.
CLXV- Cidades e soluções
METRÓPOLES/91
FUTEBOL
A NOVA GUERRA DOS ESTÁDIOS
(CONTINUA PRÓXIMA QUINTA)
* Os amantes do teatro de sonho estão a viver um verdadeiro pesadelo. O Manchester United acaba de anunciar a construção de um novo estádio de dimensões incríveis no local do atual Old Trafford, também apelidado de "Teatro dos Sonhos". Uma grande traição para os adeptos e um investimento de quase 2,4 mil milhões de euros para o clube.
Em Manchester, tal como em Paris, onde o PSG parece querer sair do Parc des Princes, e noutros locais, o mundo vive uma nova febre pela construção de arenas desportivas para ganho financeiro ou por razões geopolíticas. Infraestruturas apoiadas por clubes, mas também por países que se encontram no centro de grandes questões geopolíticas. É o caso do Campeonato do Mundo de Futebol de 2026, que será realizado em 16 estádios espalhados pelo Canadá, México e Estados Unidos. Mas desde o regresso de Donald Trump à presidência dos EUA, os três países estão no meio de uma guerra comercial, o que põe em causa a condução adequada desta competição assistida por milhares de milhões de pessoas.
De Barcelona a Casablanca, de Dallas a Manchester, convido-o hoje a juntar-se às grandes ligas para uma visão geral dos maiores estádios atualmente em construção e dos problemas que os rodeiam.
Sem comentários:
Enviar um comentário