HOJE NO
"PÚBLICO"
Chumbos no 12.º ano aumentaram
6,4% em dois anos
Inquérito a estudantes mostra que um terço chega ao secundário com um ou mais anos de atraso.
Há mais estudantes com negativas no 12.º ano e consequentemente
aumentou também o número dos que reprovam no final do ensino secundário.
Dados do inquérito Estudantes à Saída do Secundário 2011/2012,
divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério da Educação e Ciência
(MEC), dão conta de que os estudantes que dizem ter reprovado no 12.º
ano registou naquele ano lectivo um acréscimo de 6,4% por comparação a
2009/2010, o que se ficará sobretudo a dever à maior exigência dos
exames nacionais.
Em contrapartida, houve um decréscimo de 7,7% no
número de alunos que dizem ter reprovado no 10.º ano, o primeiro do
secundário. Neste nível de ensino, este continua a ser, contudo, o ano
com mais chumbos: mais de metade das retenções no secundário ocorrem no
10.º ano.
No inquérito elaborado pelo Observatório de Trajectos
dos Estudantes do Ensino Secundário (OTES) atribui-se este facto ao
chamado “efeito de transição” provocado pelo “aumento de exigência
escolar” e por “lógicas de funcionamento, linguagem e modos de gestão do
tempo e do espaço diferentes ao que os alunos estavam habituados”.
Foram
inquiridos 47.024 estudantes que se encontram inscritos no 12.º ano ou
equivalente, o que corresponde, segundo o OTS, a 60,1% dos alunos
matriculados no ano lectivo passado. Destes cerca de um terço tinha
chegado ao secundário com um ou dois anos de atraso.
Esta
realidade é mais acentuada entre os inquiridos que frequentavam o ensino
particular: 8,6% tinham um atraso de três ou mais anos, enquanto no
ensino público eram 2,6%. A maior parte dos alunos do ensino particular
inquiridos estava em escolas profissionais.
* O sucesso "Cratino"
.
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