28/11/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


261-ACIDEZ
FEMININA


VAMOS DESCOBRIR SE VOCÊ FOI
UM ADOLESCENTE REBELDE



A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA

* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL

.
.
ᎠᎬᏚᎬᎫᏫ ᏚᏫᎷᏴᎡᏆᏫ



FONTE:  Tiago Garcia

.
.
HOJE  NO 
"O JORNAL ECONÓMICO"
Parlamento Europeu 
declara emergência climática

Resolução do Parlamento Europeu foi aprovada com 429 votos a favor, 225 contra e 19 abstenções. Instituição europeia espera comprometimento com a redução de emissões em 55% até 2030 para atingir neutralidade climática até 2050.

O Parlamento Europeu declarou esta quinta-feira emergência climática e ambiental, estabelecendo que a União Europeia deve reduzir as emissões líquidas de gases em 55% até 2030 com vista a atingir a neutralidade climática até 250.
 .
A resolução do Parlamento Europeu foi aprovada com 429 votos a favor, 225 contra e 19 abstenções, segundo comunicado divulgado pela institutição.

“É fundamental tomar medidas imediatas e ambiciosas para limitar o aquecimento global a 1,5°C e evitar uma perda maciça de biodiversidade”, dizem os eurodeputados, que apelaram a que a Comissão Europeia, os Estados-Membros e todos os intervenientes a nível mundial agissem sob medidas concretas para combater esta ameaça “antes que seja demasiado tarde”.

Os eurodeputados aprovaram ainda com 430 votos a favor, 190 contra e 34 abstenções uma resolução que suegere aos líderes europeus manifestarem apoio no Conselho Europeu de 12 e 13 de dezembro, o objetivo de longo prazo da UE de alcançar um nível nulo de emissões líquidas de gases com efeito de estufa “o mais rapidamente possível e, o mais tardar, até 2050”.

“É da maior importância a União enviar uma mensagem clara, durante a COP25, de que está pronta para aumentar o seu contributo para o Acordo de Paris”, refere.

O Parlamento Europeu recorda que a Comissão Europeia “propôs o objetivo de emissões líquidas nulas até 2050, em linha com o PE, mas o Conselho Europeu ainda não o apoiou, uma vez que a Polónia, a Hungria e a Chéquia se opõem”.

O Parlamento Europeu espera ainda que a nova Comissão Europeia apresente no Pacto Ecológico Europeu uma “estratégia abrangente e ambiciosa” para atingir a neutralidade carbónica até 2050.

Entre as medidas está a redução em 55% as emissões de GEE a nível interno até 2030, mas pede ainda à nova Comissão que “corrija as incoerências das atuais políticas da União em matéria de emergência climática e ambiental, nomeadamente através de uma reforma profunda das suas políticas nos domínios da agricultura, do comércio, dos transportes, da energia e do investimento em infraestruturas”.

* Eurocratas e teóricos, acções zero.

.
.
Astronomia
Uma visão Geral I

Classificação Espectral/2



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

 .
.
ONTEM  NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Três em cada 10 açorianos 
em risco de pobreza

Inquérito às Condições de Vida e Rendimento mostra um agravamento da taxa de risco de pobreza e uma evolução positiva da distribuição do rendimento. Secretaria da Solidariedade Social lembra que as ações contra a pobreza visam “conseguir romper com a reprodução da pobreza entre as gerações” 
 .
Três em cada dez açorianos estavam em risco de pobreza em 2018, de acordo com os resultados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, ontem divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). De acordo com os dados do INE, a taxa de risco de pobreza nos Açores era de 31,8% em 2018, apresentando a Região, juntamente com a Madeira (27,8%), taxas de risco de pobreza “bastante superiores ao valor nacional”.

* Assim também vai a democracia açoriana e socialista.

.
.
LXXIV-Cidades e soluções

PREÇO JUSTO/1



FONTE:   Fanatic ao vivo     
.

.
.
HOJE  NO 
"DESTAK"
Quase um terço dos municípios angolanos com 
.incidência de pobreza acima dos 90%

Cerca de nove em cada dez angolanos são pobres e dos 164 muncípios de Angola, 65 apresentam uma incidência e intensidade de pobreza acima dos 90%, revela o Índice de Pobreza Multidimensional por Municípios (IPM-M). 
 .
O estudo elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) de Angola, com base nos dados do Censo Populacional de 2014, contou com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD) e da Universidade de Oxford, e foi hoje apresentado em Luanda.

No IPM-M foram analisadas quatro dimensões - saúde, educação, qualidade da habitação e emprego - e 11 indicadores (água, frequência escolar, desemprego juvenil, saneamento, eletricidade, desemprego adulto, registo civil, combustível para cozinhar, dependência, escolaridade e habitação), concluindo-se que o município com maior índice de pobreza em Angola é o Curoca (0,753), da província do Cunene. 

*  Assim vai a democracia angolana.
.

AURORA A.C. TEIXEIRA

.






Os 3 Cs do Populismo:
Crise, Corrupção e Cinismo

Os inúmeros e aparentemente infindáveis escândalos que envolvem os partidos incumbentes, abrangendo toda a latitude do espectro político, têm gerado uma insatisfação com a ‘elite’ política e, consequentemente, o surgimento de novos partidos populistas

𝓒𝓸𝓷𝓼𝓲𝓭𝓮𝓻𝓪-𝓼𝓮 𝓾𝓼𝓾𝓪𝓵𝓶𝓮𝓷𝓽𝓮 𝓺𝓾𝓮 𝓪𝓼 𝓓𝓮𝓶𝓸𝓬𝓻𝓪𝓬𝓲𝓪𝓼 𝓶𝓸𝓻𝓻𝓮𝓶 𝓹𝓮𝓵𝓪𝓼 𝓪𝓻𝓶𝓪𝓼, 𝓮𝓶 𝓰𝓸𝓵𝓹𝓮𝓼 𝓭𝓮 𝓮𝓼𝓽𝓪𝓭𝓸 𝓮 𝓻𝓮𝓿𝓸𝓵𝓾𝓬̧𝓸̃𝓮𝓼. 𝓗𝓸𝓳𝓮 𝓮𝓶 𝓭𝓲𝓪, 𝓬𝓸𝓷𝓽𝓾𝓭𝓸, 𝓮́ 𝓶𝓪𝓲𝓼 𝓹𝓻𝓸𝓿𝓪́𝓿𝓮𝓵 𝓺𝓾𝓮 𝓼𝓮𝓳𝓪𝓶 𝓵𝓮𝓷𝓽𝓪𝓶𝓮𝓷𝓽𝓮 𝓮𝓼𝓽𝓻𝓪𝓷𝓰𝓾𝓵𝓪𝓭𝓪𝓼 𝓮𝓶 𝓷𝓸𝓶𝓮 𝓭𝓸 𝓹𝓸𝓿𝓸.” (𝓣𝓱𝓮 𝓔𝓬𝓸𝓷𝓸𝓶𝓲𝓼𝓽, 𝟐𝟗.𝟎𝟖.𝟐𝟎𝟏𝟗).

Um pouco por todo mundo, incluindo Portugal, tem emergido uma panóplia de “novos” partidos políticos, uma parte dos quais de natureza claramente ‘populista’.

O populismo corresponde a posições políticas que enfatizam a ideia do ‘povo’, um grupo ‘virtuoso’ e ‘moralmente bom’, contrapondo-o a uma ‘elite’ (política, mas não só) considerada corrupta e centrada na maximização do seu bem estar/ interesse. 

Os partidos populistas são frequentemente liderados por figuras carismáticas que se apresentam como a ‘voz do povo’, explorando cinicamente a insatisfação do cidadão comum .
Três fatores têm contribuido para a emergência desta ‘onda’ populista que está a minar os regimes democráticos: 1) a crise económica e financeira; 2) as circunstâncias económicas individuais, designadamente o desemprego e a precariedade do mercado de trabalho; 3) a percepção de uma corrupção crescente.

A mais recente crise económica e financeira convenceu grande parte dos eleitores de que estariam a ser governados por ‘elites’ desinteressadas, incompetentes e egoístas, mais preocupadas em ‘salvar’ os bancos e o sistema financeiro em geral do que preservar os empregos e o nível de vida do cidadão comum. 
.
Adicionalmente, diversos estudos (1) mostram que na Europa o desemprego tem sido uma razão fundamental da votação em partidos populistas de direita. Finalmente, o aumento da corrupção percecionada tem igualmente gerado uma perda de confiança na ‘elite’ política. No mais recente inquérito mundial da Ipsos MORI (2), os políticos surgem como o grupo profissional menos confiável do mundo. Os inúmeros e aparentemente infindáveis escândalos que envolvem os partidos incumbentes, abrangendo toda a latitude do espectro político, têm gerado uma insatisfação com a ‘elite’ política e, consequentemente, o surgimento de novos partidos populistas.
.
Os populistas aproveitam e cavalgam nesta onda crescente de ressentimento. Ainda que uma grande parte dos populistas façam parte do tal grupo de ‘ricos’ e ‘poderosos’, eles satirizam as ‘elites’ incumbentes de forma hipócrita/ cínica e, frequentemente, incoerente.
.
É da mais elementar honestidade intelectual reconhecer que nem todo o ‘povo’ é virtuoso e moralmente imaculado, assim como nem toda a ‘elite’ é corrupta e desinteressada. O grande problema do populismo é que as atitudes cínicas/ sarcásticas/ hipócritas corroem e desintegram as instituições democráticas que levaram décadas ou séculos e erigir.
.
Como afirmou Winston Churchill, “[n]inguém acredita que a democracia é perfeita ou onisciente. Na realidade, a democracia é a pior forma de governo, à exceção de todos os outros já experimentados ao longo da história.”

IN "VISÃO" 
22/11/
.
.


2106.UNIÃO



EUROPEIA




.
.
HOJE  NO 
"i"
Hungria não participa na Eurovisão
 devido a ligações pró-LGBTQ+

Representantes do primeiro ministro húngaro classificaram a notícia como fake news. No entanto não apresentaram nenhuma razão concreta para a ausência do país na edição do próximo ano.
.

A Hungria anunciou que não irá participar na edição 2020 do festial da Eurovisão e, segundo o The Guardian, citando uma fonte da estação de televisão pública húngara, MTVA, esta decisão poderá estar relacionada com a “retória anti-LGBTQ+” do Governo do primeiro ministro Viktor Órban.
 
Um porta-voz do político afirmou que esta história não passava de “fake news”, mas não especificou nenhuma razão para a não participação do país. A MTVA, que respondeu por escrito ao Guardian disse que em vez de participar na Eurovisão em 2020 resolveram "apoiar diretamente as valiosas produções criadas pelos talentos da música pop húngara”.

O Festival Eurovisão da Canção de 2020 vai decorrer entre os dias 12 a 16 de maio em Roterdão, na Holanda, depois de Duncan Laurence, com a música Arcade, ter vencido a edição deste ano.

* Aos eleitores de Viktor Órban fazia-lhes bem terem apenas filhos homossexuais.

.

.

IV-OH MAR SALGADO

2-A evolução dos tubarões



FONTE: <div   Doc Tube
.
 .
·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡 ·ï¡÷¡ï·
2-𝓞𝓡𝓘𝓖𝓔𝓝𝓢
𝟐.𝟏-𝓒𝓞𝓜𝓞 𝓒𝓞𝓜𝓔𝓒̧𝓞𝓤 𝓐 𝓥𝓘𝓓𝓐



𝓣𝓮𝓻𝓪́ 𝓸 𝓾𝓷𝓲𝓿𝓮𝓻𝓼𝓸 𝓮𝔁𝓲𝓼𝓽𝓲𝓭𝓸 𝓼𝓮𝓶𝓹𝓻𝓮 ? 
𝓒𝓸𝓶𝓸 𝓮́ 𝓺𝓾𝓮 𝓼𝓮 𝓽𝓸𝓻𝓷𝓸𝓾 𝓷𝓾𝓶 𝓵𝓾𝓰𝓪𝓻 𝓺𝓾𝓮 𝓪𝓫𝓻𝓲𝓰𝓪 𝓿𝓲𝓭𝓪? 
𝓒𝓸𝓶𝓸 𝓽𝓮𝓻𝓪́ 𝓼𝓲𝓭𝓸 𝓸 𝓷𝓪𝓼𝓬𝓲𝓶𝓮𝓷𝓽𝓸 𝓭𝓸 𝓷𝓸𝓼𝓼𝓸 𝓹𝓵𝓪𝓷𝓮𝓽𝓪? 𝓔𝓼𝓽𝓪𝓶𝓸𝓼 𝓼𝓸𝔃𝓲𝓷𝓱𝓸𝓼, 𝓸𝓾 𝓮𝔁𝓲𝓼𝓽𝓮𝓶 𝓶𝓾𝓷𝓭𝓸𝓼 𝓮𝔁𝓽𝓻𝓪𝓽𝓮𝓻𝓻𝓮𝓼𝓽𝓻𝓮𝓼 𝓪̀ 𝓮𝓼𝓹𝓮𝓻𝓪 𝓭𝓮 𝓼𝓮𝓻𝓮𝓶 𝓭𝓮𝓼𝓬𝓸𝓫𝓮𝓻𝓽𝓸𝓼? 𝓥𝓮𝓳𝓪 𝓪𝓵𝓰𝓾𝓶𝓪𝓼 𝓻𝓮𝓼𝓹𝓸𝓼𝓽𝓪𝓼 𝓺𝓾𝓮 𝓵𝓮𝓿𝓪𝓻𝓪̃𝓸 𝓸𝓼 𝓮𝓼𝓹𝓮𝓬𝓽𝓪𝓭𝓸𝓻𝓮𝓼 𝓷𝓾𝓶𝓪 𝓿𝓲𝓪𝓰𝓮𝓶 𝓹𝓮𝓵𝓸 𝓬𝓸𝓼𝓶𝓸𝓼 𝓭𝓮𝓼𝓭𝓮 𝓸 𝓹𝓻𝓲𝓷𝓬𝓲́𝓹𝓲𝓸 𝓭𝓸 𝓽𝓮𝓶𝓹𝓸 𝓪𝓽𝓮́ 𝓪𝓸𝓼 𝓬𝓸𝓷𝓯𝓲𝓷𝓼 𝓭𝓸 𝓤𝓷𝓲𝓿𝓮𝓻𝓼𝓸, 𝓹𝓻𝓸𝓬𝓾𝓻𝓪𝓷𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓵𝓪𝓼 𝓹𝓻𝓲𝓶𝓮𝓲𝓻𝓪𝓼 𝓹𝓲𝓼𝓽𝓪𝓼 𝓭𝓮 𝓿𝓲𝓭𝓪 𝓮 𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓾𝓼 𝓿𝓮𝓼𝓽𝓲́𝓰𝓲𝓸𝓼 𝓷𝓸𝓾𝓽𝓻𝓸𝓼 𝓶𝓾𝓷𝓭𝓸𝓼.
 

FONTE: Universo do Documentário 2.0
.
HOJE  NO
"A BOLA"
Portugal segue para as meias do Mundial

A Seleção Nacional derrotou, na noite desta quinta-feira, o Senegal, por 4-2, em partida dos quartos de final do Mundial de Futebol Praia, que decorre no Paraguai.
 .

Os lusos entraram a perder com um golo de Sylla (3'), mas os tentos de Jordan (7'), Diassy (autogolo, 20'), Léo Martins (22') e Bê Martins (32') completaram a cambalhota no marcador. Mendy fez o segundo dos senegaleses a segundos do fim.

Portugal espera agora pelo adversário das meias-finais, que sairá do encontro entre Japão e Uruguai (0h, de quinta para sexta-feira). O Brasil, de resto, foi eliminado na tarde de hoje aos pés da Rússia, por 3-4.

*  Em frente até à final.

.
.
José Mário Branco

Do Que Um Homem É Capaz


.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Empresa portuguesa aconselha "empregadas 
filipinas" para servir à mesa no Natal

A proposta publicitária é da SVHome, que argumenta que as mulheres filipinas são as melhores para trabalhar na quadra, uma vez que não celebram o Natal.

Está a causar polémica o anúncio divulgado por uma empresa de colocação de empregadas domésticas que convida os possíveis clientes a contratar uma "empregada Filipina para servir à mesa, cozinhar ou baysitting" para a noite de Natal ou de passagem de ano.
.

"Contrate empregada e dedique mais tempo à sua família", refere o anuncio da SVhome, a empresa que, desde há 15 anos, ajuda "as famílias a encontrar soluções".

"São as pessoas que nos pedem empregadas filipinas porque elas não celebram o Natal e, normalmente, estão sozinhas em Portugal e, para além de ganharem 10 euros por hora, ainda passam a noite com uma família", disse ao JN Susana Villa, responsável pela empresa.

"Não há aqui nada de ilegal ou imoral. Estamos a dar trabalho a quem precisa e só não temos empregadas portuguesas a trabalhar nessa noite porque elas celebram o Natal em família", frisou.

Apesar de as Filipinas serem, percentualmente, um dos países do mundo com mais católicos, celebrando as festas religiosas, Susana Villas afirma que as filipinas residentes em Portugal "não celebram o Natal e até gostam de trabalhar para famílias portuguesas".

* Toda a gente sabe que as mulheres filipinas são das mais exploradas em todo o mundo, logo a SVHome tem um esclarecedor currículo.

.
.

ĆŘƗΜ€Ş ΜƗŁƗØŇÁŘƗØŞ


5͜͡.͜͡1͜͡-͜͡Ɗ͜͡Ӏ͜͡Ɲ͜͡Ɑ͜͡Տ͜͡Ƭ͜͡Ӏ͜͡Ɑ͜͡ ͜͡Ƒ͜͡Ɑ͜͡Ƭ͜͡Ɑ͜͡l͜͡



FONTE: tbrsete

.
.

VIOLÊNCIA contra a MULHER



 FONTE: Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia
.
Bougainville pode passar a ser 
o mais recente país no mundo




FONTE: . euronews

.
.
Para cozer os miolos/135

3-Oᑭᕮᖇᗩ́ᖇIOS TOᑭO ᗪᕮ Gᗩᗰᗩ




FONTE:  Quantum Tech HD

.
.
FILOSOFIA DO GUITO





.
.

2171
Senso d'hoje
PAKNOOSH KHARAGHANI
IRANIANO DE NASCENÇA
RESIDENTE NO BRASIL
A incrível saga do iraniano que 
encontrou "paraíso" no Brasil




FONTE:  BBC News Brasil

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.

COÇANDO-SE


.
.

BOM DIA


.
.

20-TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝐼𝑉-𝑈𝑚 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑚𝑢𝑛𝑑𝑜



𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸

𝐶𝘩𝑎𝑚𝑎𝑚 “𝑉𝑖𝑙𝑎 𝑑𝑜 𝐶𝑜𝑛𝑑𝑒 — 𝑈𝑚 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑀𝑢𝑛𝑑𝑜” 𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑗𝑒𝑐𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑟𝑣𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑡𝑟𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑛𝑎𝑣𝑎𝑙 𝑒𝑚 𝑚𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑥𝑝𝑙𝑜𝑟𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑡𝑟𝑎𝑑𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑞𝑢𝑒, 𝑛𝑎 𝑓𝑜𝑧 𝑑𝑜 𝐴𝑣𝑒, 𝑡𝑒𝑚 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜𝑠, 𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑏𝑒𝑚 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑛𝑠𝑡𝑟𝑎𝑑𝑎 𝑛𝑎 𝑛𝑎𝑢, 𝑓𝑢𝑛𝑑𝑒𝑎𝑑𝑎 𝑗𝑢𝑛𝑡𝑜 𝑎̀ 𝐴𝑙𝑓𝑎𝑛𝑑𝑒𝑔𝑎 𝑅𝑒́𝑔𝑖𝑎.
𝐸𝑥𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜, 𝑎𝑞𝑢𝑖 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑡𝑟𝑢𝑖́𝑑𝑜 𝘩𝑎́ 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑑𝑒́𝑐𝑎𝑑𝑎𝑠, 𝑑𝑎𝑠 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑎𝑖́𝑟𝑎𝑚 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎𝑠 𝑠𝑒𝑡𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑑𝑎𝑠 𝑑𝑜 𝑚𝑢𝑛𝑑𝑜.

𝐸𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑎𝑠 𝑣𝑎́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑒𝑡𝑎𝑝𝑎𝑠 𝑑𝑎 𝑣𝑖𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑔𝑟𝑢𝑝𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑏𝑎𝑙𝘩𝑜 𝑐𝑟𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑠𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑝𝑜̃𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎̃𝑜 𝑎 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑐𝑜𝑛𝑔𝑟𝑒𝑠𝑠𝑜 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑟𝑛𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑡𝑟𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑛𝑎𝑣𝑎𝑙 𝑒 𝑜 𝑜 𝑎𝑢𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑎 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑐𝑖𝑒𝑛𝑡𝑖́𝑓𝑖𝑐𝑎 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑡𝑒𝑚𝑎.

𝑀𝑎𝑠, 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑗𝑎́, 𝑜 “𝑎𝑛𝑜 𝑧𝑒𝑟𝑜”(2015), 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑥𝑝𝑒𝑟𝑖𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑎𝑡𝑟𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑢𝑛𝑖𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜, 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝟤𝟧𝟢 𝑝𝑟𝑜𝑓𝑖𝑠𝑠𝑖𝑜𝑛𝑎𝑖𝑠 𝑒 𝑎𝑚𝑎𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑝𝑟𝑒𝑡𝑒𝑛𝑑𝑒𝑚 𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒𝑟 𝑣𝑖𝑣𝑎 𝑛𝑎 𝑚𝑒𝑚𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑙𝑜𝑐𝑎𝑙 𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑚𝑎𝑟𝑐𝑎 𝑑𝑎 𝑖𝑑𝑒𝑛𝑡𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑣𝑖𝑙𝑎𝑐𝑜𝑛𝑑𝑒𝑛𝑠𝑒.

𝑂 𝑚𝑢𝑛𝑖𝑐𝑖́𝑝𝑖𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑎𝑝𝑜𝑠𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑒𝑚 𝑖𝑛𝑠𝑐𝑟𝑒𝑣𝑒𝑟 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑡𝑟𝑎𝑑𝑖𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑛𝑜 𝑖𝑛𝑣𝑒𝑛𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑛𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑒, 𝑎 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑖𝑟, 𝑛𝑜 𝑞𝑢𝑎𝑑𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝘩𝑜𝑛𝑟𝑎 𝑑𝑎 𝑈𝑁𝐸𝑆𝐶𝑂, 𝑒 𝑒𝑠𝑠𝑒 𝑐𝑎𝑚𝑖𝑛𝘩𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎 𝑢𝑛𝑖𝑛𝑑𝑜 𝑎 𝑝𝑜𝑝𝑢𝑙𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑟𝑒𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑒𝑠 𝑠𝑎𝑏𝑒𝑟𝑒𝑠.

𝑂 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑐𝑡𝑎́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑓𝑎𝑧-𝑠𝑒 𝑑𝑒 “𝑓𝑎𝑙𝑎𝑠 𝑐𝑎𝑛𝑡𝑎𝑑𝑎𝑠”. 𝐸́ 𝑢𝑚 𝑚𝑢𝑠𝑖𝑐𝑎𝑙 𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑠 𝑠𝑎𝑟𝑑𝑖𝑛𝘩𝑎𝑠, 𝑜𝑠 𝑝𝑒𝑠𝑐𝑎𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠, 𝑎 𝑣𝑒𝑙𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝐶𝑟𝑢𝑧 𝑑𝑎 𝑂𝑟𝑑𝑒𝑚 𝑑𝑒 𝐶𝑟𝑖𝑠𝑡𝑜 𝑒 𝑜𝑠 𝑚𝑎𝑠𝑡𝑟𝑜𝑠 𝑝𝑒𝑟𝑐𝑜𝑟𝑟𝑒𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑜𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑟𝑖́𝑡𝑖𝑚𝑎. 𝑁𝑎 𝑡𝑟𝑎𝑚𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑎 𝑓𝑖𝑔𝑢𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝐺𝑎𝑠𝑝𝑎𝑟 𝑀𝑎𝑛𝑢𝑒𝑙, 𝑐𝑎𝑣𝑎𝑙𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑑𝑎 𝑂𝑟𝑑𝑒𝑚 𝑑𝑒 𝐶𝑟𝑖𝑠𝑡𝑜 𝑒 𝑝𝑖𝑙𝑜𝑡𝑜-𝑚𝑜𝑟 𝑑𝑎 𝑐𝑎𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑑𝑎 𝐼́𝑛𝑑𝑖𝑎, 𝐶𝘩𝑖𝑛𝑎 𝑒 𝐽𝑎𝑝𝑎̃𝑜 𝑛𝑜𝑠 𝐷𝑒𝑠𝑐𝑜𝑏𝑟𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠.


FONTE:   Câmara Municipal de Vila do Conde