HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Fabricantes de carros pedem à
Europa para não "matar" indústria
A Associação de Fabricantes de
Automóveis da Europa (ACEA) sublinha, em comunicado, que, "sem prazos e
condições realistas, alguns modelos a gasóleo poderiam, efetivamente,
tornarem-se inviáveis, forçando os fabricantes a retirá-los do mercado".
Ou seja, tal poderia "ter
repercussões sobre a escolha do consumidor, bem como o emprego no setor
automóvel em geral", onde o gasóleo "é, atualmente, a tecnologia de
escolha para os fabricantes".
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Os representantes da indústria automóvel referem que reuniram na semana passada com o Comité de Regulação da Comissão Europeia (CTVM) no sentido de começar a debater propostas face à legislação relativa às emissões poluentes de condução reais, sendo que concordam "com a necessidade de que as emissões reflitam mais de perto as condições reais", sublinhando que este é um tema que têm vindo a propor "há anos".
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Os representantes da indústria automóvel referem que reuniram na semana passada com o Comité de Regulação da Comissão Europeia (CTVM) no sentido de começar a debater propostas face à legislação relativa às emissões poluentes de condução reais, sendo que concordam "com a necessidade de que as emissões reflitam mais de perto as condições reais", sublinhando que este é um tema que têm vindo a propor "há anos".
Após o escândalo das
emissões poluentes do grupo Volkswagen, a ACEA acrescenta que "suporta
um pacote de emissões reais de condução robusto, mas realista",
abordando os principais problemas ambientais em duas fases, conforme já
acordado pelos Estados-membros.
O primeiro passo, segundo a
associação, já foi dado a partir de setembro de 2015, estando já em
vigor nos novos modelos de veículos.
"Estamos totalmente alinhados
com a necessidade de medir melhor as emissões de óxidos nitrosos (NOx)
dos veículos a gasóleo em condições normais de condução", afirmou Erik
Jonnaert, secretário-geral da ACEA.
No entanto, o responsável diz
que "é importante avançar de uma forma que permita aos fabricantes
planear e implementar as mudanças necessárias sem pôr em causa o papel
do gasóleo como um dos pilares fundamentais para o cumprimento de metas
futuras de CO2".
A ACEA representa 15 fabricantes europeus de
automóveis: grupo BMW, DAF Trucks, Daimler, Fiat Chrysler Veículos
(FCA), Ford Europa, Hyundai Motor Europe, IVECO, Jaguar Land Rover,
grupo Opel, PSA Peugeot Citroën, grupo Renault, Toyota Motor Europe,
grupo Volkswagen e grupo Volvo.
* Estes fabricantes de automóveis têm uma lata do tamanho do mundo. São trapaceiros ao inventar esquemas electrónicos para ludribiar a autoridade fiscalizadora e agora querem que as autoridades sejam permissivas de modo a eles poderem acabar com o ambiente em menos tempo, nem nos netos pensam.
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