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HOJE NO
"DINHEIRO VIVO"
Queixas contra ginásios disparam 64%
Cancelamentos do contrato e cobranças indevidas estão entre os principais motivos das queixas apresentadas em 2019
Os portugueses apresentaram 369 reclamações
contra ginásios no ano passado, totalizando um aumento de 64%, face às
225 registadas no ano anterior, de acordo com um comunicado do Portal da
Queixa. Mas, já este ano, o Portal adianta ter contabilizado 34
reclamações contra o mesmo tipo de instituições.
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Na origem da insatisfação dos consumidores
surgem, em primeiro lugar, as queixas relacionadas com com dificuldades
no momento de cancelar/rescindir o contrato, num total de 147 registos, o
que representa um aumento de 71% face a 2018.
Ao longo do ano passado, as cobranças
indevidas atingiram também números expressivos, situação que o Portal da
Queixa relaciona com o facto de o pagamento ser quase sempre por débito
direto. Contabilizaram-se, neste caso, 87 queixas, mais 32% em relação
ao ano anterior.
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Reclamações por mau atendimento e falta de condições completam o top 3
dos motivos das queixas, ao terem gerado 80 registos, o que representa
um aumento anual de 38%.
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Quanto aos três ginásios mais reclamados, o Portal da Queixa
identificou: o Fitness HUT, com 136 reclamações (+37%); o Fitness UP,
com 50 registos (+625%) e o Solinca Health Clubs, com 17 queixas (+50%).
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O top 5 inclui ainda o Pump Fitness Spirit, com 20 registos (+167%), e o
Holmes Place, com 27 reclamações (+4).
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Apesar dos protestos, o Portal da Queixa, considerando as taxas de
resposta e resolução às reclamações, classificou o Holmes Place, o
Fitness UP e o Pump Fitness Siprit como as três marcas que registam o
maior Índice de Satisfação atribuído pelos consumidores.
DICAS DO PORTAL DA QUEIXA PARA EVITAR
PROBLEMAS COM GINÁSIOS:
Fidelizações
Antes de assinar qualquer contrato, leia-o muito bem. Deve esclarecer
todas as dúvidas que possam surgir, junto da entidade. Se estiver
perante uma cláusula que imponha a duração do contrato, esta não é
ilegal ou inválida, desde que atribua ao consumidor uma vantagem
económica como contrapartida.
Débitos diretos
Este é um tipo de pagamento muito comum nos ginásios, no entanto deverá
sempre existir uma alternativa, que poderá ser por transferência
bancária, referência de pagamento por multibanco ou por entrega em
dinheiro. Poderá sempre utilizar como argumento as diretrizes do Banco
de Portugal: o consumidor tem sempre liberdade de aceitar ou recusar o
pagamento de débito direto.
No fim, cabe ao consumidor a decisão de aceitar ou não o débito direto,
tendo em conta que até pode compensar. É sempre recomendado verificar o
extrato da conta todos os meses.
Rescisões de contrato
Se não existir vínculo contratual, será mais fácil rescindir. Basta uma
comunicação por carta registada ou entregue no próprio ginásio, ficando
sempre com um comprovativo.
Se existir uma fidelização, tem de apresentar uma razão objetiva (não
apenas referir situações de doença ou desemprego). Tem de invocar um
motivo válido, caso contrário, pode ter uma penalização por parte do
ginásio.
* As pessoas estoiram o dinheiro onde lhes apetecer mas os "Qualquercoisa centers", os "Coisaqualquer place" e quejandos não passam de slotmachines...
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