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HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Portugal tem 700 mil carros a gasóleo
que poluem acima dos limites
Portugal tem um total de 713 mil veículos poluentes a gasóleo a circular nas estradas, um número que coloca o país no 11º lugar entre os Estados-membros da União Europeia (UE), refere um estudo divulgado esta segunda-feira pela Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E).
Existem 713 mil veículos poluentes a gasóleo a circular nas estradas
portuguesas, um número que coloca o país no 11º lugar entre os
Estados-membros da União Europeia (UE), refere um estudo divulgado esta
segunda-feira pela Federação Europeia dos Transportes e Ambiente
(T&E), da qual faz parte a associação ambientalista Zero.
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ATÉ O INEM |
No
conjunto da UE, são 43 milhões os automóveis poluentes a gasóleo em
circulação, sublinha o estudo divulgado no terceiro aniversário do
"Dieselgate", o escândalo de manipulação das emissões poluentes pela
indústria automóvel.
A T&E sublinha que "o número de veículos
ligeiros de passageiros e comerciais a gasóleo altamente poluentes nas
estradas aumentou em cinco milhões no ano passado (…) e em 14 milhões
desde o Dieselgate". França, com 8,7 milhões de veículos poluentes,
Alemanha, com 8,2 milhões, e Reino Unido, com 7,3 milhões, representam
mais de metade (56,3%) do total. Portugal, com 713 mil veículos, tem um
peso de 1,65% no conjunto da Europa.
Em Portugal, os 713 mil
veículos correspondem a 24% dos cerca de 2,95 milhões de ligeiros de
passageiros a gasóleo existentes no país. No entanto, os 713 mil
automóveis referem-se apenas a ligeiros, de passageiros e comerciais,
com a norma Euro 5, que vigora desde 2009.
O estudo aponta
também que apesar dos novos modelos a diesel cumprirem os limites de
emissões estabelecidos por Bruxelas quando medidas pelo novo teste de
emissões em condições reais (RDE), testes mais alargados levados a cabo
pela T&E revelam que as emissões dos novos modelos superam
largamente os limites.
"Contrariamente aos argumentos da
indústria automóvel, os resultados mostram que até mesmo os veículos
mais recentes introduzidos no mercado emitem mais poluição na estrada do
que quando testados em condições de laboratório", frisa o estudo. "A
indústria automóvel não pode continuar a encontrar novas formas de
manipulação dos testes e deve acelerar a transição para veículos de
emissões zero, nomeadamente eléctricos", defende, em comunicado, a Zero.
Zero defende banir carros a gasóleo do centro de Lisboa
Ao
Negócios, o presidente da Zero, Francisco Ferreira, cita como exemplo
Lisboa. "As restrições à circulação de veículos mais antigos no centro
da cidade não estão a funcionar. Até porque não há uma fiscalização
eficaz". "A falta de fiscalização continua a permitir dezenas de táxis
mais antigos e poluentes a circular na Zona de Emissões Reduzidas (ZER)
de Lisboa", refere. Os níveis de dióxido de azoto (NO2) na Avenida da
Liberdade, por exemplo, continuam a exceder os limites estabelecidos por
lei, indica.
O responsável considera que "este estudo mostra
que mesmo veículos mais novos continuam a apresentar emissões poluentes
muito acima dos limites". Assim, argumenta, terá de "se equacionar banir
a circulação de veículos a gasóleo no centro da cidade".
"O
impacto de alterar a idade dos veículos autorizados a circular é
diminuto, uma vez que os novos modelos continuam a ser bastante
poluentes", conclui.
* Se se perguntar ao governante responsável do sector o porquê desta situação, dirá com toda a calma que o governo está a estudar medidas sobre o assunto.
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