04/04/2021



105-FUTURANDO
Vacina de RNA, uma nova arma contra o câncer?


1:07 A luta para combater o cancro pode, daqui a algum tempo, contar com uma nova e poderosa arma: uma vacina feita com base em RNA mensageiro. A técnica é a mesma usada para desenvolver imunizantes contra a covid-19. A expectativa de cientistas com essa tecnologia é ensinar o nosso organismo a destruir células tumorais.

7:31 Medicina de gênero na prevenção de enfartes. A pesquisadores Catherine Gebhard é cardiologista e critica a falta de mulheres em estudos clínicos da área. A questão é que, muitas vezes, as mulheres possuem o mesmo risco de enfartar que os homens - ou até maior. Em especial aquelas com pressão alta, por exemplo. E, como os sintomas de um enfarte são diferentes, muitas mulheres acabam morrendo por isso.

12:17 Com uma tecnologia de rastreamento de movimentos que são convertidos em sons dos mais diversos tipos, o coreógrafo Robert Wechsler quer transformar o corpo humano em um instrumento musical. O nosso gestual, mesmo mínimo, na visão dele passa a ser uma forma de expressão sonora, especialmente para pessoas com deficiências graves.

18:10 Músicas que fazem sucesso no mundo inteiro devem ter algo em comum. Cientistas especializados em inteligência artificial procuram a fórmula para uma canção se tornar um sucesso. Mas isso pode ser mais complicado do que parece.


FONTE:DW Brasil

Sem comentários: