.
.
Cansados de blogs bem comportados feitos por gente simples, amante da natureza e blá,blá,blá, decidimos parir este blog do non sense.Excluíremos sempre a grosseria e a calúnia, o calão a preceito, o picante serão ingredientes da criatividade. O resto... é um regalo
.
V - ᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ
ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ
.
Que medidas a curto prazo? Como resolver a falta de especialistas para os serviços de urgência, quando estes não existem disponíveis no mercado de trabalho e será uma realidade em várias áreas? Criando urgências regionais, convergindo para um mesmo local equipas de vários hospitais, concentrando.
Que medidas a médio e longo prazo? Dar autonomia aos hospitais e um orçamento adequado, para que se possam desenvolver segundo as suas necessidades, simplificando e flexibilizando os procedimentos para a contratação e para o desenvolvimento de projectos. Tornar, rapidamente, o modelo B das Unidades de Saúde Familiar como a base dos cuidados primários de saúde. Tudo isto a par de uma responsabilização de todos os níveis de decisão, flexibilizando também a sua substituição ou penalizações, quando não cumprirem o contratualizado. Promover uma reforma das carreiras de todos os profissionais de saúde, dignificando os seus salários, demonstrando o orgulho que todos temos neles e nas suas actividades. Recorrer ao sector privado e social, sempre que as actividades em saúde sejam mais rentáveis naqueles e permitam dar uma resposta adequada às necessidades das populações.
Portugal já forma médicos em número muito superior ao necessário, são criadas vagas para formar especialistas de acordo com critérios de qualidade, forneça a MS as condições apropriadas para que os profissionais desejem ficar no SNS, sem ameaças ocas e completamente desajustadas da realidade, rapidamente esquecendo-se da abnegação que houve durante a pandemia.
* Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos
IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - 21/06/22.
.
II-O ᖴꙆᙏ ᙃᗣ ᙖᙓᒐᙓⱿᗣ 3- λ SOCIΣDλDΣ DOS ΣΠGΣΠHΣIΓOS
O conceito e as formas da Beleza mudaram durante a história, mas nada foi tão impactante e drástico como a modernidade.
Se a Beleza está nos olhos de quem vê, como estamos vendo o mundo?
No segundo episódio, mostraremos as grandes mudanças que a Revolução Industrial trouxe para o mundo. Também mostraremos como a Primeira Guerra Mundial destruiu essa ilusão e mostrou que as máquinas também poderiam ser usadas como armas de guerra. As cicatrizes deixadas pelo conflito moldaram o futuro da Arquitetura e da Arte.