18/04/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XIII-OS RIOS E A VIDA
1- CITARUM
O rio de plástico




FONTE:   tav docs 

* Fonte original - SIC- programa "TODA A VERDADE"



.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
"Rússia tem um histórico comprovado de assassínios patrocinados pelo Estado"

Londres adverte que ataques químicos põem em causa proibição global

O Reino Unido voltou esta quarta-feira a acusar a Rússia do envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal e advertiu que o uso repetido de armas químicas nos últimos meses, põe em causa o tratado internacional que as proíbe.
.
"Acreditamos que só a Rússia tinha os meios técnicos, a experiência operacional e o motivo para atacar os Skripal", disse o embaixador Peter Wilson, o representante britânico na reunião do conselho executivo da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) a decorrer em Haia, nos Países Baixos, esta quarta-feira.

A Rússia, prosseguiu, "tem um histórico comprovado de assassínios patrocinados pelo Estado. É altamente provável que os serviços de informações russos vejam pelo menos alguns dos seus desertores como alvos legítimos".

A reunião realiza-se a pedido do Reino Unido após a divulgação das conclusões da investigação da OPAQ ao envenenamento de Serguei Skripal, 66 anos, e a filha Youlia, 33, a 4 de março em Salisbury, no sul de Inglaterra.

Um laboratório militar britânico e, depois, a OPAQ identificaram a substância como 'novichok', uma substância química neurotóxica de uso militar desenvolvida na União Soviética nos anos 1970
O Reino Unido responsabiliza a Rússia pelo ataque, mas a Rússia nega qualquer envolvimento no caso.

O embaixador britânico considerou que a Convenção para a Proibição de Armas Químicas é posta em causa pelo uso crescente de agentes neurotóxicos e outros venenos, referindo o caso Skripal e o assassínio em 2017 na Malásia de um irmão do líder norte-coreano.

"O comportamento irresponsável da Rússia viola a proibição mundial das armas químicas" e "ameaça a segurança mundial", acrescentou.

A Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção, Armazenamento e Utilização das Armas Químicas e sobre a sua Destruição - CPAQ (Chemical Weapons Convention - CWC) é um tratado internacional que proíbe o desenvolvimento, produção, armazenagem e utilização de armas químicas, prevendo, igualmente, a destruição das armas químicas existentes.

* O sr. Peter Wilson disse veladamente aquilo que nós escrevemos nas páginas deste blogue há anos: Putin é um assassino.

.
.


ETAM
LINGERIE FASHION SHOW
PRIMAVERA/VERÃO
2018






.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
Mercado de vinho Madeira vale 4,6 milhões 
de euros no primeiro trimestre de 2018

A comercialização de vinho Madeira no primeiro trimestre deste ano valeu 4,6 milhões de euros, um aumento de 7,7% em relação ao período homólogo, registando ainda um aumento de 14,6% na quantidade produzida.
.
De acordo com os dados divulgados hoje pela Direcção Regional de Estatística da Madeira (DRE), “nos primeiros três meses de 2018, a comercialização de vinho generoso Madeira rondou os 842,8 milhares de litros, traduzindo-se em receitas de primeira venda de 4,6 milhões de euros”.

Comparativamente ao período homólogo registaram-se acréscimos de 14,6% na quantidade e de 7,7% no valor.

A DRE diz que o mercado estrangeiro continua a ser o principal consumidor do vinho, quer para os países da União Europeia quer para os extracomunitários.

No exterior, destaque para as vendas para os Estados Unidos da América, um dos melhores mercados atuais, mas que mesmo assim viu cair a compra em menos 18,1%, correspondentes a 570 mil euros.

O Japão é o segundo país extracomunitário que mais compra vinho Madeira de acordo com a DRE. No primeiro trimestre deste ano comprou 432 mil euros.

França continua a ser o país europeu que mais compra vinho Madeira, ainda que a preços mais reduzidos. Dos 340 mil litros vendidos para os franceses, por um valor de mais de um milhão de euros, estes compraram a um valor médio de três euros.

A contrastar, o mais tradicional mercado inglês comprou apenas 22 mil litros de vinho Madeira, mas pagou em média nove euros por litro.

Tanto no caso dos mercados europeus como nos extracomunitários, a DRE afirma que “aumentaram em termos homólogos”, enquanto o mercado nacional teve uma quebra “quer em quantidade (-36,8%) quer em valor (-5,6%).

* Um excelente vinho generoso.

.
.
8-MUITO ALÉM DO PESO


ÚLTIMO EPISÓDIO

* O vídeo retrata o problema da obesidade infantil na sociedade brasileira, Portugal não difere muito, nem o resto do mundo.

**Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.

Muito Além do Peso (Way Beyond Weight)
Obesidade, a maior epidemia infantil da história.
Ficha Técnica:
Direção: Estela Renner
Produção Executiva: Marcos Nisti
Direção de Produção: Juliana Borges
Fotografia: Renata Ursaia
Montagem: Jordana Berg
Trilha Sonora: Luiz Macedo

. .
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Efacec escolhida pela Electrify America para carregar carros eléctricos nos Estados Unidos

A Efacec foi escolhida pela Electrify America para integrar o grupo de fornecedores de equipamentos de carregamento ultra-rápido para veículos eléctricos, área em que a empresa portuguesa, que é controlada pela angolana Isabel dos Santos, se apresenta como líder mundial.

Pioneira na área da mobilidade eléctrica e apresentando-se como líder mundial de carregadores rápidos e ultra-rápidos para veículos eléctricos, a Efacec ganhou nos Estados Unidos um negócio que vai reforçar a sua posição no mercado global, ao ser escolhida para participar numa das "iniciativas mais importantes a nível mundial na área da mobilidade eléctrica".
.
A empresa portuguesa foi seleccionada pela Electrify America para integrar o grupo restrito de fornecedores de equipamentos de carregamento ultra-rápido para veículos eléctricos que serão responsáveis pela entrega de um volume superior a dois mil equipamentos a instalar em 484 localizações nos Estados Unidos, avança a Efacec, em comunicado.

Na primeira fase do projecto, a empresa controlada pela empresária angolana será responsável pela entrega de 300 estações de carregamento.

"Este projecto usará o primeiro carregador rápido com potência de 350kW DC com cabo refrigerado certificado, que fornecerá velocidade de carregamento até 30km por minuto, sete vezes mais rápido que os actuais carregadores de 50kW DC", realça a Efacec.

"A Efacec vai ajudar-nos a fornecer tecnologia de carregamento ultra-rápida, adequada e eficiente para os veículos eléctricos de hoje e para as maiores baterias a serem lançadas no mercado num futuro muito próximo", enfatizou Cliff Fietzek, director de Tecnologia da Electrify America.

Já João Paulo Pinto, membro do Conselho Executivo da Efacec, sublinhou que "a razão pela qual a Efacec está entre o grupo exclusivo de marcas escolhidas para realizar este projecto ambicioso é a mesma pela qual está presente nos maiores e mais exigentes mercados de mobilidade eléctrica do mundo – inovação tecnológica, capacidade de entrega e compromisso." Mas não divulgou o valor do negócio para a companhia portuguesa.

No mesmo comunicado, lê-se que que "todos os aspectos do sistema de carregamento, da tecnologia ao design, são realizados pela Efacec, incluindo a gestão operacional nos Estados Unidos, que será fornecida pela Efacec USA, Inc."

A Efacec, que inaugurou em Fevereiro passado as suas novas instalações industriais dedicadas à mobilidade eléctrica, localizadas na Maia, adianta que a Electrify America iniciará a instalação das estações de carregamento ultra-rápido a partir desta Primavera "com o objectivo de ter todas as estações em operação ou em construção em 17 áreas metropolitanas e em auto-estradas em 39 estados norte-americanos no Verão de 2019".

As estações serão localizadas em locais de carregamento de veículos eléctricos, com acesso a áreas comerciais, restauração, estacionamento e outras infra-estruturas de conveniência.

Com sede em Reston, na Virgínia, a Electrify America pretende investir dois mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros) ao longo de 10 anos em infra-estruturas, formação e acesso a veículos com emissão zero de carbono.

* Só não ficamos  mais contentes porque a  EFACEC tem como patroa a abominável "zeduza dos santos" de Angola.

.

RICARDO ARAÚJO PEREIRA

.




Última hora: nada aconteceu


Quando uma estação espacial é lançada no espaço, constitui um milagre da engenharia até sair da atmosfera terrestre. Nesse momento, passa a estar em lista de espera para se transformar em chuva de lixo


A estação espacial chinesa – que, segundo chegou a ser noticiado, tinha 3% de probabilidades de cair em Portugal, entre o Porto e o Minho – acabou por se despenhar no oceano Pacífico, a noroeste do Taiti. Não aconteceu, portanto, o que era muito improvável que acontecesse. Caso tivesse acontecido, no entanto, em princípio não teria sido grave: a única pessoa que, até hoje, foi atingida por um pedaço de lixo espacial sobreviveu, depois de um pedacinho de lata lhe ter tocado suavemente no ombro. De acordo com os cientistas, a possibilidade de alguém ser atingido por detritos espaciais é dez milhões de vezes menor do que a de ser atingido por um relâmpago. Podemos, por isso, respirar de alívio: a baixíssima probabilidade de o zingarelho chinês cair no nosso país e a ainda mais ínfima hipótese de ferir alguém não se verificou. Receio, porém, que isso sirva de incentivo aos cientistas para continuarem a atirar ao ar jigajogas do tamanho de autocarros sem saberem onde elas vão cair. É certo que, ao entrar em contacto com a atmosfera terrestre, o autocarro começa a desfazer-se numa chuva de pequenas peças que até proporciona um espectáculo bonito, mas não sei se isso será desculpa suficiente para continuarmos a lançar bugigangas pesadas para o espaço. Creio que o problema reside no modo como os cientistas designam o seu trabalho. Uma coisa é pensar que se está a construir uma sofisticada estação espacial, outra coisa é ter a consciência de que se trabalha em futura sucata. Uma estação espacial, como o próprio nome indica, permanece no espaço; já o lugar da sucata, em princípio, é na Terra – e, além do mais, é plausível que ela deseje vir aninhar-se em Portugal. Só a noção clara de que estão a produzir ferro-velho pode incutir nos cientistas a preocupação de acautelar o seu regresso à Terra, e evitar que caia especificamente no nosso país. A própria designação de “engenheiro astrofísico” deveria ser substituída pela de “produtor de futuro lixo”. Quando uma estação espacial é lançada no espaço, constitui um milagre da engenharia até sair da atmosfera terrestre. Nesse momento, passa a estar em lista de espera para se transformar em chuva de lixo. Deixa de ser o produto de uma cabeça brilhante e passa a ser uma ameaça para a minha. Não é novidade: os meus professores do liceu sabem perfeitamente que a ciência sempre foi uma ameaça séria para a minha cabeça.
IN "VISÃO"
12/04/18 

  .
.


1565.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Município francês doa 53 mil árvores
 ao Pinhal de Leiria

Cidália Ferreira reconheceu que este gesto "sensibiliza imenso".

O Município francês Fontenay-sous-Bois doou 53 mil árvores ao Pinhal de Leiria, o número dos seus habitantes, no âmbito de um protocolo com a Câmara da Marinha Grande que contempla a reflorestação daquela mata destruída por um incêndio em 2017. 

À margem de uma reunião de trabalho entre os dois municípios, que formalizaram a geminação em 06 de outubro de 1984, a presidente da autarquia da Marinha Grande, Cidália Ferreira, destacou a solidariedade do município francês. "

Aquilo que mais sentimos é a solidariedade que houve da parte de Fontenay-sous-Bois", declarou à agência Lusa a autarca, destacando o facto de cada exemplar representar um habitante do município francês. 

Cidália Ferreira reconheceu que este gesto "sensibiliza imenso". 

"Tem esse valor duplo, o valor da árvore, mas sabendo que cada uma das pessoas que habita em Fontenay-sous-Bois tem aqui uma árvore plantada no nosso Pinhal do Rei", adiantou. 

A presidente da Câmara referiu ainda que no talhão 256, onde já começou a plantação de árvores doadas por Fontenay-sous-Bois, foi feita também a plantação de 38 mil árvores, uma por cada residente no concelho da Marinha Grande. 
.
 .
UM HOMEM!
Já o presidente do Município de Fontenay-sous-Bois, Jean-Philippe Gautrais, explicou que há uma "ligação particular com a comunidade portuguesa de Fontenay-sous-Bois", razão que justifica a geminação com a Marinha Grande. "Quando ocorreram os terríveis incêndios do outono, pensámos que tipo de ações de solidariedade poderíamos fazer em conjunto", declarou, referindo que, após falar com a autarca portuguesa, considerou importante uma ação concreta que pudesse ajudar e, também, mobilizar as duas comunidades. Jean-Philippe Gautrais, que recordou a sua passagem na Colónia Balnear Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, no âmbito do protocolo de geminação, considerou ser importante que no âmbito destes acordos no momento em que há dificuldades se possa ajudar. 

Na quinta-feira, os dois municípios assinam um protocolo na qual é formalizada os trabalhos de reflorestação, no âmbito dos quais a autarquia francesa já transferiu um subsídio extraordinário de 5.800 euros para a Marinha Grande, a que vai somar nova verba, de 13 mil euros. 

No acordo a celebrar, a que sucederá uma ação simbólica de reflorestação, os municípios contemplam a possibilidade de "estudar a oportunidade de ações complementares, nomeadamente nas áreas da gestão florestal e da preservação ambiental, tendo em vista a continuidade e valorização da nova mancha florestal". 

A Mata Nacional de Leiria, também conhecida por Pinhal de Leiria e Pinhal do Rei, é propriedade do Estado. Tem 11.062 hectares e ocupa dois terços do concelho da Marinha Grande. A principal espécie é o pinheiro bravo. 

No incêndio de 15 de outubro de 2017 ardeu 80 por cento da sua área.

* Mau grado a tristeza e repúdio provocados pelo crime organizado de madeireiros, ANA LEAL, não é mentirosa, este é um gesto de grande humanidade

.
.



INFORMÁTICA DE A A Z
11-K
(KERNEL)



Prof. Ranielison Ferreira

* Um conjunto de professores do site  AlfaCon Concursos Públicos, do Brasil, decidiu colocar em vídeo uma série de programas explicativos sobre noções base de informática das quais muitas vezes não temos informação conveniente.
Por acharmos a série interessantíssima aqui a apresentamos com o devido respeito aos autores.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
 ENGENHO E OBRA
1-Engenharia em Portugal
no Século XX



FONTE: FilmesJP

.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Eurodeputados querem Mark Zuckerberg no Parlamento Europeu

Esta quarta-feira, em Estrasburgo, os eurodeputados discutiram o caso Cambridge Analytica e o Facebook. De canto a canto da bancada houve um pedido à Comissão: "Zuckerberg tem de vir ao Parlamento".

Na sessão desta quarta-feira do Parlamento Europeu, dedicada ao caso “Cambridge Analytica e Facebook” os eurodeputados discutiram em Estrasburgo a proteção de dados dos cidadãos como defesa contra a manipulação de eleições. Da direita à esquerda do plenário, vários representantes dos países da União Europeia pediram à comissária europeia da Justiça, Věra Jouravá, para que o líder do Facebook fosse ao Parlamento Europeu.
 .
A propósito dos 2,7 milhões de europeus que tiveram os perfis copiados pela Cambridge Analytica (1,6 milhões no Reino Unido), os eurodeputados criticaram a rede social por não divulgar que os dados dos utilizadores tinham sido utilizados sem o seu conhecimento.

Jouravá, no início da sessão, disse que tinha falado com Sheryl Sandberg, chefe de operações da rede social. Na conversa telefónica que tiveram, a comissária pediu à executiva do Facebook para que Zuckerberg aceitasse o pedido do presidente do Parlamento Europeu. “Trata-se de reconstruir a confiança”, disse.

Enquanto que nas audiências do criador do Facebook no Congresso americano, na passada semana, falou-se na necessidade de legislação, numa comparação direta à existente na União — o regulamento para a Protecção de Dados (RGPD) –, em Estraburgo o caso foi diferente. “Em todo o mundo, os países estão a olhar para o RGPD como inspiração”, disse Jourová quanto à lei.

Houve elogios ao RGPD, mas os eurodeputados lembraram que a legislação, mas como só vai ser plenamente aplicável a partir de 25 de maio. Só a partir dessa data é que se poderá ver como a lei responderá a casos como a Cambridge Analytica, lembraram os eurodeputados.

Quanto a uma vinda de Zuckerberg à União Europeia, a resposta oficial da rede social continua a ser aquela que o presidente executivo do Facebook deu em entrevistas, depois de se saber do caso Cambridge Analytica. Para Zuckerberg, as respostas às perguntas dos eurodeputados serão melhor respondidas por outros representantes da empresa.

No final da sessão, Jourová mostrou-se disponível para mais sessões sobre o tema, mas quanto a ações da União Europeia contra a rede social, não foram divulgadas mais informações.

87 milhões de perfis foram recolhidos pela empresa de análise de dados Cambridge Analytica em 2013. O objetivo foi utilizar a informação para criar publicidade política específica para condicionar o resultado de eleições. Desde 2015 que o Facebook sabia que a Cambridge Analytica tinha recolhido e mantido indevidamente os dados que ajudaram a campanha de Donald Trump.

Depois de, a 17 de março, o The Guardian, o The New York Times e o Channel 4 terem exposto o caso, Mark Zuckerberg acabou por ir ao Congresso americano responder a perguntas de congressistas. O mesmo tem sido pedido pelo Parlamento Europeu, que não tem poder para exigir que Zuckerberg deponha.

* A ignorância dos congressistas  patenteada nas perguntas feitas a Zuckerberg, foi reveladora da miserável qualidade da aprendizagem e actualização daquela gente. No parlamento europeu há mais instrução mas não menos xenofobia.

.
.

Tais Quais

Olha a Noiva se Vai Linda


.
.
 HOJE NO 
"RECORD"
Mundiais em Montemor-o-Velho
 com bilheteira solidária

O Centro Náutico de Montemor-o-Velho vai acolher o Campeonato do Mundo de canoagem e 10% das receitas da bilheteira vão reverter para os Bombeiros Voluntários da vila, anunciou esta quarta-feira o gabinete de comunicação do município. 
.
A vila do distrito de Coimbra vai receber o maior evento da canoagem mundial, no qual 1.200 atletas, de 90 países, vão competir pelo título de campeão do mundo de velocidade e de paracanoagem (vertente do desporto para atletas com deficiência física).

Os bilhetes estão disponíveis na 'Ticketline' e 10% do valor total das receitas dos bilhetes vão ser doados aos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho com o objetivo de ajudar a comprar uma nova viatura urbana de combate a incêndios.

O campeonato mundial vai decorrer no Centro Náutico da vila entre os dias 22 e 26 de agosto.

* Oxalá seja uma grande festa e que os nossos atletas brilhem como estrelas.

.
.
XXIX.O MUNDO SECRETO DOS JARDINS


2-SAPOS E LESMAS




.
.

O concurso de beleza em que ser 
alta e loira é uma desvantagem



FONTE: BBC Brasil

.
.

ALTA VOLTAGEM
 FONTE: from Zeppelin Filmes on Vimeo.

.
.
Ouvir as crianças e jovens 
significa mais saúde e segurança



FONTE: ONU Brasil


.
.

Pensa nos filhos,
e nos netos???

POLÍTICA DE TERRA QUEIMADA


DIVIRTA-SE ENQUANTO APODRECE


ABRINDO RATOEIRAS


 CANCRO DA AMAZÓNIA


NÃO VAI DE CAMISA


BEBERICANDO



O TEMPO ESCASSEIA




A CANALIZAÇÃO FEDE



O NOÉ JÁ NÃO TEM ARCA

ERA O POLO SUL

A SUA CASA É A TERRA


.
.

1583
Senso d'hoje
DIOGO BATAGUAS
RADIALISTA
STAND UP COMEDIAN
"GENTE IRRITANTE NA ESTRADA"



FONTE: Diogo Bataguas

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.


 CIÚMES CANINOS


.
.

BOM DIA


.
.


64-CINEMA
FORA "D'ORAS"

X-TRÁFICO



(ÚLTIMO EPISÓDIO)
PRÓXIMO "FORA-DE-HORAS" a 23/04/18

SINOPSE
Tudo começa quando uma família normal e friorenta, obrigada a passar férias fora de época por dificuldades económicas, é bafejada pela sorte. Jesus, assim se chama o filho do casal, encontra enterrado na areia da praia deserta, um tesouro escondido e proibido: a riqueza da Terra. No mesmo dia e não longe dali dois padres decidem fechar as portas da sua igreja por falta de crentes e fazem um leilão de imagens dos seus queridos Santos. Entre a riqueza dos céus e o espírito da matéria partem à aventura. 
Um banqueiro com alucinações auditivas quando fala do seu dinheiro e as respostas de um ministro com alucinações visuais quando trata de influências. Uma mulher elegante, suave e misteriosa, com uma bela cabeleira falsa e esplêndidas cores, incendeia tudo por onde passa. Um general à volta com traficâncias de armas e a sua pequena mulher à volta com artes, Olimpos e cabelos disparatados. E muitas mais aventuras. 
Como os ricos verdadeiros e antigos se divertem, como os ricos novos ou falsos encontram dificuldades e como tudo acaba em bem. “Sejamos facciosos para reparar as injustiças do mundo”. 

Elenco: 
Joaquim Oliveira (Jesus) 
Rita Blanco (Mãe de Jesus) 
Adriano Luz (Hélio, pai de Jesus) 
Branca de Camargo (Ruiva) 
João Perry (Banqueiro) 
Alexandra Lencastre (Amante do banqueiro) 
Maria Emília Correia (Dona Amélia) 
Canto e Castro (Padre Hipólito) 
Paulo Bragança (Padre Lino) 
Mário Jacques (General Rezende) 
Maria João Luís (Suzette Almeida) 
Dalila Carmo (Empregado de Suzette) 
São José Lapa (A Actriz Clara d’Aveiro) 
André Gomes (Ministro) 
Isabel de Castro (Casca em “Júlio César” e Senhora da Linha) 
Laura Soveral (Cássio em “Júlio César” e Senhora da Linha) 
Suzana Borges (Cícero em “Júlio César”) 
Nuno Melo (Gigolo) 
Io Apolloni (Dona do cabeleireiro) 
Rosa Lobato Faria (Condessa Furgel) 
Rogério Vieira (Comendador) 
Sofia Leite (Decoradora)


Direção: João Botelho



.