29/05/2015

.
HOJE NO
 "DESTAK"

Meio milhão de crianças vivem na 
pobreza por causa do tabagismo dos pais

São pelo menos 432.000 os filhos de cidadãos britânicos vítimas de pobreza infantil devido à dependência do tabaco dos pais. Dados que, revela a agenência SINC, não aparecem nas estatísticas oficiais. 
.
Um trabalho publicado na revista científica BMC Public Health contabiliza 432.000 crianças em situação de pobreza, isto porque os seus pais dedicam ao tabaco o dinheiro que deveriam reservar para satisfazer as necessidades domésticas e de alimentação.

«Fumar reduz a verba disponível das famílias com menos recursos para alimentação, roupa e cuidado dos filhos», refere Tessa Langley, especialista do centro britânico para o estudo do álcool e do tabaco da Universidade de Nottingham, responsável pela investigação.

De acordo com os cálculos efetuados pela equipa a partir de vários inquéritos nacionais, estes mais de 400 mil menores juntam-se aos 2,3 milhões que entram nas contas oficiais da pobreza britânica. Quase metade destes, 1,1 milhões, vive com pelo menos um adulto fumador.

Em todos os casos, o tabaco é uma fatia importante dos gastos familiares. As contas dos investigadores revelam que, em média, uma família com menos rendimentos recebe 392 libras por semana, 50 das quais são gastas com o tabaco. 

* Convinha fazer um estudo semelhante em Portugal.

.

Sem comentários: