23/07/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
100-ARTE ARRISCADA
ŁΔ ĐΔŇŽΔ Đ€ ŁΔŞ ĦØŘΔŞ

Interpretação:
Letizia Giuliani
Angel Corella

Coreografia:
Gheorghe Iancu 
Música
Amilcare Ponchielli




FONTE:  Elabayo2011 

..


ENGENHARIA DE TOPO/10

10.4-Túnel Sob os Alpes Suíços




. FONTE: Documentários Discovery Channel
 

.
HOJE  NO
"i"
Proteção Civil emite 
aviso de perigo de incêndio rural

Na quarta e na quinta-feira, a subida gradual da temperatura máxima e a diminuição da humidade relativa contribuirão para este possível cenário

Nas próximas quarta e quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a manutenção do risco de incêndio devido à subida gradual da temperatura máxima e à diminuição da humidade relativa.

De acordo com um comunicado enviado às redações, na quarta-feira, existirá: humidade relativa do ar com valores próximos de 10 a 20% nas regiões do interior e no sul durante a tarde, a ligeira subida da temperatura máxima (entre 2 a 6 ºC) e vento moderado do quadrante oeste durante a tarde e por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas no início da noite. Por outro lado, no dia seguinte, a humidade relativa do ar estará com valores inferiores a 35% no interior e sotavento algarvio, o vento moderado do quadrante oeste, dar-se-á a ligeira descida das temperaturas máximas (2 a 6°C) e mínimas nas regiões do interior e, a partir da tarde, existirá a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca nas regiões do Minho e Douro Litoral.
Deste modo, espera-se o aumento dos índices de risco de incêndio durante o dia de amanhã, em especial no interior Norte e Centro e na região do Algarve. 

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção e Civil salienta que, nos locais onde o índice de risco temporal de incêndio é mais elevado ou máximo, existem proibições: a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração (a não ser que seja autorizada pela autarquia local); o uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, exceto se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito e o lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes (o fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal).

* Depois da manifesta superioridade serôdia alardeada antes dos incêndios e a sua ligeireza em sacudir a  água do capote depois dos fogos activos acusando terceiros, temos um ministro da Administração Interna e da Incompetência que deve ser demitido antes que Portugal arda todo. Ao menos a sua antecessora tinha emoções e não descartava culpas para terceiros.
Temos vergonha deste ministro.


.
.
III - DITADORES
3-MAO-TSÉ-TUNG



FONTE:  André Repoli 

.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Movistar segura Nélson Oliveira

Nélson Oliveira renovou contrato com a Abarca Sports SL e vai continuar a correr pela Movistar.

«Não foi difícil chegar a acordo com a estrutura da equipa, eu gostaria de continuar e a equipa pretendia que me mantivesse. Quando assim acontece tudo se torna mais fácil. Vou continuar a trabalhar para o coletivo, reconhecendo que foi para essa função que me contrataram. O facto de não conseguir vitórias não me preocupa, porque não é essa a minha missão», declarou a A BOLA o corredor bairradino de 30 anos.
 .
«Vou continuar a aperfeiçoar-me no contrarrelógio que é a minha especialidade, além do trabalho que me é atribuído no pelotão pela equipa, não descurando aproveitar as oportunidades que possam surgir», concluiu.

* Desejamos a todos os ciclistas portugueses, praticantes dum desporto árduo e desgastante, que consigam fazer bons contratos nas equipas onde correm.

.
.
VII-EXPEDIÇÃO AVENTURA

14-MISSÃO AMÉRICAS
1- Costa Rica



COM RICHARD RASMUSSEN

As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Maria Luís Albuquerque
 fora das listas do PSD

A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque está fora da lista de candidatos a deputados do PSD por Setúbal e o líder parlamentar Fernando Negrão será segundo por este círculo, confirmaram à Lusa fontes da distrital e da direção.

Esta terça-feira à tarde realizou-se uma segunda reunião entre membros da distrital de Setúbal e representantes da Comissão Política Nacional, na qual foi confirmado que a direção iria apontar o líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, como "número dois" por aquele círculo, nome que não tinha sido indicado pelas estruturas locais.
.
De acordo com fontes distritais, para o PSD/Setúbal Maria Luís Albuquerque teria de ser "pelo menos" número dois, depois de o seu nome ter sido aprovado por quase unanimidade numa reunião da distrital realizada a 26 de junho, e de o presidente do PSD, Rui Rio, ter anunciado como cabeça de lista por este círculo o vereador Nuno Carvalho.

Por essa razão, as mesmas fontes distritais consideram que a escolha de Negrão para número dois pela direção "é um afastamento" da ex-ministra das Finanças, que não aceitaria ser candidata a deputada por outro círculo.

Contactada pela Lusa, fonte da direção do PSD confirmou a indicação do líder parlamentar do PSD para segundo candidato por Setúbal e que o nome de Maria Luís Albuquerque "não consta" dos restantes nomes propostos pela distrital.

A Lusa tentou contactar a ex-ministra das Finanças, até agora sem sucesso.

A escolha dos cabeças de lista é prerrogativa do presidente do PSD, já tendo sido divulgados os nomes dos "número um" pelos 20 círculos que cabia a Rui Rio escolher (Madeira e Açores têm competência própria na escolha de candidatos a deputados).

Quanto à restante composição das listas, os estatutos do PSD não definem qual a 'quota' de candidatos que a direção pode impor às estruturas regionais, e apenas determinam que compete às distritais "propor à Comissão Política Nacional candidaturas à Assembleia da República, ouvidas as Assembleias Distritais e as Secções".

No final de maio, a Comissão Política aprovou uma deliberação em que determinava que as propostas das distritais deveriam ser elaboradas "pela ordem alfabética dos nomes dos candidatos propostos, tendo de ter, necessariamente, um número superior a 40% de cada um dos géneros".

Na mesma ocasião, a direção de Rui Rio incluiu nos critérios para a escolha dos candidatos a deputados a "concordância com a orientação estratégica da Comissão Política Nacional e disponibilidade para cooperar de forma politicamente leal e solidária".

As reuniões entre as distritais e a direção nacional têm vindo a realizar-se desde dia 18 de julho e só terminarão esta semana, com vários casos em que foi necessária uma segunda reunião.

Alguns nomes críticos da estratégia da atual direção constam das propostas das distritais apresentadas à direção -- além de Maria Luís Albuquerque, é o caso do ex-líder parlamentar Hugo Soares ou do vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, que já admitiu candidatar-se à liderança -, faltando saber se irão ou não constar das listas de candidatos a deputados do PSD.

Outros, por diversas razões, já se autoexcluíram das listas, casos de Marco António Costa, Teresa Morais, Paula Teixeira da Cruz ou António Leitão Amaro.

As listas de candidatos a deputados do PSD serão votadas, de braço no ar, no Conselho Nacional do partido marcado para 30 de julho, em Guimarães.

* Rui Rio a varrer o lixo.

.

CATARINA LIMPO SERRA

.






Regulação no desporto: 
um longo caminho pela frente

Continuamos a cometer o erro de desdobrar e criar mais entidades autónomas, e a aprovar mais legislação avulsa.

O "match-fixing", ou a manipulação de resultados desportivos, é uma das maiores ameaças ao desporto contemporâneo, não apenas pela forma como atenta contra as regras do jogo, ao eliminar a variável de imprevisibilidade, mas porque introduz ainda a batota económica e desportiva. É certo que existe desde a criação dos Jogos Olímpicos na Antiguidade mas, devido à complexidade do mundo de hoje, as más práticas que afetam o desporto têm de ser combatidas e de igual forma integradas na contemporaneidade, com o auxílio de novas tecnologias.

São já vários países do mundo, e mais concretamente na Europa, que trabalham no sentido de melhor regular a prática desportiva, ao criar enquadramentos legislativos que protejam os valores basilares do desporto. A ONU, a UE, o Comité Olímpico Internacional, a UEFA, a FIFA, a Interpol, Europol e diferentes ONGs têm também desenvolvido estratégias concertadas para a prevenção e sanção do "match-fixing", assim como educar e qualificar todos os intervenientes desportivos para lidarem com os desafios colocados por este problema.

Muito embora possamos observar estas movimentações, a verdade é que não é suficiente enquanto não houver um trabalho coeso e concertado. São vários os casos de "match-fixing", na Europa, de que temos vindo a tomar conhecimento, como o que respeita a Bundesliga em 2005, com o árbitro Hoyzer, o escândalo na Liga Italiana, em 2006, com várias equipas da 1.ª Liga, o caso do árbitro ucraniano Oleg Oriekov, ou o caso Crashgate na Fórmula 1 em 2008, ou ainda o caso reportado pela Federbet, relativo a "match-fixing" em Inglaterra, em 2013.

Com este historial, e sabendo que outros casos existem certamente, o Conselho Europeu aprovou um instrumento jurídico de referência na luta contra o "match-fixing". Trata-se da Convenção sobre a Manipulação de Competições Desportivas (Convenção de Macolin), que está aberta a assinaturas e que tem como propósito proteger a integridade do desporto e a ética desportiva. Embora seja um bom trabalho que representa um primeiro passo para o combate ao crime no desporto, tendo como objetivos prevenir, detetar e sancionar a manipulação de competições desportivas nacionais e internacionais, e promover a cooperação nacional e internacional entre as autoridades públicas competentes, a verdade é que está aberta a assinaturas desde 2014, mas ainda não recolheu as necessárias para entrar em vigor.

Em Portugal, na sequência da aprovação da Convenção Macolin verificou-se igualmente um esforço legislativo, principalmente no rescaldo do "Apito Dourado", que não teve qualquer consequência para os dirigentes e agentes desportivos envolvidos, uma vez que a lei da corrupção desportiva não era suficiente e inviabilizou as provas recolhidas pela Polícia Judiciária, como escutas telefónicas, uma vez que os crimes em causa não tinham moldura penal suficiente para permitir a utilização de escutas no procedimento criminal.

Por outro lado, de acordo com o princípio da autonomia do desporto, em Portugal as organizações desportivas detêm competências autorregulatórias e disciplinares. Perante esta realidade, não é possível haver um combate coeso e concertado ao crime na prática desportiva, uma vez que cada autoridade ou organização implementa as medidas que entende, de forma isolada e de acordo com os seus interesses.

Embora órgãos como os Comités Olímpico e Paralímpico de Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e a Polícia Judiciária já tenham implementado uma série de iniciativas de educação e formação para a prevenção do "match-fixing", este é um trabalho insuficiente, enquanto não houver protocolos de cooperação entre os vários operadores desportivos destinados a proteger a integridade das competições desportivas.

As recomendações emergentes da Convenção Macolin são claras e não têm sido atendidas no ordenamento jurídico português, que ainda não reconheceu devidamente o problema, nem aprovou as medidas legislativas necessárias à sua erradicação, de uma forma estruturada, científica e harmonizada. Continuamos a cometer o erro de desdobrar e criar mais entidades autónomas, e a aprovar mais legislação avulsa, quando a solução adequada é a de criar uma única autoridade sob égide governamental, que abarque todos os fenómenos antidesportivos, bem como aprovar um Código de Direito do Desporto, concentrando toda a legislação e facilitando as soluções jurídicas, sobretudo a prática desportiva sã e responsável.

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
18/07/19

.
.


1978.UNIÃO



EUROPEIA


Incêndios evoluem com 'muita violência' em Vila de Rei e Sertã

INCÊNDIOS PORTUGAL

.
.
ONTEM  NO 
"DINHEIRO VIVO"
Como as redes sociais estão a aumentar
 a depressão nos jovens

Estudo revela que uso excessivo de redes sociais aumenta sintomas de depressão nos mais jovens. A conclusão não é nova, mas voltou a ser comprovada.

O tempo passado a interagir em redes sociais, como o Facebook ou o Instagram, pode aumentar o aparecimento de sintomas de depressão. Esta é a conclusão de um estudo publicado pela revista científica JAMA Pediatrics, de um dos maiores centros pediátricos da América do Norte, que observou os hábitos de mais de 4 mil adolescentes, entre os 12 e os 16 anos.
.
 “As redes sociais e a televisão são meios que expõem, com frequência, aos adolescentes, imagens de outros em situações mais prósperas, como outros adolescentes com corpos perfeitos e um estilo de vida mais emocionantes ou com mais meios materiais”, sublinha Elroy Boers, autor do estudo.

Nos videojogos ou no computador, esta tendência não se verifica. 
 Nunca lhe pareceu que todos os seus “amigos” do Instagram estão sempre felizes, a viver um estilo de vida quase luxuoso, rodeados de amigos? E porquê? As redes sociais tendem a mostrar uma imagem distorcida da realidade e, geralmente, constantemente positiva. O problema é reforçado pelos algoritmos, que vão alimentando a exposição continuada ao mesmo género de conteúdos.

A constante exposição a estereótipos, que na maioria das vezes não são reais, pode ter um efeito negativa na autoestima dos jovens que utilizam as redes sociais. Mas ainda há tempo para evitar graves consequências. “A investigação revela que o uso excessivo de certos meios digitais pode começar a gerar sintomas de depressão no espaço de um ano, o que dá aos pais e educadores uma janela de tempo para poderem atuar”, alerta Boers.

* - Oh  pacóvios das redes sociais deprimam-se com idiotices.

.
.
243-BEBERICANDO



COMO FAZER
YAKULT ALCOÓLICO CASEIRO 
COM SUCO MID

.
.
9-LENDAS DA CIÊNCIA
9.5 - MISTURAR



FONTE:  DocumentariosCiencia

.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Açores são palco das comemorações nacionais do Dia Mundial do Turismo

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo anunciou que em conjunto com a Confederação do Turismo de Portugal irá assinalar o Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, na ilha de São Miguel. 
.
keynote speaker
“Turismo sustentável: um legado para o futuro” é o tema da conferência que irá celebrar esta efeméride que decorrerá no Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na cidade da Lagoa.

Para a Secretária Regional, “este é um momento de grande importância para o setor”, tratando-se de um “verdadeiro espaço que permitirá reunir todos aqueles que trabalham diretamente na atividade turística”.

“Deixamos o apelo para que os nossos empresários façam parte deste evento extremamente importante, inscrevendo-se e participando ativamente”, apelou.

Marta Guerreiro frisou que “o tema escolhido e a associação do arquipélago ao mesmo, mostra que estamos num rumo cada vez mais consolidado no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, o que nos orgulha enquanto Governo Regional, tendo também em conta o processo em curso de certificação dos Açores como Destino Sustentável”.

O objetivo deste encontro é promover o debate e a partilha de conhecimento entre empresários, gestores, investigadores, académicos e outros profissionais ligados à atividade turística, cujo tema central será a sustentabilidade dos destinos turísticos.

O evento inclui uma mesa redonda sobre turismo sustentável com personalidades da Região ligadas ao setor, a apresentação do estudo “Impacto da Economia Digital na Atividade Económica do Turismo”, por Miguel Castro Neto, Subdiretor da NOVA IMS - Information Management School, e a intervenção de António Sampaio da Nóvoa, como keynote speaker.

* O ridículo de um redactor de um  jornal português referir um orador principal  como "keynote speaker", é preciso ser-se um enorme pacóvio, XIÇA!

.
.
Madonna e

Orquestra Di Batukadeiras

Batuka


'Madame X' - Official Music Video

.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Oposição interna do CDS-PP 
acusa Cristas de autismo na 
elaboração das listas

O porta-voz da Tendência Esperança em Movimento-CDS (TEM-CDS) acusou hoje a presidente do partido, Assunção Cristas, de autismo na escolha de candidatos a deputados para as eleições legislativas de 06 de outubro e de "pouca democraticidade interna". 
.
Em comunicado, Abel Matos Santos insurge-se contra o facto de o partido poder deixar de aprovar em Conselho Nacional, órgão máximo entre congressos, o rol de concorrentes ao parlamento, uma "boa prática que assenta no artigo 29, número 1, alínea i), sempre seguida e respeitada".

A Agência Lusa tentou contactar fontes da direção do CDS-PP e do próprio Conselho Nacional, mas sem sucesso até agora. 

* Tadinha da D. Assunção.

.
.


XXVI-TABU


6.SEROPOSITIVO HIV



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


FONTE:  Edward Wiener  

.
.
ø qџє ₣єz яє∩ASςєя ø ₣ASςí∩iø
 ₫ø ђøмєм Þє∟A ∟џA




FONTE:  DW Brasil

.
.
DIANA FIALHO
O CRIME IMPERFEITO



FONTE:  Flash News

.

EXPO 98

.
/4



FONTE: Rui Barros

.
.


PERIGO CALOR

.


FONTE: DIRECÇÃO GERAL DE SAÚDE

.
.

DICAS DE SAÚDE





.
.
2043
Senso d'hoje
RAQUEL VARELA
INVESTIGADORA
PROFESSORA UNIVERSITÁRIA
O Racismo perigoso
não está em artigos



Primo Levi: 
não esquecer, não perdoar



FONTE: Raquel Varela
.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS









.
.
NÓS TAMBÉM FAZEMOS


.
.

BOM DIA


.
.
.

17-TEATRO
FORA "D'ORAS"

 II-O FILHO DA TRETA


Antigamente, a vida era uma selva. Agora, a vida é uma selfie. Toda a treta se dispersou e cresceu nas redes sociais e os especialistas têm tido alguma dificuldade em encontrar a genuína conversa da treta. Mas quem é vivo sempre falece, e também sempre aparece.

Nada se perde, tudo se transforma – o código genético da Treta renasce em 2016 com a assustadora e nada aguardada peça de teatro FILHO DA TRETA. Zezé (José Pedro Gomes) prossegue a sua luta contra o bom-senso, a solidariedade, o trabalho e outros conceitos primeiro-mundistas, desta vez na companhia de Júnior (António Machado) que anda de bicicleta desmontável.

Zezé, ao nível da deslocação, continua a polir a ponta do sapatinho de verniz com cuspe. Mas é um cuspe mais sábio... Numa comovente irritação entre duas gerações perdidas, discutem-se as tascas gourmet, os refugiados, os paus de selfie, as novas famílias e outras pragas que assolam o mundo moderno deste saudoso bairro em vias de extinção. 

Texto Filipe Homem Fonseca e Rui Cardoso Martins Encenação Sónia Aragão Música Bruno Vasconcelos e Nuno Rafael Desenho de Luz Luís Duarte Figurinos Fernanda Ramos Produção Força de Produção 

Com José Pedro Gomes e António Machado


FONTE:Valter Pinho
.