13/04/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.
𝗔𝗣𝗘𝗡𝗔𝗦 𝗔 𝗩𝗔𝗥𝗔𝗡𝗗𝗔


.
.


143-SUBTILEZAS

Por que as tarefas demoram
mais tempo do que esperamos?



RESUMO ANIMADO


FONTE:   Minutos Psíquicos

.

3.KONTAKTHOF

Por  PINA BAUSCH



O presente artigo pretende contextualizar o trabalho da coreógrafa e bailarina alemã, Pina Bausch (1940-2009), referência mundial do Tanztheater. 
Nosso recorte foca na análise da utilização do gestual quotidiano na obra de sua autoria Kontakthof
O espetáculo cênico foi criado em 1978 com bailarinos do Tanztheater Wuppertal e sua construção girou em torno dos conflitos inerentes às relações humanas, relações de poder, de carinho, de submissão, de descoberta e de exposição. 
Realiza-se uma análise das formas de utilização do gestual cotidiano no espetáculo cênico que no ano 2000 teve uma remontagem com senhores e senhoras maiores de 65 anos, e em 2008 com alunos das escolas públicas da cidade de Wuppertal, todos sem nenhuma experiência profissional em dança. Suporta teoricamente este artigo as abordagens de autores como: Stanislavski, Brecht e Gil em diálogo com outras obras cênicas de Bausch.

Por Marina Milito de Medeiros, Sayonara Pereira


FONTE:  Hvanngil

.
.
HOJE  NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Câmara de Melgaço condena ação de instituição que deu cruz a beijar a idosos

A Câmara de Melgaço condenou esta segunda-feira a iniciativa de uma instituição de solidariedade social (IPSS) daquele concelho de dar a cruz a beijar aos seus utentes idosos no domingo de Páscoa.

A ação foi divulgada pela própria IPSS, o Centro Paroquial de Paderne, na sua página oficial através de um vídeo, que entretanto foi apagado. O mesmo mostra a diretora do centro, que tem resposta de centro de dia e lar, a dar a cruz a beijar, num compasso improvisado, aos idosos um por um, desinfetando-a ante de a oferecer para ser beijada ao utente.
.

O vídeo gerou uma onde de críticas nas redes sociais e esta segunda-feira a Câmara de Melgaço fez uma publicação na sua página oficial de Facebook, comentando uma noticia da Rádio Vale do Minho sobre a iniciativa do centro: "A autarquia, tendo tido conhecimento desta situação decorrida ontem, domingo de Páscoa, já demonstrou o seu desagrado junto da instituição, classificando a mesma de 'desadequada, injustificada e atentatória da saúde dos utentes e da saúde pública'".

Na mesma publicação, a Câmara, liderada pelo autarca Manoel Batista, informa que "reforçou à instituição a necessidade de que sejam tomadas as medidas para que todas as iniciativas e atividades se pautem pelas melhores práticas de segurança que estão plasmadas no Plano de Contingência que foi entregue ao município e que esta ação não respeita".

O JN tentou contactar a diretora do Centro Paroquial de Paderne, Lurdes Gonçalves, mas sem sucesso até ao momento.

* Uma imbecil, devia ser demitida do cargo.

.
.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/276

Geometria Espacial 
 e Prisma Triangular Recto




FONTE:  Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

.
.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Centeno aponta queda inédita do PIB 
no segundo trimestre deste ano

O ministro das Finanças antecipa um impacto nas contas públicas até sete mil milhões de euros. E poderá demorar dois anos até a economia recuperar. 

O segundo trimestre deste ano deverá registar a maior quebra homóloga do PIB de que há registo em Portugal.

O segundo trimestre deste ano deverá registar a maior quebra homóloga do PIB de que há registo em Portugal. “O segundo trimestre vai ter uma variação homóloga em relação ao segundo trimestre do ano passado de uma grandeza que será com certeza próximo de quatro, cinco vezes o máximo do que alguma vez vimos o PIB num trimestre em Portugal cair”, afirmou o ministro das Finanças, numa entrevista esta segunda-feira à TVI.
.
Mário Centeno revelou que com os dados que existem, o “impacto que vai desde 6,5% do PIB anual aos 30 dias a cada mês e meio”, mas colocou de parte uma degradação do PIB acima dos 10% em termos anuais. “No conjunto do ano acho que não vamos chegar a esse número”, garantiu o ministro das Finanças. Centeno afasta, assim, um cenário de quebra do PIB de 15% ou 20% como algumas instituições apontam para o conjunto do ano. Mas tudo vai depender da duração e profundidade da crise que o ministro acredita ser “temporária”.
.
Impacto nas contas
O ministro das Finanças revelou ainda os impactos das medidas até agora tomadas para fazer face aos efeitos da pandemia e do funcionamento dos estabilizadores automáticos (subsídios de desemprego a subir e receita a descer). 
“Pensamos que os estabilizadores automáticos possam representar juntamente com as medidas que já tomámos de apoio ao emprego números próximos dos seis, sete mil milhões de euros, que obviamente não vamos retirar da economia. São os efeitos que temos dos subsídios de desemprego, o lay-off simplificado, a flutuação cíclica com a economia na receita de impostos e contribuições”, adiantou o titular das Finanças. 
Ou seja, toda a margem para que o país se mantenha sem violar a meta dos 3% do défice será absorvida pela necessidade de intervenção pública na economia. 
Questionado sobre o tempo que a economia poderá demorar a recuperar para valores de 2019, quando o país conseguiu o primeiro excedente da era democrática, o ministro referiu que “provavelmente vamos voltar em dois anos aos números de 2019” se a crise não se prolongar por muito tempo.
.
* Também vimos e ouvimos a entrevista em directo, respondeu com clareza sem anunciar que vinha aí o diabo, tem mérito. 
Há três dias desancámos no acordo e de como foi elaborado, criticámos o ministro e não estamos tranquilos, o bom senso leva-nos a dar-lhe o benefício da dúvida.
O Covid desencadeou uma tempestade sanitária, social e económica sem precedentes, os tempos vão ser difíceis e se houver portugueses que pensam o contrário emigrem para bem longe.

.


XLIV - MEGA MÁQUINAS

4-CORVETTE ZR1



O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


FONTE: Mega Buques
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Até o lixo também está de quarentena devido à Covid-19

Mesmo com o lixo, todo o cuidado é pouco neste tempo de combate à propagação da Covid-19. No Ecoparque da ilha de São Miguel, as embalagens para reciclagem ficam quatro dias em quarentena 
.

O lixo é um resultado direto da ação humana e, como tal, também não escapa às medidas de segurança para prevenção do contágio pela Covid-19.

No Ecoparque, foram implementadas desde a chegada da pandemia de Covid-19 a Portugal uma série de medidas para prevenir que o manuseamento do lixo seja, ele próprio, um fator de contágio dos funcionários da Musami, a empresa intermunicipal que gere o destino a dar aos resíduos produzidos em São Miguel .

* Proteger é preciso.
.

CARLOS BASTARDO

.






Prioridades no contexto atual

Controlarmos o vírus o mais rápido possível é fundamental para não passarmos de uma recessão a uma depressão económica. Salvar o maior número de vidas é a prioridade máxima.

A crise sanitária que vivemos está a ter consequências muito negativas na economia mundial. Temos economias paradas e outras cuja atividade está reduzida praticamente à produção de bens essenciais. As medidas têm sido tomadas pelos diversos governos, algumas vezes em função dos acontecimentos, ou seja, de modo reativo em vez de proativo como em alguns casos seria desejável.

Perante este tsunami sanitário e económico, as prioridades têm de estar perfeitamente alinhadas e suportadas em despesa pública. Mas esta despesa pública tem de ser encarada por todos nós como um investimento no futuro da sociedade.

Defendo contas públicas equilibradas, um dos fatores cruciais para o crescimento económico. Portugal tem hoje contas equilibradas e isso permite acomodar um acréscimo extraordinário de despesa pública. Imaginem se o país ainda tivesse hoje um défice de 3% ou mais? Mais dificuldades haveria para dar a resposta que o Estado deve dar nas atuais circunstâncias.

A principal prioridade é proporcionar as melhores condições aos nossos heróis: pessoas da área da saúde, da segurança e da proteção civil. Controlarmos o vírus o mais rápido possível é fundamental para não passarmos de uma recessão a uma depressão económica. Salvar o maior número de vidas é a prioridade máxima.

Logicamente que o comportamento dos portugueses tem de ajudar a quem neste momento luta por nós. É triste ver os exemplos de mau comportamento.

Vem aí a Páscoa, com emigrantes a regressarem para umas curtas férias. Vêm e passam por países em que a crise sanitária é mais grave que em Portugal. O controlo nas fonteiras deve ser efetivo, principalmente do ponto de vista sanitário: testes a quem entra, medições de temperatura ou ficarem em quarentena 2 semanas. Os consulados deveriam aconselhar previamente os emigrantes a não se deslocarem neste momento. Proteger-nos também é proteger os outros.

A segunda prioridade é salvar o maior número de empresas. São necessárias linhas de crédito suficientes que permitam que o dinheiro chegue às empresas o mais depressa possível; um lay-off simplificado que beneficie as empresas e as famílias através do apoio financeiro da segurança social e que perdure no tempo necessário; dilatação dos prazos de pagamento de impostos e redução de alguns impostos.

A redução de impostos às empresas e às famílias em vários países europeus convém ter a aprovação da Comissão Europeia (CE), dado o impacto negativo nas contas públicas. A CE já deu aprovação para que o défice público possa subir em função da necessidade, mas a articulação nesta matéria entre os Estados membros é fundamental.

A terceira prioridade é que os políticos europeus demonstrem solidariedade, condição necessária a uma forte coesão e à sobrevivência da Europa tal como a conhecemos. E, portanto, para além dos programas de compra de títulos por parte do BCE, tem que ser tomadas medidas fiscais e orçamentais robustas e é necessária a emissão de obrigações europeias com um fim específico: haver fundos para que os países europeus possam relançar o investimento e o crescimento económico após o controlo da crise sanitária e em que todos os países europeus paguem o mesmo (as denominadas "coronabonds").

Aos que estão bem desejo que assim continuem e aos doentes desejo que recuperem o mais rápido possível.

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
09/04/20
.
.


2243.UNIÃO



EUROPEIA

À ATENÇÃO DOS CIDADÃOS EUROPEUS
ÀS MENTIRAS DE DONALD TRUMP




* Obrigado MAMI por se ter lembrado de nós.

.
.
HOJE  NA
"EXAME INFORMÁTICA"
Pneuma: 
o ventilador made in Porto 
entra em ação no final de abril

O ventilador Pneuma foi desenvolvido tendo a cidade do Porto como epicentro: depois de um desafio lançado pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), várias entidades da Invicta juntaram esforços e ideias para desenhar um ventilador de emergência, que é transportável, barato, e autoinsuflável. 
 .

Através do investimento garantido pela Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal vão ser produzidos 200 ventiladores, que deverão começar a ser entregues às diferentes unidades de saúde entre o fim de abril e o início de maio. Nuno Cruz, investigador do INESC TEC que coordenou o projeto, dá a conhecer os pormenores deste novo ventilador numa entrevista em vídeo para a Exame Informática.

O projeto conta com a participação de INESC TEC e (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), ARS Norte, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS),  Centro Hospitalar Universitário do Porto – Hospital de Santo António, Instituto Electrotécnico Português (IEP), além do contributos de empresas e cidadãos a título individual.

* Que venha depressa.
.
.
Misterios Revelados

3- Briga Viking


Maurício Souza
.
.


10. Inesquecíveis Viagens
de Comboio

10.1 - Passeio pela ESPANHA



* Estas viagens que desfrutaremos são também observação atenta às pessoas com que o viajante se cruza, problemas sociais, conformismo e também ilusões, vai perceber porque as viagens são inesquecíveis.


FONTE:  Robalo 

.
.
HOJE  NO 
"i"
GNR usa ‘meme do caixão’ para fazer apelo: “Fique em casa ou dance com eles”

As cerimónias fúnebres no Gana tornaram-se virais nos memes partilhados na internet em tempo de pandemia

Já é conhecido como o 'meme do caixão' e tornou-se por estes dias o mais recente vídeo viral a circular na internet. As imagens, captadas no Gana, mostram um grupo de homens a dançar enquanto carrega um caixão: uma tradição que costuma acontecer durante as cerimónias fúnebres do país na costa oeste de África.
.

A GNR aproveitou o fenómeno e fez uma montagem num cartaz em que apela: "Fique em casa ou dance com eles!".
.

"O que prefere? A GNR acredita que é melhor dançar em casa", pode ainda ler-se na publicação feita nas redes sociais.

A mensagem já conta com mais de 4 mil 'gostos' e quase 1500 partilhas.

* Em apoio dos militares da GNR acrescentamos um aviso para quem gosta de beijar o cabide.

.
.
Brigada Victor Jara

Arriba Monte


.
.
HOJE  NO
"A BOLA"
OMS revela que já há três vacinas 
a serem testadas em humanos

Com quase 2 milhões de infetados em todo o mundo, o Covid-19 parece não dar tréguas, numa luta que nos afeta a todos. No entanto existem laboratórios, por todo o mundo a trabalhar para travar a pandemia, pelo que segundo avança a Bloomberg, citando um documento emitido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), já existem 70 vacinas em estado de desenvolvimento, das quais três já estarão a ser testadas em humanos.
.
De acordo com a referida agência, com uma progressão considerada impressionante, dado que, por norma, as vacinas demoram entre 10 a 15 anos até estarem disponíveis para venda, a China e os Estados Unidos seguem na linha da frente da investigação, com o primeiro a contar com a vacina que, criada em conjunto pelo Instituto de Biotecnologia de Pequim e a empresa CanSino Biologics, vai na fase mais adiantada de testes e o segundo com as vacinas desenvolvidas pelas farmacêuticas Moderna e Inovio, que também já estão a ser testada em humanos.

* Oxalá...

.
.
.

Portugal bem português

V-História a História África/10
2- Cahora Bassa



O moderno colonialismo começa com a corrida pela partilha de África entre os impérios e países coloniais europeus. Proibido o tráfico de escravos, tratava-se de ocupar militar e administrativamente os territórios e de os explorar economicamente em novos moldes. É o início do ciclo africano do Império. 

Com autoria do historiador Fernando Rosas, “História a História” regressa aos ecrãs, desta vez exclusivamente dedicada à história colonial portuguesa em África. “História a História África é uma revisitação do colonialismo moderno português desde finais do séc. XIX até 1975, que contempla as políticas coloniais dos vários regimes deste período – Monarquia Constitucional, República, Estado Novo – das resistências a elas e dos seus desenlaces. 

O programa é baseado numa investigação feita em arquivos documentais e audiovisuais e vem inserir-se no debate em curso sobre as políticas coloniais portuguesas no mundo da sua época”, conta o Prof. Fernando Rosas. Filmada em Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Portugal, “História a História África” começa nas guerras de ocupação e nas “campanhas de pacificação”, no século XIX, e atravessa diversas dimensões da história imperial portuguesa: as políticas coloniais da Primeira República e do Estado Novo; os projetos de povoamento branco; as diferentes formas de exploração da mão-de-obra nativa e as políticas segregacionistas; as atrocidades cometidas pela PIDE nos territórios africanos; a manutenção da escravatura; os massacres não reconhecidos oficialmente; a origem dos movimentos de libertação; as grandes obras do império em Moçambique e Angola; a Guerra Colonial; a organização das lutas armadas; a insurreição dos colonos; o retorno. 

Pela mão do historiador Fernando Rosas visitam-se os espaços mais simbólicos e marcantes da história do antigo Império Português. Uma oportunidade única para ficar a conhecer alguns dos episódios da nossa história comum, como nunca antes foi contada. “História a História: África” é o resultado de dois anos de trabalho de investigação própria, recolha de materiais iconográficos e documentais, escrita dos guiões e gravações em África. 
Ao longo de 13 episódios serão abordados temas inéditos em televisão e mostrados locais de difícil acesso.

Um excelente trabalho de investigação  do Prof. FERNANDO ROSAS e uma extraordinária equipa da RTP para a execução desta série.


* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: Lusotropical

.. . .
.
MESTRE PADEIRO SOLIDÁRIO
A alegria da pastelaria caseira 
com tutoriais nas redes sociais




FONTE:  euronews
.
.
MACAU 20 ANOS/16
ANO 2015



*𝗡𝗼𝘀 𝟮𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝘁𝗿𝗮𝗻𝘀𝗳𝗲𝗿𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮, 𝗮 𝗧𝗗𝗠 𝗺𝗼𝘀𝘁𝗿𝗮 𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗶𝗺𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲 𝗮𝗰𝗼𝗻𝘁𝗲𝗰𝗲𝘂 𝗮𝗼 𝗹𝗼𝗻𝗴𝗼 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗱𝘂𝗮𝘀 𝗱𝗲́𝗰𝗮𝗱𝗮𝘀. 𝗘𝗺 𝗰𝗮𝗱𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗲́ 𝗿𝗲𝘁𝗿𝗮𝘁𝗮𝗱𝗼 𝘂𝗺 𝗮𝗻𝗼 - 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟬𝟬 𝗮 𝟮𝟬𝟭𝟵 - 𝗮𝘁𝗿𝗮𝘃𝗲́𝘀 𝗱𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 𝗱𝗼 𝗧𝗲𝗹𝗲𝗷𝗼𝗿𝗻𝗮𝗹.

** Aqui todas as segundas às 15 horas


FONTE:  TDM Canal Macau

.
.
OLλ́! SOU O COVID 19!




.
.
221-NO GINÁSIO
7 minutos de muito cardio,
 mais membros superiores



COM PROFESSORA BIA

UM AVISO SÉRIO:
Quem deseje acompanhar estes exercícios mais exigentes deve ter compleição física adequada, não pretenda ser o Tarzan ou a Jane, não está no cinema.

A Bia ou qualquer pessoa associada ao Home Fit Home não se responsabilizará por lesões ou qualquer dano sofrido após a realização dos treinos exibidos pelo Home Fit Home. Procure assistência médica antes de começar qualquer programa de exercício.



FONTE:  Home Fit Home 

.
.

2305
Senso d'hoje
MARIA JOÃO ANDRADE
 MÉDICA CARDIOLOGISTA
COVID-19
Cuidados a ter por doentes cardíacos



FONTE:   EsquerdaNet


NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.
PACHORRICE DE GATO


.
.

BOM DIA


. .


95-CINEMA
FORA "D'ORAS"

VII- 𝒜 ℬ𝑒𝓁𝒶 ℐ𝓂𝓅𝑒𝓇𝓉𝒾𝓃𝑒𝓃𝓉𝑒
(ℒ𝒶 𝒷𝑒𝓁𝓁𝑒 𝒩𝑜𝒾𝓈𝑒𝓊𝓈𝑒)



𝒮𝐼𝒩𝒪𝒫𝒮𝐸: 
É um filme franco-suíço-italiano de 1991 do género drama, dirigido por Jacques Rivette baseado na narrativa curta de Honoré de Balzac (Le Chef-d'œuvre inconnu) e em três contos de Henry James: The Liar, The Figure in the carpet and The Aspern Papers.

Na região rural da Provença francesa, o célebre pintor de meia-idade Édouard Frenhofer, junto a sua esposa e musa Elizabeth (Liz) procura levar uma vida bucólica. Em determinado momento, já em fim de carreira, Frenhofer recebe a visita do jovem aspirante Nicolas e de sua amante Marianne, que desejam conferenciar com o artista sobre pintura. Frenhofer se sente inspirado em Marianne para concluir uma tela inacabada, que almejava ser sua obra-prima absoluta, como uma redenção artística e espiritual: "La belle noiseuse", usando a mesma Marianne como modelo.

O filme explora minuciosamente o renascimento artístico, o sentimento de decadência frente a nova geração e a terna obsessão de Frenhofer por sua jovem modelo, bem como as intrigas e quezílias que inevitavelmente surgirão entre os dois durante a efetivação do milagre artístico, jamais evidenciado em sua totalidade.

𝓔𝓛𝓔𝓝𝓒𝓞: 
Michel Piccoli - Édouard Frenhofer
Jane Birkin - Liz
Emmanuelle Béart - Marianne
Marianne Denicourt - Julienne
David Bursztein - Nicolas
Gilles Arbona - Porbus
Marie Belluc - Magali
Marie-Claude Roger - Françoise
Leïla Remili - empregada
Daphne Goodfellow - turista
Susan Robertson - turista
Bernard Dufour - a mão do pintor

.