03/11/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.
166-ARTE ARRISCADA
love

Intérpretes:
Ensemble Hubay
Coreografia:
Luca Bruni 
Interpretação Músical:
Harmonices




FONTE:  Oplas Umbria
.
.

ENGENHARIA DE TOPO/25

25.1-A Ferrovia Mais Alta do Mundo




FONTE: L Oliveira .
.
XVI - DITADORES
5- NICOLAE CEAUSESCU
O TIRANO IMPENITENTE




FONTE:  Felipe Nora
.
.
Desafio em Dose Dupla
10.3- Fiordes da Nova Zelândia


   Documentários Br
.

MÁRIO ANDRÉ DE MACEDO

 .


 
 
 
 
 
A pouca estratégia da saúde

A Covid-19 está connosco desde março. A primeira resposta do governo foi, de forma geral, positiva. As medidas tomadas, a comunicação efetuada assim como as promessas de preparar o país para enfrentar uma iminente segunda vaga, pareciam demonstrar uma réplica inicial satisfatória e capaz.

Entretanto, no mês de maio, iniciamos o processo de desconfinamento, ficando demonstrado que é muito fácil suspender um país que reiniciar a sua atividade. A estratégia de comunicação seguida foi alvo de uma série de equívocos e mensagens contraditórias, que teve como consequência imediata reduzir a adesão e a compreensão do cidadão às medidas que iam sendo tomadas.

Os planos para dotar o país de capacidade para enfrentar a segunda vaga nuns casos não foram integralmente seguidos e, noutros casos, o planeamento demonstrou ser curto para as necessidades efetivas. Investimos bastante em ventiladores, que pouca utilidade têm sem os recursos humanos necessários. A curva de aprendizagem de um enfermeiro numa unidade de cuidados intensivos, é cerca de três meses até se tornar autónomo. Não foram constituídas equipas de reserva durante o calmo verão que tivemos, seguramente não será a meio de uma segunda vaga que o faremos.

A saúde mental dos profissionais não foi acautelada, como é demonstrado pela subida sem precedentes do absenteísmo. O burnout não é um fenómeno apenas teórico que fica dentro da academia, é um problema bem real com implicações trágicas. Aumenta o absenteísmo, desmotiva enormemente os profissionais e leva-os a procurar novas carreiras fora da área da saúde.

Os efeitos indiretos da pandemia na saúde continuam largamente por resolver. O objectivo de recuperar a atividade programada aparenta ter sido esquecido. Novamente, após um verão inteiro sem um plano concreto de como realizar esta enorme tarefa, não teremos agora, em plena segunda vaga, essa capacidade. Centenas de milhares de cirurgias, consultas e exames que estão por realizar, sem uma ideia objetiva de como recuperar, apenas auguram tempos bastante difíceis no futuro imediato.

Nem tudo teria que ser desta forma. A falha teve a sua génese na ausência de uma estratégia integrada, para enfrentar a Covid-19, e pela falta de uma comissão científica independente e permanente que tivesse como missão a assessoria aos decisores políticos, informar a sociedade civil, assim como, o indispensável escrutínio democrático sobre as opções tomadas.

Todos os passos têm sido dados no sentido inverso. Não só uma comissão deste tipo não foi criada, como as próprias “reuniões do Infarmed”, o mais próximo que tivemos de ter a referida comissão, foram suspensas sem justificação plausível.

Esta falta de estratégia teve o seu apogeu simbólico na passada semana, quando António Costa afirma a intenção do governo de tornar obrigatória a utilização da aplicação stayaway Covid. Os próprios produtores da aplicação garantem que tal passo é impossível. Bastaria uma informação de nível básico sobre o seu funcionamento para evitar este triste momento.

Estamos prestes a terminar uma tensa negociação para o próximo orçamento de estado. Sou um optimista, espero que seja aprovado na 25ª hora, trazendo não apenas dotação orçamental suficiente para abranger a resolução da atividade programada, como também o indispensável reforço de profissionais de saúde no SNS. Porque a nossa saúde não pode esperar!

* Enfermeiro especialista em saúde infantil e mestre em saúde pública

IN "healthnews.pt"
22/10/20

.

..


2441.UNIÃO


EUROPEIA
  
PROVÁVEL PRÓXIMA
DECISÃO DO GOVERNO PORTUGUÊS




.
.
303-BEBERICANDO




COMO FAZER
"Caipirinha de Cerveja com Laranja"

.
X-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

6- A PESTE NEGRA




FONTE:  Professor Henry Sales 

.
.
Letícia Sabatella

Geni e o Zepelim


.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
11-ᙓ́ ຕᥱꙆᖾoɾ ᑯo ϙᥙᥱ ᑯᥱtᥱɾɠᥱᥒtᥱ!


FONTE: IRMÃS MADAME!

 .

 O caminho para a Casa Branca

 com escala internacional


 FONTE: euronews

.

.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
45)  5 Efeitos Visuais
Que REVOLUCIONARAM o Cinema

FONTE: EntrePlanos .

 .

STREET STYLES

1930

South Dakota-USA



FONTE:   glamourdaze

.

 .

In Illo Tempore

.

.

2509
Senso d'hoje
NUNO
SEVERIANO TEIXEIRA
DIRECTOR DO INSTITUTO DE
RELAÇÕES INTERNACIONAIS 
UNIV. NOVA DE LISBOA 
"Trump poderia retirar EUA da NATO"



FONTE:  euronews

.
.
 Crescendo Juntos


.
.

BOM DIA

.


103-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳 -𝕺 𝖀́𝖑𝖙𝖎𝖒𝖔 𝕿𝖊𝖒𝖕𝖑𝖆́𝖗𝖎𝖔



𝒮𝐼𝒩𝒪𝒫𝒮𝐸:

𝑀𝑜𝑛𝑡𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑎 𝑐𝑎𝑣𝑎𝑙𝑜 𝑒 𝑣𝑒𝑠𝑡𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑙𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠, 𝑞𝑢𝑎𝑡𝑟𝑜 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑛𝑠 𝑚𝑎𝑠𝑐𝑎𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑣𝑎𝑑𝑒𝑚 𝑜 𝑚𝑢𝑠𝑒𝑢 𝑚𝑒𝑡𝑟𝑜𝑝𝑜𝑙𝑖𝑡𝑎𝑛𝑜 𝑛𝑎 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒 𝑑𝑎 𝑖𝑛𝑎𝑢𝑔𝑢𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑥𝑝𝑜𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑠𝑜𝑢𝑟𝑜𝑠 𝑑𝑜 𝑉𝑎𝑡𝑖𝑐𝑎𝑛𝑜, 𝑒 𝑟𝑜𝑢𝑏𝑎𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑖𝑠𝑡𝑒𝑟𝑖𝑜𝑠𝑎 𝑝𝑒𝑐̧𝑎 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑒𝑣𝑎𝑙.

𝑂 𝑎𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎 𝑙𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑜 𝑎𝑔𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝐹𝐵𝐼 𝑅𝑒𝑖𝑙𝑙𝑦 𝑒 𝑎 𝑎𝑟𝑞𝑢𝑒𝑜́𝑙𝑜𝑔𝑎 𝑇𝑒𝑠𝑠 𝐶𝘩𝑎𝑦𝑘𝑖𝑛 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑟𝑟𝑖𝑑𝑎 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑎𝑙 𝑝𝑜𝑟 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑖𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠, 𝑒𝑚 𝑏𝑢𝑠𝑐𝑎 𝑑𝑜 𝑙𝑜𝑐𝑎𝑙 𝑓𝑖𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑎𝑛𝑠𝑜 𝑑𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜 𝑑𝑜 𝑓𝑎𝑙𝑐𝑎̃𝑜 𝑒 𝑠𝑢𝑎 𝑝𝑒𝑟𝑡𝑢𝑟𝑏𝑎𝑑𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒.


𝐸𝐿𝐸𝒩𝒞𝒪:

𝑂𝑚𝑎𝑟 𝑆𝘩𝑎𝑟𝑖𝑓
𝑀𝑖𝑟𝑎 𝑆𝑜𝑟𝑣𝑖𝑛𝑜
𝑉𝑖𝑐𝑡𝑜𝑟 𝐺𝑎𝑟𝑏𝑒𝑟
𝐾𝑒𝑛𝑛𝑒𝑡𝘩 𝑊𝑒𝑙𝑠𝘩
𝑆𝑐𝑜𝑡𝑡 𝐹𝑜𝑙𝑒𝑦


FONTE: Danielle Esteves