30/08/2020


74-FUTURANDO
Vacinas:a importância histórica e os
novos desafios da saúde pública



01:35 Erradicação da poliomielite ainda é um desafio de saúde pública. Durante séculos, pessoas em todo o mundo tiveram medo da também chamada paralisia infantil, responsável por deficiência física e morte de crianças. Mesmo com o surgimento da vacina nos anos 1950, a doença ainda gera vítimas.

04:52 Todos os anos, mais de 100 mil pessoas morrem de sarampo, apesar de haver uma vacina contra a doença. O sarampo é um dos vírus mais infecciosos do mundo e pode causar lesões graves e até matar. Colónia, na Alemanha, enfrentou um surto da doença em 2018.

09:50 A vacina contra o HPV, papilomavírus humano, oferece protecção contra diversos cancros e, principalmente, o do colo de útero. Até pouco tempo atrás, apenas meninas recebiam a vacina. Mas hoje se sabe que meninos e adultos também se podem beneficiar.

15:27 O Fundo das Nações Unidas para a Infância, a UNICEF, busca aliviar o sofrimento, possibilitando às populações em zonas de conflito o acesso a comida, água potável, e também por meio de campanhas de vacinação. O trabalho exige esforço colectivo.

18:26Em entrevista, o assessor sénior da Fiocruz Akira Homma explica a importância histórica das vacinas.

22:41O médico Infecciologista Paulo Olzon fala sobre eventuais riscos de uma vacina.


FONTE: DW Brasil

Sem comentários: