12/05/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .



 ..

XXXVII-OS RIOS E A VIDA
4- RIO ZÊZERE
No Vale dos Templários/2
Ferreira do Zêzere
Prof. JOSÉ HERMANO SARAIVA



 FONTE:    História de Portugal JHS  

.

 .

CHRISTIAN DIOR
HAUTE COUTURE
PRIMAVERA/VERÃO
2021





FONTE:  Christian Dior
.

 .

3-O QUE É O JANTAR AMANHÃ?


* Grande Reportagem SIC

FONTE:  Ricardo Almeida

.

JOÃO PAULO CARVALHO

 .



Hoje é Dia 

Internacional do Enfermeiro

 Fora este um texto corporativista e de profunda protecção à classe de enfermagem e começaria por dizer que estamos a dias de ver 900 enfermeiros a perderem o emprego. Mas não é. Por isso, começo dizendo que estamos a dias de ver vários milhares de doentes por ano a ver o seu futuro adiado. É só um infeliz retrato do que está a acontecer por todo o país, reduzido à micro escala do Norte do país.

A situação é uma ode Shakesperiana adaptada aos tempos de hoje. O Centro Hospitalar quer, o enfermeiro sonha, mas a família do Hospital, lá no Terreiro do Paço, não permite que a paixão nasça. Nesta narrativa os amantes não morrem. Concluir-se-à com o enfermeiro que foge, os cuidados que definham e os doentes que perecem perante a incapacidade de os salvar.

Por esta altura, já terá compreendido o leitor que a minha preocupação extravasa as famílias dos profissionais de saúde, apesar da consternação em ver quem largou tudo a ser tratado como não valendo nada. Não falo da dignidade dos profissionais, falo no dever de auxilio que o país nos obriga, no direito à saúde que a Constituição prevê.

Antes da pandemia já existia uma carência crónica de profissionais, que só foi atenuada pela contratação de novos profissionais aliada ao medo dos doentes de realizarem os procedimentos que necessitavam. Houve mais pessoal para tratar menos pessoas, apesar da afluência por COVID ter sido maior. Agora, caminhamos de regresso às unidades projectadas para trezentos mil utentes a servirem quinhentos mil. É um caso, dirão. Não. É o cartão de visita de um SNS parado no tempo, encalhado nas dificuldades que o fazem quebrantar enquanto o país faz de conta que não ouve o ranger da dor que só é apaziguado pelo crer que esmorece, com as vagas de desinvestimento que se abatem sobre ele.

O problema das unidades de saúde, é o preço do que falta e não do que têm. A falta de dinheiro não advém de pagar aos enfermeiros que se contrata, chega pelo que custam as exiguidades que temos. A doença não se controla por orçamento, nem os enfermos se curam por carências financeiras. Isto significa que os hospitais são obrigados a recorrer a horas extra para compensar o absentismo aliado às dotações insuficientes e, noutra medida, o Serviço Nacional de Saúde necessita de jorrar dinheiro em SIGICs e cheques cirúrgicos que poderia realizar entreportas tivesse capacidade de planeamento, previsão e gestão controlada.

O despedimento destes enfermeiros, que são necessários, resultará em agravamento das condições de saúde das populações e consequente diminuição de prevenção da doença, que é como quem diz, aumento da necessidade de cuidados e diminuição da qualidade de vida das pessoas. No ano de 2020 realizaram-se menos onze milhões e meio de consultas em centros de saúde, menos vinte e seis milhões de actos de diagnóstico, menos cento e vinte e seis mil cirurgias e menos quatrocentos mil rastreios oncológicos.

Hoje, que se assinala o Dia Internacional do Enfermeiro, alerto uma vez mais para a necessidade de reforçar o Sistema Nacional de Saúde, dotando-o de meios capazes para enfrentar a crise social que aí vem, porque, aquilo que mais pretendo, é ser eu a bater palmas a Portugal.

*Presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros

 IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - 12/05/21

.

.

 

2630.UNIÃO

EUROPEIA

PORTUGAL
SPORTING
 CLUBE DE PORTUGAL
CAMPEÃO NACIONAL 20/21
IMBECILIDADE DOS ADEPTOS
O CLUBE NÃO MERECIA

A imbecilidade popular é ilimitada, amanhã 13 teremos outro dia também dedicado a ela. Há uma pequeníssima diferença, enquanto a vitória do SCP é um facto real,  a aterragem num chaparro duma suposta virgem ainda por cima parideira lá para os lados de Fátima, é  um enorme exercício de publicidade enganosa.

A estrutura do SCP e os seus profissionais não são responsáveis pela insanidade de milhares de pseudo sportinguistas e também pseudo portugueses que se marimbaram para as regras de cuidados sanitários impostos pela pandemia e poderão originar um forte novo surto viral.

Onde pára o ministro Cabrita mais as suas ambiguidades?

 Como a festa verde foi manchada pela violência 

* Imagens : "OBSERVADOR"

Se desta imbecilidade colectiva existirem casos de Covid19 desejamos que as despesas de tratamento sejam totalmente imputadas os infractores, o resto do país não pode sustentar os males de saúde dos pacóvios arruaceiros que dizem ser sportinguistas.

Nós também somos muito sportinguistas, apoiantes e às vezes críticos sem calúnia da actual direcção, mas só podemos dar "Vivas" a Frederico Varandas, Hugo Viana, Ruben Amorim, toda a equipa técnica e naturalmente aos heróis jogadores por terem revertido a miserável probabilidade de 3% de vitória no início da prova para retumbantes 100%, até agora sem qualquer derrota.



IMAGENS: VSPORTS - Liga NOS

VIVA O SPORTING

 .

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
53 -Tᥱoɾɩᥲ ᑯo CoᥒtɾoꙆᥱ SoᥴɩᥲꙆ-
Poɾ ϙᥙᥱ oᑲᥱᑯᥱᥴᥱ ᥲ̀⳽ Ꙇᥱɩ⳽?


FONTE:Universo da Psicologia TV

.
70-HORIZONTES DA MEMÓRIA
70.2-Crónicas-Serranas


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Tiago Bettencourt,  Mário Laginha
e Márcia

Sol de Março


.

 .

3-POLIOMIELITE

E A VACINA QUE MUDOU O MUNDO


* Este documentário pode fazer-nos pensar sobre esta pandemia que também mudou o mundo, COVID19, e sobre tanta ignorância manifestada nas redes sociais sobre o papel fulcral da ciência no combate ao vírus. Infelizmente há muito quem pense que o vírus é um bichinho minúsculo que anda atrás de nós.


FONTE:   DocumentariosCiencia

.

 .

 O NOSSO MAIOR RESPEITO

 DIA MUNDIAL DO ENFERMEIRO

 DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO


FONTE: MV

 .

 .

 O NOSSO MAIOR RESPEITO

 DIA MUNDIAL DO ENFERMEIRO


 

FONTE: SRCentro Ordem dos Enfermeiros

 .



Ⲣⲅⲓⲛⲥⲓⲣⲇⲓ⳽ ⲣⲇⲓ́⳽ⲉ⳽ ⲣⲟⲅ ⲉⲭⲣⲟⲅⲧⲇⲥ̧ⲇ̃ⲟ 𝖽ⲉ ⲇⳑⲧⲇ 
 ⲧⲉⲥⲛⲟⳑⲟ🇬ⲓⲇ 𝖽ⲉ 1988 ⲇ 2018


FONTE:Animated Stats

 .

NEURAL AO NATURAL

.

.

2698
Senso d'hoje
FILIPA ROSETA
DEPUTADA À A.R.
PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA
AUDIÇÃO PARLAMENTAR A
LUÍS FILIPE VIEIRA



* Intervenção na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução.


FONTE:   PSDTV
.
.
Hora da 'Deita'


.
.

BOM DIA


.

2-ᖴɩtᥲ⳽ ᑯᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ
X - Q̷ - D̷E̷S̷I̷R̷E̷


(ÚLTIMA PARTE DO FILME)

* Poderia ser apenas um filme romântico francês se não fosse… Tudo. Com direção de Laurent Bouhnik, “Q” – também conhecido como Q Desire – traz a história de Cecile (Déborah Révy) uma garota transtornada pela morte do pai e que literalmente interfere na vida das pessoas com seu modo peculiar de agir. O longa se passa em um contexto social deteriorado pela crise econômica do país e mostra diversas histórias de pessoas aleatórias que ao longo do enredo vão se encontrando.

Escolhi falar de “Q” por conta da temática: o longa discute de forma totalmente inesperada o desejo, o amor e a forma complexa que o ser humano tem de demonstrar sentimentos. Já nas primeiras cenas é possível observar enquadramentos surpreendentes e narrativas que até então parecem desconexas com o resto da trama. Em certos momentos até parece que estamos observando uma pintura, com fotografias tão bem produzidas e cores que remetem sensações únicas. Dependendo do grau de “situação cinema” que o espectador se encontrar, talvez ele sinta e até imagine uma leve brisa soprar da tela, um calor incontrolável e uma espécie de ar carregado de tanta… Luxúria.

Sim, é isso mesmo. A história gira em torno de Cecile, uma jovem que vê no sexo uma forma de escapar da realidade, porém ela nunca está satisfeita. Por conta disso, a moça brinca de seduzir e é praticamente impossível não sentir uma pitada de atração por ela. É importante lembrar também que neste longa a mulher é poderosa. Ela é decidida, autoritária, vai atrás do que quer e faz o que quiser, não importando as consequências. Mas é na relação sexual que ela se mostra vulnerável, delicada e solitária. O desejo, a libido e a sensualidade são explorados efusivamente, com aquele jeitinho que só um trés francês consegue fazer. Não acredito que valha a pena falar dos outros personagens, pois o diretor deixa claro que o espectador precisa conhecer um por um, através dos diálogos rápidos e espontâneos entre cada cena.

Devo confessar que deixei algo importante para falar agora: este longa contêm várias cenas de nudez, sexo (do tipo mais erótico possível até uma mais selvagem) e até conta com pouquinho de ação e cenas non-sense. Por isso, talvez seja mais prudente não assistir com certas pessoas se quiser evitar “vergonha alheia”.

FONTE DA CRÍTICA:  Cinem(ação)

FICHA TÉCNICA:
Directed byLaurent Bouhnik
Written byLaurent Bouhnik
StarringDéborah Révy
Hélène Zimmer
Music byErnest Saint Laurent
CinematographyDominique Colin
Edited byValérie Pico
Release date
  • 14 September 2011
Running time
103 minutes
CountryFrance
LanguageFrench



110-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝐼𝐼-𝑨𝒔 𝑪𝒊𝒏𝒒𝒖𝒆𝒏𝒕𝒂 𝑺𝒐𝒎𝒃𝒓𝒂𝒔 𝑴𝒂𝒊𝒔 𝑵𝒆𝒈𝒓𝒂𝒔 .


𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
 
𝐴𝑝𝑜́𝑠 𝑜𝑠 𝑒𝑣𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑎𝑛𝑡𝑒𝑟𝑖𝑜𝑟, 𝐴𝑛𝑎𝑠𝑡𝑎𝑠𝑖𝑎 "𝐴𝑛𝑎" 𝑆𝑡𝑒𝑒𝑙𝑒 𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎 𝑢𝑙𝑡𝑟𝑎𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑟 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝐶𝘩𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛 𝐺𝑟𝑒𝑦. 𝐶𝘩𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑒𝑛𝑐𝑒-𝑎 𝑎 𝑟𝑒𝑡𝑜𝑚𝑎𝑟 𝑜 𝑟𝑜𝑚𝑎𝑛𝑐𝑒 𝑠𝑜𝑏 𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑑𝑖𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝐴𝑛𝑎. 𝐴̀ 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑑𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑙𝑒𝑠 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎𝑚 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜, 𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝐶𝘩𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛 𝑎𝑚𝑒𝑎𝑐̧𝑎 𝑠𝑒𝑝𝑎𝑟𝑎𝑟 𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑙.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
 
𝐷𝑎𝑘𝑜𝑡𝑎 𝐽𝑜𝘩𝑛𝑠𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐴𝑛𝑎𝑠𝑡𝑎𝑠𝑖𝑎 "𝐴𝑛𝑎" 𝑆𝑡𝑒𝑒𝑙𝑒
𝐽𝑎𝑚𝑖𝑒 𝐷𝑜𝑟𝑛𝑎𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝘩𝑟𝑖𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛 𝐺𝑟𝑒𝑦
𝐸𝑟𝑖𝑐 𝐽𝑜𝘩𝑛𝑠𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑎𝑐𝑘 𝐻𝑦𝑑𝑒
𝐸𝑙𝑜𝑖𝑠𝑒 𝑀𝑢𝑚𝑓𝑜𝑟𝑑 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐾𝑎𝑡𝘩𝑒𝑟𝑖𝑛𝑒 "𝐾𝑎𝑡𝑒" 𝐾𝑎𝑣𝑎𝑛𝑎𝑔𝘩
𝑅𝑖𝑡𝑎 𝑂𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑀𝑖𝑎 𝐺𝑟𝑒𝑦
𝐿𝑢𝑘𝑒 𝐺𝑟𝑖𝑚𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐸𝑙𝑙𝑖𝑜𝑡 𝐺𝑟𝑒𝑦
𝑉𝑖𝑐𝑡𝑜𝑟 𝑅𝑎𝑠𝑢𝑘 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑅𝑜𝑑𝑟𝑖𝑔𝑢𝑒𝑧
𝐾𝑖𝑚 𝐵𝑎𝑠𝑖𝑛𝑔𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐸𝑙𝑒𝑛𝑎 𝐿𝑖𝑛𝑐𝑜𝑙𝑛
𝑀𝑎𝑟𝑐𝑖𝑎 𝐺𝑎𝑦 𝐻𝑎𝑟𝑑𝑒𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐺𝑟𝑎𝑐𝑒 𝑇𝑟𝑒𝑣𝑒𝑙𝑦𝑎𝑛-𝐺𝑟𝑒𝑦
𝐴𝑛𝑑𝑟𝑒𝑤 𝐴𝑖𝑟𝑙𝑖𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑎𝑟𝑟𝑖𝑐𝑘 𝐺𝑟𝑒𝑦
𝐽𝑒𝑛𝑛𝑖𝑓𝑒𝑟 𝐸𝘩𝑙𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑎𝑟𝑙𝑎 𝑊𝑖𝑙𝑘𝑠
𝐷𝑦𝑙𝑎𝑛 𝑁𝑒𝑎𝑙 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐵𝑜𝑏

FONTE:HISTÓRIAS LINDAS