 𝕙𝕠𝕞𝕖𝕟𝕤 



.
.
THE GARFIELD SHOW BRASIL

Na Noite Das Bruxas


.


𝑃𝐿𝐴𝑇𝑂́𝑁𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑜 𝑔𝑟𝑒𝑔𝑜 
𝕆 𝕢𝕦𝕖 𝕞𝕒𝕚𝕤 𝕧𝕒𝕝𝕖 𝕟𝕒̃𝕠 𝕖́ 𝕧𝕚𝕧𝕖𝕣, 
𝕞𝕒𝕤 𝕧𝕚𝕧𝕖𝕣 𝕓𝕖𝕞 



.
.
Maria Homem

Eu sangro todos os meses


Uma jornada sobre o corpo-mulher, a sabedoria ancestral e o poder do sangue menstrual.
Uma viagem através dos arquétipos femininos e as multiplicidades do viver com consciência dos nossos próprios ciclos Morena Cardoso é psicoterapeuta corporal, escritora, pesquisadora, ativista, mãe, mulher, heroína de sua própria jornada.
Uma peregrina, que iniciou a busca de si mesma a partir do contato com diferentes culturas, corpo adentro e mundo afora. Do interior de Minas Gerais até o Himalaya, passando por Paris, Londres e várias tribos amazônicas; Morena encontra o seu maior potencial no resgate feminino, se curando através da cura de outras mulheres.

.


𝑃𝐿𝐴𝑇𝑂́𝑁𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑜 𝑔𝑟𝑒𝑔𝑜 
𝔸 𝕤𝕒𝕓𝕖𝕕𝕠𝕣𝕚𝕒 𝕔𝕠𝕟𝕤𝕚𝕤𝕥𝕖 𝕖𝕞  
 𝕠𝕣𝕕𝕖𝕟𝕒𝕣 𝕓𝕖𝕞 𝕒 𝕟𝕠𝕤𝕤𝕒 𝕒𝕝𝕞𝕒 



.

FERNANDO ROCHA ANDRADE

 .





Orçamento: 
os votos e as opções

O Orçamento vai passar para a fase de discussão na especialidade. Importa refletir sobre o significado dos diversos sentidos de voto, porque a discussão na especialidade vai forçar a clarificação de posições. 

Como escrevi recentemente neste espaço, o Orçamento para 2021 é claramente expansionista e marcado pela situação de emergência, concentrando aumentos de despesa em medidas de apoio social, apoio ao emprego e reforço do sistema público mais pressionado, que é naturalmente o SNS. Esse caráter expansionista é naturalmente limitado pela consciência de que défice é endividamento e de que as capacidades de endividamento adicional não são infinitas – bem como pela necessidade de prever um regresso a um défice inferior a 3% do PIB já em 2022.

Apesar da expansão da despesa e de algumas medidas de redução de receita fiscal, o défice orçamental, excluindo medidas one-off, desce dois pontos percentuais – descida que se deve exclusivamente ao efeito automático do crescimento do PIB. Prevê-se que, depois do desastre de 2020, a economia recupere um pouco. Assim, não faz qualquer sentido falar de “austeridade” a propósito desta redução do défice. Austeridade quis dizer cortes na despesa e aumentos de impostos – o contrário do que acontece. Se queremos ser anarquistas na semântica, tanto podemos dizer que o orçamento tem “austeridade” como que tem “pimenta-da-jamaica” ou “calças em boca de sino”.

As críticas a esta estratégia orçamental foram em vários sentidos não conciliáveis entre si: o défice seria demasiado elevado; o aumento da despesa, insuficiente; haveria um desequilíbrio das medidas em favor dos aspetos de apoio social e serviços públicos face ao apoio dado às empresas.

No momento em que escrevo, o Orçamento para 2021 ainda não foi votado, mas é previsível que venha a ser aprovado, contando com a abstenção de três partidos e duas deputadas não inscritas. Cinco outros partidos optaram por votar contra. O Orçamento vai assim passar para a fase de discussão na especialidade, importando refletir sobre o significado desses diversos sentidos de voto, porque a discussão na especialidade vai forçar a clarificação de posições.

À direita, o voto contra significa talvez que se opõem ao mix de medidas e que pretenderiam mais medidas de estímulo às empresas. A especialidade permitirá verificar quais as medidas que são propostas. Permitirá também saber quais as medidas de apoio social e financiamento dos serviços públicos a que a direita – designadamente o PSD – pretende que sejam retiradas em favor das suas propostas. Ou verificar que pretendem apenas somar umas às outras, e que não estão afinal demasiado preocupados com o endividamento do país.

À esquerda – e passando ao lado de propostas sem caráter orçamental que não deviam fazer parte deste debate – a discussão parece ser antes em torno de acentuar o sentido assumido pelo Orçamento no reforço dos serviços públicos e dos apoios sociais.

Aqui, é particularmente incompreensível a posição assumida pelo Bloco de Esquerda. Como parece estar esclarecido que não existe qualquer redução de financiamento do SNS – e que alegada redução da despesa resulta de comparação entre valores que não são comparáveis por não terem em conta todas as fontes de financiamento – não parece haver nenhuma medida no Orçamento sobre cujo sentido o BE discorde. O BE pretende, legitimamente, o aprofundamento de algumas medidas constantes da proposta de OE. Mas o voto contra significa a vontade de rejeição deste Orçamento, tendo como resultado que nem as medidas que se considera que são pouco chegariam a entrar em vigor. E a essa posição é difícil descortinar um fundamento.

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS" - 29/10/20

.

..


2439.UNIÃO


EUROPEIA
  
DECISÃO DO GOVERNO PORTUGUÊS



.


𝑃𝐿𝐴𝑇𝑂́𝑁𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑜 𝑔𝑟𝑒𝑔𝑜 
𝕍𝕖𝕟𝕔𝕖𝕣 𝕒 𝕤𝕚 𝕡𝕣𝕠́𝕡𝕣𝕚𝕒 
 𝕖́ 𝕒 𝕞𝕒𝕚𝕠𝕣 𝕕𝕒𝕤 𝕧𝕚𝕥𝕠́𝕣𝕚𝕒𝕤 



.
I-DINASTIAS
5-As famílias que mudaram o mundo




* ATENÇÃO AOS VISITADORES
A legendagem é má e não está síncrona com a locução, mesmo assim decidimos editar esta série por o  seu  conteúdo ser elucidativo e importante. Pedimos paciência para o seu  visionamento


FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.


LII-VISITA GUIADA

Convento de Nossa Senhora
do Bom Sucesso/2

LISBOA - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.


𝑃𝐿𝐴𝑇𝑂́𝑁𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑜 𝑔𝑟𝑒𝑔𝑜 
ℕ𝕒̃𝕠 𝕖𝕤𝕡𝕖𝕣𝕖 𝕡𝕠𝕣 𝕦𝕞𝕒 𝕔𝕣𝕚𝕤𝕖 𝕡𝕒𝕣𝕒 
𝕕𝕖𝕤𝕔𝕠𝕓𝕣𝕚𝕣 𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕖́ 𝕚𝕞𝕡𝕠𝕣𝕥𝕒𝕟𝕥𝕖 𝕟𝕒 𝕧𝕚𝕕𝕒 



.
.
Maria Joao Pires

Fantasia op.49


Frédéric Chopin
.


𝑃𝐿𝐴𝑇𝑂́𝑁𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑜 𝑔𝑟𝑒𝑔𝑜 
𝕋𝕦𝕕𝕠 𝕢𝕦𝕒𝕟𝕥𝕠 𝕧𝕚𝕧𝕖 𝕡𝕣𝕠𝕧𝕖́𝕞 
𝕕𝕒𝕢𝕦𝕚𝕝𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕞𝕠𝕣𝕣𝕖𝕦  



.
.
17-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
17.2- 𝓡𝓮𝓼𝓹𝓸𝓷𝓼𝓪𝓫𝓲𝓵𝓲𝓭𝓪𝓭𝓮
𝓮 𝓒𝓾𝓲𝓭𝓪𝓭𝓸
Ricardo Guimarães
Eduardo Mufarej


* Os empresários Ricardo Guimarães e Eduardo Mufarej conversam sobre a ética do cuidado e suas escalas, do nosso entorno e das questões globais, e dos padrões frágeis, neste bate-papo em movimento.
FONTE:Café Filosófico CPFL



𝑃𝐿𝐴𝑇𝑂́𝑁𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑜 𝑔𝑟𝑒𝑔𝑜 
𝔸 𝕙𝕒𝕣𝕞𝕠𝕟𝕚𝕒 𝕤𝕠́ 𝕤𝕖 𝕔𝕠𝕟𝕤𝕖𝕘𝕦𝕖 
𝕒𝕥𝕣𝕒𝕧𝕖́𝕤 𝕕𝕒 𝕧𝕚𝕣𝕥𝕦𝕕𝕖 



.
32-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝑃𝑜𝑟𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑚𝑒𝑢 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑜 𝑝𝑒𝑖𝑡𝑜
𝑒𝑠𝑣𝑎𝑧𝑖𝑎 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎𝑚𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜?


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

O mistério das praias intocadas da Rússia 

que ficaram tóxicas de repente



 FONTE: BBC News Brasil

.

 .

MESMO QUE O COVID MATE

NAS FESTAS AOS MORTOS

México celebra -Dia dos Mortos,

em plena pandemia da Covid-19


FONTE:  euronews

.

.

Focaccia


De: Naná te ensina
.

 .

LITERACIA PARA IDOSOS



.

2507
Senso d'hoje
 GUSTAVO CARONA
MÉDICO INTENSIVISTA
HOSPITAL PEDRO HISPANO
«Covid19- Está a acontecer.Vai 
doer, se não levarmos a sério»



Decidi fazer este vídeo porque me parece que é o meu dever cívico de informar. Hoje já é tarde para perceber a gravidade do momento. Não tenho nenhuma motivação para além da saúde de todas as pessoas. Partilho o que é evidente para quem está por dentro, mas que não entra na cabeça de muita gente. E se não formos todos a trabalhar em comunidade, isto vai doer muito. Acima de tudo espero ser útil.


FONTE:  Gustavo Carona
.
.
ANIMAL TV

LEÃO PRETO
VERDADE OU MENTIRA?


  ANIMAL TV
.
.

BOM DOMINGO


.


103-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒱𝐼𝐼𝐼 -𝕺 𝖀́𝖑𝖙𝖎𝖒𝖔 𝕿𝖊𝖒𝖕𝖑𝖆́𝖗𝖎𝖔



𝒮𝐼𝒩𝒪𝒫𝒮𝐸:

𝑀𝑜𝑛𝑡𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑎 𝑐𝑎𝑣𝑎𝑙𝑜 𝑒 𝑣𝑒𝑠𝑡𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑙𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠, 𝑞𝑢𝑎𝑡𝑟𝑜 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑛𝑠 𝑚𝑎𝑠𝑐𝑎𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑣𝑎𝑑𝑒𝑚 𝑜 𝑚𝑢𝑠𝑒𝑢 𝑚𝑒𝑡𝑟𝑜𝑝𝑜𝑙𝑖𝑡𝑎𝑛𝑜 𝑛𝑎 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒 𝑑𝑎 𝑖𝑛𝑎𝑢𝑔𝑢𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑥𝑝𝑜𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑠𝑜𝑢𝑟𝑜𝑠 𝑑𝑜 𝑉𝑎𝑡𝑖𝑐𝑎𝑛𝑜, 𝑒 𝑟𝑜𝑢𝑏𝑎𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑖𝑠𝑡𝑒𝑟𝑖𝑜𝑠𝑎 𝑝𝑒𝑐̧𝑎 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑒𝑣𝑎𝑙.

𝑂 𝑎𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎 𝑙𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑜 𝑎𝑔𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝐹𝐵𝐼 𝑅𝑒𝑖𝑙𝑙𝑦 𝑒 𝑎 𝑎𝑟𝑞𝑢𝑒𝑜́𝑙𝑜𝑔𝑎 𝑇𝑒𝑠𝑠 𝐶𝘩𝑎𝑦𝑘𝑖𝑛 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑟𝑟𝑖𝑑𝑎 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑎𝑙 𝑝𝑜𝑟 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑖𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠, 𝑒𝑚 𝑏𝑢𝑠𝑐𝑎 𝑑𝑜 𝑙𝑜𝑐𝑎𝑙 𝑓𝑖𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑎𝑛𝑠𝑜 𝑑𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜 𝑑𝑜 𝑓𝑎𝑙𝑐𝑎̃𝑜 𝑒 𝑠𝑢𝑎 𝑝𝑒𝑟𝑡𝑢𝑟𝑏𝑎𝑑𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒.


𝐸𝐿𝐸𝒩𝒞𝒪:

𝑂𝑚𝑎𝑟 𝑆𝘩𝑎𝑟𝑖𝑓
𝑀𝑖𝑟𝑎 𝑆𝑜𝑟𝑣𝑖𝑛𝑜
𝑉𝑖𝑐𝑡𝑜𝑟 𝐺𝑎𝑟𝑏𝑒𝑟
𝐾𝑒𝑛𝑛𝑒𝑡𝘩 𝑊𝑒𝑙𝑠𝘩
𝑆𝑐𝑜𝑡𝑡 𝐹𝑜𝑙𝑒𝑦


FONTE: Danielle Esteves