HOJE NO
"RECORD"
"RECORD"
FIA restringe conversações via rádio
A Federação Internacional do Automóvel (FIA) proibiu esta
quinta-feira as equipas de Fórmula 1 de usarem o rádio durante uma
corrida para informar os pilotos sobre a prestação do carro ou a
performance em pista.
Daqui em diante, segundo a decisão da
FIA, as conversas via rádio a partir das boxes nas quais as equipas
informam os pilotos de que estes estão a perder ou a ganhar tempo em
determinada seção do circuito são consideradas "ilegais".
Esta
decisão assenta numa aplicação mais restritiva do artigo 20.1 dos
regulamentos da Fórmula 1, que estipula: "o piloto deverá conduzir o
carro sozinho e sem ajuda".
"Para garantir que os requisitos
do artigo 20.1 dos regulamentos da F1 serão respeitados em todos os
momentos, a FIA tenciona fazer aplicar rigorosamente este regulamento,
com efeitos imediatos", indicou a entidade que gere o desporto
automóvel.
Assim, nenhuma conversa por rádio das boxes para o
piloto pode incluir "informação relacionada com a performance do carro
ou do piloto".
A circular da FIA foi enviada na quarta-feira à
noite às 11 escuderias, na sequência de uma reunião do Grupo
Estratégico da F1 na semana passada, em Monza. O documento está assinado
pelo diretor de corridas da F1, o britânico Charlie Whiting, e proíbe
claramente uma prática corrente, por exemplo, nos líderes do campeonato,
a Mercedes-AMG: um contacto do engenheiro nas boxes ao piloto a
dizer-lhe em que segmentos do circuito perde tempo para o seu
companheiro de equipa.
O uso do contacto via rádio aumentou
nesta temporada, com a introdução dos novos motores V6 turbo híbridos,
ainda mais complicados eletronicamente que os anteriores e mais
complicados de gerir em termos de consumos de energia (combustível e
eletricidade).
Nesta época, os pilotos estão em contacto rádio com os seus engenheiros de forma quase permanente, várias vezes por volta.
Caso
as equipas sigam à letra a decisão da FIA, as conversas por rádio - que
fazem as delícias dos adeptos e dos jornalistas - passam a limitar-se à
estratégia de paragem nas boxes e questões de segurança.
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