06/10/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.

.
.
LXXI~MEGA FÁBRICAS
7- O FABRICO DO VIDRO
MURANO
Visita à ilha do mesmo nome/2

* MEGA FÁBRICAS é um título e dentro dele a fábrica sempre é mega, mesmo que seja pequena.

FONTE:  Correcaminos viajando por el mundo  
.
UNIVERSO

Lugares Incríveis

LXI - Tritão, a lua de Neptuno


Viagens pelo Universo
.
.
AS MULHERES NA HISTÓRIA
69.5-𝑽𝑰𝑻𝑶́𝑹𝑰𝑨 𝑫𝑶 𝑹𝑬𝑰𝑵𝑶 𝑼𝑵𝑰𝑫𝑶,
𝑎 𝑟𝑎𝑖𝑛ℎ𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑚𝑎𝑟𝑐𝑜𝑢 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑟𝑎

FONTE:Canal História e Tu .

RITA GORGULHO

 .




Os invisíveis

Neste 5 de outubro, Dia do Professor, escolho falar dos invisíveis — porque somos bem reais, somos muitos milhares nas escolas de todo o país, e os alunos sabem que podem contar connosco todos os dias, porque somos professores e é só isso que queremos ser.

Dia 5 de outubro, celebra-se o Dia do Professor. E o que se discute nas mais diversas plataformas? Quem é que pode ser chamado de professor. Querem dividir-nos entre profissionalizados e não profissionalizados, contratados e do quadro, docentes dos cursos científico-humanísticos e dos Cursos profissionais. Se calhar, já vai sendo dia de nos espantarmos com o óbvio: para os alunos, todos somos professores.

Recordemos ainda que a escola não existe para nos servir a nós, seja qual for o nosso estatuto ou grupo, mas a sociedade e os alunos, independentemente do escalão etário e do regime de ensino. É precisamente por isso que são mais do que justas as reivindicações perante problemas que se adensam há mais de uma década. Estamos de parabéns por termos conseguido, através da nossa luta, demonstrar que as condições de trabalho dos professores são indissociáveis das condições de aprendizagem dos alunos.

No entanto, há professores que continuam a ser completamente invisíveis para o sistema: os docentes de técnicas especiais do ensino profissional e artístico. Não, não falo só dos professores da António Arroio e da Soares dos Reis; somos muitos mais. Somos milhares de pessoas contratadas como “técnicos especializados para formação”, mas o que fazemos é dar aulas, como todos os nossos colegas — aos mesmos alunos, nas mesmas escolas, com as mesmas vinte e duas horas letivas. Somos diretores de turma, diretores de curso, estamos enquadrados nos grupos de recrutamento da nossa área curricular.

Mas, para o ministério da educação, não somos professores, somos “técnicos”. Recebemos por uma tabela inferior, sem qualquer expectativa de entrar na carreira, porque não há forma de aceder a um QZP ou quadro de escola; a contratação faz-se única e exclusivamente através de renovação anual de contrato, sem variação nos termos e condições. Só os docentes das escolas António Arroio e Soares dos Reis são integrados, de quando em vez, através de aberturas de quadros excecionais. Acresce que temos a obrigação de repor todas as aulas não dadas — incluindo as que não damos por fazer greve.

Na base desta discriminação não estão certamente diferenças na formação, porque, para além da licenciatura ou mestrado específico na área de lecionação, é-nos exigido experiência profissional comprovada na área, um portfólio atualizado e CAP/CCP (Certificado de Competências Pedagógicas). Muitos de nós são, inclusivamente, profissionalizados. O problema existe porque o Ministério da Educação não sabe como — ou não quer — resolver um problema que é apenas contratual. E assim, ano após ano, os alunos vão vendo os professores a sair para o ensino científico-humanístico, onde podem, pelos menos, atingir o índice salarial dos colegas contratados.

Como é que o ministério se propõe a atingir o objetivo de cinquenta por cento de alunos a optar pelo ensino profissional, se se recusa a dar visibilidade, dignidade e carreira a quem o torna possível? Neste 5 de outubro, Dia do Professor, escolho falar dos invisíveis — porque somos bem reais, somos muitos milhares nas escolas de todo o país, e os alunos sabem que podem contar connosco todos os dias, porque somos professores e é só isso que queremos 

* Docente de Técnica Especializada, Profissionalizada no grupo 600

IN "ESQUERDA" -05/10/23

.

 

 

3489.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
ALDEIAS VAZIAS
A luta pela sobrevivência no interior do país




FONTE:    João Batista  

putin  HUYLO

putin é um canalha..


* Que dizer dum país cujos sucessivos governantes viraram e viram as costas às pessoas que evidenciam mais fragilidades no dia a dia. Não é só o interior afectado, nos diversos litorais a miséria aumenta, as condições de vida são mais precárias e os membros do governo juntam-se aos donos do dinheiro para viver numa bolha de indiferença de onde de vez em quando espalham migalhas e alguns tostões.
POUCA VERGONHA!
.
Ryzen Z1 Extreme
Playstation e Nintendo
NÃO VÃO GOSTAR!


FONTE:   Nuno Agonia.
.
Buba Espinho
Olhos de Mel


.
.
A vida na

GUINÉ EQUATORIAL/1


Lifeder Portuguese
.

 .

Os Aviões do Conflito 
rússia x Ucrânia



FONTE:  Aviões e Músicas..

.
47-Falsidade.com
47.5-A caixa de Pandora


FONTE:Canal ID
.
 .

Mєℓαη & Ƈнσяу





FONTE:  Takuya Okada.

 .

 "jornadas moinantes da juventude"

 𝕄𝕒𝕚𝕤 𝕕𝕖 𝟚𝟘𝟘 𝕔𝕠𝕟𝕥𝕣𝕒𝕥𝕒𝕔̧𝕠̃𝕖𝕤 𝕡𝕠𝕣 𝕒𝕛𝕦𝕤𝕥𝕖𝕤 𝕕𝕚𝕣𝕖𝕥𝕠𝕤 𝕟𝕒 𝕁𝕄𝕁


 FONTE:   Fala Portugal

NR: Estes ajustes directos não espantam ninguém, habituados que estão, os profissionais da igreja, leigos também, a ajustar directamente com o altíssimo todo o negócio eclesiástico como por exemplo a "encomenda" das almas  ou o destino dos quase 20 milhões de euros derrapados na "santa casa", segundo afirmações da insuspeitíssima ANA JORGE apostada que está em "desemporcalhar" a mansão. O ajuste directo é coisa normal na estrutura administrativa da igreja, até mesmo  quando alguns profissionais se ajustam estilo task force ao corpinho de um cliente incauto..

Continuamos à espera que o presidente Moedas explique em números o chorudo negócio que foi para os empresários de Lisboa a realização das "jornadas moinantes da juventude".

 .

EXECRÁVEL


NR: Execrável é a produção do vídeo, execráveis são também os intervenientes que o concretizaram.

Execrável é também o facilitismo com que se insinua a origem da produção, um país asiático e em 1º lugar a china. Só quem é ignorante a políticos chineses e são do piorio, é que pode iludir-se quanto à proveniência daquela bosta feita filme.

Mas reflictamos, em qualquer país do mundo onde vivam asiáticos e pretos é possível fabricar uma boçalidade daquelas e agora, querendo ser nós muito maus, visualizemos a feitura do filme numa das casas paroquiais, uma sacristia, ou outra instituição religiosa espalhadas por esse mundo fora e onde foram e continuam a ser  abusadas  sexualmente todos os dias crianças, jovens e adultos tudo numa abençoada impunidade. Convenhamos que o filme é um mal menor apesar de execrável.

* Bem haja JVA por nos forneceres o material que deu azo a este comentário..

 ..

3573
Senso d'hoje
TIAGO BRAZ
SOCIÓLOGO, GAY E PRETO
CIDADÃO BRASILEIRO
#VOZ DE CAMA#
 Uma conversa
 sobre privilégio







* Entrevistado por  TÂNIA GRAÇA

FONTE:  Antena 3.
.
Focas


.
.

BOM DIA


.