18/01/2025

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

ENGENHEIRO E MACHO

 .

 .

(CONTEÚDO ARROJADO, AINDA BEM)

𝖤𝗌𝗍𝖺 𝖾𝗍𝗂𝗊𝗎𝖾𝗍𝖺 𝖺𝖻𝗈𝗋𝖽𝖺 𝗌𝖾𝗑𝗈
 𝗌𝖾𝗃𝖺 𝖾𝗅𝖾 𝗊𝗎𝖺𝗅 𝖿𝗈𝗋
(devia ser obrigatório ver)
 
XII-A HISTÓRIA 
DO SEXO
14- SEXUALIDADE ESSENCIAL 
14.18 - CUSPIR OU ENGOLIR


(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)
 
* Com a Psicoterapeuta Susana Dias Ramos
 

 FONTE: 100 TABUS




18- APARELHO URINÁRIO
18.3-ANATOMIA HUMANA
18.3.2-SISTEMA URINÁRIO
Mapa Mental
(Recapitulando)


(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)

FONTE: Com Ciência .

𝟷𝟽𝟹-𝑂 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑟𝑑𝑖𝑑𝑜 𝑑𝑜 𝑀𝑢𝑠𝑒𝑢 𝑁𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙


FONTE:Nerdologia

MARIA CARDEIRA DA SILVA

 .




“Património à solta”

Se é verdade que a digitalização do património pode desempenhar um papel importante na preservação e democratização do património cultural, como e quem vai produzir e gerir as nossas memórias e fazer a necessária curadoria do nosso património no futuro?

𝐷𝑒𝑐𝑖𝑑𝑖 𝑐𝘩𝑎𝑚𝑎𝑟 “𝑃𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑎̀ 𝑠𝑜𝑙𝑡𝑎” 𝑎𝑜 𝑙𝑖𝑣𝑟𝑜 𝑝𝑢𝑏𝑙𝑖𝑐𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝐹𝑢𝑛𝑑𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐𝑖𝑠𝑐𝑜 𝑀𝑎𝑛𝑢𝑒𝑙 𝑑𝑜𝑠 𝑆𝑎𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑟 𝑣𝑎́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑟𝑎𝑧𝑜̃𝑒𝑠. 𝐸𝑚 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑙𝑢𝑔𝑎𝑟, 𝑝𝑜𝑟𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑙𝑒 𝑟𝑒𝑢́𝑛𝑒 𝑛𝑜𝑡𝑎𝑠 𝑒 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑠𝑜𝑙𝑡𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑖𝑑𝑒𝑟𝑒𝑖 𝑝𝑒𝑟𝑡𝑖𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜𝑓𝑒𝑟𝑒𝑐𝑒𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑝𝑎𝑛𝑜𝑟𝑎̂𝑚𝑖𝑐𝑎 𝑒𝑣𝑜𝑙𝑢𝑡𝑖𝑣𝑎 𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝘩𝑜𝑗𝑒 𝑠𝑒 𝑒𝑛𝑡𝑒𝑛𝑑𝑒, 𝑒𝑚 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑥𝑡𝑜 𝑒𝑢𝑟𝑜𝑎𝑚𝑒𝑟𝑖𝑐𝑎𝑛𝑜, 𝑝𝑜𝑟 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎𝑙. 𝐸𝑚 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑛𝑑𝑜 𝑙𝑢𝑔𝑎𝑟 𝑝𝑜𝑟𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎𝑙 𝑒́ 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑎𝑡𝑒́𝑟𝑖𝑎 – 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑜𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑟 𝑖𝑚𝑎𝑡𝑒𝑟𝑖𝑎𝑙 – 𝑣𝑜𝑙𝑎́𝑡𝑖𝑙 𝑒 𝑝𝑙𝑎́𝑠𝑡𝑖𝑐𝑎, 𝑎𝑙𝑒́𝑚 𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑟, 𝑛𝑎 𝑒𝑠𝑠𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎, 𝑜 𝑟𝑒𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠: 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑛𝑎̃𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑜𝑠 𝑛𝑎𝑑𝑎, 𝑡𝑒𝑚𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎, 𝑎 𝑚𝑎𝑡𝑒́𝑟𝑖𝑎-𝑝𝑟𝑖𝑚𝑎 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜. 𝑃𝑜𝑟 𝑓𝑖𝑚, 𝑝𝑜𝑟𝑞𝑢𝑒 𝘩𝑜𝑗𝑒 𝑒𝑚 𝑑𝑖𝑎 𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜, 𝑒𝑛𝑞𝑢𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑟𝑒𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜, 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑒 𝑎𝑠 𝑑𝑖𝑛𝑎̂𝑚𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑎𝑏𝑒𝑟𝑡𝑎𝑠 𝑒 𝑓𝑙𝑢𝑖𝑑𝑎𝑠 𝑑𝑜 𝑐𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎𝑙𝑖𝑠𝑚𝑜 𝑔𝑙𝑜𝑏𝑎𝑙, 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑙𝑖𝑡𝑒𝑟𝑎𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 “𝑎̀ 𝑠𝑜𝑙𝑡𝑎”.

𝑂 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜

𝐼𝑠𝑠𝑜 𝑑𝑜 𝑃𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 (𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎𝑙) 𝑝𝑜𝑑𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑒𝑐𝑒𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑖𝑠𝑎 𝑎𝑛𝑡𝑖𝑔𝑎, 𝑠𝑒𝑚 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑝𝑟𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑜𝑢 𝑑𝑖𝑠𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑎𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑠-𝑣𝑎𝑙𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑎𝑠 𝑒𝑐𝑜𝑛𝑜𝑚𝑖𝑎𝑠 𝑔𝑙𝑜𝑏𝑎𝑖𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜𝑟𝑎̂𝑛𝑒𝑎𝑠, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑖𝑛𝑜𝑣𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝑔𝑒𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑟𝑖𝑞𝑢𝑒𝑧𝑎. 𝑀𝑎𝑠 𝑛𝑎̃𝑜. 𝑂 𝑡𝑒𝑟𝑚𝑜 𝑒́ 𝑟𝑒𝑐𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑒𝑚𝑏𝑜𝑟𝑎 𝑣𝑎́ 𝑏𝑢𝑠𝑐𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑟𝑎𝑖́𝑧𝑒𝑠 𝑙𝑖𝑛𝑔𝑢𝑖́𝑠𝑡𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑎𝑜 𝑑𝑖𝑟𝑒𝑖𝑡𝑜 𝑟𝑜𝑚𝑎𝑛𝑜, 𝑒 𝑐𝑜𝑚 𝑖𝑠𝑠𝑜 𝑡𝑟𝑎𝑔𝑎 𝑡𝑜𝑑𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑎𝑟𝑔𝑎 𝑔𝑒𝑛𝑒𝑎𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑎, 𝑙𝑒𝑔𝑎𝑙 𝑒, 𝑡𝑎𝑚𝑏𝑒́𝑚 𝑚𝑎𝑠𝑐𝑢𝑙𝑖𝑛𝑎. 𝐸𝑙𝑒 𝑔𝑎𝑛𝘩𝑜𝑢 𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎 𝑒 𝑟𝑒𝑙𝑒𝑣𝑎̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑒𝑚 𝑚𝑜𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑝𝑒𝑟𝑑𝑎, 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑟𝑢𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑜𝑢 𝑒𝑥𝑝𝑟𝑜𝑝𝑟𝑖𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑛𝑎 𝑅𝑒𝑣𝑜𝑙𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐𝑒𝑠𝑎, 𝑛𝑎𝑠 𝑔𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎𝑠 𝑑𝑜 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑋𝑋 𝑒, 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑟𝑒𝑐𝑒𝑛𝑡𝑒𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝘩𝑖𝑝𝑒𝑟𝑐𝑖𝑟𝑐𝑢𝑙𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑛𝑓𝑟𝑒𝑎𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝑜𝑏𝑗𝑒𝑡𝑜𝑠, 𝑚𝑒𝑚𝑜́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑒 𝑒𝑥𝑝𝑒𝑟𝑖𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎𝑠.

𝐼𝑛𝑖𝑐𝑖𝑎𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑓𝑜𝑖 𝑢𝑠𝑎𝑑𝑜, 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒𝑡𝑢𝑑𝑜 𝑛𝑜 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑋𝐼𝑋, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑓𝑒𝑟𝑟𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑚𝑎𝑝𝑒𝑎𝑟 𝑡𝑒𝑟𝑟𝑖𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑛𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑖𝑠, 𝑟𝑒𝑔𝑖𝑜𝑛𝑎𝑖𝑠 𝑒 𝑐𝑜𝑙𝑜𝑛𝑖𝑎𝑖𝑠. 𝐶𝑜𝑚 𝑜 𝑠𝑢𝑟𝑔𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑟𝑒𝑔𝑖𝑚𝑒 𝑔𝑙𝑜𝑏𝑎𝑙 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜, 𝑙𝑖𝑑𝑒𝑟𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑜𝑟𝑔𝑎𝑛𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑎 𝑈𝑁𝐸𝑆𝐶𝑂, 𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑒𝑖𝑡𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑜𝑢 𝑎 𝑒𝑥𝑎𝑙𝑡𝑎𝑟 𝑖𝑑𝑒𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑒 𝑢𝑛𝑖𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎𝑙𝑖𝑠𝑚𝑜 𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑛𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙𝑖𝑠𝑚𝑜, 𝑎𝑙𝑒𝑔𝑎𝑑𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑟𝑖𝑎𝑟 𝑜𝑠 𝑒𝑥𝑐𝑒𝑠𝑠𝑜𝑠 𝑛𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑑𝑎 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑚𝑒𝑡𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑜 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑋𝑋. 𝐴 𝑒𝑚𝑏𝑙𝑒𝑚𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑎 𝑒 𝑚𝑖𝑙𝑖𝑜𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑎 𝑐𝑎𝑚𝑝𝑎𝑛𝘩𝑎 𝑒 𝑒𝑛𝑐𝑒𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑎 𝑈𝑁𝐸𝑆𝐶𝑂 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑎𝑙𝑣𝑎𝑟 𝑜𝑠 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝐴𝑏𝑢 𝑆𝑖𝑚𝑏𝑒𝑙 𝑑𝑎 𝑖𝑛𝑢𝑛𝑑𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑐𝑎𝑢𝑠𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑡𝑟𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑎 𝑏𝑎𝑟𝑟𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑑𝑒 𝐴𝑠𝑠𝑢𝑎̃𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑎𝑝𝑜𝑖𝑜 𝑠𝑜𝑣𝑖𝑒́𝑡𝑖𝑐𝑜, 𝑝𝑜𝑟 𝑒𝑥𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜, 𝑠𝑖𝑚𝑏𝑜𝑙𝑖𝑧𝑎 𝑎 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑛𝑜𝑣𝑎 𝑒𝑟𝑎 𝑚𝑎𝑟𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑏𝑖𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑐𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑒 𝑜 𝑑𝑖𝑠𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜 𝑑𝑒 𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑟𝑣𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎𝑙.

𝑂 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑓𝑜𝑖, 𝑒𝑛𝑡𝑎̃𝑜, 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑓𝑎𝑠𝑒, 𝑒𝑠𝑠𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑜. 𝐻𝑜𝑗𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑒𝑐𝑒 𝑠𝑒𝑟 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒𝑡𝑢𝑑𝑜 𝑒𝑐𝑜𝑛𝑜́𝑚𝑖𝑐𝑜, 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑛𝑠𝑎𝑚𝑜𝑠 𝑛𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑐𝑎𝑝𝑎𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑒 𝑠𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑟 𝑒𝑚 𝑎𝑟𝑚𝑎 𝑑𝑒 𝑎𝑟𝑟𝑒𝑚𝑒𝑠𝑠𝑜 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑜. 𝑀𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑎𝑐𝑟𝑒𝑑𝑖𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑛𝑜 𝑝𝑜𝑡𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑒𝑚𝑝𝑜𝑑𝑒𝑟𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑏𝑜𝑡𝑡𝑜𝑚 𝑢𝑝 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑢𝑛𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠 𝑚𝑖𝑛𝑜𝑟𝑖𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑎𝑡𝑟𝑎𝑣𝑒́𝑠 𝑑𝑎 𝑝𝑟𝑜𝑚𝑜𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑒́ 𝑒𝑣𝑖𝑑𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎 𝑒𝑐𝑜𝑛𝑜́𝑚𝑖𝑐𝑎, 𝑐𝑜́𝑚𝑜𝑑𝑎, 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑎, 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑢𝑙𝑝𝑎𝑏𝑖𝑙𝑖𝑧𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑒 𝑝𝑎𝑙𝑖𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎 𝑑𝑒 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑜: 𝑜 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎𝑙 𝑒́ 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑚𝑒𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑢𝑠𝑡𝑜𝑠𝑜 𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑓𝑒𝑡𝑖𝑣𝑎 𝑟𝑒𝑝𝑎𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒𝑐𝑜𝑛𝑜́𝑚𝑖𝑐𝑎 𝑒 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑖𝑔𝑢𝑎𝑙𝑑𝑎𝑑𝑒.

𝐴𝑜 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜, 𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 – 𝑚𝑎𝑡𝑒𝑟𝑖𝑎𝑙 𝑒 𝑖𝑚𝑎𝑡𝑒𝑟𝑖𝑎𝑙 – 𝑒́ 𝑢𝑚𝑎 𝑔𝑒𝑚𝑎 𝑑𝑒 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑖𝑑𝑒𝑛𝑡𝑖𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑎𝑙𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑖𝑛𝑓𝑙𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑐𝑜𝑛𝑜𝑚𝑖𝑎 𝑙𝑖𝑏𝑒𝑟𝑎𝑙 𝑐𝑜𝑚 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑝𝑎𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑎𝑝𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝑠𝑢𝑎 𝑐𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒𝑐𝑜𝑛𝑜́𝑚𝑖𝑐𝑎, 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒𝑡𝑢𝑑𝑜 𝑎𝑡𝑟𝑎𝑣𝑒́𝑠 𝑑𝑜 𝑡𝑢𝑟𝑖𝑠𝑚𝑜. 𝐸 𝑎 𝑚𝑒𝑟𝑐𝑎𝑑𝑜𝑟𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 (𝑛𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑖𝑡𝑜 𝑠𝑒𝑛𝑡𝑖𝑑𝑜 𝑚𝑎𝑟𝑥𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒𝑚 𝑚𝑒𝑟𝑐𝑎𝑑𝑜𝑟𝑖𝑎, 𝑜𝑢 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐴𝑑𝑜𝑟𝑛𝑜 𝑎𝑓𝑖𝑟𝑚𝑜𝑢 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝑚𝑒𝑟𝑐𝑎𝑑𝑜𝑟𝑖𝑎 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎𝑙) 𝑎𝑛𝑢𝑙𝑎 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑜.

𝐸𝑚 𝑢́𝑙𝑡𝑖𝑚𝑎 𝑎𝑛𝑎́𝑙𝑖𝑠𝑒, 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑝𝑒𝑟𝑠𝑝𝑒𝑡𝑖𝑣𝑎 𝑐𝑟𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑎, 𝑎 𝑐𝑜𝑟𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑠𝑎𝑐𝑟𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑑𝑒𝑛𝑡𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑎 𝑐𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑔𝑙𝑜𝑏𝑎𝑙 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑎𝑠 𝑣𝑒𝑧𝑒𝑠 𝑎𝑛𝑡𝑒𝑐𝑒𝑑𝑒 𝑎𝑝𝑒𝑛𝑎𝑠 𝑎 𝑎𝑙𝑖𝑒𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑜𝑢, 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑚𝑒𝑛𝑜𝑠, 𝑎 𝑑𝑜𝑚𝑒𝑠𝑡𝑖𝑐𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑝𝑜𝑡𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑙 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑜. 𝐸𝑠𝑡𝑎 𝑒́, 𝑡𝑎𝑙𝑣𝑒𝑧, 𝑢𝑚𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑟𝑎𝑧𝑜̃𝑒𝑠 𝑝𝑜𝑟𝑞𝑢𝑒 𝑒́ 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑓𝑎́𝑐𝑖𝑙 𝑒𝑛𝑐𝑒𝑡𝑎𝑟 𝑑𝑒𝑏𝑎𝑡𝑒𝑠 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒, 𝑝𝑜𝑟 𝑒𝑥𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜, 𝑎𝑠 𝑟𝑒𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 – 𝑒 𝑜 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑐𝑡𝑟𝑜 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑐𝑒𝑟𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑒𝑛𝑠𝑜 𝑒𝑚 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒𝑠𝑡𝑜̃𝑒𝑠 𝑎𝑙𝑎𝑟𝑔𝑜𝑢-𝑠𝑒 𝑛𝑜𝑠 𝑢́𝑙𝑡𝑖𝑚𝑜𝑠 𝑎𝑛𝑜𝑠, 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑒𝑚 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑎𝑙 –, 𝑚𝑎𝑠 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑑𝑖𝑓𝑖́𝑐𝑖𝑙 𝑎𝑣𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑟 𝑐𝑜𝑚 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑑𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑟𝑟𝑒𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑎𝑠 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑚𝑒𝑡𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑎𝑖𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑢𝑡𝑢𝑟𝑎𝑖𝑠 𝑓𝑖𝑥𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑛𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑥𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑒𝑥𝑝𝑟𝑜𝑝𝑟𝑖𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑙𝑜𝑛𝑖𝑎𝑖𝑠 𝑜𝑢 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑟𝑒𝑔𝑖𝑜𝑛𝑎𝑖𝑠: 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑠𝑝𝑒́𝑐𝑖𝑒 𝑑𝑒 𝑑𝑖𝑝𝑙𝑜𝑚𝑎𝑐𝑖𝑎 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜𝑛𝑖𝑎𝑙 𝑝𝑜𝑢𝑐𝑜 𝑒𝑓𝑒𝑡𝑖𝑣𝑎.

𝐴𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑐𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝘩𝑜𝑗𝑒 𝑎 𝑒𝑐𝑜𝑛𝑜𝑚𝑖𝑎 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜, 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑐𝑢𝑙𝑎𝑟𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑎𝑞𝑢𝑒𝑙𝑎 𝑙𝑖𝑔𝑎𝑑𝑎 𝑎𝑜 𝑡𝑢𝑟𝑖𝑠𝑚𝑜, 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑑𝑒𝑡𝑒𝑟𝑚𝑖𝑛𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑡𝑒𝑛𝑑𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑙𝑖𝑡𝑢𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑑𝑜 𝑚𝑒𝑟𝑐𝑎𝑑𝑜. 𝑃𝑜𝑟 𝑢𝑚 𝑙𝑎𝑑𝑜, 𝑎 𝑎𝑢𝑡𝑜𝑚𝑎𝑡𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑢𝑛𝑖𝑐𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝑑𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑟𝑣𝑖𝑐̧𝑜𝑠, 𝑐𝑜𝑚 𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑎̀ (𝑎𝑖𝑛𝑑𝑎 𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟) 𝑐𝑎𝑝𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑎𝑙𝑡𝑜 𝑣𝑜𝑙𝑢𝑚𝑒 𝑑𝑎 𝑝𝑟𝑜𝑐𝑢𝑟𝑎. 𝐸, 𝑝𝑜𝑟 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑜, 𝑝𝑜𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑛𝑜𝑣𝑎 𝑑𝑒𝑚𝑎𝑛𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝑒𝑥𝑝𝑒𝑟𝑖𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎𝑠 – 𝑒𝑚 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜𝑠 𝑐𝑎𝑠𝑜𝑠 ‘𝑐𝑜𝑐𝑟𝑖𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎𝑠’ – 𝑝𝑜𝑟 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒 𝑑𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑢𝑚𝑖𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑚, 𝑒𝑚 𝑖𝑛𝑔𝑙𝑒̂𝑠, 𝑎 𝑐𝘩𝑎𝑚𝑎𝑟-𝑠𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑠𝑢𝑚𝑒𝑟𝑠 𝑛𝑎 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑑𝑎 𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑥𝑖𝑔𝑒𝑚 𝑢𝑚 𝑝𝑎𝑝𝑒𝑙 𝑎𝑡𝑖𝑣𝑜 𝑛𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑒𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜. 𝐸𝑠𝑡𝑒𝑠 𝑛𝑜𝑣𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑢𝑚𝑖𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑝𝑟𝑒𝑓𝑒𝑟𝑒𝑚 𝑎𝑠 ‘𝑒𝑥𝑝𝑒𝑟𝑖𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎𝑠’ 𝑎𝑜𝑠 ‘𝑠𝑒𝑟𝑣𝑖𝑐̧𝑜𝑠’ 𝑒 ‘𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠’.

𝑂𝑠 𝑒𝑐𝑜𝑛𝑜𝑚𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑗𝑎́ 𝑡𝑒𝑜𝑟𝑖𝑧𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑒𝑐𝑜𝑛𝑜𝑚𝑖𝑎 𝑑𝑎 𝑒𝑥𝑝𝑒𝑟𝑖𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑠 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑝𝑒𝑟𝑠𝑜𝑛𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑒𝑐𝑒𝑚 𝑔𝑎𝑛𝘩𝑎𝑟 𝑝𝑟𝑒𝑓𝑒𝑟𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑏𝑟𝑒 𝑚𝑢́𝑙𝑡𝑖𝑝𝑙𝑎𝑠 𝑝𝑜𝑠𝑠𝑖𝑏𝑖𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑡𝑢𝑟𝑖𝑠𝑚𝑜 𝑒, 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑒𝑞𝑢𝑒𝑛𝑡𝑒𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜. 𝐸𝑚 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑎𝑙 𝑡𝑒̂𝑚 𝑠𝑖𝑑𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑐𝑎𝑠𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑟𝑒𝑠𝑠𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑑𝑒𝑠𝑠𝑒 𝑡𝑢𝑟𝑖𝑠𝑚𝑜 𝑐𝑟𝑖𝑎𝑡𝑖𝑣𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 ‘𝑎𝑙𝑡𝑒𝑟𝑛𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎𝑠’ 𝑎 𝑢𝑚 𝑡𝑢𝑟𝑖𝑠𝑚𝑜 𝑚𝑎𝑠𝑠𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒, 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑢𝑑𝑜, 𝑛𝑎̃𝑜 𝑜 𝑠𝑢𝑏𝑠𝑡𝑖𝑡𝑢𝑒𝑚 𝑒 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑎𝑠 𝑣𝑒𝑧𝑒𝑠 𝑎𝑝𝑒𝑛𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑖𝑏𝑢𝑒𝑚 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜, 𝑑𝑖𝑣𝑒𝑟𝑠𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎 𝑜𝑓𝑒𝑟𝑡𝑎.

𝐶𝑜𝑙𝑜𝑐𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒 𝑜 𝑝𝑒𝑟𝑛𝑖𝑐𝑖𝑜𝑠𝑜 𝑒 𝑝𝑒𝑟𝑠𝑖𝑠𝑡𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑖𝑚𝑝𝑢𝑙𝑠𝑜 𝑒𝑐𝑜𝑛𝑜𝑚𝑖𝑐𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑎𝑐𝑟𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑒 𝑖𝑟𝑟𝑒𝑠𝑝𝑜𝑛𝑠𝑎́𝑣𝑒𝑙 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑝𝑜𝑠𝑡𝑎 𝑛𝑜 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑒𝑥𝑝𝑜𝑛𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑙 𝑑𝑜 𝑡𝑢𝑟𝑖𝑠𝑚𝑜, 𝑛𝑎𝑑𝑎 𝑑𝑖𝑠𝑡𝑜 𝑒́ 𝑚𝑎𝑢, 𝑠𝑒 𝑓𝑖𝑐𝑎𝑟𝑚𝑜𝑠 𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠 𝑓𝑒𝑙𝑖𝑧𝑒𝑠: 𝑜𝑢 𝑠𝑒𝑗𝑎, 𝑠𝑒 𝑎𝑠 𝑝𝑜𝑝𝑢𝑙𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑙𝑜𝑐𝑎𝑖𝑠 𝑠𝑒 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑒𝑟𝑒𝑚 𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑐𝑖𝑝𝑎𝑟𝑒𝑚 𝑒𝑓𝑒𝑡𝑖𝑣𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑛𝑒𝑠𝑡𝑒𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑐𝑒𝑠𝑠𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟 𝑝𝑟𝑜𝑥𝑖𝑚𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑒 𝑒𝑚 𝑚𝑒𝑛𝑜𝑟 𝑒𝑠𝑐𝑎𝑙𝑎 𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑓𝑟𝑢𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑝𝑜𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑟 𝑑𝑒 𝑓𝑎𝑡𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑙𝘩𝑎𝑑𝑎, 𝑠𝑒 𝑏𝑒𝑛𝑒𝑓𝑖𝑐𝑖𝑎𝑟𝑒𝑚 𝑑𝑖𝑟𝑒𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑟𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎𝑠, 𝑒 𝑠𝑒 𝑜𝑠 𝑡𝑢𝑟𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑓𝑖𝑐𝑎𝑟𝑒𝑚, 𝑡𝑎𝑚𝑏𝑒́𝑚, 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑠𝑒𝑚 𝑒𝑠𝑔𝑜𝑡𝑎𝑟 𝑟𝑒𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜𝑠 𝑙𝑜𝑔𝑖́𝑠𝑡𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑒 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑜𝑠 𝑎𝑜𝑠 𝑞𝑢𝑎𝑖𝑠 𝑜𝑠 𝑟𝑒𝑠𝑖𝑑𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑑𝑒𝑣𝑒𝑚 𝑡𝑒𝑟 𝑝𝑟𝑖𝑜𝑟𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑒 𝑎𝑐𝑒𝑠𝑠𝑜 (𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑛𝑎̃𝑜 𝑓𝑎𝑙𝑎𝑟, 𝑜𝑏𝑣𝑖𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑑𝑜𝑠 𝑟𝑒𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜𝑠 𝑛𝑎𝑡𝑢𝑟𝑎𝑖𝑠).

𝑃𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑒 𝑚𝑒𝑚𝑜́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑜 𝑓𝑢𝑡𝑢𝑟𝑜

𝑃𝑎𝑠𝑠𝑒𝑚𝑜𝑠, 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑖𝑛𝑑𝑜 𝑎 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑎 𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑎 𝑑𝑒𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑎̀ 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑛𝑑𝑎 𝑟𝑎𝑧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑟 𝑑𝑜 𝑡𝑖́𝑡𝑢𝑙𝑜, 𝑗𝑎́ 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑠𝑒 𝑒𝑥𝑝𝑙𝑖𝑐𝑎 𝑎 𝑒𝑙𝑎 𝑝𝑟𝑜́𝑝𝑟𝑖𝑎. 𝑂 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎𝑙 𝑒́ 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑎𝑡𝑒́𝑟𝑖𝑎 – 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑜𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑟 𝑖𝑚𝑎𝑡𝑒𝑟𝑖𝑎𝑙 –𝑣𝑜𝑙𝑎́𝑡𝑖𝑙 𝑒 𝑝𝑙𝑎́𝑠𝑡𝑖𝑐𝑎, 𝑎𝑙𝑒́𝑚 𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑟, 𝑛𝑎 𝑒𝑠𝑠𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎, 𝑜 𝑟𝑒𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠: 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑛𝑎̃𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑜𝑠 𝑛𝑎𝑑𝑎, 𝑡𝑒𝑚𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎, 𝑎 𝑚𝑎𝑡𝑒́𝑟𝑖𝑎 𝑏𝑟𝑢𝑡𝑎 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜.

𝐴 𝑣𝑜𝑙𝑎𝑡𝑖𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑒 𝑝𝑙𝑎𝑠𝑡𝑖𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑑𝑒𝑐𝑜𝑟𝑟𝑒 𝑑𝑜 𝑓𝑎𝑡𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑟𝑒𝑠𝑢𝑙𝑡𝑎𝑟 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑢𝑟𝑎𝑑𝑜𝑟𝑖𝑎 𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑎 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑎𝑣𝑢𝑙𝑠𝑎 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑑𝑜. 𝐸𝑠𝑡𝑎 𝑐𝑢𝑟𝑎𝑑𝑜𝑟𝑖𝑎 𝑓𝑎𝑧-𝑠𝑒 𝑐𝑜𝑚 𝑟𝑒𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜 𝑎̀ 𝑚𝑒𝑚𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑖𝑛𝑑𝑖𝑣𝑖𝑑𝑢𝑎𝑙 𝑜𝑢 𝑐𝑜𝑙𝑒𝑡𝑖𝑣𝑎, 𝑜𝑟𝑎𝑙 𝑜𝑢 𝑒𝑠𝑐𝑟𝑖𝑡𝑎, 𝑠𝑎𝑛𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑑𝑎 𝑜𝑢 𝑛𝑎̃𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑚𝑒́𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠 𝑐𝑖𝑒𝑛𝑡𝑖́𝑓𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑒/𝑜𝑢 𝑖𝑛𝑠𝑡𝑖𝑡𝑢𝑖𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑡𝑢𝑡𝑒𝑙𝑎𝑚. 𝑂 𝑞𝑢𝑒 𝑒́ 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑐𝑢𝑙𝑎𝑟 𝑎𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑒́ 𝑜 𝑓𝑎𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑑𝑒𝑡𝑒𝑛𝑡𝑜𝑟𝑒𝑠 𝘩𝑢𝑚𝑎𝑛𝑜𝑠 𝑜𝑢, 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑚𝑒𝑛𝑜𝑠, 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑐𝑢𝑟𝑎𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑠𝑒 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑒𝑟𝑒𝑚 𝑛𝑒𝑙𝑒 𝑑𝑒 𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑜𝑢 𝑚𝑒𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑒𝑛𝑠𝑢𝑎𝑙 𝑒𝑚 𝑑𝑒𝑡𝑒𝑟𝑚𝑖𝑛𝑎𝑑𝑜 𝑚𝑜𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜. 𝐼𝑠𝑡𝑜 𝑎̀ 𝑠𝑒𝑚𝑒𝑙𝘩𝑎𝑛𝑐̧𝑎 𝑑𝑜 𝑚𝑜𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑎 𝑛𝑜𝑠𝑠𝑎 𝑝𝑟𝑜́𝑝𝑟𝑖𝑎 𝑚𝑒𝑚𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑖𝑛𝑑𝑖𝑣𝑖𝑑𝑢𝑎𝑙 𝑜𝑝𝑒𝑟𝑎, 𝑠𝑒𝑙𝑒𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑑𝑜 𝑚𝑜𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑒 𝑙𝑒𝑚𝑏𝑟𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑖𝑠𝑎𝑠 𝑒 𝑠𝑖𝑡𝑢𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎 𝑑𝑖𝑠𝑡𝑖𝑛𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑣𝑒𝑧 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑠 𝑟𝑒𝑣𝑖𝑠𝑖𝑡𝑎𝑚𝑜𝑠.

𝑃𝑜𝑟 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑜 𝑙𝑎𝑑𝑜, 𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑛𝑒𝑚 𝑠𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒 𝑒́ 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑒𝑛𝑠𝑢𝑎𝑙: 𝑠𝑒 𝑝𝑜𝑟 𝑣𝑒𝑧𝑒𝑠 𝑒́ 𝑐𝑜𝑛𝑔𝑟𝑒𝑔𝑎𝑑𝑜𝑟, 𝑝𝑜𝑟 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑎𝑠 𝑒́ 𝑙𝑢𝑔𝑎𝑟 𝑑𝑒 𝑑𝑖𝑠𝑝𝑢𝑡𝑎 𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑠𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜, 𝑑𝑒 𝑎𝑓𝑖𝑟𝑚𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑜𝑢 𝑖𝑚𝑝𝑜𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜. 𝑇𝑢𝑑𝑜 𝑖𝑠𝑡𝑜, 𝑒𝑚 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎𝑙, 𝑡𝑒𝑚 𝑠𝑖𝑑𝑜 𝑎𝑚𝑝𝑙𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑖𝑠𝑐𝑢𝑡𝑖𝑑𝑜, 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑐𝑢𝑙𝑎𝑟𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑟 𝑑𝑎 𝑞𝑢𝑒𝑑𝑎 𝑑𝑜 𝑚𝑢𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝐵𝑒𝑟𝑙𝑖𝑚 𝑒 𝑑𝑎 𝑒𝑚𝑒𝑟𝑔𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑒 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑎 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑒𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑐𝑖𝑣𝑖𝑙 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑎𝑔𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑎𝑡𝑖𝑣𝑜 𝑛𝑜 𝑚𝑢𝑛𝑑𝑜 𝑔𝑙𝑜𝑏𝑎𝑙, 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒𝑡𝑢𝑑𝑜, 𝑛𝑜𝑠 𝑑𝑜𝑚𝑖́𝑛𝑖𝑜𝑠 𝑑𝑎 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎. 𝑀𝑎𝑠 𝑛𝑖𝑛𝑔𝑢𝑒́𝑚 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑎 𝑖𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜.

𝑂𝑙𝘩𝑒𝑚𝑜𝑠 𝑎𝑔𝑜𝑟𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑓𝑢𝑡𝑢𝑟𝑜, 𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑣𝑒𝑧 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑣𝑜𝑙𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎̀ 𝑛𝑜𝑣𝑎 𝑒𝑐𝑜𝑛𝑜𝑚𝑖𝑎, 𝑎̀ 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑖𝑔𝑖𝑡𝑎𝑙 𝑒 𝑎̀ 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑎𝑢𝑡𝑜𝑚𝑎𝑡𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑢𝑛𝑖𝑐𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝑑𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑟𝑣𝑖𝑐̧𝑜𝑠. 𝑆𝑒 𝑒́ 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑑𝑖𝑔𝑖𝑡𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑝𝑜𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑚𝑝𝑒𝑛𝘩𝑎𝑟 𝑢𝑚 𝑝𝑎𝑝𝑒𝑙 𝑖𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑛𝑎 𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑟𝑣𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑡𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎𝑙, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑒 𝑞𝑢𝑒𝑚 𝑣𝑎𝑖 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑧𝑖𝑟 𝑒 𝑔𝑒𝑟𝑖𝑟 𝑎𝑠 𝑛𝑜𝑠𝑠𝑎𝑠 𝑚𝑒𝑚𝑜́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑒 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑟 𝑎 𝑛𝑒𝑐𝑒𝑠𝑠𝑎́𝑟𝑖𝑎 𝑐𝑢𝑟𝑎𝑑𝑜𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑜 𝑛𝑜𝑠𝑠𝑜 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑛𝑜 𝑓𝑢𝑡𝑢𝑟𝑜? 𝐸́ 𝑢𝑚 𝑑𝑜𝑠 𝑚𝑜𝑑𝑒𝑙𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑙𝑖𝑔𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑎𝑟𝑡𝑖𝑓𝑖𝑐𝑖𝑎𝑙 (𝑑𝑒𝑠𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑖𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑂𝑝𝑒𝑛𝐴𝐼, 𝑜 𝑐𝘩𝑎𝑡 𝐺𝑃𝑇) 𝑞𝑢𝑒, 𝑝𝑜𝑟 𝑒𝑛𝑞𝑢𝑎𝑛𝑡𝑜, 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒𝑠𝑡𝑖𝑜𝑛𝑎𝑑𝑜 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑖𝑠𝑠𝑜, 𝑛𝑜𝑠 𝑎𝑙𝑒𝑟𝑡𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜𝑠 𝑟𝑖𝑠𝑐𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑙𝑜𝑛𝑖𝑎𝑙𝑖𝑠𝑚𝑜 𝑑𝑖𝑔𝑖𝑡𝑎𝑙, 𝑒𝑥𝑝𝑟𝑜𝑝𝑟𝑖𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝑝𝑒𝑟𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝑠𝑜𝑏𝑒𝑟𝑎𝑛𝑖𝑎 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎𝑙. 𝑀𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑢𝑛𝑐𝑎, 𝘩𝑎́ 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑟 𝑎𝑡𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑎̀𝑠 𝑞𝑢𝑒𝑠𝑡𝑜̃𝑒𝑠 𝑒́𝑡𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎𝑠 𝑎𝑜𝑠 𝑏𝑒𝑛𝑠 𝑒 𝑑𝑖𝑟𝑒𝑖𝑡𝑜𝑠 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎𝑖𝑠.

* Professora associada e investigadora, NOVA – FCSH

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 15/01/25 .

 

 

3943.UNIÃO

EUROPEIA

PORTUGAL
IMUNDICE
EM TODO O PAÍS
Uma reportagem exígua 




FONTE;  JCS
 
* Já te agradecemos muitas vezes o envio de temas que nos encaminhaste, estamos-te gratíssimos.
Agora consideramos que esta reportagem é bastante modesta comparando com anteriores e, se permitires, damos sugestões:
1- Envia reportagens das múltiplas imundices financeiras de 'salgado' que tendo já sido condenado por algumas delas continua a passear de carro com motorista, o lixo é muito mais porco.
2- Envia reportagens do 'gajo' da Ericeira e das suas imundices político/financeiras e que ainda anda à solta a passear a sabujice.
3- Estaremos receptivos às imundices do 'pinho', autarcas trambiqueiros, políticos ex-terroristas ou oficiais de ódios, agentes de autoridade corruptos, tudo o que não envolva pessoas ou grupos alvo de racismo.

Não estamos receptivos a filmes que envolvam profissionais da igreja católica a violarem jovens, mulheres e homens tudo em nome de deus. Também não envies imagens de internados em antros religiosos alvos de sevícias, a porcaria é medonha e faz-nos vomitar. Esta recusa é extensiva a todos os profissionais de outras concepções religiosas, à aldrabice da fé!

Não sabemos quem foi o medíocre que produziu o vídeo, ainda bem que o enviaste para podermos comentar à nossa maneira, mas espalhar mediocridade qualquer que ela seja, é também tornar-se igual.

Sempre um forte Abraço de amizade.

putin  HUYLO

putin é um canalha..

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CI -VIDA SELVAGEM
2 - O BABUÍNO
AUTÓPSIA ANIMAL
ÁFRICA DO SUL


(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)



FONTE:  Luiz Cláudio   
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Sara Correia e Fernando Daniel
Agora o Tempo


The Voice Portugal 2024

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Poderoso e triste

272-UM POEMA POR SEMANA
Karen David
"Quando eu morrer..."



Interpretado por
Karen David


FONTE:  Got Talent Portugal.

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TUDO DESDE 10/01/25

𑀘𝔣ᵢ́ 

Sempre que se trata de família
ficamos embevecidos

Tenta matar avó e primo em Odivelas



Tenta matar mulher no Cadaval



Menina de 12 anos 
confessa violação do pai



Mulher esfaqueia mãe e agride a irmã



Degola companheira com tesoura
 no Barreiro



 
 FONTE:  Fala Portugal.

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ꂵꋬꋪ꒐ꇙꉔꄲ ꒯ꏂ "ꉔꄲ ꏂꋊ꓄ꋪꋬ꒯ꋬ"
 

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 Título original: Peixeirada_ Fábio Coentrão furioso insulta e ameaça jornalistas em direto
 
FONTE:  Adeptos de Bancada
 
 
NR: Há quem tenha sido apanhado a comprar jóias com o cartão de crédito do FCP.

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60-ADEGA SUPERIOR

lเς̧๏̃єร ๔๏ ร๏๓єllเєг г๏๔гเɠ๏ Ŧєггคz

88- VINHOS  DA
ÁFRICA DO SUL
Pouca gente conhece e são excelentes



 
FONTE:   Vinhos de Bicicleta

NR: Bem haja ao  somelier Rodrigo Ferraz por nos apresentar vinhos desta região quase desconhecida em viticultura.
Temos a sorte de os conhecer há muitos anos, do tempo em que os 'pretos' não sabiam fazer vinho.  .


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202-FUTURANDO

Os cem anos da Teoria da Relatividade


 FONTE:DW Brasil

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𐌏  𐌔 𐌏 𐌄 𐌕 𐌄


* Bem haja ACR por este que é o melhor sorvete do mundo.

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A ɑɳʋlɑçɑ̃σ ɗɑ Lei ɾelνɑs
é piσɾ ʠʋe ɑ Lei ɾelνɑs  
 

 
FONTE:  Saloia TV
 
NR: Esta tramóia é fácil de explicar. Os governos que fizeram a agregação de freguesias e agora querem desfazer são do mesmo partido,o PSD. Luís Montenegro na altura da agregação era líder da bancada parlamentar e defendeu ferozmente a lei 'relvas' agora como primeiro-ministro quer desfazer.
Ora a manobra de agora só quer dizer uma coisa, a malta do PSD precisa de emprego e portanto há que cozinhar mais uns milhares de lugares na função pública porque no mercado privado não há oferta suficiente.
Portugal tem muitas freguesias com 500 pessoas ou menos, quantidade ridícula para ter Junta, qualquer bairro duma cidade tem 5 ou 6 vezes mais.
Não vai haver racionalidade no procedimento, devia-se agregar ainda mais freguesias e separar muito poucas, mas não, vai ser a eito, é preciso criar jobs para os boys, mesmo os minúsculos.
Não nos admira, este governo é pródigo em fazer para voltar a desfazer, veja-se a bacorada das portarias contraditórias reguladoras da admissão de agentes para a PSP..
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4043
Senso d'hoje
THAÍS BRITO
LICENCIADA EM CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES
INTERNACIONAIS
MESTRE EM 
POLÍTICAS PÚBLICAS DOUTORANDA EM SOCIOLOGIA
CIDADÃ BRASILEIRA
#ESTÓRIAS A DOIS#
Violência 
contra a mulher imigrante





* PODCAST  com CAROLINA MARTINS a conduzir a entrevista

FONTE:  Dínamo  -15/11/24.

NR: Aqui somos de Esquerda, não enganamos ninguém e ser de esquerda para nós é o respeito absoluto pelo ser humano coisa que a extrema direita porcalhota não sabe fazer porque é inumana.  A grande maioria das pessoas que dão opinião nesta etiqueta não são de esquerda mas contribuem para o esclarecimento de temas, coisa que a extrema direita porcalhota não sabe fazer porque destila ódio. Jornalismo independente não é neutro!.

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A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS






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BOM DIA


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