05/02/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
76-ARTE ARRISCADA
"O PROFETA"
"Los Negros e Os Deuses do Norte"

Interpretação:
Sara Ribeiro
Música original:
Sara Ribeiro 
Lula's 
Gil Dionísio
Encenação:
João Garcia Miguel


FONTE: Teatro Ibérico

.
.

ENGENHARIA DE TOPO/4

4.4-AEROPORTO DE HONG KONG



FONTE: Universo do Documentário

.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
António Costa: 
“Maioria absoluta
 é virtualmente impossível”

Em entrevista à SIC, António Costa admite reeditar o acordo à esquerda e diz que, se Marcelo se recandidatar a Belém, "é altamente improvável que não seja reeleito".

O primeiro-ministro traçou a linha vermelha. Em entrevista à SIC, António Costa diz que não há mais negociação possível com os sindicatos dos enfermeiros depois de o Governo ter aceitado rever a carreira destes profissionais. “Fomos justos no que aceitámos, fomos ao limite daquilo que podíamos aceitar”, disse o chefe do Governo, depois de deixar um aviso: “Se for necessário”, o executivo vai recorrer a requisição civil para travar os efeitos da greve às cirurgias. Chefe do Governo não vê maiorias absolutas no horizonte e volta a abrir a porta a entendimentos com o PCP, o Bloco de Esquerda e Os Verdes.
.
Na entrevista à SIC, Costa começou por ser confrontado com a tensão entre Governo e enfermeiros, cuja greve às cirurgias já levou o primeiro-ministro a falar numa paralisação “brutal”. O primeiro-ministro diz que o “ponto da discórdia” em que os sindicatos têm insistido — a revisão do valor salarial de início da carreira, dos atuais 1200 para os 1600 euros mensais — está fora de questão. É “absolutamente insustentável”, diz Costa.

O primeiro-ministro admite ainda avançar judicialmente contra a Ordem dos Enfermeiros por estar convencido de que houve violação dos estatutos das ordens profissionais. Em causa estará uma defesa da greve por parte da bastonária e que já levou a uma suspensão das relações institucionais entre o Governo e esta ordem profissional. “Iremos comunicar as autoridades judiciárias os factos apurados e que são uma manifesta violação das leis das ordens profissionais”, diz António Costa.

Aumentos na Função Pública em 2020. Mas só “se o país mantiver a trajetória de crescimento”
Questionado sobre revisões salariais na Função Pública, Costa acena com eventuais novidades, mas só depois das eleições. “Há carreiras que estão bloqueadas há anos” e “há pessoas que viram as suas expetativas”, reconhece. “Isso provoca uma revolta que eu percebo”.

Compromissos, porém, só depois de “o cenário macroeconómico para os próximos quatro anos” estar definido. “A minha expectativa é a de que, se o país mantiver a trajetória de crescimento, para o ano possamos retomar a normalidade”. Para já, “a margem que há é esta e julgamos que atuamos de forma justa valorizando os salários mais baixos”.

Na entrevista à SIC, Costa volta ao episódio do último debate quinzenal, quando reagiu com a sugestão de que Assunção Cristas estaria a ser racista quando o questionou sobre se condenava ou não a violência contra a PSP no bairro da Jamaica. “Há coisas que eu não admito: uma pessoa que escreve um texto a dizer que eu sou uma pessoa sem caráter… eu não admito isso no debate político”, diz Costa, sem referir o nome da líder do CDS.

“Há limites para o que estou disposto a ouvir”, diz. “Não consigo ter duas caras, não vou sorrir para uma pessoa que diz que diz eu sou uma pessoa sem caráter”, defende o primeiro-ministro. Concretamente sobre a questão de Cristas, Costa diz ter sido uma “pergunta insultuosa” que “não fazia sentido” colocar a um primeiro-ministro.

“Eu, por mim, sigo em frente” com a atual solução parlamentar
As eleições legislativas estão oito meses de distância. Pelo meio há europeias e até regionais na Madeira — a que António Costa está particularmente atento. Com o foco nesse fim da legislatura, o primeiro-ministro admite que não consegue ser “original” e que, como qualquer político, quer ganhar e “com o melhor resultado possível”. Como admite que “é virtualmente impossível uma maioria absoluta”, volta a abrir a porta a uma versão 2.0 da chamada “Gerigonça”.

“O objetivo de qualquer político é ganhar as eleições, e ganhar com o melhor resultado possível, aí não consigo ser original”, admite Costa. O chefe de Governo volta a dizer que, na sua leitura, “uma boa solução política deve ser prosseguida” e, naquilo que lhe diz respeito, o modelo é para reeditar. “Eu, por mim, sigo em frente”, diz.

E trocas na pasta das Finanças? Costa diz-se “muito satisfeito” com Mário Centeno e não antevê, a esta distância, mudanças nesse campo. “O ministro não me deu nenhum sinal de estar indisponível para estar no Governo”, garante.

Bem mais tarde, só em 201 o país volta a eleger um Presidente da República. Costa é lapidar: “Com o apoio popular que [Marcelo Rebelo de Sousa] tem, se se recandidatar, é altamente improvável que não seja reeleito”.

Antes das presidenciais, antes das legislativas e até antes das eleições regionais haverá europeias. Provocado com uma declaração do próprio António Costa que marcaria o início do fim do período segurista na liderança do PS (depois de um resultado de 31,46%), o primeiro-ministro garante que não encara nenhuma eleição como “um passeio no parque” E estas não serão diferentes. A única fasquia que arrisca colocar para maio é a de que conseguir um “resultado melhor” que o de aquele António José Seguro alcançou em 2014.

* Como há tempos escrevemos António Costa é o 'menos pior' dos primeiros-ministros da III-República e é o mais estratega, que o digam Passos Coelho e Paulo Portas a quem deu uma banhada.

.
.
8-O PODER DE UM DITADOR




FONTE:  documentarios online

.
.
HOJE NO 
"RECORD"
Benfica e as ameaças de Madureira:
 «Face do crime organizado ficou
 ainda mais visível»

Líder dos Super Dragões confrontou Paulo Gonçalves, antigo assessor jurídico da SAD, num restaurante 
 .
ESTE É UM MACACO NORMAL
O Benfica criticou "o silêncio" e a "a tentativa grotesca de desvalorizar" o encontro de Fernando Madureira e Paulo Gonçalves num restaurante, em que o líder dos Super Dragões ameaçou o antigo assessor jurídico da SAD encarnada. Na sua newsletter diária o clube da Luz constata que "a face do crime organizado ficou ainda mais visível".

"Sucessivos apedrejamentos a camionetas com adeptos do Benfica, provocando ferimentos graves. A invasão da Loja do Benfica no Mar Shopping, em Matosinhos. A invasão do centro de treinos de árbitros, na Maia. As ameaças e coação sobre árbitros e suas famílias.

Este histórico recente conheceu ontem mais um momento degradante com novas ameaças do líder dos Super Dragões. O silêncio, a inação e a tentativa grotesca de desvalorizar o episódio só alimentam a impunidade de quem se gaba de estar acima da lei. A partir de ontem, a face do crime organizado ficou ainda mais visível", escrevem os encarnados.

* O símiesco Madureira devia ser proibido de entrar em qualquer recinto desportivo durante 20 anos.

.
.
VII-EXPEDIÇÃO AVENTURA

7- MISSÃO AMÉRICAS
1- O Tímido Urso de Óculos




COM RICHARD RASMUSSEN

As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Duplo homicídio. 
PSP alertou para "risco elevado" e
."violência doméstica" em 2017

"Violência doméstica", especificamente "violência psicológica e social" num caso de "risco elevado". Foi assim que a PSP classificou a queixa de Sandra Cabrita em 2017

Fonte policial garantiu ao DN que, em 2017, após uma queixa de Sandra Cabrita - a mulher cuja mãe e a filha de dois anos foram alegadamente assassinadas pelo ex-marido - enviou ao Ministério Público a informação de que se estava perante um caso de "violência doméstica", especificamente "violência psicológica e social" num caso que classificavam de "risco elevado".
 .
APOIE ESTA ASSOCIAÇÃO
Esta informação terá chegado ao Ministério Público que, em resposta a perguntas do DN esta tarde, apenas revelou que foi encontrado um inquérito de 2017, precisamente, arquivado por desistência da queixosa. Mas esse inquérito tratava de um crime de coação e ameaça e não de um crime de violência doméstica - se assim fosse, por ser um crime público, Sandra Cabrita poderia ter desistido que a investigação iria prosseguir. Como não foi classificado como tal, a desistência da queixosa levou ao arquivamento.

O DN voltou a questionar o Ministério Público para confirmar se esta queixa que a PSP classificou de "risco elevado" foi a mesma que acabou arquivada e classificada apenas como um episódio de "coação e ameaça". A Procuradoria Geral da República respondeu dizendo que nada tinha a acrescentar à informação inicial: "Na jurisdição criminal, foi localizado um inquérito em que se investigou um crime de coação e ameaça. O mesmo foi arquivado por desistência de queixa da ofendida."

Na resposta enviada ao DN o MP refere ainda que corria no Tribuna de Família e Menores um processo relativo à regulação das responsabilidades parentais e que esta segunda feira tinha sessão marcada.

Autópsia à criança feita esta quarta-feira
A autópsia à criança de dois anos alegadamente asfixiada pelo pai vai ser realizada esta quarta-feira no Hospital do Barreiro. A criança foi encontrada morta na bagageira do carro do pai esta manhã, depois de o alegado assassino ter ligado para o INEM a dar a localização da viatura.

Fontes ligadas ao processo adiantaram ao DN que numa análise preliminar tudo indica para que a criança tenha sido asfixiada pelo pai esta terça feira.

O homem esteve em fuga durante praticamente 24 horas. Segundo informações de fonte policial, foram feitas tentativas de localização através do sistema de triangulação de antenas que detetam sinais de telemóvel, mas o suspeito não traria consigo um telefone detetável.

* Já foram assassinadas 9 mulheres este ano de 2019, uma calamidade embora não pareça.

.

ROSÁLIA AMORIM

.





Uns arrefecem, 
outros aquecem

Os mercados ainda não começaram a acusar as notícias do abrandamento, mas já há o receio de que a Itália possa contagiar as restantes bolsas europeias

A Itália entrou oficialmente em recessão técnica, a terceira maior economia da União Europeia acusa as feridas do passado, ou seja, da crise política, bem como do abrandamento económico da zona euro.

No conjunto dos países da moeda única, a economia está a encolher. Não bastava já o brexit para abanar o Velho Continente, agora a Itália provoca mais um solavanco. Alemanha e França também confirmam quão reais são os alertas do FMI e do BCE quanto ao arrefecimento europeu. É preciso recuar ao último trimestre de 2013 para encontrar crescimentos mais magros.

Segundo o Eurostat, o produto interno bruto trimestral da União Europeia cresceu só 1,5% no quarto trimestre de 2018 face a igual período de 2017. O desempenho da zona euro foi mais fraco, 1,2%.

 Os mercados ainda não começaram a acusar as notícias do abrandamento, mas já há o receio de que a Itália possa contagiar as restantes bolsas europeias. Em termos internacionais, curiosamente, as bolsas até registaram o melhor janeiro de sempre e conseguiram recuperar do ano negro que foi 2018, sobretudo graças à mudança de postura do banco central norte-americano quanto ao futuro da política monetária e ao otimismo em torno da negociação comercial entre os EUA e a China.

Em Portugal “era fundamental, para ter crescimento, ter havido uma redução de impostos, mas estamos com uma carga fiscal enorme”, denuncia Abel Mateus. O antigo presidente da Autoridade da Concorrência, em entrevista ao Dinheiro Vivo e à TSF, nesta edição, mostra-se preocupado com “as nuvens cinzentas para os próximos tempos”.

 Enquanto as nuvens não avançam nos céus, por cá continua instalada uma autêntica guerra pelo melhor talento, nomeadamente o tecnológico. Um estudo analisado nas páginas 6 e 7 revela que recrutar hoje em Portugal custa mais 15% a 20% do que no ano passado. As centenas de contratações, por exemplo da Mercedes ou da Google, prometem aquecer o mercado de transferências entre as multinacionais e não só!

IN "DINHEIRO VIVO"
02/02/19

.
.


1813.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
Juntas autenticam 
documentos gratuitamente

Nos últimos dias, tendo em conta as alterações verificadas no processo de atribuição do subsídio de mobilidade a estudantes madeirenses do ensino superior que estudem fora da Região, têm sido várias as Juntas de Freguesia a disponibilizarem gratuitamente os serviços de autenticação de documentos no âmbito do programa ‘Estudante Insular’, do Governo Regional.
 .

É disso exemplo a Junta de Freguesia de Santo António, onde a decisão tomada pelo executivo teve o apoio unânime de todas as forças políticas que compõem a respectiva Assembleia de Freguesia. Idêntica decisão foi tomada, também, por exemplo, pelas Juntas da Camaha, de Câmara de Lobos e do Caniço.

* Excelente iniciativa.

.
.
219-BEBERICANDO



COMO FAZER
 Zodíaco de Drinks com Catuaba Selvagem

"DRINK DE CAPRICÓRNIO"

.
.
5-LENDAS DA CIÊNCIA
5.1-QUEIMAR



FONTE:  DocumentariosCiencia

.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Erdogan quer ficar com o maior banco da Turquia "porque Deus assim quis"

O presidente turco quer ficar com a participação de 28% que o maior partido da oposição tem no Isbank, o maior banco do país em termos de ativos.

O presidente turco, Tayyip Erdogan, afirmou que o Tesouro vai ficar com o Isbank, o maior banco do país em termos de ativos. Um anúncio que levou as ações da instituição financeira a afundarem 6% durante a sessão.
.
De acordo com a Bloomberg, o maior partido da oposição, o CHP, detém cerca de 28% do Isbank. E Erdogan está a tentar ficar com esta participação, apesar da resistência que tem encontrado por parte da oposição em desistir da posição na instituição financeira.

"O parlamento vai tomar esta decisão histórica, porque Deus assim quis", disse o presidente turco esta terça-feira, 5 de fevereiro, ao seu partido. Erdogan quer ainda que o CHP desista dos quatro assentos que tem na administração do banco.

Apesar de o partido de Erdogan, o AK, não ter a maioria parlamentar necessária para alterar unilateralmente as leis, o presidente turco sugeriu que o seu parceiro mais pequeno na assembleia, o nacionalista MHP, vai apoiar os esforços legislativos para permitir que o Tesouro passe a deter o banco.

Esta possibilidade levou as ações do Isbank a caírem 6% durante a sessão. A lira também entrou em território negativo, recuando recentemente 0,18% para 5,2095 dólares.

Este anúncio é feito depois de, no mês passsado, Tayyip Erdogan ter recebido poderes de emergência que lhe permitem agir de forma mais ampla e direta na economia quando se considerar que a estabilidade financeira do país está ameaçada. 

A atribuição destes poderes foi votada favoravelmente pelo parlamento e permitirá ao presidente tomar todas as medidas necessárias no caso de um "desenvolvimento negativo" que possa contaminar todo o sistema financeiro.

* Erdogan um criminoso a quem a UE já subsidiou. Interessante que em nome de 'deus' cometem-se os maiores crimes seja qual for a religião, raramente é em nome do dinheiro.

.
.
OneRepublic

Apologize


.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Novo Banco suspende transferência milionária do Governo de Maduro 
para o Uruguai 

Oposição exigiu que a operação fosse bloqueada.

O Novo Banco suspendeu uma transferência de fundos do Estado venezuelano, de 1.200 milhões de dólares (1,05 mil milhões de euros), que tinham como destino a banca do Paraguai, anunciou esta terça-feira o deputado Carlos Paparoni. 
 .

"Queremos informar que no dia de ontem [segunda-feira] o senhor Lucas Rincón Romero (Embaixador da Venezuela em Portugal), e Iván Legado, que hoje ocupa funções tanto no Ministério de Relações Exteriores como na Petróleos da Venezuela SA (petrolífera estatal), tentaram fazer movimentos financeiros de ativos do Estado, que se encontram no Novo Banco, de Portugal", disse.

Paparoni, que é presidente da Comissão de Finanças da Assembleia Nacional da Venezuela, falava, hoje, numa sessão parlamentar, um dia depois de aquela comissão ter informado que pediu ao autoproclamado presidente interino do país, Juan Guaidó, informações sobre as contas do Estado venezuelano em Portugal e que esses ativos sejam protegidos. 

O montante, explicou, foi "um valor próximo dos 1.200 milhões de dólares (1,05 mil milhões de euros), para a banca uruguaia. Especificamente, tentaram transferir para o Banco República e o Banco de Desenvolvimento Económico e Social (Bandes), do Uruguai". 

Paparoni recordou que em 15 de janeiro último o parlamento aprovou um acordo de proteção dos ativos da Venezuela no exterior e delegou naquela comissão a coordenação e seguimento de ações que protejam os ativos venezuelanos na comunidade internacional.

* Acção abortada, felizmente o povo venezuelano não foi roubado desta vez pelo criminoso Maduro.

.
.


XXI-TABU


1.EXORCISMO



* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
.
.
Euronews Noite 
04.02.2019





FONTE: euronews


.
.


INCOMODEM-SE
Oito países em crise 
somam 56 milhões 
de pessoas a passar fome



FONTE:  euronews

.
.
USA
100 Years Evolution of traffic
1910s till the 2010




FONTE:  Flying Dutchman

.
.
11.METROPOLITANO

















.

1875
Senso d'hoje
JOÃO PAULO MARTINS
ENÓFILO
CRÍTICO DE VINHOS
"Snobismos", cheirismos e a arte
de bem cuspir um Barca Velha"



"Por causa de um Montrachet
já houve guerras"




 FONTE: Observador

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.
Alfie, a Alpaca


.
.

BOM DIA


.
.
15-TEATRO
FORA "D'ORAS"
XV-HIP HOP'ARQUE



* No Parque Mayer, em Lisboa, numa produção com a assinatura de Marina Mota, HIP HOP 'Arque, que é uma Revista com textos de Francisco Nicholson e Tiago Torres da Silva, conta com um corpo de dez bailarinos e tem direcção coreográfica de Marco de Camilis.

** Sabemos que os vídeos têm imagem de qualidade insuficiente mas são quase três horas de muito humor.


FONTE:   Teatro Português 


.