ESTA SEMANA NO
"SOL"
"SOL"
'O menino mija'?
Licor açoriano de nome insólito
é um sucesso estrondoso
Perto de três mil litros de um licor com o nome da tradição natalícia
açoriana “o menino mija” esgotaram em apenas duas semanas, revelou hoje
o produtor, que quer exportar o produto para os Estados Unidos em 2015.
“Este ano foi uma experiência. Tivemos à volta de dois mil e
quinhentos litros ou três mil litros. Esgotou rapidamente. Para o ano
vamos produzir muito mais e tentar colocar nos EUA”, afirmou à Lusa
Eduardo Ferreira, proprietário da Fábrica de Licores Eduardo Ferreira
& Filhos Lda., fundada em 1993 na cidade da Ribeira Grande, na ilha
de S. Miguel.
.
.
Pelo Natal e até ao dia de Reis (06 de janeiro) vive-se nos Açores a
tradição do “menino mija”, que junta grupos em peregrinação por casas de
amigos e familiares, constituindo um símbolo do património etnográfico
do arquipélago.
“Nós colocámos dentro de uma garrafa esta tradição. Tem tudo a ver
connosco. Chama a curiosidade às pessoas e isso é um potencial
comercial”, disse Eduardo Ferreira, acrescentando que o resultado da
primeira experiência foi toda vendida na região e que a marca “O menino
mija” já foi registada pela fábrica de licores.
Segundo disse Eduardo Ferreira, esta é “uma aposta ganha”, pelo que a
ideia, no próximo ano, é “produzir mais e exportar para os Estados
Unidos”, algo que “já está a ser tratado em termos de autorizações”.
“As pessoas perguntam de que é feito [o licor], porque não vem [na
garrafa] os ingredientes, mas isso já foi de propósito. Quando vai a
casa dos amigos e pergunta se o menino mija, o senhor não sabe o que vai
tomar”, disse, acrescentando apenas que a fruta utilizada neste e nos
restantes licores produzidos pela sua fábrica é toda dos Açores.
Neste momento, a fábrica de licores de Eduardo Ferreira importa
apenas ginga, pois toda a restante fruta utilizada no fabrico das
bebidas alcoólicas é plantada e colhidas nos Açores.
A criatividade, a constante inovação e a qualidade são para Eduardo
Ferreira, antigo emigrante nos EUA, o segredo do sucesso da fábrica, que
em 2015 vai começar a produzir gin e rum com sabores de frutas locais.
“Não é por acaso que no ano passado subimos 17% nas vendas, num ano
de crise. Estamos constantemente a investir e a melhorar”, referiu
Eduardo Ferreira.
O empresário revelou, ainda, que tenciona abrir, em fevereiro, a
segunda loja da “Mercearia dos Açores” em Lisboa, dado o sucesso obtido
com a primeira, localizada na baixa da capital e onde se podem encontrar
vários produtos genuinamente açorianos.
* Mijamos todos.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário