22/01/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

..
XXXI-OS RIOS E A VIDA
3- RIO LI
China
Uma viagem em GUANGXI


FONTE:  El Diario de Aníbal 

rio Li Li (em chinês: 漓江 ; pinyin : lí jiāng) é um rio da República Popular da China, na região autónoma de Guangxi. É afluentedo rio Xi, que por sua vez é afluente do rio das Pérolas. é um rio muito visitado por turistas, dadas as características e espetaculares paisagens das suas margens.

O rio Li atravessa as cidades de Guilin e Yangshuo antes de encontrar o rio Xi em Wuzhou. O rio atravessa, a sul de Guilin, florestas de karst. A paisagem inspirou o desenho da nota chinesa de 20 yuans. No século III a.C. sob ordens de Qin Shi Huangdi, o rio Xiang foi ligado pelo canal Lingqu ao rio Li.
WIKIPÉDIA

** Não encontrámos videos descritivos com explicações esclarecedoras sobre a história deste rio que já percorremos.
Assim priviligiámos filmes com boas imagens, desejamos que apreciem.

.
.
HOJE NO
"RECORD"
Europeu de Andebol: 
Portugal vence a Hungria e garante
 a melhor classificação de sempre

Vitória de Portugal com 8 golos de vantagem que garante à seleção nacional mais um jogo - vai disputar a partida para o 5.º ou 6.º lugar, ou seja já tem assegurada a melhor classificação de sempre! Mais, Portugal sonha ainda com a qualificação olímpica.
 .


Frentre à Hungria, a seleção portuguesa teve uma exibição de excelência, tendo estado em vantagem praticamente durante toda a partida. Alfredo Quintana travou muitos dos ataques da Hungria ao passo que na frente Belone Moreira distinguiu-se como o melhor marcador da partida, com 7 golos.

* Grande seleccionador, valentes jogadores.

.
.

CHANEL

HAUTE COUTURE
OUTONO/INVERNO
2019/2020



FONTE:  FF Channel

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Zineb El Rhazoui:
 "O islão é uma ideologia 
que ensina a odiar o outro"

Destruir o Fascismo Islâmico é o título do livro de Zineb El Rhazoui agora publicado em Portugal. A jornalista nascida em Marrocos escapou ao atentado do Charlie Hebdo há cinco anos e desde então é protegida 24 horas por dia.

Zineb El Rhazoui nasceu em Casablanca em 1982 e vive em França. Foi neste país que escapou à morte no dia 7 de janeiro de 2015 na redação do jornal humorístico Charlie Hebdo. Zineb poderia ter sido a décima terceira jornalista a morrer ou a sexta ferida gravemente, mas o facto de estar ausente no momento do atentado evitou que integrasse a lista trágica.
.
Para quem não a conhece, a editora Guerra & Paz acaba de publicar o seu livro Destruir o Fascismo Islâmico. São menos de cem páginas em que a crítica ao discurso do "bom islão" é constante. Leia-se os títulos dos capítulos: Islamofobia, um embuste intelectual; A quimera do 'verdadeiro' islão; O islamismo, um fascismo como os outros; Os colaboracionistas franceses e A islamofobia: a blasfémia ocidental.

Basta ler partes do segundo capítulo para situar a opinião da autora: "Embora a maioria dos muçulmanos desconheça estes textos e da religião apenas retenha a prática ritual da oração, do jejum e da peregrinação, aqueles de entre eles que os conhecem só podem alegar que o islão é uma religião de paz e amor à custa de uma mentira grotesca."

Para Zineb El Rhazoui é incompreensível que no Ocidente não se perceba que o que se chama islamismo mais não é do que "uma aplicação rigorosa do islão", que é apenas uma "ideologia que ensina a odiar o outro". Acrescenta: "Que consagra a inferioridade das mulheres e dos não muçulmanos" e que tem como pretensão "elevar a sua crença ao mais alto patamar da escala de valores, o que faz dela, atualmente, um dos totalitarismos mais temíveis que existem". Uma religião que, explica Zineb, "seria comparável às outras religiões bíblicas se fosse apenas pelo arcaísmo dos seus textos".

Segundo a autora, "o islão é um livro aberto para quem o quiser ler" e conta, além do "Alcorão e da Suna, com centenas de livros de Fiqh [exegese] para relatar a "extraordinária história do homem comum que foi Maomé". Esses feitos e ações "foram escrupulosamente registados pelos cronistas da época" e é, escreve Zineb, um "tesouro precioso para quem pretenda ser conduzido por este chefe supremo do mais nobre estado que já existiu, e que os loucos de Alá querem replicar de forma idêntica na Síria, no Iraque e por toda a parte onde vejam uma oportunidade". Remata: "É o exemplo de Maomé que estes loucos seguem à risca."

Quem é Zineb El Rhazoui?
Em 2009, deu nas vistas ao lançar um movimento que defendia a organização de um piquenique em Marrocos em pleno Ramadão para contestar a perseguição a quem não quer fazer jejum.

Em 2011, fez parte do movimento que contestava o referendo sobre a reforma constitucional que consagrava o carácter confessional do Estado marroquino.

Em 2013, começa a colaborar com o Charlie Hebdo enquanto frequenta um mestrado sobre Sociologia das Religiões.

Desde 8 de janeiro de 2015, após o atentado ao jornal satírico, Zineb passa a estar sob ameaça de morte e sob proteção policial constante. Desde então nunca aparece em público sem uma escolta policial, definindo o seu modo de vida como estando "numa prisão ambulante". A jornalista sentiu essa situação logo no dia seguinte ao atentado, quando pôs os pés em solo francês após regressar de Marrocos, onde estava de férias e assistiu a tudo o que aconteceu no Charlie Hebdo através da televisão e a "contar os mortos".

Este livro não evita dar nomes a todos os que colaboram com o "fascismo islâmico". Daí que Zineb El Rhazoui afirme que "os islamistas jamais teriam conseguido impor-se" sem a "cumplicidade de elementos da sociedade francesa" no "colaboracionismo com o fascismo islâmico". Entre esses estão "uma parte da classe política, sem distinções entre esquerda e direita por cálculos eleitoralistas", as posições da extrema-esquerda e as das feministas que apenas se preocupam em dar trabalhos menores e que agradam aos maridos das muçulmanas.

A publicação de Destruir o Fascismo Islâmico em português vem comprovar que a ameaça de várias fatwas de morte não assustam Zineb El Rhazoui, a autora que se define como ateísta de cultura muçulmana e ativista dos direitos humanos e das liberdades individuais.

* É um acto de coragem mas falta mencionar um tópico, todas as religiões são Fascistas, todas ensinam a odiar a roubar e a violar!

.
.
1-DOENÇAS DE INVERNO



* Por vezes o fim de cada episódio não termina convenientemente por não termos meios técnicos de precisão, na semana seguinte encontrará  a situação corrigida.
Fique atento porque este "SOCIEDADE CIVIL" da RTP/2 é de excepcional qualidade.

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
Jovem venezuelano matou padre católico de quem terá sido vítima de abuso sexual

Um jovem de 17 anos que confessou ter assassinado um sacerdote católico, de quem seria vítima de abuso sexual há três anos, foi detido, anunciaram hoje as autoridades venezuelanas.
.
O anúncio foi feito pelo ministro venezuelano da Defesa, Néstor Reverol, durante uma reunião com a direção do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (antiga Polícia Técnica Judiciária), em Caracas, capital da Venezuela.

“O jovem convocou o sacerdote para um lugar (arborizado) e estrangulou-o dentro da sua viatura”, explicou o ministro, precisando que o menor confessou o crime e que “as investigações vão seguir o seu curso”.

O homicídio terá ocorrido em 16 de janeiro e o padre Jesús Manuel Rondón Molina foi encontrado morto na terça-feira, numa estrada de Junín, no estado venezuelano de Táchira (840 quilómetros a sudoeste de Caracas), depois de ter sido dado como desaparecido.

“O adolescente disse que o religioso abusava constantemente dele e ninguém se dava conta, porque era uma pessoa próxima da família”, adiantou o governante.

Segundo Nestor Reverol, o sacerdote terá ameaçado “abusar sexualmente do irmão (da vítima) que tem menos de 10 anos”.

O ministro disse ainda haver na Venezuela suspeitos de “pedofilia que atuam sob a cumplicidade de algumas autoridades eclesiásticas” e instou as autoridades da Igreja a prestar mais atenção ao que acontece nos templos.

* Não condenamos este jovem, o homicídio foi em legítima defesa, o padre andava a matá-lo aos pedaços há três anos.

.

SOUMODIP SARKAR

.






É urgente adaptar o sistema
 de ensino básico e secundário

Não precisamos de ir muito longe para encontrarmos um dos melhores exemplos a seguir no que toca a educação.

Ao longo de todos estes anos, várias têm sido as reflexões que tenho feito relativamente ao Sistema de Ensino Básico, nomeadamente, em Portugal. Estas reflexões surgem não só por ser professor (embora universitário), mas também pelas mais diversas preocupações (quase constantes) que tenho sobre como Portugal conseguirá cumprir a sua promessa e alcançar a sua meta (não declarada) de convergência com a média dos países da União Europeia em termos de riqueza por capita.

As inúmeras visitas internacionais, aos mais diferentes países, a que geralmente o meu trabalho me leva, têm-me proporcionado uma visão global bastante interessante, mas, ao mesmo tempo, preocupante (quando penso em Portugal).

A velocidade a que o mundo está a mudar, nomeadamente ao nível dos avanços tecnológicos, está a ficar cada vez mais próxima da velocidade da luz. E basta pensarmos que, há cerca de 30 anos, os computadores mais avançados (na altura, domésticos) tinham uma capacidade cerca de 4 200 vezes inferior à que hoje um simples telemóvel suporta. Aliás, o telemóvel que temos hoje no bolso, é mais poderoso do que o computador da NASA que levou Apollo 11 à Lua.

Todos estes avanços tecnológicos estão a provocar uma mudança drástica na sociedade e, para que não fiquemos pelo caminho, temos de nos moldar e adaptar a todas estas alterações. É imperioso que a educação se adeqúe às necessidades da sociedade. E é aqui que urge a preocupação de que vos falei no início desta reflexão. A adaptação do sistema de ensino básico e secundário é urgente e imprescindível (…sobre o ensino superior terá de ficar para outra altura). Neste momento, em Portugal, este ensino está a afastar-se cada vez mais das necessidades dos seus destinatários. Os pais sentem a necessidade de colocar os filhos em actividades extracurriculares que lhes assegurem outras competências que consideram essenciais, tais como informática, desporto, música, dança, entre outras, e que a escola não assegura. A versatilidade é um dos valores mais importantes e valorizados (passo a redundância), não só no desenvolvimento pessoal, como também no campo profissional.

Não precisamos de ir muito longe para encontrarmos um dos melhores exemplos a seguir no que toca a educação. Basta olharmos para cima (sim, no mapa também). A Finlândia é um dos melhores países do mundo em relação à qualidade do sistema educativo, classificado como o melhor da Europa.

Um sistema centrado nas crianças, onde as escolas estão abertas ao mundo. Mundo este que está a mudar e o conhecimento está em todo o lado.

Há diferenças demais evidentes entre os sistemas português e finlandês. Falando um pouco sobre o sistema de ensino finlandês (o português nem preciso falar porque infelizmente conhecemo-lo demasiado bem), este distingue-se por estar centrado nas crianças: as escolas não têm gradeamentos ou portões, as turmas são pequenas para permitir o ensino individualizado, os trabalhos de casa escasseiam, não há exames nem listas de melhores escolas, os telemóveis são permitidos na sala de aula, há cruzamento de disciplinas e o ensino é totalmente gratuito. Acima de tudo, a escola é aberta ao mundo e às novas formas de aprender. Este cenário é bem diferente do que aquele em que vivemos. Bate de frente com os extensos programas que os professores não conseguem cumprir, com as horas a fio dos alunos sentados numa cadeira a acumular matéria, com a pressão dos exames, com as turmas de 30 alunos e com os trabalhos de casa de duas horas. O foco reside mais na quantidade do que na qualidade.

Mas, entre todas estas diferenças, a que mais me preocupa é a desvirtuação que existe cada vez mais entre o ensino e o mundo real. Um dos temas a que me tenho dedicado muito ultimamente é também um dos que considero essenciais a serem leccionados num futuro bem próximo nas escolas (e desde bem cedo). A Inteligência Artificial. Não há dúvidas de que esta irá, num curto espaço de tempo (se não o fez já), ultrapassar a Inteligência Humana. E temos de estar preparados para isso. Outra das matérias que considero fundamental num programa actual é Programação/Código. É imperioso dotar as nossas crianças das capacidades que se adequam àquilo que é a nossa realidade.

Mas não é só ao nível do ensino básico e secundário que o ensino português requer alterações. O ensino superior, embora com maior especificidade e orientado para determinada área, quando essa área se relaciona com tecnologia (que hoje em dia são quase todas!), tem de estar preparado para fazer o acompanhamento destes saltos tecnológicos que temos estado a falar. O que acontece hoje não faz sentido: o que aprendemos no primeiro ano de universidade, no terceiro já foi ultrapassado.

Qualquer mudança leva tempo a ser implementada e, quando falamos em sistemas educativos e tudo o que isso envolve, esse tempo não é nada curto. Contudo, penso que já existe a consciência de que é imperioso mudar. Consciência e vontade. O primeiro passo está dado. Mas, pela frente, ainda há um longo caminho a percorrer. E nunca se esqueçam: a velocidade da luz é bem superior à do vento.

IN "EXAME"
19/01/20

.
.


2161.UNIÃO



EUROPEIA





 LUANDA LEAKS

A ex-eurodeputada Ana Gomes considerou hoje “criminoso” que as autoridades portuguesas não ajam perante as suspeitas levantadas contra Isabel dos Santos por informações reveladas através do ‘hacker’ português Rui Pinto alegando que o acesso foi ilícito.
 “Uma coisa é o acesso ilícito que possa ter havido por parte de alguém, outra coisa é as autoridades, perante documentos que estão no domínio público, que são do seu conhecimento, que revelam criminalidade organizada, desconsiderarem isso e justificarem a sua inação com o acesso ilegítimo a sua inação”, afirmou Ana Gomes.

IN "DINHEIRO VIVO"
20/01/20

.
.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Vendas de pescado atingem 
recorde de 212 milhões

O polvo-vulgar, a sardinha, o carapau, o biqueirão e a cavala foram as espécies mais relevantes em valor de vendas,

As vendas de pescado nas lotas e postos de Portugal Continental, sob gestão da Docapesca, atingiram os 212,3 milhões de euros no ano passado, um crescimento de 3,3% face aos 205,5 milhões do ano transato. Este foi o “valor mais elevado desde que existem registos estatísticos sistematizados”,m sublinha a empresa tutelada pelo Ministério do Mar. A quantidade de pescado aumentou 12,7% para 112,6 mil toneladas. 
 .
A lota de Peniche foi responsável por vendas de 31,9 milhões de euros, seguindo-se Sesimbra (29,4 milhões), Matosinhos (24,6 milhões), Aveiro (17,7 milhões) e Vila Real de Santo António (14 milhões). O polvo-vulgar, a sardinha, o carapau, o biqueirão e a cavala foram as espécies mais relevantes em valor de vendas, adianta a Docapesca em comunicado. 
 Em volume, as cinco principais lotas foram as de Sesimbra (29.968 toneladas), Matosinhos (12.886), Peniche (11.744), Aveiro (10.447) e Sines (7.239). 
 No ano passado, a Docapesca obteve a extensão da certificação do sistema de gestão da segurança alimentar das lotas de Viana do Castelo, Aveiro e Vila Real de Santo António, totalizando sete estabelecimentos certificados. Este processo será reforçado este ano tendo em vista a certificação de mais 10 lotas em 2020. 
A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. é uma empresa do Setor Empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao setor da pesca e respetivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.

* Que boa notícia!

.

.


73-DESENVOLVIMENTO INFANTIL

BRONQUIOLITE



FONTE:  crê.ser.humano


.
36-HORIZONTES DA MEMÓRIA
36.2-Caminhos de ferro



* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.


.

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Banqueiro particular de Isabel dos Santos
.alvo de tentativa de homicídio em 
Vila Nova de Milfontes

Nuno Ribeiro da Cunha, gestor privado da empresária angolana, foi encontrado com golpes nos pulsos e uma perfuração no abdómen.

Nuno Ribeiro da Cunha, gestor privado de Isabel dos Santos e diretor do private banking do Eurobic, foi alvo de uma tentativa de homicídio no passado dia 7 de janeiro e foi encontrado pelas autoridades com ferimentos graves. Recorde-se que Nuno Ribeiro da Cunha foi constituído arguido juntamente com Isabel dos Santos no caso de alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem desta pela petrolífera estatal Sonangol.
.

Os guardas da GNR foram alertados para uma ocorrência de tentativa de suicídio, no interior de uma habitação em Vila Nova de Milfontes, mas acabaram por se deparar com Nuno Ribeiro da Cunha ferido. O banqueiro particular de Isabel dos Santos apresentava golpes nos pulsos e uma perfuração no abdómen.

As autoridades suspeitaram então de uma tentativa de homicídio e a Polícia Judiciária tomou conta da ocorrência, estando a investigar o caso. 

* Luanda leaks vai manchar-se com muito sangue, não temos dúvidas.

.
.
António Zambujo com
Carolina Pinto e Rita Sanches

“ A Rosa”


.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Assis lança nome de Ana Gomes como presidenciável (e anuncia já o seu apoio) 

Socialista considera que antiga eurodeputada é "escolha natural" que "congrega várias esquerdas". Ana Gomes já excluiu esse caminho mas Assis garante: "Se ela se candidatar seguramente vou apoiá-la".

O socialista Francisco Assis veio esta quarta-feira colocar o nome de Ana Gomes à cabeça da lista de possíveis candidatas à Presidência da República. E declarou-lhe mesmo o seu apoio. A militante socialista e antiga eurodeputada tem estado na linha da frente das denúncias públicas de casos de corrupção.
 .
No programa “Casa Comum”, emitido na rádio Renascença, Assis assumiu: “Acho que não há personalidade em melhores condições do que Ana Gomes para ser candidata à Presidência da República. E também acho que era bom que a esquerda democrática tivesse um candidato. Se ela se candidatar eu seguramente vou apoiá-la”. As eleições presidenciais serão em janeiro de 2021. Marcelo Rebelo de Sousa ainda não clarificou a sua posição sobre uma recandidatura.

Sobre Ana Gomes, Assis disse mesmo que pode ser a “escolha natural” da esquerda e também está convencido que existe um movimento de apoio à socialista que “se vai reforçar”. Do seu ponto de vista, o nome da antiga eurodeputada pode  “congregar várias esquerdas e não apenas o Partido Socialista”. Ainda assim, também diz que tem sido “regra sem exceção” a reeleição do Presidente em exercício, quando este se recandidata.

Em novembro, em entrevista à Lusa, Ana Gomes foi confrontada com o crescente apoio no PS ao nome de Marcelo Rebelo de Sousa como recandidato a Belém: “Não excluo que essa seja a posição”. Uma resposta que deixou esse apoio tão em aberto como a existência de uma candidatura socialista à Presidência em 2021: “Não excluo que o PS tenha um candidato próprio e sobretudo acho essencial que a campanha seja uma boa campanha, com vários candidatos e que permita um debate político, independentemente de quem vier a ganhar”.

Nessa altura foi também questionada sobre a sua eventual disponibilidade em concorrer ao cargo com o apoio do PS, e respondeu afastando esse plano: “Nunca corri à procura de cargos, não corro à procura de cargos. A minha intervenção é de cidadania”.

Foi eleita eurodeputada pela primeira vez em 2004 e reeleita em 2009 e 2014, sempre na lista do PS, mas deixou o Parlamento Europeu agora em junho. Nessa altura prometeu que não ia ficar “quieta” e tem sido uma voz ativa na denuncia de casos como o da família de José Eduardo dos Santos e também dos emails do Benfica, defendendo publicamente Rui Pinto, o hacker que os revelou. A sua ação mais visível tem sido no comentário televisivo e também através da sua conta no Twitter.

* Se ANA GOMES se candidatar votaremos nela, sem equívocos!

.
.
9-𝚂𝙴𝙶𝚁𝙴𝙳𝙾𝚂 𝙾𝙱𝚂𝙲𝚄𝚁𝙾𝚂



FONTE:  Plantando Consciencia

.
.
Argentina fecha 2019 com inflação de 53,8%  



FONTE: afpbr
.
.
Banco de Cérebros Humanos 
pede doações a pessoas saudáveis



FONTE:  euronews

.
.

🏆ℝ𝕒𝕟𝕜𝕚𝕟𝕘 𝔽𝕀𝔽𝔸🏆
⚽️(𝟙𝟡𝟡𝟡-𝟚𝟘𝟙𝟡)⚽️



FONTE: ARCO


.
.

Como nós patarecos eleitores 
subvencionamos os partidos políticos 
 com assento parlamentar!




O jornal "i" analisou as subvenções atribuídas aos partidos políticos em função dos resultados obtidos nas eleições e constatou que, desde 2004, foram pagos mais de 250 milhões de euros.

* Com os botões + e - aprecie como gosta de sustentar os exímios intérpretes da canção do bandido.

.
.


2223
Senso d'hoje
ISABEL LEIRIA
JORNALISTA PORTUGUESA
JORNAL "EXPRESSO"
Portugal é o 4º pais da OCDE 
onde mais alunos chumbam




FONTE: EXPRESSO

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.

Equipa de Piriquitos


.
.

BOM DIA


.
.

91-CINEMA
FORA "D'ORAS"
𝒱𝐼𝐼𝐼-ƊⱭƝƇ̧ⱭƝƊƠ ƝⱭՏ ƝƲVҼƝՏ


ՏӀƝƠƤՏҼ:
Ƭҽɾʍíղɑժɑ ɑ Տҽցմղժɑ Ɠմҽɾɾɑ ⱮմղժíɑƖ, եɾҽ̂s ҽx-ϲօʍҍɑեҽղեҽs ɑʍҽɾíϲɑղօs ҽ ցɾɑղժҽs ɑʍíցօs ϲօʍҍíղɑʍ ҽղϲօղեɾɑɾҽʍ-sҽ ժҽz ɑղօs ժҽթօís ղօ sҽմ ҍɑɾ ƒɑѵօɾíեօ. Qմɑղժօ ϲհҽցɑ օ ժíɑ ʍɑɾϲɑժօ, օs եɾҽ̂s թҽɾϲҽҍҽʍ qմҽ ҽsեɑ̃օ ʍմíեօ ʍմժɑժօs ҽ qմҽ sҽ օժҽíɑʍ: Ƭҽժ եօɾղօմ-sҽ ᴊօցɑժօɾ ҽ ҽʍթɾҽsɑ́ɾíօ ժҽ Ɩմեɑs ժҽ ҍօxҽ sմsթҽíեɑs, Ɗօմց ҽ́ մʍ թíղեօɾ ƒɾմsեɾɑժօ ҽ ɑցօɾɑ եɾɑҍɑƖհɑ ϲօʍ թɾօթɑցɑղժɑ ҽ Ɑղցíҽ ҽ́ ժօղօ ժҽ մʍɑ թɑsեҽƖɑɾíɑ ҽ թɑí ժҽ ѵɑ́ɾíօs ƒíƖհօs.

Ɗօմց ҽղϲօղեɾɑ օ sҽմ թɑեɾɑ̃օ qմҽ Ɩհҽ ɑթɾҽsҽղեɑ ɑ ҍҽƖɑ թɾօժմեօɾɑ ժҽ ƬV Jɑϲƙíҽ. ҼƖɑ թɾҽϲísɑ ժҽ մʍɑ íժҽíɑ թɑɾɑ օ sҽմ թɾօցɾɑʍɑ ҽ ɾҽsօƖѵҽ Ɩҽѵɑɾ օs եɾҽ̂s, sҽʍ qմҽ sɑíҍɑʍ, թɑɾɑ qմҽ ϲօղեҽʍ ղɑ ƬV ɑ հísեօ́ɾíɑ ժօ ɾҽҽղϲօղեɾօ.


ҼlҼƝƇƠ:

Ɠҽղҽ ƘҽƖƖყ…Ƭҽժ RíƖҽყ
Ɗɑղ ƊɑíƖҽყ…Ɗօմց ӇɑƖƖҽɾեօղ
Ƈყժ Ƈհɑɾíssҽ …Jɑϲƙíҽ lҽíցհեօղ
ƊօƖօɾҽs Ɠɾɑყ …ⱮɑժҽƖíղҽ ƁɾɑժѵíƖƖҽ
ⱮíϲհɑҽƖ Ƙíժժ …Ɑղցíҽ VɑƖҽղեíղҽ
Ɗɑѵíժ Ɓմɾղs …Ƭíʍ
Jɑყ Ƈ. ƑƖíթթҽղ …ƇհɑɾƖҽs Ȥ. 'ƇհɑɾƖíҽ' ƇմƖƖօɾɑղ


FONTE:Mario Matto