.
QƲE BELA LIÇÃO DE HISTÓRIA, GOSTAMOS DE OUVIR QUEM SABE MUITO!
3918
Senso d'hoje
RUI RAMOS
HISTORIADOR PORTUGUÊS
ESCRITOR
JOÃO MIGUEL TAVARES
EX-JORNALISTA PORTUGUÊS
CRONISTA
COMENTADOR POLÍTICO
#E O RESTO É HISTÓRIA#
A revolta dos colonos
brancos em Moçambique
NR/1: Este podcast é o exemplo claro de como se pode prestar serviço público com origem numa entidade privada. FANTÁSTICO!
NR/2: Um dos pensionistas comenta:
Com o maior respeito pelo historiador RUI RAMOS e não retirando uma vírgula ao que disse sobre o 7 de Setembro, não sendo frelimista mas branco venho relatar alguns factos omitidos:
1-Os revoltosos dos RCM, haverá excepções, consideravam os pretos abaixo de cão e portanto não toleravam qualquer autoridade preta.
2- A 8 e 9 de Setembro e de noite, os brancos revoltosos dirigiram-se para os bairros de caniço em jeeps, carrinhas, até camionetas de caixa aberta para dizimar pretos, munidos de caçadeiras e armas ilegais, eu estava de serviço na urgência do hospital Miguel Bombarda e era ver chegar pretos feridos e mortos, tantos e tantos que era impossível acudir a todos. Vi profissionais de saúde chorarem de medo ao observarem tamanha tragédia.
3- Entre 8 e 10 de Setembro a maioria dos profissionais de saúde entrados a 7/9 não arredaram pé do hospital, ninguém comenta esta abnegação dos que lá trabalharam.
4-No dia 9/9 estalou a sublevação negra nos bairros de caniço, organizaram-se e avançaram para a cidade dos brancos para ripostarem. Nesse dia militares da frelimo vindos em aviões do norte de Moçambique fizeram um cordão militar para proteger a cidade de cimento e dispararam contra a multidão que avançava, conseguiram parar o avanço nos limites do bairro da Malhangalene e Alto-Maé. Os militares portugueses sem comando capaz e muito permissivos a 7/9 pouco ajudaram. Morreram cerca de 3 mil pretos naqueles dias.
5-Os revoltosos brancos que tomaram conta do RCM destruíram um importante acervo de suportes de música clássica que era o orgulho dos profissionais da estação, vi discos destruídos nos corredores do edifício.
6- Os dirigentes da frelimo de agora são iguais aos daquele tempo, ditadores marxistas portanto tão bandidos uns e outros, tal como os brancos revoltosos, extremistas de direita, do 7 de Setembro!
gandaego- pensionista
Sem comentários:
Enviar um comentário