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"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Governo quer tornar obrigatória carta
para motos de 125 cc
O
Governo quer tornar obrigatória a carta de condução para quem conduzir
motociclos de 125 cc, e vai repensar os mecanismos de inspeção e os
limites de velocidade.
Segundo
uma entrevista do ministro da Administração Interna à Antena 1, que
será transmitida na íntegra no sábado, o executivo vai repensar a
dispensa de formação para quem conduza motos de 125cc (centímetros
cúbicos).
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"Temos de repensar aquilo que
foi uma decisão que nos suscitou as maiores dúvidas, que foi a dispensa
de qualquer formação para quem, tendo uma carta de ligeiros, possa
comprar uma mota até 125cc e imediatamente sair para a estrada", afirmou
o Eduardo Cabrita.
Na entrevista, o
ministro diz que não será exigível uma total revisão do código, mas
sublinha que "as condições de condução de motociclo são claramente
diferentes" das de um veículo automóvel ligeiro.
Eduardo Cabrita considera ainda "absolutamente inaceitável" o elevado número de atropelamentos, sobretudo nas zonas urbanas, e admite generalizar nestas áreas os limites de velocidade de 30 quilómetros por hora, que já existem em alguns bairros.
Estas
são algumas das medidas que o Governo pretende introduzir para travar
as mortes nas estradas, que aumentaram para 509 no ano passado, mais 64
do que em 2016 (12,5%).
"A segunda zona
de risco, em que houve um crescimento preocupante, tem que ver com os
motociclos e temos de repensar duas coisas: a dispensa de inspeção que
hoje os motociclos têm, os nossos veículos automóveis têm inspeção e as motas não têm e terão de ter mecanismos de inspeção", afirmou ainda.
Por
lei, a inspeção periódica dos motociclos, triciclos e quadriciclos com
cilindrada superior a 250cc está prevista no Decreto-Lei n.º133/2012, de
11 de julho.
Esta lei veio obrigar os
centros de inspeção a adaptarem-se para fazerem inspeção a motas, mas
continua por sair a regulamentação.
A
Comissão Interministerial para a Segurança Rodoviária reúne-se hoje pela
primeira vez, depois de ter sido criada em 2017 no âmbito do Plano
Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária (PENSE 2020), documento que
inclui 108 medidas com o objetivo de reduzir em mais de metade o número
de mortos nas estradas portuguesas até 2020.
* Concordamos em pleno. Há condutores de automóvel automaticamente habilitados para usar motos 125cc que nem de bicicleta sabem andar, não são poucos.
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