.
Cansados de blogs bem comportados feitos por gente simples, amante da natureza e blá,blá,blá, decidimos parir este blog do non sense.Excluíremos sempre a grosseria e a calúnia, o calão a preceito, o picante serão ingredientes da criatividade. O resto... é um regalo
16/11/2024
.
𝖤𝗌𝗍𝖺 𝖾𝗍𝗂𝗊𝗎𝖾𝗍𝖺 𝖺𝖻𝗈𝗋𝖽𝖺 𝗌𝖾𝗑𝗈
𝗌𝖾𝗃𝖺 𝖾𝗅𝖾 𝗊𝗎𝖺𝗅 𝖿𝗈𝗋
(devia ser obrigatório ver)
XII-A HISTÓRIA
DO SEXO
14- SEXUALIDADE E AFECTOS
OU DESAFECTOS
14.12 - COMO LIDAR COM A SOGRA/2
#É preciso ser inteligente para falar
dum assunto sério com muita graça# (CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)
* Com a Psicoterapeuta Susana Dias Ramos
ISABEL MENDES LOPES
.
Há 50 anos, caiu
o "mas" no direito
ao voto das mulheres
"𝔏𝔢𝔪𝔟𝔯𝔬-𝔪𝔢 𝔡𝔬 𝔪𝔢𝔲 𝔭𝔞𝔦 𝔡𝔦𝔷𝔢𝔯: ‘𝔈𝔰𝔰𝔞𝔰 𝔪𝔲𝔩𝔥𝔢𝔯𝔢𝔰 𝔰𝔞̃𝔬 𝔡𝔬𝔦𝔡𝔞𝔰, 𝔞𝔤𝔬𝔯𝔞 𝔮𝔲𝔢𝔯𝔢𝔪 𝔳𝔬𝔱𝔞𝔯 𝔭𝔞𝔯𝔞 𝔮𝔲𝔢̂? ℑ𝔰𝔱𝔬 𝔫𝔞̃𝔬 𝔢́ 𝔫𝔬𝔯𝔪𝔞𝔩.’ 𝔈 𝔞 𝔪𝔦𝔫𝔥𝔞 𝔞𝔳𝔬́ 𝔡𝔦𝔷𝔦𝔞: ‘𝔍𝔬𝔯𝔤𝔢, 𝔱𝔬𝔯𝔫𝔞𝔰 𝔞 𝔡𝔦𝔷𝔢𝔯 𝔦𝔰𝔰𝔬, 𝔢𝔲 𝔰𝔞𝔦𝔬 𝔡𝔞 𝔪𝔢𝔰𝔞’” 𝔄 𝔗𝔢𝔯𝔢𝔰𝔞, 𝔞 𝔞𝔳𝔬́ 𝔢𝔵𝔭𝔩𝔦𝔠𝔞𝔳𝔞 𝔞 𝔩𝔲𝔱𝔞 𝔡𝔢𝔰𝔰𝔞𝔰 𝔪𝔲𝔩𝔥𝔢𝔯𝔢𝔰: “𝔔𝔲𝔢𝔯𝔢𝔪 𝔮𝔲𝔢 𝔪𝔲𝔩𝔥𝔢𝔯𝔢𝔰 𝔠𝔬𝔪𝔬 𝔱𝔲 𝔱𝔢𝔫𝔥𝔞𝔪 𝔬𝔲𝔱𝔯𝔞 𝔳𝔦𝔡𝔞”.
Patrícia Reis relata-nos este episódio da vida de Maria Teresa Horta e da sua avó Camila no livro A Desobediente
A “outrɑ vidɑ” que hoje temos deve-se ɑ̀ lutɑ, tɑ̃o ɑntigɑ mɑs tɑ̃o ɑtuɑl, pelɑ pɑrticipɑçɑ̃o políticɑ dɑs mulheres. Amɑnhɑ̃ celebrɑmos um mɑrco destɑ lutɑ: os 50 ɑnos do efetivo direito ɑo voto dɑs mulheres em Portugɑl.
Cɑrolinɑ Beɑtriz Ângelo surge sempre quɑndo fɑlɑmos do direito ɑo voto dɑs mulheres. Foi ɑ primeirɑ mulher ɑ votɑr em Portugɑl - mɑs só porque hɑviɑ um “burɑco” nɑ lei, que indicɑvɑ que erɑm eleitores todos os cidɑdɑ̃os portugueses com mɑis de 21 ɑnos, que soubessem ler e escrever e fossem chefes de fɑmíliɑ. O legislɑdor certɑmente nem pensou que umɑ mulher poderiɑ votɑr ou preencher estes critérios. Mɑs Cɑrolinɑ preenchiɑ e por isso exigiu ser incluídɑ no cɑderno eleitorɑl e ɑ, 28 de mɑio de 1911, votou pɑrɑ ɑ Assembleiɑ Nɑcionɑl Constituinte. Mɑs logo este “burɑco” foi corrigido, pɑssɑndo ɑ ser explícito que os cidɑdɑ̃os eleitores erɑm do sexo mɑsculino.
Só pɑssɑdos quɑse 20 ɑnos, jɑ́ nɑ décɑdɑ de 1930, é que ɑlgumɑs mulheres pɑssɑrɑm ɑ poder votɑr. Sempre com um “mɑs”: podem votɑr mɑs ɑpenɑs ɑs mulheres com ensino superior ou chefes de fɑmíliɑ. Pouco depois: podem votɑr mɑs ɑpenɑs ɑs mulheres solteirɑs, de reconhecidɑ idoneidɑde morɑl, com hɑbilitɑções mínimɑs, independentes e com dependentes ɑ seu cɑrgo. Ou sejɑ, quɑlquer mulher perdiɑ o direito ɑo voto se se cɑsɑsse. Foi só em 1946 que o voto foi ɑlɑrgɑdo ɑ mulheres cɑsɑdɑs - depois de um grɑnde debɑte sobre pôr em cɑusɑ ɑ “guɑrdɑ dɑ pɑz fɑmiliɑr” - mɑs (lɑ́ estɑ́ o mɑs) só se pɑgɑssem de contribuiçɑ̃o prediɑl mɑis de 200 escudos quɑndo ɑos homens ɑpenɑs erɑ exigido ɑ quɑntiɑ de 100 escudos.
Foi em 1968 que deixou de hɑver regrɑs diferentes pɑrɑ o voto de homens e de mulheres, pɑssɑndo ɑ poder votɑr todos os cidɑdɑ̃os portugueses mɑs desde que soubessem ler e escrever. Nɑ lei ɑcɑbou ɑ discriminɑçɑ̃o sexuɑl mɑs nɑ prɑ́ticɑ nɑ̃o: num pɑís com umɑ tɑxɑ de ɑnɑlfɑbetismo tɑ̃o ɑltɑ e tɑ̃o desiguɑl, este “mɑs” deixɑvɑ de forɑ 20% dos homens e 31% dɑs mulheres.
O direito ɑo voto universɑl e sem efetivɑ discriminɑçɑ̃o de género só foi ɑlcɑnçɑdo hɑ́ 50 ɑnos, ɑ 15 de novembro de 1974, com ɑ ɑprovɑçɑ̃o do Decreto-Lei que permitiu tɑntɑs mulheres votɑrem pelɑ primeirɑ vez, nɑs eleições livres de 25 de ɑbril de 1975.
Celebrɑmos este 15 de novembro, homenɑgeɑndo todɑs ɑs mulheres e feministɑs e continuɑmos ɑ lutɑ - porque os “mɑs” ɑ̀ pɑrticipɑçɑ̃o políticɑ continuɑm ɑ existir, como se vê num pɑrlɑmento em que ɑs mulheres representɑm ɑpenɑs um terço dos deputɑdos.
* Líder parlamentar do partido "LIVRE"
IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"-14/11/24 .
3881.UNIÃO
EUROPEIA
PORTUGAL
CELESTE DOS CRAVOS
Morreu Celeste Caeiro, a mulher que, sem,
querer, pintou Lisboa (e o país) de cravos
vermelhos no dia 25 de Abril de 1974
BEM HAJA CELESTE
FOTO DE:
@mensagem_lisboa
“𝖽𝗲 Ⲥ𝙍𝖠𝘃𝗼𝙨 Ⲥ𝗲𝗟𝗲𝙨ꔋ𝗲”
Vieste Celeste, assim na aragem
Tal como um astro, astro iluminado
E a tua passagem fosse ela já escrita
Por alguém que dita, com divina mão
De passo apressado, com os cravos nos braços
Os olhos no largo, o olhar fitado
Fizeste dos cravos o símbolo maior
O símbolo sagrado
De cravos ao colo, vai tão intrigada
De olhos pasmados, olhando os soldados
De tanques na rua, enchendo a cidade,
Enchendo a cidade que te pertencia
Quiseste saber o que ali faziam
O que ali faziam de armas parados
E ao responderem armaste-os de cravos
Fizeste poesia
Vem do firmamento por obra divina
Celeste ladina de cravos aos molhos
Que a guerra dos homens também se ajardina
Para ser menos negra à luz dos seus olhos
E foram espalhando, assim os teus cravos
Assim os teus cravos, fuzil em fuzil
Num gesto que foi assim replicado
Assim replicado por toda a cidade
Adultos crianças, homens e mulheres
Já em liberdade, já em liberdade
Espalhando fragrâncias e a rubra cor
A rubra cor dos cravos de Abril
E vão se espalhando, assim os teus cravos
Assim os teus cravos, de Abril em Abril
Num gesto que é assim celebrado
Assim celebrado por todo o país
Adultos crianças, homens e mulheres
Homens e mulheres, soldados, civis
Espalhando fragrâncias e a rubra cor
E a rubra cor dos teus cravos de Abril
Foi do firmamento, por obra divina
Celeste ladina, dos cravos aos molhos
Que todo o Abril ainda ilumina
Para espantar o negro que nos surja aos olhos
Rogério Oliveira-voz
Marco Ferreira-piano
Isa Peixinho-flauta transversal
Letra e Música de Rogério Oliveira
Arranjo e direção musical de Marco Ferreira
Produção de José Salgueiro
Álbum “Génese” Boémia 2023
* CELESTE DOS CRAVOS que sem conspirar virou símbolo de liberdade
putin HUYLO
putin é um canalha... .
.
"𝗧𝗘𝗖𝗡𝗢-𝗙𝗘𝗨𝗗𝗔𝗟𝗜𝗦𝗠𝗢"
Yαnıs Vαroufαkıs
¿Por qué somos sıervos en lα nube?
* Visita ao livro “TECNO-FEUDALISMO”, sob o subtítulo “O sucessor furtivo do Capitalismo”, do economista grego Yanis Varoufakis, publicado em inglês em 2023 e em espanhol, pela Editorial Ariel, em 2024.
Varoufakis envolve-se num tema que está a ser abordado por vários autores e de diferentes disciplinas: a chegada do pós-capitalismo.
O que o economista grego propõe é que a transformação é tão substancial que modifica o sistema capitalista por outro, a que chama Tecnofeudalismo, ao mesmo tempo que produz a substituição da classe dominante capitalista tradicional nas mãos daqueles a quem chama “nubelistas”.
A mudança afecta os dois pilares que constituem o capitalismo: o Mercado e o Lucro, e a sua substituição pelo Rendimento como fonte de geração de riqueza, sendo o Rendimento o traço distintivo do sistema feudal.
E provoca também a substituição do grupo de poder dominante por uma nova classe chamada “nubelistas”, composta pelos ultra-ricos proprietários de capital na nuvem (continuam Jeff, Bezos, Elon Musk, Larry Page e as empresas).
Varoufakis descreve um novo modelo, a que chama Tecnofeudalismo (devido à sua ligação com o antigo sistema feudal) baseado na geração de riqueza a partir dos rendimentos recebidos pelos proprietários das empresas de cloud, a nova classe dominante cloudista.
Empresas como a Google, a Apple, a TikTok ou a Amazon tornam-se “feudos” que têm vassalos, que são as antigas empresas produtoras de mercadorias; que tem proletários das nuvens formados pelos trabalhadores das empresas vassalas, e tem servidores, que somos quase todos nós, que contribuem com os nossos posts, fotos, vídeos e conteúdos em geral que enriquecem os feudos das nuvens.
.
ALGARVE
Cheiɑs provocɑm grɑves prejuízos
Título original: Chaos in Portugal today. Flash floods destroy Albufeira
.
𝝤𝗘𝟤𝟱:
O INEM NÃO FUNCIONA MAS
O ESTADO GASTA DINHEIRO
EM CAPITAL DE RISCO
* Carlos Guimarães Pinto na audição ao Ministro da Economia, Pedro Reis.
** Dos 20 fundos reportados nos últimos 6 relatórios, 16 tiveram um retorno global negativo. A Portugal Ventures já leva perdas acumuladas de 123 milhões de euros desde 2012 para os contribuintes portugueses e há dúvidas se as perdas não serão maiores.
FONTE: Iniciativa Liberal
NR: O abominável ministro da Economia ri-se muito durante as afirmações do deputado da IL, as hienas comem merda, têm sexo uma vez por ano e não se descobriu porque riem, também sobre os sorrisos do senhor ministro não temos explicação.
Subscrever:
Mensagens (Atom)