16/01/2014

.
HOJE NO
"DESTAK"

Alexandre Quintanilha alerta para
. retrocesso de décadas 
na ciência em Portugal 

O professor universitário Alexandre Quintanilha alertou hoje para o que considera ser um processo "nefasto e muito perigoso" de desinvestimento na investigação científica em Portugal que pode levar a um retrocesso de décadas. 


Em declarações à Lusa na sequência do anúncio dos resultados da atribuição de bolsas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o antigo diretor do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto disse temer que Portugal volte "a ser um país com uma elite económica, cultural, científica e técnica muito pequena, de 5% da população, e no resto da população trabalhadores de vários níveis, mal pagos, inseguros, com uma pouquíssima esperança de poderem aceder a essa elite". 

"Acho que se a comunidade científica não perceber nesta altura que isto é um ataque geral à grande maioria de investigadores no país e se não se unir para juntar esforços para ver se consegue alterar esta situação, então penso que teremos aquilo que merecemos", declarou Alexandre Quintanilha.

* Estamos a ser governados por uma elite sem escrúpulos que pretende criar a elite que o prof. Quintanilha refere, um desastre.


.

Sem comentários: