16/01/2014

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Défice pode ter ficado 
abaixo do estimado pelo Governo

O Conselho de Finanças Públicas afirma que o défice do conjunto do ano poderá ficar abaixo das estimativas mais recentes do Governo.

O organismo liderado pela economista Teodora Cardoso explica que o défice do terceiro trimestre ficou nos 5,8% do PIB. O valor fica em linha com o estimado pelo Governo em Outubro passado, que aponta para 5,9%.


"Excluindo o impacto da operação de recapitalização do Banif, o défice das administrações públicas ascendeu a 5,2% do PIB", explica o documento.

"Este resultado traduz uma melhoria de 0,9 pontos percentuais (p.p.) do PIB face ao verificado em idêntico período de 2012 e também face ao registado no primeiro semestre de 2013", acrescenta ainda.

No que se refere à despesa, apesar do crescimento acentuado no terceiro trimestre, o Conselho de Finanças Públicas considera que no final de 2013 ficará em linha com o estimado pelo Executivo, podendo mesmo ser inferior se se mantiver o baixo grau de execução da despesa de investimento.

* É uma boa notícia? Com ela vai o governo diminuir a taxa de assalto ao bolso dos portugueses? Todos esperamos e porque a dra. Teodora Cardoso  é uma referência de seriedade, que haja na rua sinais de alguma melhoria, o cidadão comum está farto de melhorias virtuais.


.

Sem comentários: