HOJE NO
"EXPRESSO"
"EXPRESSO"
Pilar del Rio:
“José foi uma maldição”
Diz que chegou a Portugal como o “apêndice” de um homem e que, por cá, não faz parte da memória de ninguém. Mas carrega o peso de um legado imensamente português, que ajudou a construir. O trabalho na Fundação Saramago valeu-lhe o Prémio Luso-Espanhol de Cultura, que receberá em maio
Recebe-nos no gabinete que ocupa na Fundação Saramago. E, mal abre a
porta, a luz: Pilar é alta, bonita, exuberante, jovem. Uma jovem de 67
anos — idade que, dirá, não encontra em nenhuma parte do seu corpo.
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Rapidamente somos puxados para dentro do seu turbilhão, esse que a levou
a criar esta casa há uma década, a casar com “um dos cidadãos mais
completos do século XX”, 30 anos mais velho do que ela, a abdicar de uma
carreira de jornalista, a mudar de pele, de país, a não parar de
trabalhar, mesmo que o cansaço por vezes se imponha. E quem é esta
mulher? Alguém que não quer morrer numa “decadência ostensiva”. Que não
corresponde, nunca correspondeu, a estereótipos ou normas sociais. Que
acorda todos os dias para viver “da e com a memória”, consciente de ter
sido protagonista de uma experiência que muitas mulheres gostariam de
ter tido. Uma “maldição” que ainda hoje, sete anos passados sobre a
morte de José Saramago, a afasta de refazer a vida, porque,
simplesmente, não lhe apareceu à frente outro igual a ele.
Sabendo que não gosta que lhe
chamem a viúva de Saramago, quem é Pilar del Río hoje, aos 67 anos?
Não gosto que me chamem ‘viúva de’ porque ninguém me chamou ‘mulher de’
enquanto Saramago foi vivo. Isto por duas razões: porque tinham de
enfrentar Saramago e tinham de me enfrentar a mim. Cada um de nós é o
produto de si próprio. Não somos nem do pai nem do filho. Somos o que
queremos ser. Nunca fui a mulher de Saramago nem serei a viúva dele, por
respeito a Saramago e a mim própria.
E então quem é essa Pilar?
Uma mulher que não corresponde a estereótipos como o bom comportamento
ou às normas sociais que se esperam de alguém que já tem uma idade.
Talvez porque essa mulher ainda não consiga encontrar os 67 anos em
nenhuma parte do seu corpo. Claro que me olho ao espelho, mas acho que o
que está mal é um problema do espelho. Sou uma pessoa que todos os
dias, ao acordar, pensa no que quer fazer da sua vida. Não tenho ainda
um caminho definido. Ou seja, não estou reformada de nada. Faço a minha
vida como quando tinha 20 ou 30 anos. Vou trabalhar. Não quer dizer que
não tenha problemas. Tenho-os, de saúde...
Não sente que abdicou de uma carreira?
Sinto que tive um impasse. Isso também me dizia o meu marido, que eu
tinha abdicado de uma carreira para estar com ele, para participar e
estar no seu projeto, e, de facto, fui parte ativa nesse projeto. Mas
ele também dizia, nos últimos anos da sua vida e pensando nestas coisas
da internet (fiz-lhe um site), que eu tinha voltado à minha antiga
profissão, a de jornalista. A contar, a dizer, a compor... Se calhar,
estou de volta ao projeto inicial da minha vida.
Essa mulher que está no seu projeto original persegue um caminho, quer alguma coisa. O que é?
Tendo conseguido que esta fundação funcione e que tenha gente entre os
30 e os 40 anos, essa mulher não quer morrer numa decadência ostensiva.
Porque é que se tornou jornalista?
Porque gostava de contar coisas que antes gostava de ouvir. Acima de
tudo, sou uma ‘ouvidora’, oiço, oiço todo o tipo de gente em todo o tipo
de circunstâncias. Tudo me maravilha. Nasci para me maravilhar com uma
bola que rebola, com uma estrada que está a ser arranjada... Gosto de
contar essas coisas. Tive um programa de rádio há muito tempo, já depois
de ter conhecido o José, chamado “Blimunda Não Se Rende”. Nele contava
as maravilhas que Blimunda, que era pobre e sozinha, ia encontrando no
mundo.
É mais fácil viver quando se acredita no mundo e se está maravilhado
com ele?
Eu não acredito absolutamente nada num mundo que está a ser governado
por gente em que não acredito nem quero acreditar. O que não me
maravilha são todas as insolências e as perversões que os poderes
económicos praticam no mundo e as guerras que criam.
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Maravilha-me que
haja refúgios e momentos de harmonia e de poesia. Fomos feitos para
sermos seres passivos e sofredores, estamos preparados para ser a massa
no que respeita aos conceitos de política e ao domínio do social e fiéis
no que concerne à religião. Maravilha-me que de repente haja gente que é
ela própria e que é feliz.
A religião fez parte da sua vida...
Nunca vi Deus. O que me atraía na religião era uma forma bonita de
relação com os seres humanos, que acontecia através da caridade cristã,
entendendo a caridade como amor. Mas isso foi antes de descobrir que
acima da caridade estava a solidariedade. Esse momento teve a ver com a
minha chegada à faculdade, com a possibilidade de partilhar, com as
melhores pessoas, as ideias de liberdade, contra a tirania e a ditadura,
ideias que vieram também com a leitura. Hoje descubro que a caridade,
no seu sentido etimológico de amor e de partilha, também me interessa
muito.
Quando é que percebeu que Espanha vivia numa ditadura?
Desde sempre. Em criança sabia que vivíamos num país criado por obra e
graça de Deus. Sabia que Deus tinha criado Franco para fazer o país
preferido dele.
Aprendeu-o na escola?
Não
foi preciso, já o tinha aprendido em casa: Deus criou Franco e Espanha!
Claro que, ao crescermos, nos apercebemos de que o mundo é maior do que
Espanha. Damo-nos conta disso por uma notícia num jornal, um livro que
lemos... Com 14 ou 15 anos descobres que há países onde se vota e aos 18
já sabes que em Paris está a acontecer muita coisa. Tudo começa a
encaixar-se, a fazer sentido. E, com a mesma naturalidade que se aceitou
fazer a primeira comunhão, aceita-se deixar de ir à missa. Lembro-me
perfeitamente da última vez que me fui confessar: o padre perguntou-me
se já tinha acabado, e eu respondi-lhe que sim, mas que havia coisas que
não lhe ia dizer. Não ia confessar o amor nem que estava com o homem
que escolhi, o meu primeiro marido.
No entanto, casou com ele pela Igreja e batizou o seu filho...
Fi-lo para não dar um desgosto à minha mãe, que vivia uma guerra civil e
não tinha de suportar as iras do meu pai. Porém, a palavra ‘família’
provoca-me fastio, repugna-me. Faz parte do ADN que te dão a conhecer:
Estado, Família e Religião; Deus, Pátria e Família, se quiserem. Vi tudo
isso em casa. Fi-lo para não aumentar o conflito entre a minha mãe e o
meu pai. Para mim, era igual, queria lá saber da religião. Casei-me pela
Igreja porque a religião não me dizia nada. Era como pôr um vestido
comprido para ir a uma festa social ou usar uma joia, tanto me fazia.
Deus não significa nada para mim. Se há um Deus, ele vai perceber que
tudo o que inventaram à sua volta é uma merda. Quero que haja um Deus
para lhe pedir contas sobre o que fez aos seres humanos, às mulheres.
De onde vêm as suas convicções?
De um mundo cheio de pobres diabos. Vivo com seres humanos que tentam levantar a cabeça e não conseguem, porque lha cortam.
Disse que em sua casa havia
um conflito e que rejeita a ideia
de família. Porquê?
Rejeito-a porque tenho os olhos abertos para o que acontece no mundo,
as hipocrisias e mentiras que se fazem e dizem por aí. Descobri isso ao
ver “O Último Tango em Paris”, de Bernardo Bertolucci, em especial o
momento em que ele se vira para ela e lhe diz: “Mete o dedo no cu. A que
cheira?” Era uma boa família! Quer isto dizer que as primeiras mentiras
que o ser humano diz — porque se chegou tarde a casa, porque se precisa
de qualquer coisa, porque se tem medo — são à família, em família.
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Na
minha casa, o conflito traduzia uma sociedade patriarcal a viver numa
ditadura política e religiosa. Havia o nacional-catolicismo. Eu não
sabia quem era mais importante, se Deus, se Franco. Tinha dias. Qualquer
coisa que saísse do âmbito do nacional-catolicismo era um problema, e
se fosses respondona como eu eram problemas acrescidos. A última vez que
o meu pai me deu uma bofetada já eu tinha 23 anos.
O que fez?
Fui-me embora, estava de férias e fui ter com o meu namorado. Até a
minha mãe me apoiou. Bateu-me porque eu estava a defender uma irmã
adolescente que tinha chegado a casa 10 minutos atrasada.
Percebe-se que a relação com o seu pai era complicada...
Não era complicada, porque nem sequer tive uma relação com o meu pai.
Não se têm relações com os pais. Os pais existem para mandar em nós.
O que faziam os seus pais?
O meu pai era um tipo
singular. Foi frade dominicano e depois aviador e agente de seguros. A
minha mãe, submissa, tinha de ‘se defender’ de 15 filhos e do marido.
Era uma mulher extraordinária.
E como é ser a mais velha
de 15 irmãos?
Não sei, acho que gostava de ter sido a mais nova de todos. A verdade é
que partilhei a responsabilidade com a minha mãe na hora de tomar
decisões, assim como as tarefas diárias, que iam de pôr toda a gente na
escola a dar de comer e vestir... Foi um excesso de responsabilidade, do
qual beneficio hoje em dia.
Tentou ser diferente como mãe?
Fui uma má mãe, porque sempre pensei que seria a vida a educar o meu
filho e não eu. Nunca pensei no que queria ser como mãe, tinha outras
coisas que fazer.
Que relação mantém com o seu filho, hoje já com 40 anos?
Trato-o como uma pessoa que é independente e que está a trabalhar. E está a trabalhar sobre Saramago.
O que é que faz?
É uma história linda. O meu filho estava a viver na Argentina, pois
detestava a ideia de estar num país onde tivesse de se relacionar com o
José ou comigo. Mas quando o José adoeceu a sério, perguntou-me se eu
queria que me viesse ajudar. E veio da Argentina para Lanzarote com um
amigo e fez com que a minha casa nunca fosse uma enfermaria. Ficaram até
ao dia em que o José morreu. Neste momento está em Lanzarote a fazer
visitas guiadas à casa todos os dias.
Houve um antes e um depois
de Saramago?
Claro. Eu trabalhava como jornalista, tinha um programa e vivia num
país. O facto de estar com José Saramago fez-me deixar um posto de
trabalho estupendo e vir para um país onde não faço parte da memória de
ninguém, nem então nem agora. Antes estava com o José, agora estou com a
memória do José.
E quem é a Pilar depois do José?
Uma mulher muito mais velha, com uma experiência maravilhosa que muitas
das mulheres que conheço, e mesmo algumas que não conheço, gostariam de
ter tido. Sou uma privilegiada, vivi uma história absolutamente
singular que partilho de manhã à noite todos os dias na fundação, na
casa de Lanzarote, na Azinhaga. Vá para onde for, partilho essa
história, porque é demasiado grande para a guardar só para mim: é a
história de um dos cidadãos mais completos do século XX, uma pessoa que
nasceu para ser massacrada e não o foi, que se levantou do chão, que se
fez a si próprio, que não precisou de ser ‘filho de’, que nem sequer
tinha o apelido do pai. Uma figura que os burgueses de mente curta ainda
não conseguem compreender. Aqueles que não entendem a literatura de
Saramago ou o próprio Saramago têm de ir a um especialista, pois são
egoístas ou doentios ou têm uma conceção da vida demasiado elitista.
Mesmo os que não concordam com Saramago não podem negar que ele os
arrasa. Saramago é a-rra-sa-dor, um tipo que em menos de 30 anos
construiu uma obra como esta. Alguém que escreveu “O Evangelho segundo
Jesus Cristo”.
Fala de uma elite que ainda não compreendeu Saramago. Alguma vez se zangou com Portugal?
Não. Para mim, não existem países. Tenho semelhantes. O que é que herdei do franquismo? A repulsão pela bandeira.
Então reformulemos: alguma vez se zangou com os semelhantes
de Saramago?
Zanguei-me com os espíritos pequenos, ou melhor, com o comportamento de
alguns indivíduos, sobre os quais só me ocorre dizer “coitados”. Esses
que escrevem uma coluna em Portugal e teorizam e dogmatizam, mas não
chegam nem à raia de Badajoz. Passando Badajoz, não são ninguém. Não
suporto quando começam com a conversa de que Saramago saneou não sei
quantas pessoas. Não, desculpem, o diretor literário não faz
saneamentos, foi a administração, há provas. E escrevem isso em jornais
que mal pagam aos seus colaboradores, que mal pagam aos seus redatores e
que põem na rua jornalistas. Mas esses não são saneados. Têm ódio à
revolução, no fundo querem ser aristocratas. Mas não são!
Como é que um encontro pode
mudar uma vida?
Não tive consciência de que a terra tremeu. José Saramago sim, e
descreve-o na “Jangada de Pedra”. Eu não. Senti tudo isso com uma enorme
naturalidade. Saí do encontro com ele e disse: “Vai acontecer qualquer
coisa!”
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Cheguei a Espanha, e a primeira coisa que fiz foi telefonar à
pessoa com quem namorava na altura para lhe dizer que não íamos
continuar. Passou junho, julho, agosto. Em setembro recebi uma carta:
“Se as circunstâncias da vida mo permitirem, gostaria de te ir ver.” Já
me tinha dado recomendações de leitura, a nossa correspondência nesse
sentido era quase ditatorial. Eu tinha de ler “Uma Família Inglesa”, de
Júlio Dinis, o “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, a Agustina
Bessa-Luís, a Lídia Jorge...
Soube logo que ia dedicar-se a este homem?
Dedico-me à vida, aos meus irmãos, e se na vida está o meu marido
dedico-me a ele; se está a fundação, dedico-me a ela. Ou seja, sou uma
mulher dedicada. Mas, sim, dediquei-me a ele de corpo e alma, sabendo
que era uma pessoa inesgotável. Começava uma conversa que nunca dava por
terminada, porque tinha sempre pontos de vista diferentes, tal como a
sua literatura. Era uma pessoa com uma formação infinitamente superior à
minha. Foi uma maldição.
Maldição?
Sim, depois de o ter conhecido já não consegui gostar de mais ninguém.
Nunca pensou em refazer a sua vida?
Com quem? Deem-me outro. Só teria reconstruído a minha vida se tivesse
aparecido alguém assim por quem me apaixonasse. Acho que os homens se
impressionam com isso, que não querem ser comparados.
Como era ser 28 anos mais nova e
saber que sobreviveria a esse amor?
Tínhamos isso muito claro e preparámos tudo. Uma vez, Madalena Perdigão
disse-me, pouco tempo depois de a conhecer, que tinha uma relação com
um homem mais velho e que isso a fazia sofrer muito, pois a sociedade
não a entendia. A sociedade só percebe o lugar-comum. Acontece que ela
morreu dois anos depois e o marido viveu quase até aos 100. O José e eu
sabíamos que era uma lei da vida. E numa conversa ao almoço em
Lanzarote, com dois amigos espanhóis, surgiu a ideia de fazer uma
fundação para tomar conta do seu legado humanista — não de uma herança
ou de uma biblioteca. Saramago primeiro não achou grande ideia, mas a
conversa continuou e, no final, disse-me que, se eu lhe sobrevivesse,
queria que me ocupasse da fundação.
Uma vez disse que ele queria que
“o continuasse”. Como se continua José Saramago?
É terrível. Pelo menos, Saramago tinha uma companhia, eu não.
Sente-se sozinha?
Não. O problema é quando viajo. Nos últimos dois anos tem sido mais
difícil viajar sozinha, com uma mala, de aeroporto em aeroporto, para
compromissos relacionados com Saramago. No penúltimo país que visitei
tive uma quebra, pensei que ia morrer, tive de tomar um tranquilizante.
Sou a escrava, a protagonista e a que apanha os copos. Ou seja, há de
chegar o dia em que não conseguirei fazer mais. O José não tinha de
fazer a mala, não ia sozinho. Falava e era Deus. Eu não sou Deus e tenho
de falar como Deus. Sou recebida por chefes de Estado, estou presente
em conferências, em todo o tipo de situações. A vida é complicada.
O que significa para si a Fundação Saramago?
É a residência do pensamento do José. As editoras só publicam livros
para ganhar dinheiro. É um negócio. Mas quem trabalha o pensamento de
José Saramago? Já não há editoras que publiquem ensaios.
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Então somos nós
que o fazemos. Exemplo disto é a “Proposta de Declaração Universal dos
Deveres Humanos” — que tem a ver com a nossa obrigação de retribuir à
sociedade e vai ser apresentada à ONU — ou a difusão do teatro. Houve
teatro de Saramago em Portugal, em Espanha, em Itália, óperas... Alguém
se deu conta? E quem leva isto para a frente? Os herdeiros? Eles têm a
sua própria vida e não lhes pode cair o legado em cima. É a fundação que
se ocupa de tudo.
Com uma vida como essa, porque aceitou ser administradora da TVI?
Uns amigos ligaram-me e pediram-me para aceitar o cargo. Eu estava numa
apresentação de Vargas Llosa e não podia atender o telefone e acabei
por responder por mensagem. A proposta em si era tão surpreendente que
não sabia o que dizer ou fazer. No entanto, pensei: se não for eu, vai
ser outro. E porque não estar lá uma pessoa tão vincadamente de
esquerda? Eu sou uma pessoa de esquerda e muito antissistema.
E o que faz como administradora não executiva?
Só participei em reuniões, espero agora poder participar em algo mais.
Mas o que faço é basicamente aprovar as contas e um pouco da linha
editorial. Não posso chegar ao Conselho de Administração de uma empresa a
opinar, cheguei a ouvir. Agora espero mais.
Sentia saudades de estar num meio de comunicação social?
Há 20 anos teria respondido que sim. Queria ser diretora do “El País”.
Estava muito irritada, e ainda estou, pelo facto de quase não haver
mulheres nesses cargos. O meu jornal ideal seria aquele que me deixasse
ser mulher e dar a minha opinião, sem prestar tanta atenção à lógica do
mercado, mas sim à dos leitores.
Não é ingénuo pensar que isso
é possível?
O que nos ensinaram já não faz parte daquilo a que se chama ‘fazer
jornais’. Já não contamos o lado obscuro das coisas. Pelo contrário,
somos os que beneficiamos os interesses do poder. Estamos ali para
esconder as falhas do sistema capitalista e não para trabalhar para uma
sociedade que se quer socialista na sua essência.
Acredita no jornalismo independente?
Acredito muito nas pessoas, mas cada vez que um jornal tratou de
levantar a cabeça e fazer frente ao poder económico foi abafado. Um
jornal progressista, independente, tem de fazer imediatamente
concessões. E tudo acaba por não passar de um jogo de concessões.
Voltando atrás, quem é hoje a sua família?
Em Portugal não faço parte da memória de ninguém. Estou muito só, mesmo
que esteja rodeada de gente fantástica aqui na fundação.
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A minha
família é a memória. Irrita-me dizê-lo, mas vivo da e com a memória —
embora seja uma memória que projeta, uma memória para o futuro. Tenho
amigos adoráveis, um grupo de amigas em Sevilha... E tenho a tribo — é
assim que chamamos a nós mesmos em família. Eu saberia dizer o que estão
agora a comer os 15 membros da tribo, ou seja, os meus irmãos. Sei que
nunca mais me vou encontrar com o José, que ele nunca me vai poder dizer
se estou a fazer bem ou mal.
Porque é que insiste em dizer
que não faz parte da memória
de ninguém?
Porque não faço. Cheguei com 40 anos e não tenho a chave, o código, para as pessoas daqui.
Não se está a subestimar?
Não, sou realista. E a realidade é a minha idade. As pessoas andam para
trás, recuperam momentos do passado, e eu não estou lá. Cheguei tarde,
já bem crescida, como o apêndice de um homem. E durante os 25 anos que
vivi com ele não tinha existência real, era uma sombra. E agora tenho
uma existência real relativa.
Relativa como?
Não sei se as pessoas se dirigem a mim como a um ser humano que querem
agarrar ou beijar ou como a uma mulher que tomou decisões que Saramago
nunca tomaria. Em Granada e em Sevilha existo como pessoa e companheira
de trabalho. Em Portugal não existo sem Saramago.
Gostava de mudar isso?
Teria de ter vontade de o fazer, e se calhar já não tenho. Mas é
curiosa a quantidade de viúvos que Saramago tem. Um dia, aqui no meu
gabinete, contaram-me como foi o casamento de Saramago. Foi comigo que
ele se casou! Não se lembram? Não me veem?
Mas há muita gente que a conhece...
Não sei se me estão a ver a mim ou à sombra de Saramago, mas houve um
tempo em que tive a ilusão que me estavam a ver a mim. Agora desconfio
sempre. Já não sei quem me olha, porque me olha, que olhar é esse.
No fundo, fala da sua individualidade. Como a manteve sendo tradutora de Saramago e o seu braço-direito?
Mantive-a sempre, mas ninguém o sabia. Isso fazia parte da nossa
intimidade, onde cada um era livre. Não estávamos comprometidos nem com
partidos políticos, nem com Estados, nem com nacionalizações, nem com o
casal que formávamos... Éramos um projeto, trabalhávamos juntos. Quando
decidíamos o que íamos fazer, não o fazíamos em função de Saramago, mas
do projeto e da agenda, do livro que se estava a escrever ou a traduzir.
Trabalhávamos para um projeto no qual participavam outras pessoas, a
que chamávamos ‘saramaguitos’.
Como foi traduzir Saramago?
Foi uma ousadia própria da juventude. Eu lia os originais das traduções
que mandavam a Saramago e muitas vezes não estava de acordo. Mas ele
tinha um tradutor muito bom, que era professor catedrático da
Universidade de Barcelona, e quem era eu para opinar... O tradutor veio à
apresentação espanhola de “Ensaio sobre a Cegueira”, de óculos escuros e
de bengala: “Venho à apresentação deste livro consciente de que será o
último que traduzirei, porque estou a ficar cego.” Não ficou cego,
exagerou um pouco. Mas eu já lhe tinha dito que a partir dali traduziria
eu! Fi-lo porque era ousada, senão nunca teria traduzido Saramago.
Que relação tem com a família do seu marido?
A neta trabalha aqui na fundação e a filha, que vive no Funchal, também
faz parte da organização. Mas como está longe relacionamo-nos menos. É
uma relação sem problemas, cordial.
Já disse que não gosta de bandeiras. Porque é que escolheu ter a nacionalidade portuguesa?
Para pagar impostos em Portugal. Não vou pagar por José Saramago fora
de Portugal. E a verdade é que o Governo se portou muito bem, pois fiz
um pedido normal e responderam-me logo. Ao cabo de dois meses já tinha a
nacionalidade e já podia apresentar a declaração de impostos aqui. Pago
muito mais aqui do que pagaria em Lanzarote, mas agora tenho
legitimidade para criticar o Governo e o Estado ao qual pago os meus
impostos. Fico colérica de cada vez que gastam mal o dinheiro.
Como é que essa formalização da relação com Portugal se conjuga com o ideal de uma Ibéria sem fronteiras?
Sabe, no outro dia deram-me o Prémio Luso-Espanhol de Cultura, por eu
servir de ponte de comunicação entre Espanha, Portugal e América Latina,
segundo o júri. Fiquei muito feliz. Como na “Jangada de Pedra”, creio
que é para lá que caminhamos, para a América Latina. E servir de agente
de comunicação entre culturas parece-me muito importante. Sugeri que mo
entregassem em finais de maio, na Feira do Livro de Madrid, cujo
país-tema será Portugal. Não sou mulher de salões nobres.
* Uma senhora que Portugal deve respeitar.
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