03/02/2016

.
HOJE NO  
"DIÁRIO ECONÓMICO"

PSOE começa a negociar
 Governo em Espanha

Pedro Sánchez reúne-se amanhã com o Ciudadanos e, no dia seguinte, com o Podemos. Cenário é semelhante ao que se viveu em Portugal.

Depois de aceitar a proposta do rei Filipe VI, o líder do PSOE, Pedro Sánchez, começa a negociar a formação do Governo em Espanha. Esta quinta-feira Pedro Sánchez reúne-se com o Ciudadanos e, no dia seguinte, com o Podemos.
 .
O objectivo desta ronda de negociações é, segundo esclareceram os socialistas, formar um Executivo "de mudança, progressista e reformista", meta que levará Sánchez e a sua equipa a manter diálogo com formações partidárias "da esquerda à direita" para que seja conseguida "uma maioria alternativa".

Segundo a imprensa espanhola, Sánchez manifestou-se convicto de que, "ontem, a Espanha respirou de alívio" depois do anúncio formal acerca do convite do monarca ao líder do PSOE para a formação de um novo Governo, criando-se mesmo "uma corrente de esperança".

De acordo com informações divulgadas pelo diário "El País", a equipa de Pedro Sánchez nas negociações para formar Governo integra seis elementos: Antonio Hernando, porta-voz parlamentar; Rodolfo Ares, durante muitos anos o braço direito do actual líder do Congresso, Patxi López; José Enrique Serrano, habituado a liderar negociações de Estado desde os tempos de Felipe González; Meritxell Batet, responsável pela política social do PSOE; Maria Luísa Carcedo, ex-deputada e actual senadora; e Jordi Sevilla, porta-voz de questões económicas no programa eleitoral do partido e ex-ministro da Administração Pública no Governo de Zapatero, entre 2004 e 2007.


.

Sem comentários: