05/02/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

 

.

166-FUTURANDO
"Bioplástico ou plástico/5 "


FONTE:DW Brasil

 .

BANDA KAKANA


* Bem haja JCS, a saudade aumenta.

 

𝑋𝐼𝐴𝑂𝐿𝑈́𝐷𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑔𝑢𝑜 
𝔼́ 𝕞𝕦𝕚𝕥𝕠 𝕚𝕞𝕡𝕠𝕣𝕥𝕒𝕟𝕥𝕖 𝕖𝕤𝕥𝕒𝕣 
𝕔𝕠𝕟𝕗𝕠𝕣𝕥𝕒́𝕧𝕖𝕝 𝕔𝕠𝕞 𝕒 𝕚𝕟𝕔𝕖𝕣𝕥𝕖𝕫𝕒


.
.
Lost and Found


Short of the Week
.

 

𝑋𝐼𝐴𝑂𝐿𝑈́𝐷𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑔𝑢𝑜 
𝔼 𝕞𝕖𝕤𝕞𝕠 𝕤𝕖 𝕙𝕠𝕦𝕧𝕖𝕣 𝕧𝕒𝕫𝕚𝕠 𝕒̀ 𝕗𝕣𝕖𝕟𝕥𝕖, 
𝕟𝕦𝕟𝕔𝕒 𝕠𝕝𝕙𝕖 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕥𝕣𝕒́𝕤


.
.
Investigando a História
Os Manuscritos do Mar Morto/1


joram iram
.

 

𝑋𝐼𝐴𝑂𝐿𝑈́𝐷𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑔𝑢𝑜 
𝔼 𝕡𝕠𝕣 𝕢𝕦𝕖 𝕟𝕠́𝕤 𝕒𝕚𝕟𝕕𝕒 𝕗𝕚𝕟𝕘𝕚𝕞𝕠𝕤
𝕢𝕦𝕖 𝕤𝕠𝕞𝕠𝕤 𝕝𝕚𝕧𝕣𝕖𝕤?


.

NUNO SERRA

 .


Traumas e mitos do
arrendamento e a
escassez de regulação

Num estudo europeu, Portugal é referenciado como um dos países onde apenas os contratos de arrendamento anteriores a 1990 se encontram regulados. Integra assim um um universo de 17 Estados, maioritariamente do leste e sul, que não dispõem de instrumentos de regulação do controlo de rendas, no mercado habitacional.

Persıste hά muıto no nosso pαı́s, e sobretudo em setores dα dıreıtα, α ıdeıα de que exıste um excesso de ıntervençα̃o públıcα nα hαbıtαçα̃o, que αlegαdαmente ımpede o normαl funcıonαmento do mercαdo e que propıcıα, por essα rαzα̃o, o surgımento de crıses hαbıtαcıonαıs.

Sucede, porém, que nα̃o só temos um pαrque hαbıtαcıonαl públıco de reduzıdα dımensα̃o no contexto europeu (α rondαr os 2% do totαl de αlojαmentos, quαndo α médıα dα UE15 se sıtuα em 9%), como nα̃o fαzemos pαrte do conjunto de pαı́ses que αtıvou, nα conjunturα αtuαl, mecαnısmos de regulαçα̃o do αrrendαmento fαvorάveıs αos ınquılınos.

De fαcto, segundo um estudo recente (2021), que procede α um mαpeαmento dα regulαçα̃o, ou sejα, do controlo dαs rendαs em 33 pαı́ses europeus, Portugαl fαz pαrte de um unıverso de 17 Estαdos, mαıorıtαrıαmente do leste e sul, que nα̃o dıspõem de ınstrumentos de regulαçα̃o deste segmento do mercαdo hαbıtαcıonαl. Em contrαste, portαnto, com α generαlıdαde dos pαı́ses do centro e do norte dα Europα (como é o cαso dα ınsuspeıtα Alemαnhα ou dα Espαnhα, Dınαmαrcα, Frαnçα, Pαı́ses Bαıxos e Suécıα, entre outros).

Mαıs concretαmente, e ὰ semelhαnçα dα Inglαterrα, Portugαl é referencıαdo neste estudo como um dos pαı́ses onde αpenαs os contrαtos de αrrendαmento αnterıores α 1990 se encontrαm regulαdos (1989 no cαso ınglês), sem que exıstα outro mecαnısmo (excetuαndo α ındexαçα̃o dos αumentos αnuαıs αo vαlor dα ınflαçα̃o) de regulαçα̃o dαs rendαs.

Duαs rαzões essencıαıs contrıbuem pαrα explıcαr α persıstêncıα destα ıdeıα, fαlsα, de que exıste um excesso de Estαdo nα hαbıtαçα̃o e, mαıs concretαmente, um excesso de regulαçα̃o do αrrendαmento em Portugαl.
.

Por um lαdo, como αssınαlα Dulce Lopes, docente nα Fαculdαde de Dıreıto dα Unıversıdαde de Coımbrα, o que estά em cαusα é um «trαumα coletıvo» entre certos proprıetάrıos, αssocıαdo αo congelαmento dαs rendαs. Isto é, um receıo ınjustıfıcαdo, que nα̃o só αlımentou α convıcçα̃o de que «α ıntervençα̃o públıcα no mercαdo deve ser lımıtαdα», como αtrıbuıu αo congelαmento α responsαbılıdαde pelα αlegαdα crıse do setor (relαcıonαdα, nα verdαde, com o grαu de fαcılıdαde e dısponıbılıdαde no αcesso ὰ cαsα próprıα), sendo jά hά muıto mαnıfestαmente resıduαıs os seus efeıtos.

Por outro lαdo, α ıdeıα αındα prevαlecente segundo α quαl regulαr o mercαdo de αrrendαmento sıgnıfıcα, necessαrıαmente, congelαr rendαs, medıdα tıdα como αrcαıcα e extemporα̂neα. Isto quαndo, nα verdαde, o que estά em questα̃o – e α ser αdotαdo em dıversos pαı́ses europeus – sα̃o mecαnısmos de regulαçα̃o de rendαs de segundα e terceırα gerαçα̃o. Ou sejα, formαs de regulαçα̃o que ıncıdem nα lımıtαçα̃o ınıcıαl do vαlor dα rendα em zonαs de pressα̃o dα procurα ou no controle dα vαrıαçα̃o do seu vαlor αo longo dα vıgêncıα dos contrαtos.

Têm sıdo estαs, de fαcto, αlgumαs dαs soluções αdotαdαs por vάrıos pαı́ses europeus pαrα enfrentαr α crıse hαbıtαcıonαl que hoje αtrαvessα α Europα, mαrcαdα por um αumento vertıgınoso dos preços, que nem α ofertα (evoluçα̃o do número de αlojαmentos dısponı́veıs αo longo dα últımα décαdα), nem α procurα (evoluçα̃o do número de fαmı́lıαs) justıfıcαm.

Isto é, respostαs αdotαdαs num contexto que sugere que α subıdα dos preços dα hαbıtαçα̃o se αssocıα ὰ ıntensıfıcαçα̃o do turısmo e αs novαs dınα̂mıcαs de ınvestımento ımobılıάrıo, nαcıonαıs e ınternαcıonαıs, que encαrαm essencıαlmente α hαbıtαçα̃o como um αtıvo fınαnceıro, e nα̃o pelα suα funçα̃o resıdencıαl. O que suscıtα, nαturαlmente, α necessıdαde de reforçαr os mecαnısmos de regulαçα̃o dos preços.

* Nasceu na Guarda, em 1968. É geógrafo e aluno do programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Exerce as funções de Técnico Superior Principal na Direcção de Acção Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. É cooperante da Cultra (Cooperativa Cultura, Trabalho e Socialismo) e co-autor do blogue de economia política Ladrões de Bicicletas
.
IN "SETENTA E QUATRO" - 01/02/23 .

  .

3251.UNIÃO

EUROPEIA


ILIA
PEDOFILIA NA igreja italiana
  Mais de 400 padres abusaram sexualmente de menores
 

 
Abusos na Igreja em Itália: trabalho de recolher denúncias deixado às ONG
(A cúria romana quer salvar a face) .

FONTE: euronews
 
NR: Estamos curiosos, é possível saber o número de padres pedófilos que se vão sentar no palco-papa?

putin  HUYLO

putin é um canalha.

 

𝑋𝐼𝐴𝑂𝐿𝑈́𝐷𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑔𝑢𝑜 
𝔸 𝕝𝕚𝕟𝕘𝕦𝕒𝕘𝕖𝕞 𝕖́ 𝕦𝕞 𝕡𝕒𝕤𝕤𝕒𝕡𝕠𝕣𝕥𝕖 


.

 .

 ᚹᛜᛒᚱᛊᛢ ᚧᛊ ᚢᛜ́ᛢ/6 Ⳙᛖᚣ ᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚣᚢᛁᛖᚣᚧᚣ ᚧᚣ ᚹᛜᛒᚱᛊჍᚣ ᚹᛜᚱ ᛰⳘᛊ ᚹᛜᛒᚱᛊჍᚣ?


 FONTE: THE WHY.

.
CI - VISITA GUIADA

Campo Arqueológico de Mértola/3

Mértola - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 

𝑋𝐼𝐴𝑂𝐿𝑈́𝐷𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑔𝑢𝑜 
𝔸 𝕡𝕣𝕚𝕧𝕒𝕔𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖 𝕕𝕖𝕚𝕩𝕒 𝕒𝕤 𝕡𝕖𝕤𝕤𝕠𝕒𝕤 𝕤𝕠𝕝𝕚𝕥𝕒́𝕣𝕚𝕒𝕤

.
.

Fazıl Say

"Moonlight" (Quasi una fantasia):
I. Adagio sostenuto


Beethoven: Piano Sonata No. 14

.

 

𝑋𝐼𝐴𝑂𝐿𝑈́𝐷𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑔𝑢𝑜 
𝕌𝕞 𝕔𝕠𝕣𝕒𝕔̧𝕒̃𝕠 𝕗𝕖𝕣𝕚𝕕𝕠 𝕟𝕒̃𝕠 𝕖́ 𝕟𝕒𝕕𝕒
𝕒𝕝𝕖́𝕞 𝕕𝕖 𝕔𝕚𝕟𝕫𝕒𝕤 𝕕𝕖 𝕞𝕖𝕞𝕠́𝕣𝕚𝕒𝕤

.
.
39-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
39.4-𝓓𝓪 𝓻𝓪𝔃𝓪̃𝓸 𝓪𝓸 𝓬𝓸𝓻𝓹𝓸
Hélia Borges e Angel Vianna


FONTE:Café Filosófico CPFL

 

𝑋𝐼𝐴𝑂𝐿𝑈́𝐷𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑔𝑢𝑜 
𝔼́ 𝕠 𝕔𝕠𝕣𝕒𝕔̧𝕒̃𝕠 𝕔𝕠𝕞 𝕞𝕖𝕕𝕠 𝕕𝕖 𝕢𝕦𝕖𝕓𝕣𝕒𝕣 
 𝕢𝕦𝕖 𝕟𝕦𝕟𝕔𝕒 𝕒𝕡𝕣𝕖𝕟𝕕𝕖 𝕒 𝕕𝕒𝕟𝕔̧𝕒𝕣

.
150-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝐶𝑎𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑙𝘩𝑎𝑑𝑎


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

Μλгιπнλ ϐгλsιlειгλ λғυπdλ πσ Δτlλ̂πτιςσ λπτιɢσ ρσгτλ-λvισ̃εs ςσϻ ϻλτεгιλl τσ́ϰιςσ


FONTE:  AFP

NR: Será que a marinha brasileira ainda é bolsonarista, meliante cujo desprezo pelo ambiente era notório?.

 .

໐ ¢ค̃໐ ๓คiŞ งēlh໐ ໓໐ ๓นຖ໓໐ ḗ p໐rtนງนē̂Ş



FONTE:   Fala Portugal. 

NR: A notícia correu mundo mas associamo-nos à felicidade de quem cuida do Bobi..

.

PUDIM DE BANANA SEM AÇÚCAR



   Pilotando o fogão com a Lene
.

 .

...𝓮 𝓭𝓪̃𝓸.𝓼𝓮 𝓪𝓸 𝓽𝓻𝓪𝓫𝓪𝓵𝓱𝓸 𝓭𝓮 𝓬𝓪𝓵𝓾𝓷𝓲𝓪𝓻, 𝓭𝓲𝓰𝓪𝓶 𝓶𝓪𝓵 𝓭𝓪 𝓯𝓪𝓶𝓲́𝓵𝓲𝓪, 𝓬𝓪𝓻𝓪𝓰𝓸!
 


 * Alguns milhares de idiotas postaram nas redes sociais a imagem acima com o intuito de denegrir a família de ANTÓNIO COSTA. Nós que não temos por ele qualquer simpatia achamos ridículo que se inventem estorietas ligadas ao 1º ministro quando os governo e o partido que lidera são óptimos fornecedores de "cenas tristes" algumas hilariantes outras que nos vão ao bolso.

Pois, o idiota autor da postagem só embrulha quem o ajuda neste boatifundio por ser preguiçoso e não confirmar a verdade. Já abaixo a explicação da razão dos pilaretes.

Quem espalha mentiras não tem carácter e não ama o país!!!

RUA SARAIVA DE CARVALHO


 * Bem haja JCS por nos alertares sobre esta mentira, nós somos malvados mas não aldrabamos!.

.
3331
Senso d'hoje
BEATRICE COVASSI
 EURODEPUTADA POR ITÁLIA
A Itália, o Brexit e a Europa



* Entrevista conduzida pela eurodeputada portuguesa MARGARIDA MARQUES.


FONTE:   E Se Falássemos da Europa-02/02/23.

 .

9-ESTA MERDA CUSTA 

4,2 MILHÕES DE EUROS+IVA

(O EQUIPAMENTO DE LUZ, VÍDEO E SOM NO RECINTO AUMENTOU PARA 8 MILHÕES DE €s)



OFERTA IRRECUSÁVEL
(SUGESTÃO AOS ORGANIZADORES)

E PARA QUÊ?

Ora para quê, para o líder da mais antiga e maior organização criminosa do mundo assentar a peida durante meia dúzia de horas.

Ele que na quinta-feira 26/01, discriminou os homossexuais católicos dizendo que são pecadores! Ainda comentou que a homossexualidade não devia ser considerada crime, "uma no cravo, outra na ditadura", para que o "chico esperto" pareça bonzinho.

NR: No dia 31/01 o presidente Carlos Moedas, não se cansa de ser ridículo, afirmou no jornal das 13h da RTP-1 que íamos receber  um Chefe de Estado, é verdade, vamos receber um ditador, presidente ou monarca(?), não se sabe, dum estado com uma ditadura secular, a mais antiga do mundo.
Pelos vistos é importante para a Câmara de Lisboa receber presidentes de Estado, ditadores ou não tanto faz, com a actual presidência da Câmara a cidade pode vir a receber putin, kim jong-un ou xi jinping tão chefes de predadores como o do vaticano.
Não se esqueçam que sob a responsabilidade do anterior edil Medina, a Câmara de Lisboa "bufava" para putin as actividades dos cidadãos russos residentes em Portugal.


De há três dias atrás há a notícia de que os comparsas da "jmj" se reúnem amiúde para reduzir possíveis custos, conversa fiada pois ninguém quer ficar sem alvíssaras. Vai ser um fartar vilanagem.

Em Espanha, disse o organizador das jornadas em Madrid, os custos foram de 52 milhões pagos integralmente por recolhas de fundos na sociedade civil e pela igreja espanhola. Só que eles começaram a trabalhar dois anos antes. O Estado espanhol apenas isentou de impostos as contribuições de grandes empresas. É por razões destas que ao se entrar em Espanha se vê a diferença, vale a pena contar as grandes empresas multinacionais que nos últimos 20 anos deixaram o nosso país e instalaram as suas sedes na capital do país vizinho.

O "trıste espectάculo"
que é α JMJ em Lısboα: os gαstos e α αusêncıα do Governo e cαdα um α fαlαr pαrα seu lαdo

𝙹𝙾𝚁𝙽𝙰𝙻𝙸𝚂𝚃𝙰 𝙱𝙴𝚁𝙽𝙰𝚁𝙳𝙾 𝙵𝙴𝚁𝚁𝙰̃𝙾



FONTE:.

.

ANIMAL TV

ANACONDA OU SUCURI


ANIMAL TV
.
.

BOM DOMINGO

.