09/11/2012

 .

HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

REN anuncia fortes investimentos 
Mil milhões para Portugal até 2016 

A REN-Redes Energéticas Nacionais vai investir 1,7 mil milhões de euros até 2016, dos quais mil milhões vão ser direcionados para Portugal, anunciou hoje a empresa após divulgação do seu plano estratégico para os próximos cinco anos. 

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa liderada por Rui Cartaxo anunciou que a nível nacional irá investir a uma média de 200 milhões de euros por ano, embora com "flexibilidade para aumentar ou diminuir o investimento", sendo que no total apostará 800 milhões no setor da eletricidade e 200 milhões no gás. 

O documento, apresentado hoje aos investidores, adianta que, na área da eletricidade, a REN vai apostar numa nova interligação a Espanha através do Minho, um reforço das ligações às barragens, um aumento de capacidade para fornecer energia a Lisboa e Porto e um reforço das linhas do interior do Norte de Portugal. Para o gás, a REN vai fazer a terceira conexão entre Mangualde e Zamora, um estão de compressão de gás no Carregado e duas novas cavernas subterrâneas para armazenamento. 

A nível internacional, a empresa portuguesa estima investir 700 milhões de euros, "principalmente a partir de 2014", e "dependendo das oportunidades, investimento e crédito sólido". A REN prevê que a sua base regulada de ativos (RAB em inglês) até 2016 cresça entre 2% e 5% conforme a incorporação ou não dos negócios internacionais, sendo que hoje está nos 3,2 mil milhões de euros, e possa atingir os 4 mil milhões de euros em 2016. 

* A notícia é tão excelente que pobre desconfia

Sem comentários: