Cansados de blogs bem comportados feitos por gente simples, amante da natureza e blá,blá,blá, decidimos parir este blog do non sense.Excluíremos sempre a grosseria e a calúnia, o calão a preceito, o picante serão ingredientes da criatividade. O resto... é um regalo
15/07/2018
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XVII -ERA UMA VEZ A VIDA
2- OS RINS
* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
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Amy Cuddy
A linguagem corporal
molda quem você é
Entender o nosso corpo é uma ferramenta muito importante para invocar a motivação na hora certa.
Existem posições que estimulam nossa mente, nos tornando mais poderosos para enfrentar a vida. Isso acontece, porque nosso corpo fala.
A testosterona (hormônio do dominante) e o cortisol (hormônio do stress) podem se alterar de acordo de como seu corpo se encontra.
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Existem posições que estimulam nossa mente, nos tornando mais poderosos para enfrentar a vida. Isso acontece, porque nosso corpo fala.
A testosterona (hormônio do dominante) e o cortisol (hormônio do stress) podem se alterar de acordo de como seu corpo se encontra.
BRUNO VIEIRA AMARAL
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IN "OBSERVADOR"
14/07/18
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Néstor Pitana:
o verdadeiro vídeo-árbitro
Pitana, até mais do que Kuipers, rapidamente se fez notar. A
partir do momento em que a Argentina foi eliminada, era quase impossível
que não fosse ele o escolhido para o jogo decisivo.
Tenho dentro da cabeça uma constelação de nomes de árbitros, esses
órfãos de aplausos do futebol: Rosa Santos, Carlos Valente, Fortunato
Azevedo, Veiga Trigo, Vítor Correia, Francisco Silva, José Pratas e
Alder Dante. Repito: Alder Dante! Agora com ponto de exclamação e tudo
porque um pai que põe um nome destes a um filho sonha com um príncipe
das letras, um general, um imperador e, à falta de pena, espada ou
ceptro, terá de servir um sinal de pontuação. Em tempos mais recentes, e
por razões acima de tudo fonéticas, destacam-se nomes inapagáveis como
Lucílio e Elmano, apelidos raros como Paraty (paz à sua alma) e Xistra, e
o imbatível Olegário Benquerença, que está para a arbitragem como o
nome de Possidónio Cachapa está para a literatura.
A minha memória
também é habitada por árbitros estrangeiros e os seus nomes de
ressonâncias ficcionais, estrangeiras e musicais: Joël Quiniou, Sándor
Puhl, Michel Vautrot, Mario van der Ende, Pierluigi Pairetto e Brizio
Carter. Outros aparecem-me em todo o esplendor arbitral, como o
longilíneo Kim Milton Nielsen e o pretor do apito Pierluigi Collina, o
único árbitro capaz de pedir meças a alguns jogadores no campeonato das
celebridades. Independentemente das suas qualidades técnicas, o que
distinguia Collina era a sua presença. Se o símbolo da justiça é uma
estátua vendada, o símbolo da justiça futebolística poderia ser um busto
de Collina de olhos bem abertos e cabeça glabra.
Este Mundial já
me ofereceu dois nomes para essa constelação de juízes, os únicos que
mencionei nestas crónicas: o argentino Néstor Fabián Pitana e o holandês
Bjorn Kuipers. Curiosamente, foram ambos escolhidos para estar na final
de domingo. Pitana nas quatro linhas, Kuipers como 4º árbitro.
Interpreto esta coincidência como um desmentido daquela noção comum que o
melhor árbitro é o árbitro “invisível”. Pitana, até mais do que
Kuipers, rapidamente se fez notar. A partir do momento em que a
Argentina foi eliminada, era quase impossível que não fosse ele o
escolhido para o jogo decisivo.
Num campeonato em que uma das más
novidades foram os protestos de jogadores e treinadores a reclamar a
intervenção do VAR, Pitana, no início do jogo França-Uruguai, arrumou
logo essas pretensões, com berros e uma linguagem corporal e gestual que
dizia claramente “não me venham cá com essas merdas do VAR porque quem
manda aqui sou eu.” Havia o risco de uma medida acertada – a introdução
do VAR – se tornar num pretexto para motins recorrentes e empolamento de
queixas.
Naquele momento, Pitana (um nome de árbitro, se é que isso
existe) resolveu um problema à FIFA e reservou o seu lugar para a final
de domingo. Fê-lo, quer-me parecer, com a noção adequada do poder visual
da atuação do árbitro. Com isto quero dizer que Pitana foi um
verdadeiro vídeo-árbitro, o árbitro que se comporta com plena
consciência de que está a ser visto, o árbitro que sabe que uma
componente do seu trabalho é a forma como jogadores, público e
tele-espectadores o vêem, num sentido literal. A “presença” do árbitro,
para usar novamente este termo de conotação religiosa, é um instrumento
da sua autoridade.
O que surpreende alguém que apenas conheça
Nestor Pitana deste Mundial, como é o meu caso, é saber que, na
Argentina, ele está longe de ser consensual. É difícil conciliar o
árbitro de postura marcial (embora atenuada por se inscrever num fundo
performativo) com o indivíduo dubitativo e hesitante de que fala a
imprensa argentina. Veja-se este vídeo do Youtube em que um treinador
tresloucado o confronta com modos pouco graciosos:
O futebol argentino é um mundo à parte, sem dúvida, mas esta
transformação do árbitro também pode ser sinal de outra coisa. Da mesma
maneira que há jogadores secundários que, nas suas seleções, assumem o
papel de estrelas, também haverá árbitros que, ao ser-lhes dado o maior
dos palcos, ganham um estatuto, digamos, shakesperiano, maior do que é
habitual, maior do que a própria vida.
“Puteado” (para recorrer a
uma expressão porteña), cuspido e ameaçado, que mais do que árbitro
parece um Cristo no Calvário ou um mártir das distritais em Portugal,
Pitana (e não tem o próprio nome qualquer coisa de sibilante?) chegou à
Rússia como se não tivesse um passado. Tornou-se, por mérito próprio,
uma das figuras do Mundial. Os seus compatriotas já o avisaram para
aproveitar o momento porque, quando regressar à Argentina, voltará a ser
o Pitana, árbitro comum e bode expiatório dos fracassos dos outros. Mas
estas quatro semanas de glória já ninguém lhas poderá tirar.
IN "OBSERVADOR"
14/07/18
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O mundo é autosuficiente?
Por décadas, as invenções destinavam-se ao aumento da produção de grãos. Porém, nos últimos anos, as invenções científicas estão sendo permeadas por uma corrida por terra. A China e a Arábia Saudita, nações ricas, famintas por terra, são exemplos de países que lutam para compra-las de países pobres. Esses esforços, porém, não são bem-vistos pelos camponeses, que os consideram outra manifestação do imperialismo. O filme de Hugo Berkeley e Osvalde Lewat acompanha um grupo de investidores e empreendedores, na tentativa de transformar grande parte do deserto de Mali em agronegócio. À primeira vista, Mali pode parecer remoto e atrasado, mas é aqui que o futuro se faz presente. Em cinquenta anos, enquanto a população mundial migra para as cidades, talvez, não haja mais camponeses. Muitos em Mali estão determinados a evitar que isso aconteça.
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IV-"PORQUE POBREZA?"
4-A CORRIDA PELA TERRA
O mundo é autosuficiente?
Por décadas, as invenções destinavam-se ao aumento da produção de grãos. Porém, nos últimos anos, as invenções científicas estão sendo permeadas por uma corrida por terra. A China e a Arábia Saudita, nações ricas, famintas por terra, são exemplos de países que lutam para compra-las de países pobres. Esses esforços, porém, não são bem-vistos pelos camponeses, que os consideram outra manifestação do imperialismo. O filme de Hugo Berkeley e Osvalde Lewat acompanha um grupo de investidores e empreendedores, na tentativa de transformar grande parte do deserto de Mali em agronegócio. À primeira vista, Mali pode parecer remoto e atrasado, mas é aqui que o futuro se faz presente. Em cinquenta anos, enquanto a população mundial migra para as cidades, talvez, não haja mais camponeses. Muitos em Mali estão determinados a evitar que isso aconteça.
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* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP
XLIII- VISITA GUIADA
1- À Cidadela Militar
e ao Palácio
Cascais - PORTUGAL
* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP
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As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à
mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios
anteriores.
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Symfonieorkest Vlaanderen
La mort de Cléopâtre
Hector Berlioz
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De: SaborIntenso
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Asinhas de Frango ao Alhinho
De: SaborIntenso
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