08/10/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


64-SUBTILEZAS
Metodologias ativas
Turbinando a aprendizagem em aulas



RESUMO ANIMADO


FONTE:   Minutos Psíquicos

..
.
3-DE.GELO
by Companhia de Dança Siameses



* De.Gelo, da Companhia Siameses, trata do envelhecimento, falando-nos da transformação entre estados humanos e, principalmente, da metamorfose corporal, a todos inevitável. Como enfrentaremos e como enfrentamos o envelhecimento, como enfrentar o inexorável da vida em sua força e fragilidade? Maurício de Oliveira parte destas complexas questões e nos apresenta respostas transformadas em uma dança construída de flexibilidade e fôlego, em dinâmicas onde os ritmos são nuançados e a utilização de direções espaciais mudam constantemente: movimentos. Três intérpretes movem-se quase sem trégua, com partes de seu corpo apontando para todos os planos e sentidos do palco. Movem-se como se a energia de cada um, ao preencher tanto espaço de maneiras variadas, fosse o fluxo de vida pelo qual se processa a transformação da matéria.

Ficha Técnica:
Direção e Coreografia: Maurício de Oliveira 
Assistente de Coreografia: Alessio Silvestrin
Bailarinos: Maurício de Oliveira, Marina Salgado e Natália Fernandes 
Cenografia: Maria Duda e Zé Silveira 
Iluminação: Domingos Quintiliano 
Operador de Luz: Ricardo Schers | 
Figurino: Adriana Hitomil 
Trilha Sonora: Gil Assis 
Produção: Cássia de Souza
Direção de Produção: Luzes e Magia Produções Culturais


.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/   
/DA MADEIRA"
‘Honoris causa’ para Jardim marca 
início do ano académico na UMa

Teve início oficial, nesta tarde, o ano académica da UMa. Foi numa cerimónia que decorreu no anfiteatro da Reitoria, que ficou marcada pela atribuição do título Doutor Honoris Causa a Alberto João Jardim, antigo presidente do Governo Regional.
.
CATEDRÁTICO
A academia quis homenagear aquele que considera ter sido fundamental na sua criação. Uma posição assumida pelo padrinho de Jardim, Castanheira da Costa, pelo presidente do Conselho Geral, Francisco Fernandes, e pelo actual reitor, José Carmo, que foi quem propôs a distinção.

A UMa fez 30 anos em Setembro passado e este foi o primeiro de muitos actos e organizações, que pretendem assinalar o percurso da instituição.

* Quanto a nós uma "causa pouco honoris"



.
MINUTOS DE
CIÊNCIA/201

TRUQUE DA DIVISÃO DE FRAÇÕES  
Método Sanduíche




FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Concorrência faz buscas em 
associação alimentar por acreditar
 em concertação de preços

Depois da grande distribuição, o pequeno retalho. A Autoridade da Concorrência fez buscas numa associação alimentar, nas suas instalações no Porto.

A Autoridade da Concorrência acredita que há concertação de preços no sector alimentar, razão pela qual fez buscas em instalações de uma associação, revela em comunicado enviado às redacções.

MARGARIDA MATOS ROSA
LÍDER DA AdC
"A Autoridade da Concorrência (AdC) confirma que realizou nos últimos dias diligências de busca e apreensão em instalações de uma associação do sector alimentar, por indícios de fixação de preços em concertação, que fundamentam suspeitas de infracção à Lei da Concorrência", indica a nota.

Por estar em segredo de justiça, não é identificada qual a associação, "a fim de preservar os interesses da investigação". Apesar das buscas, não é ainda certo que haja qualquer acusação (muito menos condenação ou arquivamento).

As diligências levadas a cabo "foram realizadas no distrito do Porto, em colaboração com o Departamento de Investigação e Acção Penal, tendo envolvido técnicos da AdC e agentes da PSP de Lisboa".

Na nota, a Concorrência sublinha que "a violação das regras de concorrência não só reduz o bem-estar dos consumidores, como prejudica a competitividade das empresas, penalizando a economia como um todo". As práticas restritivas da concorrência incluem, por exemplo, a concertação (como a suspeita da Concorrência na associação do sector alimentar) e também os abusos de posição dominante.

Segundo descreve a Concorrência, foram realizadas desde o início do ano passado "17 diligências de busca e apreensão em 36 instalações de 37 entidades, nos sectores do transporte fluvial turístico, ensino da condução, distribuição e grande distribuição, segurador, e agora, em associação do sector alimentar".  

* Para além de Tancos Portugal poderá ser um promissor "cartel".

.
XXVI- MEGA MÁQUINAS

3-SUPER AVIÕES



*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção do Discovery Turbo.
No entanto estabelecemos a dúvida, esta "máquina" é uma demonstração de força ou uma cobertura para o medo?


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

..
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Polícia ‘perde’ cuecas e vestido de 
mulher que acusa Ronaldo de violação

Provas que faziam parte da acusação contra Cristiano, entregues em 2009, desapareceram.

O advogado de Kathryn Mayorga, Leslie Stovall, revelou ao Der Spiegel que a polícia de Las Vegas ‘perdeu’ as provas que a sua cliente entregou em 2009, quando apresentou queixa de Cristiano Ronaldo por alegada violação.
.
Além de não terem guardado as declarações que esta fez na altura, também o vestido e a roupa interior que usava e que entregou às autoridades como prova desapareceram. Mas Stovall está disposto a provar a culpa do jogador neste caso e quer chamar a tribunal várias ex-namoradas do craque e mulheres que conviveram com ele no verão de 2009 - o mesmo em que este terá violado a americana.

Assim, Irina Shayk, a britânica Gemma Atkinson, Paris Hilton ou Kim Kardashian estão na mira do advogado e podem vir a sentar-se no banco das testemunhas. "As ex-namoradas conhecem bem a sua conduta e isso poderá ser fundamental para perceber o comportamento de Ronaldo, o que será vital para o nosso processo.

Quero falar com qualquer mulher que o conheça intimamente", disse ao jornal ‘Sunday Mirror’. O advogado também já fez um apelo público para chegar à fala com a mulher que, em 2005, em Inglaterra, acusou o craque de violação, mas cujo caso foi arquivado, alegadamente por falta de provas.

"Estamos ativamente à procura dela, porque pode ter informações importantes para o nosso caso", disse. Mas há mais: depois de, na conferência de imprensa que deu na semana passada, ter referido o facto de andar a procurar outras mulheres que tivessem alegadamente sido violadas por CR7, o advogado parece ter recebido uma resposta ao seu apelo.

Ao Daily Mail revelou: "Recebi um telefonema de uma mulher que diz ter tido uma experiência similar." Na mesma conferência, Stovall afirmou que esta semana vai revelar novos documentos importantes para o processo.

* Estou convencida que se o advogado da "mondrenga" americana pedir ajuda  à Polícia Judiciária Militar portuguesa haverá recuperação do "património" perdido e será acrescentada uma caixa de preservativos que não constava do rol.

.

DINIS DE ABREU

.



O teatro chegou a Tancos…

A ‘operação encoberta’ em Tancos, revelada pelo Ministério Público, foi a cereja em cima do bolo nas despedidas de Joana Marques Vidal

O enredo dos acontecimentos relacionados com o assalto em Tancos, nos seus mais recentes episódios, oscila entre o vaudeville e um policial menor, onde se misturam e confluem disputas de louros e ‘guerras’ de competências.

Pode ser, também, comparável àquelas telenovelas cuja ação muda repentinamente de foco para manter cativa a audiência, evitando que esta se perca na oferta da ‘concorrência’.

Quando parecia quase esgotada a polémica ‘encenação’ que antecedeu a não recondução de Joana Marques Vidal, eis que Tancos irrompeu em força no palco mediático, esbatendo não apenas as ressonâncias da mudança da PGR como o afastamento do juiz Carlos Alexandre da instrução dos arguidos na Operação Marquês.

O último ato, então, mereceu cobertura inédita, sentando jornalistas e advogados numa sala acanhada para assistirem ao sorteio eletrónico (tipo FIFA no futebol…), pasmados diante do ecrã do computador - que se engasgou por duas vezes, vá lá saber-se porquê...

Dir-se-á que mal se entende o recurso à informática quando bastavam dois papeis metidos num saco com os nomes dos juízes possíveis, e não havia «um erro no serviço de comunicações», como aconteceu. Porém, se o sorteado tivesse sido o juiz ‘não desejado’, como teriam reagido os advogados dos arguidos face ao ‘engasgamento’ do sistema?

 A frase lacónica do juiz Ivo Rosa, a quem o algoritmo contemplou com a ‘taluda’ de dezenas de volumes encaixotados (que as televisões não se cansaram de exibir), foi lapidar: «Calhou-me a mim».

Pois calhou. E como o algoritmo não se discute, mesmo quando dá ‘erro’, os ilustres causídicos que tomaram a defesa de Sócrates, Vara, Salgado e outras ‘notabilidades’ da praça, não tardaram a aliviar-se perante o afastamento do juiz Carlos Alexandre, como se este fosse o ‘mau da fita’, apostado em infernizar a vida aos clientes que patrocinam. 

Foi neste contexto que voltou à cena o caso de Tancos e a surpreendente detenção do diretor da Polícia Judiciária Militar, com uma não menos surpreendente confissão, conforme foi noticiado.

Afinal, a deposição do material roubado num terreno na Chamusca não terá passado de uma ‘encenação’, montada a pretexto de um ‘acordo de cavalheiros’ com o alegado autor do desvio, para que este ficasse impune. Tudo em nome de um alegado «interesse nacional». 

Lê-se o relato na imprensa e não se acredita. Como é que uma estrutura das Forças Armadas se prestou a tal papel rocambolesco? 

De facto, as trapalhadas à volta de Tancos, desde as incongruências do ainda ministro da Defesa aos ziguezagues do ainda chefe do Estado-Maior do Exército, têm alimentado as maiores perplexidades.

Quando se escreveu nesta coluna, em janeiro, sobre o ‘fogo-de-artifício’ a que se entregara o CEME, Rovisco Duarte, ao «exonerar» em direto cinco comandantes de Tancos «para não perturbar as averiguações internas sobre o furto de material de guerra» - reconduzindo-os mais tarde como se nada tivesse acontecido -, não se imaginaria que, além da inépcia do general, a ‘devolução’ do material roubado tivesse implicado a cumplicidade da Judiciária Militar e de militares da GNR de Loulé.

A revelação da ‘operação encoberta’, apurada pelo Ministério Público, foi a cereja em cima do bolo nas despedidas de Joana Marques Vidal. E outro sério revés para o prestígio das Forças Armadas. 
Há muito que Azeredo Lopes e Rovisco Duarte deveriam ter renunciado às funções - ou serem forçados a fazê-lo -, retirando as consequências de um roubo improvável que afetou a confiança na instituição militar.

Mas tanto um como outro ‘assobiam ao cochicho’, como se Tancos fosse um fait-divers, já esquecidos da gravidade que atribuíram inicialmente ao roubo e ao alarme social que causou.

Há muito ainda para investigar. No mínimo, parece pouco verosímil, por exemplo, que o alegado autor do furto tenha agido sozinho, conseguindo apropriar-se de um vasto arsenal, de uma só vez, sem contar com cumplicidades dentro e fora da unidade.

Não é inédito o desaparecimento de armas e munições. Ainda há dias os fuzileiros perderam uma caixa com mil munições, que ficou caída na estrada sem que dessem por isso, valendo um automobilista acidental que entregou o ‘achado’ à Polícia.

Verificada a negligência, mais estranho ainda foi o facto de quem recebeu o material nos paióis não se ter apercebido da caixa em falta. Pelos vistos, anda tudo ao deus dará…

Se nada disto abala o poder instalado, onde as esquerdas se calam e as direitas consentem, o país poderá interrogar-se com legitimidade sobre a ‘encenação’ que se segue.

Quanto a António Costa, tem razões para sorrir, como na recente entrevista à TVI, perante dois entrevistadores que devem ter seguido o guião à risca…

IN "SOL"
05/10/18

.
.


1692.UNIÃO



EUROPEIA


.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Le Pen e Salvini pedem “revolução” 
nas eleições europeias de maio

Líderes da extrema-direita italiana e francesa, pediram "uma revolução" nas próximas eleições europeias para fazer emergir uma "frente da liberdade" de partidos soberanistas.

Os líderes da extrema-direita italiana, Matteo Salvini, e francesa, Marine Le Pen, pediram hoje “uma revolução” nas próximas eleições europeias para fazer emergir uma “frente da liberdade” de partidos soberanistas.
 .

A líder da União Nacional francesa, ex-Frente Nacional, e o vice-primeiro-ministro e ministro do Interior de Itália e líder da Liga, ex-Liga do Norte, lançaram hoje juntos em Roma a campanha eleitoral para as eleições europeias de 23 de maio.

Salvini afirmou que as eleições vão constituir “o final de um percurso, de uma revolução no mesmo sentido que está a percorrer a Europa” e o mundo e saudou a vitória na primeira volta das presidenciais no Brasil do candidato de extrema-direita, Jair Bolsonaro.

“Estamos aqui para dar sentido e alma a um sonho de Europa que os burocratas europeus esvaziaram. Os salvadores da Europa estão aqui, não em Bruxelas”, disse o político italiano.

Salvini e Le Pen rejeitaram a ideia de uma lista eleitoral única de partidos “soberanistas”, mas o primeiro propôs que tais partidos estejam unidos, após as eleições, para nomear “candidatos comuns para os papeis mais delicados” na União Europeia (UE).

Para Le Pen, “um momento histórico” aproxima-se, que “verá emergir uma Europa diferente, a Europa das nações, do respeito e da proteção”.

A política francesa distanciou-se do antigo conselheiro de Donald Trump Steve Bannon, que anunciou a criação de uma organização, “O Movimento”, para agregar as diferentes formações da direita radical na Europa com vista às eleições europeias.

“O senhor Bannon não vem de um país europeu, é um americano. Ele sugeriu a criação de uma fundação que visa oferecer aos partidos soberanistas europeus estudos, sondagens, análises. Mas a força política que vai nascer das eleições na Europa somos nós, e apenas nós, quem a vai estruturas”, disse Marine Le Pen.
“Porque estamos comprometidos com a nossa liberdade, a nossa soberania. […] Que as coisas sejam extremamente claras sobre este assunto”, acrescentou.

Os dois políticos expuseram a sua ideia de uma Europa menos centralizada, com mais soberania para os países, com fronteiras defendidas para travar a imigração.
 .

Salvini definiu como “inimigos” os “burocratas entrincheirados no ‘bunker’ de Bruxelas”, “os Juncker, os Moscovici, que trouxeram precariedade e medo à Europa e recusam abandonar a cadeira”.

O dirigente italiano tem criticado repetidas vezes o presidente da Comissão Europeia, Jran-Claude Juncker, e o comissário para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, pelas críticas que têm feito ao projeto de Orçamento de Estado italiano, que prevê um aumento da despesa e do défice público que não está em conformidade com os compromissos assumidos até agora pela Itália.

Salvini propôs “uma comunidade” europeia em vez de uma união, que “faça poucas coisas, mas bem” e “reconheça a liberdade dos diferentes países, povos e governos” em matérias como agricultura, educação, saúde ou família.

Le Pen fez afirmações na mesma linha, afirmando que “a UE foi construída em cima de muitas promessas”, “mas poucas concretizações e resultados”.

“Não lutamos contra a Europa, mas contra uma União Europeia que se tornou um sistema totalitário”, disse.

* Se Salvini e Le Pen tivessem por hipótese um quinto do poder conseguido por Hitler seriam cinco vezes piores que ele.

.
.
Os Grandes Egípcios

A Rainha que foi Rei/4


Fonte: Documentários Discovery Channel

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

5. Esboços de Frank Gehry


Frank Gehry adora fazer esboços: é o início do seu processo de trabalho. E foi este amor pelos esboços que deu a Pollack as primeiras pistas para o seu documentário. A partir dos esboços originais de Gehry para cada um dos seus projetos mais importantes, o filme explora o modo como Gehry transforma estes desenhos abstratos, primeiro em modelos tangíveis e tridimensionais, muitas vezes feitos a partir de cartão e fita-cola, e depois no seu resultado final -edifícios de titânio e vidro, cimento e aço, madeira e pedra. Esboços de Frank Gehry, o filme sobre o reconhecido arquitecto Frank O. Gehry, é o primeiro documentário de longa-metragem do realizador Sidney Pollack. Gehry e Pollack são amigos há muitos anos e foi Gehry quem pediu ao cineasta que assinasse este filme sobre a sua carreira. 


FONTE:  Reabi(li)tar


.
.
.
HOJE NO
"RECORD"
Campeão de motocrosse acusado 
de agredir a namorada por causa 
de foto no Instagram

Melissa Gentz relata o que se passou e faz apelo a todas as mulheres

Chama-se Erick Bretz, é um piloto brasileiro de motocrosse e milionário. Foi detido na Flórida mas depois colocado em liberdade mediante o pagamento de uma caução. É acusado de ter agredido brutalmente a namorada por causa de uma fotografia que esta partilhou no Instagram. As imagens que Melissa Gentz divulgou são chocantes e refletem meses de horror.
.

Melissa Gentz mostrou as marcas das agressões já mais do que uma vez nas últimas duas semanas e colocou de novo no Instagram a foto que diz ter dado origem à brutal agressão por parte de Erick Bretz, de 25 anos.

"Volto a publicar esta fotografia porque o meu ex a eliminou. Ele disse que uma mulher com namorado não pode ter fotos a 'mostrar os seios' no Instagram. Peço a todas as mulheres que tenham força e coragem para terminar relacionamentos abusivos como o meu último. Começou com reclamações das minhas fotos no Instagram, depois dos comentários nas fotos, mensagens que eu recebia no Whatsapp... até que me pegou pelo cabelo e disse que eu precisava de aceitar a minha realidade porque era a mulher da relação. Um homem que te trata assim, não te respeita e não te vê como ser humano. Ele não vai mudar. Coloque-se em primeiro lugar sempre antes que seja demasiado tarde", refere Melissa.

A imagem em que aparece com um top de alças levou Erick Bretz a "tentar estrangular" a namorada. Melissa Gentz mostrou o estado em que ficou. "Gosto do meu lado esquerdo, infelizmente o que foi mais marcado pela violência. Hoje foi o primeiro dia que resolvi colocar rímel e blush no lado direito do meu rosto. Não vou esconder as marcas da minha história porque nenhuma mulher precisa de ter vergonha ou sentir-se culpada por ter sido violentada", acrescenta.

* A ser verdade temos aí o "bolsonaro" das pistas. Votem no "jaír " e depois não se queixem.

.
.

Amália Rodrigues

Foi Deus


.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Marcelo: 
veto de Cavaco a Saramago em 1992 
foi "falta de senso e de gosto"

Governo de Cavaco vetou a candidatura da obra de José Saramago O Evangelho sobre Jesus Cristo ao Prémio Literário Europeu.

O Presidente da República classificou nesta segunda-feira de "falta de senso e falta de gosto" o veto governamental, em 1992, da candidatura da obra de José Saramago O Evangelho sobre Jesus Cristo ao Prémio Literário Europeu, recordando que selou as pazes com o escritor com um abraço numa praça de Madrid.
 .
Marcelo Rebelo de Sousa falava em Coimbra, na abertura do congresso que celebra os 20 anos da atribuição do Prémio Nobel de Literatura a José Saramago (anunciado em 8 de outubro de 1998), e lembrou que se cruzou várias vezes com o escritor e com a sua companheira, Pilar del Río.

"Cruzámo-nos naquele dia de outubro de 1998, sendo eu líder de um partido [o PSD] cujo governo tinha sido motivo invocado para que José Saramago zarpasse de terras de Portugal para ilhas espanholas", disse o Presidente da República, aludindo ao veto feito pelo subsecretário de Estado da Cultura de então, do governo de Cavaco Silva, António Sousa Lara, à obra de Saramago.

Marcelo revelou que as pazes do PSD, que então liderava, foram seladas com o escritor, nesse dia, seis anos depois do episódio que levou José Saramago a "exilar-se" em Espanha: "Nesse dia (...) atravessei uma praça madrilena para ir dar um abraço a José Saramago, pondo assim fim àquilo que era uma falta de senso e falta de gosto ao mesmo tempo, em termos de vivência na sociedade portuguesa."

No final de setembro, o Presidente sugeriu que tinha faltado sentido de Estado a Cavaco Silva, quando o ex-Presidente da República criticou a não recondução da procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, cujo mandato terminará por isso no final desta semana.

"Entendo que, desde que tenho estas funções, não devo comentar nem ex-presidentes nem, amanhã quando deixar de o ser, futuros Presidentes. Por uma questão de cortesia e de sentido de Estado", comentou Marcelo em 27 de setembro. Agora criticou uma decisão de Cavaco Silva, mas quando este era primeiro-ministro.

O Chefe do Estado revelou depois que se cruzou noutras ocasiões com Saramago. "Também nos descruzámos várias vezes, a vida é feita de cruzamentos e descruzamentos", argumentou Marcelo.

* As palavras do sr Presidente para o sr. Aníbal não passam de cortesia. Aconteceu uma verdadeira segregação cultural a reboque da sotaina da "santa madre igreja".
O sr. Aníbal já era piroso.

.
.
.

Portugal bem português

III-Regresso ao Mar/7
2- Indústria e Comercialização
do Pescado



* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: Fórum Oceano

..
.

ESCÓCIA
Milhares apoiam independência



FONTE: euronews

.
.
CHINA
Exemplar ditadura
Presidente da Interpol sob investigação




FONTE: afpbr

.
.

A discussão política foi 
sacrificada em nome do medo
 Que Brasil é este que vai a eleições?



FONTE: Observador


.
.
141-NO GINÁSIO
Treine e emagreça   
divertindo-se para o Carnaval/2




COM PROFESSORA LIRA BUENO

* Importante é não parar. Dividimos estes 20 minutos de cultura física em 2 partes por considerarmos  uma "dose" adequada para quem não tem muito fôlego. Claro que a professora LIRA BUENO teve o máximo cuidado no vídeo que elaborou. Se ao fim dos 2 episódios achar que tem forças para o exercício completo vá em frente.


FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.


1755
Senso d'hoje
CRISTINA RODRIGUES
ADVOGADA
MILITANTE DO PAN
RITALINA
"Há uma sobremedicação das crianças"





Espaço de entrevista com Cristina Rodrigues do PAN e da sua proposta de alteração legislativa para impedir a prescrição de ritalina a crianças hiperactivas.


FONTE: CANAL "Q" - Programa INFERNO, moderação de AURÉLIO GOMES


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
 URSO ALPINISTA


.
.

BOM DIA


.