30/09/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

 

XXI-A HISTÓRIA 
DO SEXO
1- AVÓS DA RAZÃO

1.2-cαƦπαυαl





FONTE:  Quebrando o Tabu  
16-APARELHO DIGESTIVO
2- TUBO DIGESTIVO
2.8.1- Histologia do Fígado
 Células e Circulação/3
 

(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)

* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.

FONTE:  Anatomia Fácil com Rogério Gozzi...

𝑃𝑜𝑟 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑐𝑟𝑒𝑑𝑖𝑡𝑎 𝑒𝑚 𝐹𝑎𝑘𝑒 𝑁𝑒𝑤𝑠


FONTE:Nerdologia

FILIPA SACADURA

 .





A biotecnologia 
como catalisador
da bioeconomia

A maioria do solo de Portugal é ocupado por área florestal e agrícola, bem como uma área marítima de relevância mundial, pelo que há um grande potencial do setor da bioeconomia no nosso país. Mas como é que isso pode ser aproveitado para contribuir para uma economia mais forte?

Segundo o relatório publicado pelo Bio-based Industries Consortium (BIC), Portugal é referenciado como estando numa posição privilegiada para liderar a transição para a bioeconomia na Europa. No entanto, para que tal aconteça, é fundamental investir em biotecnologia, isto é, na aplicação da ciência e tecnologia aos organismos vivos para a produção de conhecimento, bens e serviços que possam contribuir para esta mudança de paradigma.

Nos últimos anos, a ciência tem vindo a evoluir e a desenvolver soluções que poderão vir a gerar novas oportunidades na área do melhoramento vegetal, como é o caso das Novas Técnicas Genómicas (NGTs). As NGTs são ferramentas inovadoras que permitem desenvolver, de forma precisa, rápida e eficiente, novas variedades de plantas melhoradas, capazes de responder de forma mais eficaz aos stresses bióticos e abióticos provocados pelas alterações climáticas, exigir um menor uso de fatores de produção e/ou garantir maiores produtividades ou melhores composições nutricionais das culturas. Em suma, têm potencial para contribuir para uma agricultura mais sustentável e capaz de produzir alimentos suficientes para uma população mundial em crescimento.

Após mais de uma década de hesitações, a Comissão Europeia publicou, no passado dia 5 de julho, um pacote de medidas que visa reforçar a resiliência dos sistemas alimentares e da agricultura da Europa, e que contempla, pela primeira vez, a possibilidade de utilização de NGTs para melhoramento vegetal a nível Europeu. Caso este pacote de medidas venha a ser aprovado, será possível acelerar a colocação no mercado de variedades mais sustentáveis e possibilitar aos produtores agrícolas e florestais o acesso a uma maior disponibilidade de plantas resistentes à seca e mais resilientes aos efeitos das alterações climáticas, ao mesmo tempo que permitirá reduzir a necessidade de utilização de produtos fitofarmacêuticos e tornar a prática agrícola mais sustentável.

De uma forma geral, esta nova abordagem permitirá contribuir para a redução da dependência externa da União Europeia ao nível da produção agroalimentar e florestal e contribuir para a resiliência e sustentabilidade dos sistemas agroalimentares e florestais a nível Europeu. É, assim, fundamental iniciar a discussão sobre o impacto e as oportunidades que este novo pacote de medidas pode trazer a nível nacional, de forma a preparar todos os atores para as implicações que esta nova abordagem pode trazer à produção nacional.

Outra das áreas onde a biotecnologia pode servir de catalisador da bioeconomia prende-se com a valorização de recursos biológicos. São cada vez mais as soluções biotecnológicas que permitem valorizar resíduos agrícolas, agroindustriais ou da indústria florestal para gerar produtos de elevado valor acrescentado ou substitutos de produtos de origem petroquímica, contribuindo para a economia circular e a sustentabilidade dos sistemas agroambientais. Também a valorização de recursos endógenos tem vindo a ser potenciada.

São ainda muitos os desafios a ultrapassar, sendo importante discutir um enquadramento regulamentar e institucional favorável à mudança de paradigma tecnológico que está já em curso, mudança que deve ser prevista e preparada, mas que não pode ser parada. Estes serão alguns dos tópicos que irão ser discutidos no próximo BIOMEET, encontro anual do setor da biotecnologia, que vai decorrer nos dias 25 e 26 de setembro, organizado pela P-BIO, Associação Portuguesa de Bioindústria, e que tem o tema da biotecnologia como catalisador da bioeconomia como uma das suas prioridades.

É certo que os avanços resultantes da aplicação da biotecnologia na bioeconomia irão permitir, no futuro, criar riqueza através de aumentos substanciais de valor usando menos recursos e de forma mais eficiente, garantindo a sustentabilidade económica, ambiental e social do mundo rural. Por isso, é essencial debater este tema com profundidade, já que poderá ser um motor particularmente relevante para a nossa economia

* Secretária-Geral da P-BIO

IN "O NOVO" - 28/09/23..

 .



3483.UNIÃO


EUROPEIA


"Estado da União"
 Avisos da UE à China e explicações do BCE



FONTE: Euronews  - 29/09/23

NR: Estas conversações e reuniões consomem muito dinheiro, dá-se importância a quem não a tem, fabricam-se cenários e o povão continua a "arrotar" bilhões de euros sem perceber para quê. Entretanto os asiáticos vão fazendo pela vidinha, impõem os seus produtos, os seus migrantes e aumentam o pecúlio que lhes devemos. Tudo para bem das regras democráticas que não se sabe muito bem o que é!

putin  HUYLO

putin é um canalha..

 .

LXXXI -VIDA SELVAGEM
4- NA PELE DO TOURO



(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)



FONTE:     Território taurino 
.
Buika
Yo Me Lo Merezco


.
.
217-UM POEMA POR SEMANA
ARY DOS SANTOS

M U L H E R



dito por
JAIME BONGA



FONTE:    Cais das Letras 

 .

Dᥲ ᥴιdᥲdᥱ ρᥲrᥲ o ᥴᥲmρo

Quɑndo vidɑ, ɑɾte e lutɑ pelo plɑnetɑ se fundem



FONTE:  PÚBLICO.

 .

𝗜I - 𝗷𝗼𝗿𝗻𝗮𝗱𝗮𝘀 𝘁𝗲𝗻𝗲𝗯𝗿𝗼𝘀𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝘃𝗮𝘁𝗶𝗰𝗮𝗻𝗼

ᒐᥲ ᙏᥲƒɩᥲ ყ ᙓꙆ ᘎᥲtɩᥴᥲᥒo,

ᥙᥒᥲ Ꙇᥒtɾɩᥒᥴᥲᑯᥲ ᖇᥱᑯ ᑯᥱ ᕈoᑯᥱɾ/3

(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)


FONTE:  Yo documental

NR: A memória das "jornadas moinantes da juventude" vai ficando requentada, apenas gostávamos que o presidente Moedas nos dissesse o montante do negócio que tanto apregoou no passado e mantém  silenciado no presente.

Mais um documentário sobre um estado dito santo dirigido exactamente por um homem santo dito.

.
60-ADEGA SUPERIOR

lเς̧๏̃єร ๔๏ ร๏๓єllเєг г๏๔гเɠ๏ Ŧєггคz

21- MALBEC ARGENTINO

DA PATAGÓNIA




FONTE:   Vinhos de Bicicleta.

 .

OS CIENTISTAS DO CRIME




FONTE:  Fala Portugal.

 .

 𝐀𝐏𝐎́𝐒 𝟓 𝐀𝐍𝐎𝐒

 A Cɑ̂mɑrɑ de Sintrɑ ɑtribuiu cɑsɑ

 ɑo Sr Ildefonso


 Foi ɑtribuídɑ umɑ cɑsɑ ɑo Sr Ildefonso


 FONTE: Saloia TV

NR: Foι ᥙmᥲ ᥣᥙtᥲ ᥴom gᥣórιᥲ ᥲ dᥱ GUILHERME LEITE, JOÃO CHAVES ᥱ oᥙtros ᥴoᥣᥲborᥲdorᥱs dᥲ "SALOIA TV" ᥱ ᥲιᥒdᥲ mᥲιs ᥴιdᥲdᥲ̃os ιᥒtᥱrᥱssᥲdos ᥒᥲ ᥴᥲᥙsᥲ do sr. ILDEFONSO. Sᥲᥣιᥱᥒtᥱ-sᥱ ᥲ tᥱᥒᥲᥴιdᥲdᥱ ᥱ ᥴorᥲgᥱm dᥲs ρᥱssoᥲs ᥲᥴιmᥲ ιᥒdιᥴᥲdᥲs qᥙᥱ tᥱvᥱ ᥴomo ᥴoᥒtrᥲdιtórιo s dᥱsᥙmᥲᥒιdᥲdᥱ ᥴoᥒtιᥒᥙᥲdᥲ dᥲ ρrᥱsιdᥱ̂ᥒᥴιᥲ dᥲ Cᥲ̂mᥲrᥲ ᥱ dᥲ Poᥣίᥴιᥲ Mᥙᥒιᥴιρᥲᥣ ᥒᥲ ρᥱssoᥲ do obtᥙso ᥴomιssᥲ́rιo ᥱ oᥙtros ᥲgᥱᥒtᥱs. Nᥱm sᥱmρrᥱ o bᥱm vᥱᥒᥴᥱ, oᥙ qᥙᥲsᥱ sᥱmρrᥱ ρᥱrdᥱ mᥲs ᥒᥱstᥱ ᥴᥲso ᥱᥒvιᥲmos os ᥒossos mᥱᥣhorᥱs rᥱsρᥱιtos ᥲ̀s ρᥱssoᥲs qᥙᥱ ᥣᥙtᥲrᥲm ρᥱᥣᥲ dιgᥒιdᥲdᥱ dᥙm homᥱm ᥴhᥲmᥲdo ILDEFONSO!.

 

𝖤𝖲𝖯𝖤𝖢𝖨𝖠𝖫𝖬𝖤𝖭𝖳𝖤 𝖣𝖤𝖣𝖨𝖢𝖠𝖣𝖮 𝖠 𝖯𝖤𝖲𝖲𝖮𝖠𝖲 𝖰𝖴𝖤 𝖲𝖠𝖡𝖤𝖬 𝖲𝖤𝖱 𝖬𝖤𝖫𝖧𝖮𝖱 𝖠𝖯𝖱𝖤𝖭𝖣𝖤𝖱


3567
Senso d'hoje
MARIA ROSÁRIO
 AZEVEDO
PROFESSORA DO
ENSINO SECUNDÁRIO
MARIA AZEVEDO
CO-FUNDADORA DA
"TEACH FOR PORTUGAL"
JOANA RATO
NEUROCIENTISTA
PSICÓLOGA DA EDUCAÇÃO
PEDRO MARTINS
ECONOMISTA DO TRABALHO
De que escola e competências
 precisaremos no futuro?








*Debate moderado pela jornalista ROSA DE OLIVEIRA PINTO.

FONTE:  ffmsp -21/09/23.
.
A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS





.
.

BOM DIA


.