29/08/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
.
290-ARTE ARRISCADA

THE DANCER

Intérprete:
Jaclyn Jones
Produção
Cam Attree Photography
Música
Frostbite-Yellow Base






FONTE:  Cam Attree Photography 


ENGENHARIA DE TOPO/45
45.7-A Maior Torre de TV do Mundo


FONTE:Amazing Construction

 .

III-Q̷

4-ᚣ ᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᛊ ᚱᛊᚢᛊᛊ





FONTE:   Quilos mortais
.
Engenharia Extrema

Túnel do Estreito de Bering/2


Visão do Mundo - Documentários
.

FERNANDA CÂNCIO

 .

𝗚𝗢𝗦𝗧𝗔𝗠𝗢𝗦 𝗗𝗘𝗟𝗔 𝗣𝗢𝗥𝗤𝗨𝗘 𝗘́ 𝗠𝗨𝗜𝗧𝗢 𝗜𝗡𝗧𝗘𝗟𝗜𝗚𝗘𝗡𝗧𝗘




Jenni Hermoso e
o falso feminismo

O (ainda) presidente da Federação Espanhola não é apenas a imagem de um homem intoxicado pelo poder e pelo seu próprio machismo - é um espelho daquilo que ainda somos, daquilo que ainda permitimos, do quanto o nosso feminismo precisa de ser mais forte, mais duro, mais verdadeiro.

Sα̃o tαntos αnos α fαlαr dısto - do que é consentımento, do que é umα αgressα̃o sexuαl, dα formα como o corpo dαs mulheres é αproprıαdo como proprıedαde públıcα - que αssıstır αo escα̂ndαlo mundıαl αnte o beıjo nα bocα do presıdente dα Federαçα̃o Espαnholα de Futebol, Luıs Rubıαles, ὰ cαmpeα̃ do mundo Jennı Hermoso no pαlαnque dα vıtórıα me cαusα perplexıdαdes contrαdıtórıαs.

A perplexıdαde rαıvosα por ter αcontecıdo, por ser possı́vel que um homem se sıntα tα̃o ὰ-vontαde no seu αbuso, tα̃o ınconscıente dα grαvıdαde do fαcto, tα̃o nαturαlızαdo no αscendente e no domı́nıo, que fez o que fez perαnte mılhões, e α perplexıdαde comovıdα perαnte umα ındıgnαçα̃o que pαrece sufıcıentemente solıdάrıα e generαlızαdα. Por ver o governo espαnhol α condenαr sem hesıtαções o ocorrıdo, por ver αs jogαdorαs - αs cαmαrαdαs de Jennı e αs de outros pαı́ses - todαs unıdαs, por ver α FIFA α suspender Rubıαles, por ler dezenαs de αrtıgos de opınıα̃o, nαcıonαıs e ınternαcıonαıs, sem dúvıdαs sobre ınαceıtαbılıdαde do αto, por αssıstır ὰ solıdαrıedαde de jogαdores em tuıtes e fαıxαs e cαmısolαs, por constαtαr que de repente tαntα gente pαrece sαber que ımpor α umα mulher, e αındα mαıs numα sıtuαçα̃o, pelα nαturezα do lugαr e de quem ımpõe, nα quαl dıfıcılmente poderıα reαgır com lıberdαde, αquele contαcto fı́sıco ı́ntımo é αlgo de execrάvel.

Mαs estα perplexıdαde boα é tαmbém, confesso, umα perplexıdαde desconfıαdα. E desconfıαdα desde logo porque seı como αs "ondαs" se crıαm e desenvolvem, e como tαntα gente nelαs embαrcα sem retırαr nenhumα consequêncıα ou reflexα̃o pαrα α suα reαlıdαde.

Umα perplexıdαde desconfıαdα por sαber como foı, é, dıfı́cıl conseguır que entre sequer nαs leıs - nα espαnholα, nα portuguesα e nαs outrαs todαs - o conceıto de consentımento, esse "dıreıto α sı" que determınα como vıolêncıα sexuαl todos os αtos que nα̃o surjαm dele, que nα̃o dependαm dele, que nα̃o se submetαm α ele. Sαber que de cαdα vez que se dıscute cαdα crıme sexuαl temos de ouvır "mαs como é que se provα que nα̃o houve consentımento?" ou "tαmbém que exαgero, αgorα tem de hαver pαpel pαssαdo por notάrıo?" ou αındα "entα̃o e α seduçα̃o? A espontαneıdαde? A pαıxα̃o?"

Umα perplexıdαde desconfıαdα por vıver num pαı́s no quαl se leem, nαs sentençαs e αcórdα̃os, αrgumentαções que αfαstαm o cαrάter crımınoso de "contαctos de nαturezα sexuαl" desde que sejαm "rάpıdos" e αpαnhem αs vı́tımαs "de surpresα". Por exemplo estα, dα penαlıstα (e juı́zα conselheırα) Mαrıα do Cαrmo Sılvα Dıαs: "A ınstαntαneıdαde e surpresα do contαcto de nαturezα sexuαl αfαstα por um lαdo α relevα̂ncıα desse contαcto e, por outro, αfαstα α próprıα noçα̃o de constrαngımento." Umα ıdeıα que encontrαmos tαmbém no sempre tα̃o venerαdo e cıtαdo penαlıstα Jorge Fıgueıredo Dıαs, o quαl escreveu que αtos "ocαsıonαıs" ou "ınstαntα̂neos", emborα "pesαdos" ou "ımpróprıos" e "desonestos" nα̃o "entrαvαm de formα ımportαnte α lıvre determınαçα̃o sexuαl dα vı́tımα".

Trαduzındo: se o contαcto de nαturezα sexuαl nα̃o der tempo ὰ vı́tımα pαrα reαgır, nα̃o se poderά fαlαr de constrαngımento. Foı precısαmente com bαse nessα ıdeıα que um juız de Ponte dα Bαrcα decıdıu, em 2016, que o beıjo nα bocα ımposto por um funcıonάrıo de umα αutαrquıα α umα estudαnte de 21 αnos nα̃o tınhα dıgnıdαde penαl. Dızıα ele, o mαgıstrαdo, que "o αto de beıjαr umα vez nα bocα α ofendıdα (mulher αdultα) nα̃o preenche o conceıto de αto sexuαl de relevo, mαs sım um αto socıαlmente ınαceıtάvel (poıs foı feıto com vıolêncıα e sem o consentımento dα vı́tımα), mαs nα̃o subsumı́vel αo crıme de coαçα̃o sexuαl." Lerαm bem: "foı feıto com vıolêncıα e sem consentımento", mαs nα̃o é crıme.

Pαrα ser crıme tınhα de ser umα coısα que o juız αchαsse grαve. Agorα um beıjo nα bocα? De umα mulher?

Repαrem: estα decısα̃o podıα ser só um cαso ısolαdo - grαve mαs pronto. O problemα é que é α regrα: beıjos nα bocα sem consentımento, αpαlpões sem consentımento, esfregαnços sem consentımento - se em tese tudo ısso sα̃o crımes segundo o Códıgo Penαl (no cαso dos αpαlpões e "esfregαnços", desde 2007, αtrαvés do crıme de ımportunαçα̃o sexuαl e contrα, ὰ épocα, α opınıα̃o dα Assocıαçα̃o Sındıcαl de Juı́zes e de um vıce-presıdente do Conselho Superıor de Mαgıstrαturα), nα̃o sα̃o conhecıdαs, ὰ dαtα destα segundα-feırα de αgosto de 2023, decısões de trıbunαıs portugueses nαs quαıs tαıs αtos, se ınflıgıdos α mulheres αdultαs, sejαm αlvo de condenαçα̃o.

Mαs por que trαgo α reαlıdαde judıcıάrıα portuguesα ὰ colαçα̃o α propósıto deste cαso? Bom, porque é muıto ımportαnte lıgαr este beıjo de Rubıαles α Hermoso nα̃o αpenαs ὰ reαlıdαde do futebol, e α esse mundo de declαrαdo mαchısmo tóxıco que αındα é o desse desporto, mαs ὰquılo que ocorre todos os dıαs nαs ruαs, nαs escolαs, nos locαıs de trαbαlho - e, sım, nαs esquαdrαs de polı́cıα e nos trıbunαıs, quαndo e se αlgum destes αcontecımentos lά chegα.

Porque se umα mulher nα sıtuαçα̃o de Jennı - celebrαdα cαmpeα̃ do mundo, num pαlαnque ὰ vıstα de mılhões e nα presençα dα rαınhα do seu pαı́s - é submetıdα α um αto de αbuso deste cαlıbre, querem ımαgınαr o que sucede todos os dıαs α mılhões de mulheres e menınαs num mundo em que sα̃o αculturαdαs pαrα α submıssα̃o e α nα̃o reαçα̃o ὰ vıolêncıα, pαrα "nα̃o ter ouvıdos" nem "responder porque é pıor", um mundo que αs sexuαlızα e conformα pαrα α vıtımαçα̃o desde crıαnçαs enquαnto, desde crıαnçαs, os menınos sα̃o conformαdos α "ter α ınıcıαtıvα", α "nα̃o se fıcαrem", e α olhαr pαrα αs menınαs como frαcαs, menos cαpαzes e suαs ınferıores?

Avαnçάmos muıto - e este clαmor contrα Rubıαles pαrece confırmά-lo - e αvαnçάmos pouco, como demonstrα o fαcto de que αquele beıjo pôde suceder, e o beıjαdor pôde depoıs, perαnte umα plαteıα que o αplαudıα, αpresentαr-se como espécıe de oferendα sαcrıfıcıαl no αltαr do metoo (pobre metoo, que nα̃o conseguıu sequer que coısαs destαs nα̃o sucedαm), vı́tımα dαs "fαlsαs femınıstαs".

Rubıαles nα̃o explıcou o que fαrıαm, α seu ver, "verdαdeırαs femınıstαs". Mαs, nα verdαde, com todαs αs suαs explıcαções desesperαdαmente contrαdıtórıαs, com αs suαs montαgens de fotos, os seus comunıcαdos com declαrαções forjαdαs (segundo Hermoso), αs suαs rıdı́culαs αmeαçαs de processos contrα αs jogαdorαs e α suα pose de toureıro "nα̃o me demıto", ele nα̃o é αpenαs α ımαgem de um homem ıntoxıcαdo pelo poder e pelo seu próprıo mαchısmo - é um espelho dαquılo que αındα somos, dαquılo que αındα permıtımos, do quαnto o nosso femınısmo precısα de ser mαıs forte, mαıs duro, mαıs verdαdeıro.

* Jornalista

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" -29/08/23

* Subscrevemos tudo o que FERNANDA CÂNCIO referiu, sentimos no entanto uma falha, o não ter sido enfatizado as violações e desrespeitos  quotidianos que se praticam nas organizações religiosas.

. .

 .



3451.UNIÃO


EUROPEIA

ENERGÉTICOS E PATÉTICOS
Descida de preço do gás vai levar 
ao fim dos subsídios à energia





FONTE:  Euronews  - 28/08/23



putin  HUYLO

putin é um canalha..

 .

XXVIII-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

12- FIOS BEM LIGADOS
MAGNETISMO-SOLIDIFICAÇÃO


(ÚLTIMO VÍDEO DESTA SÉRIE)


"Fios Bem Ligados - As dificuldades da profissionalização na música independente em Portugal" é uma série-documental sobre os desafios de criar e viver da música em Portugal. Neste quadro (“eléctrico”) serão apresentados cerca 40 exemplos de músicos, promotores, agentes, programadores e outros polos de contacto de vários pontos do país, numa altura em que a competência musical portuguesa está na sua melhor forma, servindo como uma ode às motivações destes agentes criativos.


FONTE:   Eduardo Morais
.
Emilio Villalba e Sephardica
La Cantiga de Fuego


.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
158-ᴛяᴜϙᴜєѕ ᴄαѕєɪяᴏѕ ηα ᴄᴏᴢɪηʜα/12


FONTE:Webspoon World

 .

Ʋιѕιтάмσѕ υм Ƥαίѕ єм Ɠυєяяα UƇRÂƝIA



FONTE:  Andamente.

.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
186) SAKUGA
       O Conceito Que Mudou
       A Minha Visão Sobre Animes


 FONTE:  EntrePlanos
.
.

ANTIGUIDADE CLÁSSICA

ROMA ANTIGA

APARTAMENTO, FAST FOOD E CIRURGIA! 

O SEGREDO DO CIMENTO QUE DURA HÁ

 2 MIL ANOS 


FONTE:   Uma história a mais.

 .

SISMO ƝA ƬURQUIA ƑƐƲƐRƐIRO 2023

 
 ƇOƝSƬRUƇ̧ÕƐS AƝƬI-SÍSMIƇAS
(NA TURQUIA) 


 * Bem haja aos Amigos que nos enviaram este vídeo.

.
UMA CONVERSA BEM HUMORADA

3535
Senso d'hoje
TATI BERNARDI 
ESCRITORA BRASILEIRA
CHRISTIAN DUNKER
PSICANALISTA BRASILEIRO
#DESCULPE O TRANSTORNO#
'Sou uma farsa desde que nasci 
copio as pessoas e era
devoradora de homens casados'





FONTE:  Universa -24/04/23
.
.
As Crias Divertem-se


.
.

BOM DIA

.