22/06/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

.

XXXV-OS RIOS E A VIDA
2- RIO AMUR
O AMAZONAS DA ÁSIA
2.1- Oriente extremo



FONTE:   Documental Documentales.

 


DECOTE ACENTUADO
(so much designers)
com Alma Durand e outras 
Fashion Compilation
NOVEMBRO/2021
.
 
* Pequenos excertos de vários estilistas sobre o tema em título.

FONTE: Quokka Fashions .

 .

V - ᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ

ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ

1 - Os Elementos de Euclides/2




* Professora: Tatiana Roque


FONTE:   Prof. Leo Akio
.
NR: De novo a maravilhosa professora Tatiana para continuar a explicar Euclides, se acha que não gosta de matemática aprenda a gostar com esta mestra.

Os "Elementos de Euclides/2" constitui uma aula difícil para quem não é matemático, aos curiosos aconselhamos a rever  o vídeo anterior, o conjunto é de três.
.

ANTÓNIO ARAÚJO

 .


SNS-Ministra que
não entende o problema,
não tem soluções

O que se passa com o SNS? Temos cerca de 1,4 milhões de cidadãos sem médico de família. Temos serviços a extinguir-se nos hospitais e especialidades que não conseguem assegurar os serviços de urgência - obstetrícia, ortopedia, cirurgia torácica, cirurgia plástica, radiologia, entre outras. Existem listas de espera que ultrapassam os tempos máximos recomendados para consultas, meios complementares de diagnóstico e cirurgias. Os profissionais de saúde estão exaustos, decepcionados e descontentes, começando a cumprir apenas o que lhes é legalmente exigido, recusando-se a trabalhar além dos seus horários e não querendo prestar serviço extraordinário. As unidades de saúde estão depauperadas em recursos humanos, envelhecidas e deficientemente equipadas. O dia-a-dia é uma luta constante para proteger a saúde dos cidadãos e, assim, extremamente desgastante. 

Como chegamos a esta situação? Principalmente, por este governo e esta Ministra da Saúde (MS) não terem reconhecido e continuarem a não reconhecer o verdadeiro problema. Sem isso, não conseguem delinear qualquer plano de curto, médio e longo prazo, com soluções de fundo, limitando-se a criar mais comissões que sobrepõem às ARS e aos órgãos de gestão das unidades de saúde e propondo medidas pontuais que, além de poderem agudizar, não resolverão a crise vivente. Porque este quadro não é apenas motivado por férias dos médicos, não é pontual. Há muito que vimos alertando para o depauperamento e envelhecimento dos recursos humanos do SNS, para a falta de autonomia das unidades de saúde para decidirem quem e quando contratar e que lhes permitam desenvolverem projectos que envolvam os profissionais de saúde, para que estes consigam cumprir as suas expectativas e ambições. Mais de metade dos hospitais encontra-se em falência técnica, nos anos de pandemia dispararam as aposentações de médicos e a média de idades dos que estão no activo, em algumas especialidades, é superior aos 50 anos, a forma de contratação não satisfaz ninguém pelo que o número de vagas que não é preenchida é elevada, o número de médicos que só trabalha no sector privado já é equivalente ao que está no público e é muito mais jovem, o número de horas extraordinárias que se exigem no público é elevadíssimo ultrapassando largamente o limite legal. A escassez de médicos tem uma importância fulcral no número de capacidades para formar especialistas, pois sem mestres não se consegue garantir qualidade na formação. Tudo isto é da responsabilidade única e directa da MS.

Que medidas a curto prazo? Como resolver a falta de especialistas para os serviços de urgência, quando estes não existem disponíveis no mercado de trabalho e será uma realidade em várias áreas? Criando urgências regionais, convergindo para um mesmo local equipas de vários hospitais, concentrando.

Que medidas a médio e longo prazo? Dar autonomia aos hospitais e um orçamento adequado, para que se possam desenvolver segundo as suas necessidades, simplificando e flexibilizando os procedimentos para a contratação e para o desenvolvimento de projectos. Tornar, rapidamente, o modelo B das Unidades de Saúde Familiar como a base dos cuidados primários de saúde. Tudo isto a par de uma responsabilização de todos os níveis de decisão, flexibilizando também a sua substituição ou penalizações, quando não cumprirem o contratualizado. Promover uma reforma das carreiras de todos os profissionais de saúde, dignificando os seus salários, demonstrando o orgulho que todos temos neles e nas suas actividades. Recorrer ao sector privado e social, sempre que as actividades em saúde sejam mais rentáveis naqueles e permitam dar uma resposta adequada às necessidades das populações.

Portugal já forma médicos em número muito superior ao necessário, são criadas vagas para formar especialistas de acordo com critérios de qualidade, forneça a MS as condições apropriadas para que os profissionais desejem ficar no SNS, sem ameaças ocas e completamente desajustadas da realidade, rapidamente esquecendo-se da abnegação que houve durante a pandemia.

Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - 21/06/22.

 .



3024.UNIÃO


EUROPEIA

 .
CROÁCIA
CRISE DEMOGRÁFICA
O país europeu que perdeu 10%
da população em 10 anos





FONTE: BBC News Brasil  

putin  HUYLO

putin é um canalha

 .
.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
111 - Tᥱɾᥲρɩᥲ ᑯᥱ Exρo⳽ɩᥴ̧ᥲ̃o ρᥲɾᥲ Foᑲɩᥲ⳽


FONTE:Universo da Psicologia TV

.
87-HORIZONTES DA MEMÓRIA
87.2-A Maior Cidade


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Bia Antunes

Fallin


The Voice Kids 2022 - Prova Cega

.

.

21- PATRICE LUMUMBA
O movimento anti-colonialista na 
República Democrática do Congo



FONTE:  DW Português para África.

 .

II-O ᖴꙆᙏ ᙃᗣ ᙖᙓᒐᙓⱿᗣ 3- λ SOCIΣDλDΣ DOS ΣΠGΣΠHΣIΓOS


O conceito e as formas da Beleza mudaram durante a história, mas nada foi tão impactante e drástico como a modernidade. 

Se a Beleza está nos olhos de quem vê, como estamos vendo o mundo? 

No segundo episódio, mostraremos as grandes mudanças que a Revolução Industrial trouxe para o mundo. Também mostraremos como a Primeira Guerra Mundial destruiu essa ilusão e mostrou que as máquinas também poderiam ser usadas como armas de guerra. As cicatrizes deixadas pelo conflito moldaram o futuro da Arquitetura e da Arte. 

 Vai saber mais sobre:
- Iluminismo. 
- John Locke. 
- História. 
- Inglaterra. 
- Estados Unidos. 
- EUA. 
- Arte. 
- Arquitetura Moderna. 
- O Fim da Beleza. 
- Reconstrução da Europa pós-guerra mundial. 
- Le Corbusier. 
- Behaviorismo. 
- Experimento dos bebês macacos: o experimento de Harlow. 
- Modernismo. 
- Arquitetura. 
- Arte. 
- Pinturas.

FONTE:   Brasil Paralelo.

 .

PAQUISTÃO DESERTO DO CHOLISTÃO Vιdᥲ trᥲdιᥴιoᥒᥲᥣ dᥱ ᥲᥣdᥱιᥲ ᥒo dᥱsᥱrto


FONTE:  Stunning Pakistan.



SƐ́RIƐ ƊIRƐIƬOS HUMAƝOS
– Ɛριѕσ́∂ισ 3 –
Lιвєя∂α∂є

FONTE:FGV DIREITO SP

 .

CARESTIA


.

 .

3104
Senso d'hoje
CRISTINA RODRIGUES
 ENGENHEIRA QUÍMICA
 EX-CHEFE do DEPARTAMENTO
 de ASSISTÊNCIA da OPCW*
Vamos falar de armas químicas 
.



*  Organização para a Proibição de Armas Químicas

** Convidado Extra em direto na Rádio Observador a entrevista é de JOÃO PAULO SACADURA

FONTE: Observador
..
.

Disputando as Sementes


.
.

BOM DIA

.

123-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝒳𝐼𝐼𝐼-1492 - A Coᥒqᥙιstᥲ do Pᥲrᥲίso


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝑂 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑛𝑎𝑟𝑟𝑎 𝑎 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑜 𝑛𝑎𝑣𝑒𝑔𝑎𝑑𝑜𝑟 𝐶𝑟𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑣𝑎̃𝑜 𝐶𝑜𝑙𝑜𝑚𝑏𝑜. 𝐴𝑙𝑒́𝑚 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑜𝑠 𝑓𝑎𝑐𝑡𝑜𝑠 𝑚𝑎𝑟𝑐𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑑𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑜𝑏𝑟𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑎 𝐴𝑚𝑒́𝑟𝑖𝑐𝑎, 𝑚𝑜𝑠𝑡𝑟𝑎 𝐶𝑜𝑙𝑜𝑚𝑏𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑎𝑙𝑔𝑢𝑒́𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎𝑙𝑔𝑜 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑖𝑜𝑠𝑜, 𝑐𝑢𝑚𝑝𝑟𝑖𝑛𝑑𝑜 𝑢𝑚 𝑟𝑖𝑡𝑢𝑎𝑙 𝑑𝑖𝑔𝑛𝑜 𝑑𝑒 𝘩𝑒𝑟𝑜́𝑖, 𝑐𝑜𝑚 𝑢𝑚 𝑓𝑖𝑛𝑎𝑙 𝑖𝑛𝑢𝑠𝑖𝑡𝑎𝑑𝑜. 𝐶𝑜𝑚𝑜 𝑒𝑙𝑒 𝑡𝑒𝑟𝑚𝑖𝑛𝑜𝑢 𝑒𝑠𝑞𝑢𝑒𝑐𝑖𝑑𝑜 𝑒 𝑓𝑜𝑖 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑓𝑖𝑙𝘩𝑜 𝑞𝑢𝑒, 𝑒𝑠𝑐𝑟𝑒𝑣𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑢𝑚𝑎 𝑏𝑖𝑜𝑔𝑟𝑎𝑓𝑖𝑎 𝑐𝑜𝑙𝑜𝑐𝑎 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑝𝑎𝑖 𝑛𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑙𝑢𝑔𝑎𝑟 𝑛𝑎 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎.

𝑁𝑜 𝑔𝑒𝑟𝑎𝑙, 𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑟𝑒𝑐𝑒𝑏𝑒𝑢 𝑐𝑟𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑚𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠. 𝑁𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑎𝑛𝑡𝑜, 𝑜 𝑟𝑒𝑠𝑝𝑒𝑖𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑐𝑟𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑒 𝑐𝑖𝑛𝑒𝑚𝑎 𝑅𝑜𝑔𝑒𝑟 𝐸𝑏𝑒𝑟𝑡 𝑑𝑖𝑠𝑠𝑒 𝑛𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑐𝑟𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑓𝑜𝑖 𝑠𝑎𝑡𝑖𝑠𝑓𝑎𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑜, 𝑎𝑓𝑖𝑟𝑚𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 "𝐷𝑒𝑝𝑎𝑟𝑑𝑖𝑒𝑢 𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑔𝑟𝑎𝑣𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒, 𝑎𝑠 𝑝𝑒𝑟𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑛𝑐𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑎𝑝𝑜𝑖𝑜 𝑠𝑎̃𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑖𝑛𝑐𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠, 𝑜𝑠 𝑙𝑜𝑐𝑎𝑖𝑠 𝑠𝑎̃𝑜 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠, 𝑒 𝑠𝑜𝑚𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑠𝑝𝑖𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑎 𝑟𝑒𝑓𝑙𝑒𝑡𝑖𝑟 𝑞𝑢𝑒, 𝑑𝑒 𝑓𝑎𝑐𝑡𝑜, 𝑡𝑒𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑒𝑟𝑡𝑎 𝑐𝑜𝑟𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑣𝑒𝑙𝑒𝑗𝑎𝑟 𝑠𝑒𝑚 𝑛𝑎𝑑𝑎 𝑠𝑜́ 𝑝𝑜𝑟𝑞𝑢𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑙𝑎𝑟𝑎𝑛𝑗𝑎 𝑒𝑟𝑎 𝑟𝑒𝑑𝑜𝑛𝑑𝑎".

𝑂 𝑟𝑒𝑛𝑜𝑚𝑒𝑎𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑜𝑠𝑖𝑡𝑜𝑟 𝑔𝑟𝑒𝑔𝑜 𝑉𝑎𝑛𝑔𝑒𝑙𝑖𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑜̂𝑠 𝑎 𝑡𝑟𝑖𝑙𝘩𝑎 𝑠𝑜𝑛𝑜𝑟𝑎.
𝐴𝑞𝑢𝑖 𝑓𝑖𝑐𝑎 𝑎 𝑚𝑒𝑚𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑒 𝑎 𝑛𝑜𝑠𝑠𝑎 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑛𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑎𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑡𝑎𝑙𝑒𝑛𝑡𝑜.


ELENCO:

𝐺𝑒́𝑟𝑎𝑟𝑑 𝐷𝑒𝑝𝑎𝑟𝑑𝑖𝑒𝑢 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑟𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑣𝑎̃𝑜 𝐶𝑜𝑙𝑜𝑚𝑏𝑜
𝐴𝑟𝑚𝑎𝑛𝑑 𝐴𝑠𝑠𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐺𝑎𝑏𝑟𝑖𝑒𝑙 𝑆𝑎́𝑛𝑐ℎ𝑒𝑧
𝑆𝑖𝑔𝑜𝑢𝑟𝑛𝑒𝑦 𝑊𝑒𝑎𝑣𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑅𝑎𝑖𝑛ℎ𝑎 𝐼𝑠𝑎𝑏𝑒𝑙
𝐹𝑒𝑟𝑛𝑎𝑛𝑑𝑜 𝐺𝑎𝑟𝑐𝑖́𝑎 𝑅𝑖𝑚𝑎𝑑𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑅𝑒𝑖 𝐹𝑒𝑟𝑛𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑉
𝐿𝑜𝑟𝑒𝑛 𝐷𝑒𝑎𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐹𝑒𝑟𝑛𝑎𝑛𝑑𝑜 𝐶𝑜𝑙𝑜𝑚𝑏𝑜
𝐽𝑢𝑎𝑛 𝐷𝑖𝑒𝑔𝑜 𝐵𝑜𝑡𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐷𝑖𝑜𝑔𝑜 𝐶𝑜𝑙𝑜𝑚𝑏𝑜
𝐴́𝑛𝑔𝑒𝑙𝑎 𝑀𝑜𝑙𝑖𝑛𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐵𝑒𝑎𝑡𝑟𝑖𝑧 𝐸𝑛𝑟𝑖́𝑞𝑢𝑒𝑧 𝑑𝑒 𝐴𝑟𝑎𝑛𝑎
𝑆𝑡𝑒𝑣𝑒𝑛 𝑊𝑎𝑑𝑑𝑖𝑛𝑔𝑡𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐵𝑎𝑟𝑡𝑜𝑙𝑜𝑚𝑒𝑢 𝐶𝑜𝑙𝑜𝑚𝑏𝑜
𝐹𝑒𝑟𝑛𝑎𝑛𝑑𝑜 𝐺𝑢𝑖𝑙𝑙𝑒́𝑛 𝐶𝑢𝑒𝑟𝑣𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐺𝑖𝑎𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑜𝑙𝑜𝑚𝑏𝑜
𝑇𝑐ℎ𝑒́𝑘𝑦 𝐾𝑎𝑟𝑦𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑀𝑎𝑟𝑡𝑖́𝑛 𝐴𝑙𝑜𝑛𝑠𝑜 𝑃𝑖𝑛𝑧𝑜́𝑛
𝐾𝑒𝑣𝑖𝑛 𝐷𝑢𝑛𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝑀𝑒́𝑛𝑑𝑒𝑧



FONTE: Muito Loko Tv !