28/12/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


 .

.
217-ARTE ARRISCADA
The Silent Goodbyes

Intérprete:
Armelle
Direcção e Concepção:
ArtHeart
Narração:
Rebecca Tun




FONTE:  NuArt
.
.

ENGENHARIA DE TOPO/33

33.2-Ponte Akashi Kaikyo


FONTE: Eduardo MB
.

 .

II-λ βλΤλLHλ DO CHILΣ

6-O Gσlρε dε Σѕтαdσ


* SINOPSE: Considerado um dos melhores e mais completos documentários latino-americanos, A Batalha do Chile é o resultado de seis anos de trabalho do cineasta Patrício Guzmán. Dividido em três partes (A insurreição da burguesia, O golpe militar e O poder popular), o filme cobre um dos períodos mais turbulentos da história do Chile, a partir dos esforços do presidente Salvador Allende em implantar um regime socialista (valendo-se da estrutura democrática) até as brutais conseqüências do golpe de estado que, em 1974, instaurou a ditadura do general Augusto Pinochet. Essa edição especial se completa com outros dois documentários: Patrício Guzmán: um história chilena, sobre a trajetória única do autor de A Batalha do Chile e A resistência final de Salvador Allende, uma reconstituição dos últimos momentos de Allende antes do golpe. "Salvador Allende põe em marcha um programa de profundas transformações sociais e políticas. Desde o primeiro dia a direita organiza contra ele uma série de greves enquanto a Casa Branca o asfixia economicamente. Apesar do boicote, em março de 1973 os partidos que apóiam Allende obtêm mais de 40% dos votos. A direita compreende que os mecanismos legais já não servem. De agora em diante sua estratégia será o golpe de estado. A batalha do Chile é um documento que mostra, passo a passo, esses acontecimentos que comoveram o mundo". Patricio Guzmán

** Este documentário foi retirado do site da Juventude Comunista Brasileira, a lista dos prémios que são atribuídos ao filme é de excelência, fica claro que o trabalho é datado mas sem memória não há história como diz o saudoso JOSÉ AUGUSTO FRANÇA

.

.
A Grande Catástrofe/X

Grandes Catástrofes/1


  Origens NT

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

LEONARDO RALHA

 .




Milhões perdidos nas contas, 

como gotas a voar para o céu

Uma fatura superior a três mil milhões de euros para manter uma empresa tão emblemática quanto problemática talvez fosse coisa para ser discutida em assembleia geral.

A maldição começou a revelar-se na última década do século passado, poucos anos depois de “Blade Runner – Perigo Iminente” ajudar a elevar o estatuto até então reservado à ficção científica dentro da sétima arte. Houve quem tivesse reparado que muitas empresas que apareciam na Los Angeles de 2019, transposta para o grande ecrã e pequenas cassetes em 1982, a partir da imaginação de Philip K. Dick, permanentemente chuvosa e quase só iluminada pelo néon dos anúncios, começaram a fechar portas muito antes de haver replicantes a fazer trabalhos indesejados pelos humanos que conduziam automóveis voadores.

Depois do colapso da Atari, que à data da estreia do filme de Ridley Scott era um dos colossos da emergente indústria das consolas de jogos de vídeo, seguiram-se as desgraças da RCA ou da Bell, até que em 1991 a emblemática companhia aérea norte-americana Pan Am declarou bancarrota, realizando o derradeiro voo a 4 de dezembro.

Esse é um risco que não corre a TAP, pelo menos por enquanto, devido ao multimilionário pacote de reestruturação que foi aprovado pela Comissão Europeia. Tal como o ministro Pedro Nuno Santos vem repetindo, com indisfarçável regozijo, a companhia de bandeira portuguesa foi salva “in extremis”, levando em conta o seu contributo para a economia nacional e a manutenção do máximo de postos de trabalho possíveis.

Uma fatura superior a três mil milhões de euros para manter uma empresa tão emblemática quanto problemática talvez fosse coisa para ser discutida em ‘assembleia geral’, por muito que Pedro Nuno Santos e o resto do executivo socialista possam argumentar que os ‘acionistas’ – melhor dizendo, eleitores – sabiam ao que iam quando preencheram os boletins de voto num distante domingo de outubro de 2019 em que algo como a Covid-19 seria catalogado de ficção científica. Mas o ministro das Infraestruturas não pode ignorar que uma ajuda dessa dimensão seria sempre discutível, e ainda mais será nesta conjuntura de eleições legislativas na primeira folha do próximo calendário, tal como se já se começou a verificar numa altura em que os partidos se perfilam nas pistas à espera da descolagem.

Se no futuro houver retorno deste investimento público, quase como o tesouro no final do arco-íris do “vai ficar tudo bem” desenhado pelo detentor da tutela da TAP, tanto melhor será. Mas não é preciso ser-se um ultraliberal para reconhecer que as probabilidades de que tal venha a suceder não são assim tão grandes. Para o imaginário lusitano é decerto positivo que a companhia de bandeira não se junte à Alitalia, à Sabena ou à própria Pan Am no arquivo morto da aviação comercial, mas tal como o replicante Roy ensinou em “Blade Runner – Perigo Iminente” que “as memórias são momentos perdidos no tempo, como lágrimas na chuva”, é bem possível que a ajuda pública agora aprovada não passe de milhões perdidos nas contas, como gotas a evaporar para o céu.

* Jornalista, tradutor e revisor

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 24/12/21

.

 .



2851.UNIÃO


EUROPEIA

ALERTA COVI19
VARIANTE ÓMICRON
Quais são os sintomas da 
variante até agora conhecidos


FONTE:   BBC News Mundo.

363-BEBERICANDO

COMO FAZER
" TÓNICA DE PÊSSEGO"
50ml - Vodka de pêssego

20ml - Suco de limão siciliano

120ml - Tónica
2 - Morangos picados

1 - Rodela de limão siciliano


FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XX-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

1-VIVER NA SELVA
EL MANU - PERU



* Este documentário não reporta a uma viagem turística, é mesmo a vida na selva, conhecê-la e amá-la, é a nossa proposta para esta escolha.


FONTE:   DARIO HERREROS
.
.
Edmundo Inácio
"Povo que Lavas no Rio"


The Voice Portugal 2021 - Gala

.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
71-ᕈᖇOᒍᙓᙅƮOᔑ ᙃᙓ ᙁᗣƮᗣᒐ-
ᙃᥱᥴoɾᥲᥴ̧õᥱ⳽ ρᥲɾᥲ ᥴᥱɩᥲ ᑯᥱ ᗣᥒo ᙁoʋo


FONTE:Mesa Pronta

 .

Como Pinto da Costa terá desviado 
20 milhões dos cofres do FC Porto


* Rubrica: EXPLICADOR EM VÍDEO

FONTE:   Observador

.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
105) Ver Esta Comédia
É Um Desafio



FONTE:  EntrePlanos
.

 .

ERA VITORIANA

COMO ERA IR AO DENTISTA

NO SÉCULO 19?



FONTE:  Diário de Biologia & História
.

 .

ERICEIRA


 .

.

2928
Senso d'hoje
ADRIANO BRITO
JORNALISTA BRASILEIRO
BBC NEWS BRASIL EM LONDRES
Covid:dados indicam que ómicron é 
 menos grave, mas alerta permanece



FONTE:   BBC News Brasil.                                                         .
.
MARMOTAS


.

117-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝒳𝒱𝐼𝐼𝐼-𝐷𝑒 𝑂𝑙𝘩𝑜𝑠 𝐵𝑒𝑚 𝐹𝑒𝑐𝘩𝑎𝑑𝑜𝑠


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝑄𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝐴𝑙𝑖𝑐𝑒 𝑎𝑑𝑚𝑖𝑡𝑒 𝑡𝑒𝑟 𝑓𝑎𝑛𝑡𝑎𝑠𝑖𝑎𝑠 𝑠𝑒𝑥𝑢𝑎𝑖𝑠 𝑐𝑜𝑚 𝑢𝑚 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑒𝑢 𝑎𝑜 𝑎𝑐𝑎𝑠𝑜, 𝑠𝑒𝑢 𝑚𝑎𝑟𝑖𝑑𝑜, 𝑜 𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑐𝑜 𝐵𝑖𝑙𝑙 𝐻𝑎𝑟𝑡𝑓𝑜𝑟𝑑, 𝑓𝑖𝑐𝑎 𝑜𝑏𝑐𝑒𝑐𝑎𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝑖𝑑𝑒𝑖𝑎. 𝐸𝑙𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑢𝑚 𝑔𝑟𝑢𝑝𝑜 𝑠𝑒𝑥𝑢𝑎𝑙 𝑠𝑒𝑐𝑟𝑒𝑡𝑜 𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑎𝑟𝑒𝑐𝑒 𝑎 𝑢𝑚 𝑑𝑜𝑠 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑜𝑠, 𝑝𝑒𝑟𝑐𝑒𝑏𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒 𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑒𝑢 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑑𝑒𝑣𝑒𝑟𝑖𝑎.


ELENCO:

𝑇𝑜𝑚 𝐶𝑟𝑢𝑖𝑠𝑒 - 𝐷𝑟. 𝑊𝑖𝑙𝑙𝑖𝑎𝑚 "𝐵𝑖𝑙𝑙" 𝐻𝑎𝑟𝑓𝑜𝑟𝑑
𝑁𝑖𝑐𝑜𝑙𝑒 𝐾𝑖𝑑𝑚𝑎𝑛 - 𝐴𝑙𝑖𝑐𝑒 𝐻𝑎𝑟𝑓𝑜𝑟𝑑
𝑆𝑦𝑑𝑛𝑒𝑦 𝑃𝑜𝑙𝑙𝑎𝑐𝑘 - 𝑉𝑖𝑐𝑡𝑜𝑟 𝑍𝑖𝑒𝑔𝑙𝑒𝑟
𝑀𝑎𝑟𝑖𝑒 𝑅𝑖𝑐𝘩𝑎𝑟𝑑𝑠𝑜𝑛 - 𝑀𝑎𝑟𝑖𝑜𝑛 𝑁𝑎𝑡𝘩𝑎𝑛𝑠𝑜𝑛
𝑇𝑜𝑑𝑑 𝐹𝑖𝑒𝑙𝑑 - 𝑁𝑖𝑐𝑘 𝑁𝑖𝑔𝘩𝑡𝑖𝑛𝑔𝑎𝑙𝑒
𝑆𝑘𝑦 𝑑𝑢 𝑀𝑜𝑛𝑡 - 𝑆𝑎𝑛𝑑𝑜𝑟 𝑆𝑧𝑎𝑣𝑜𝑠𝑡
𝑅𝑎𝑑𝑒 Š𝑒𝑟𝑏𝑒𝑑ž𝑖𝑗𝑎 - 𝑆𝑟. 𝑀𝑖𝑙𝑖𝑐𝘩
𝑉𝑖𝑛𝑒𝑠𝑠𝑎 𝑆𝘩𝑎𝑤 - 𝐷𝑜𝑚𝑖𝑛𝑜
𝐿𝑒𝑒𝑙𝑒𝑒 𝑆𝑜𝑏𝑖𝑒𝑠𝑘𝑖 - 𝐹𝑖𝑙𝘩𝑎 𝑑𝑒 𝑀𝑖𝑙𝑖𝑐𝘩
𝐴𝑙𝑎𝑛 𝐶𝑢𝑚𝑚𝑖𝑛𝑔 - 𝐵𝑎𝑙𝑐𝑜𝑛𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑑𝑜 𝐻𝑜𝑡𝑒𝑙
𝐿𝑒𝑜𝑛 𝑉𝑖𝑡𝑎𝑙𝑖 - 𝐶𝑎𝑝𝑢𝑧 𝑣𝑒𝑟𝑚𝑒𝑙𝘩𝑜 𝑅𝑒𝑑 𝐶𝑙𝑜𝑎𝑘
𝐽𝑢𝑙𝑖𝑒𝑛𝑛𝑒 𝐷𝑎𝑣𝑖𝑠 - 𝐴𝑚𝑎𝑛𝑑𝑎 "𝑀𝑎𝑛𝑑𝑦" 𝐶𝑢𝑟𝑟𝑎𝑛
𝑇𝘩𝑜𝑚𝑎𝑠 𝐺𝑖𝑏𝑠𝑜𝑛 - 𝐶𝑎𝑟𝑙 𝑇𝘩𝑜𝑚𝑎𝑠