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A1 ganhou mais 955 viaturas
diárias entre Abril e Junho
A A1 foi a única autoestrada do país a registar, no segundo trimestre, um crescimento no tráfego diário, de 2,8%, indica um relatório do Instituto de Infraestruturas Rodoviárias.
Os dados do Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (INIR), citados pela Agência Lusa, indicam que a autoestrada que liga Porto e Lisboa registou, entre Abril e Junho de 2011, mais 955 viaturas diárias.
No segundo trimestre de 2010, o movimento médio diário era de 34180 viaturas e em igual período de 2011 de 35135 viaturas.
Neste período, a A1 foi mesmo a única autoestrada portuguesa a registar crescimento de tráfego, em contraponto com as três concessões das antigas Scut do Norte, que registaram quebras de 47% (Costa de Prata), 43% (Grande Porto) e 27% (Norte Litoral).
Neste estudo do INIR foram analisadas 33 autoestradas, distribuídas por 15 concessões.
Em termos de média ponderada, face à utilização diferenciada dos vários troços de cada autoestrada, o INIR concluiu que no segundo semestre de 2011 estas vias receberam diariamente 17672 viaturas, contra as cerca de 20 mil do mesmo período de 2010. Ou seja, uma quebra global de 11,6%.
A28 perdeu cerca de 27%
do movimento diário
A antiga Scut A28, que liga Viana do Castelo e Porto, perdeu diariamente, no segundo trimestre de 2011, uma média de nove mil viaturas, confirmando a queda que se regista desde a introdução de portagens.
Segundo números do relatório do Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (INIR), entre Abril e Junho de 2010, antes da introdução de portagens, a A28 apresentava um tráfego médio diário de 34323 viaturas.
Já no segundo trimestre deste ano, o tráfego médio diário caiu para 24148 viaturas, o equivalente a uma quebra de 27%.
Uma tendência que confirma o trimestre anterior de quebra, em que aquela autoestrada passou de um tráfego diário de 32255 viaturas entre Janeiro e Março de 2010, para 24057 em igual período deste ano, correspondendo a uma quebra superior a 25%.
O troço da A28 entre Angeiras e Modivas, nos concelhos de Vila do Conde e Matosinhos, segundo o relatório do INIR, é o que regista maior quebra, passando de cerca de 64 mil viaturas diárias, para 33 mil. Ou seja, uma quebra de 31 mil viaturas todos os dias, correspondente a 48%
A concessão Norte Litoral, gerida pela EuroScut Norte, integra ainda a A27, entre Viana do Castelo e Ponte de Lima, e que no segundo trimestre de 2011 registou um tráfego diário de 8447 viaturas, quando em igual período de 2010 esse movimento era 10213 viaturas. Ou seja uma quebra de 17,3%.
Na A27 ainda não são cobradas portagens, apesar de o anterior governo ter previsto o início do pagamento para Abril passado.
A cobrança de portagens nas antigas Scut do Norte é feita desde 15 de Outubro de 2010.
A29 com menos 52,4%
do tráfego entre Abril e Junho
As autoestradas que integram a antiga concessão Scut da Costa de Prata registaram uma quebra diária de 18564 viaturas no segundo trimestre de 2011, face a igual período do ano anterior.
Os dados constam de um relatório do Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (INIR), a que a Agência Lusa teve acesso, e apontam para uma quebra total diária de 47% no movimento da concessão.
Entre Abril e Junho de 2010, antes da introdução de portagens, utilizavam diariamente aquela concessão 39774 viaturas, enquanto que em igual período deste ano esse número baixou para 21210.
Esta quebra reflecte-se sobretudo na A29, que passou de um movimento diário médio entre Abril e Junho de 2010 de 48583 viaturas, para, em 2011, uma média de 23148 viaturas. Ou seja, menos 52,4% de tráfego em apenas um ano.
Nos seus diversos troços, a A29 serve localidades como Miramar, Maceda, Estarreja e Angeja, entre Porto e Aveiro.
A concessão da Costa de Prata já tinha registado, no primeiro trimestre de 2011, uma quebra diária de 23897 viaturas, em relação à média de Janeiro a Março de 2010, que se cifrava em 45798 viaturas diárias.
* As estradas do nosso descontentamento
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