31/12/2013

ANA SANTIAGO

.









Sete estratégias 
para vencer em 2014

O ano 2014 está aí e com ele vão surgir desafios que desejamos vencer com sucesso, não é verdade? Como não existe uma fórmula mágica para vencer, propomos aqui sete estratégias que nos podem conduzir ao alcance de resultados positivos no novo ano, não sem antes tomarmos consciência de três princípios que nos parecem fundamentais: 

Primeiro, somos seres únicos e irrepetíveis. No meio de mais de sete mil milhões de indivíduos, não encontramos ninguém exatamente igual a nós. Isso mostra-nos o quão importante é respeitar e valorizar a diferença, admirando as nossas características únicas, sem nunca cair em narcisismo, egocentrismo e etnocentrismo (por vezes, confundem-se estas coisas, mas elas são bem distintas). 
.
Segundo, todos temos lugar no mundo. Caso contrário, não estaríamos aqui. Isto faz-nos acreditar que estamos aqui, cada um de nós e de maneira diferente, para cumprir uma missão, dar o nosso contributo, deixar a nossa pegada da melhor forma possível. Há espaço para todos e todos somos importantes. O princípio é ninguém anular ninguém. 
 .
Terceiro, nascemos para vencer. Todos nós já vencemos duras batalhas. Aliás, começámos a vida a vencer (conceção). Esse momento especial pôs-nos à prova, levou-nos a vencer vários obstáculos e, acima de tudo, mostrou-nos que, quando acreditamos em nós próprios e sabemos onde queremos chegar, somos capazes de alcançar as metas a que nos propomos.

Sete estratégias para colocar já em prática
Se quer vencer no novo ano, talvez valha a pena considerar as seguintes estratégias: 
 .
1. Conheça e potencie o seu verdadeiro "Eu"
Tome consciência de quem é, onde está e para onde vai, desenvolva a sua autoestima  e autoconfiança e melhore o seu autocontrole com vista à autorrealização pessoal e profissional. Permita-se sonhar  e desenhar a vida que quer ter em 2014, depois entre em ação. 
 .
2. Valorize e projete a sua imagem. 
Construa uma imagem pessoal e profissional de sucesso, cuidando diariamente da sua aparência visual, desenvolvendo continuamente as suas competências técnicas, sociais e comportamentais e imprimindo a sua marca pessoal , de forma positiva, em tudo o que realiza. 
 .
3. Adote uma atitude positiva. 
Desenvolva pensamentos positivos e mantenha o foco neles, mude de perspetiva quando começa a visualizar cenários pessimistas, crie uma espécie de escudo protetor para se proteger das mensagens negativas que chegam do exterior (que, como sabemos, são muitas), comunique e aja de forma positiva com as outras pessoas. A positividade  deve estar presente nos pensamentos, nas palavras e nas ações. 
 .
4. Construa relações de entendimento.  
Reúna condições e desenvolva habilidades pessoais que lhe permitam alcançar o entendimento mútuo nas relações amorosas, familiares, sociais e profissionais. Para isso, utilize linguagem verbal e não-verbal adequada, escute ativamente  os outros, crie empatia com eles e cultive a assertividade
 .
5. Aposte na carreira.  
Certifique-se de que está no caminho certo, dedique tempo ao planeamento e gestão da sua carreira , desenvolva as competências necessárias ao alcance dos objetivos profissionais, procure equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
 .
6. Seja resiliente. 
Enfrente os obstáculos e as adversidades da vida com foco nas soluções, aprenda com os seus erros e procure uma forma melhor de fazer as coisas, sem perder a motivação. Em qualquer circunstância, mantenha a sua integridade (do latim integritas, qualidade do que é inteiro, completo). Dessa forma, será exemplo de resiliência .
 .
7. Cultive a gratidão. 
Sinta gratidão  pela vida, pelas pessoas que o/a acompanham na sua caminhada e pelo que a vida lhe oferece. Agradeça mesmo tudo, inclusive as situações mais difíceis que tem de enfrentar na vida, nos relacionamentos e na carreira, pois são essas situações que o/a fazem crescer e ser mais forte. Ajude os outros a fazer o mesmo.
Votos de um ano 2014 repleto de realizações pessoais e profissionais, na sua melhor versão!


IN "EXPRESSO"
28/12/13

.

Sem comentários: