07/07/2020

.
HOJE  NO 
"JORNAL DE  NOTÍCIAS"
Marcelo:
 É preciso "olhar para a frente e lutar" 
pelo turismo algarvio

O Presidente da República disse esta segunda-feira, no Algarve, que é necessário "olhar para a frente e lutar" para o turismo na região superar as perdas causadas pela exclusão de Portugal do corredor aéreo com o Reino Unido.

É evidente que tudo é importante, agora temos que olhar para a frente e temos que lutar, primeiro, por turismo que venha de outras origens interessantes e importantes, que podem vir e que vão definir posições nos próximos dias. E depois o próprio Governo britânico disse que iria reponderar ainda em julho, vamos ver o que se pode fazer em relação a essa matéria", disse Marcelo Rebelo de Sousa.
 .
O chefe de Estado falava aos jornalistas em Monte Gordo, Vila Real de Santo António, antes de um jantar com os presidentes de câmara do Algarve, e representantes da Região de Turismo e associações empresariais do turismo.

"[É preciso] puxar pelo Algarve rápido, para irmos produzindo efeitos ainda este ano" no turismo, defendeu Marcelo Rebelo de Sousa, que quis ouvir os autarcas e representantes do turismo para tentar ajudar o Algarve a atravessar as dificuldades causadas pela pandemia de covid-19 e pela decisão do Reino Unido de obrigar os britânicos a fazer quarentena de 14 dias à chegada de Portugal.

Marcelo Rebelo de Sousa avançou também como medida possível para ajudar o turismo do Algarve a realização de "campanhas pelo turismo português" e anunciou o regresso à região.

"Já estive no outro dia em Albufeira agora, estou aqui em Monte Gordo, estarei agora ao longo das várias semanas, durante o verão, correndo o Algarve sempre que tiver um tempinho para vir cá e voltar", declarou

A presença do chefe de Estado no Algarve, incluindo as férias, na segunda quinzena de agosto, permite também "puxar pelo turismo português e por mais turismo estrangeiro", porque "é justo e não há razão nenhuma para o Algarve, por causa da covid-19, ser prejudicado", considerou Marcelo Rebelo de Sousa.

"Agora temos de olhar para o futuro e ver como podemos dar a volta ao texto. O Algarve merece, tem uma qualidade excecional, tem uma situação de saúde pública que é, até comparada com outras regiões e países, de qualidade, agora é preciso isso ficar claro no espírito dos portugueses, por um lado, e dos estrangeiros que têm de vir cá e temos de recuperar", acrescentou.

O encontro foi uma Iniciativa do Presidente da República e reuniu os 15 dos 16 presidentes de câmara do distrito de Faro (Rosa Palma, presidente do município de Silves, atingido hoje por um incêndio, não esteve presente).

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, António Miguel Pina, disse que o jantar com o chefe de Estado pretende sensibilizar as autoridades para "o reforço da capacidade e intensidade diplomática com a questão inglesa", mas "também com a Irlanda, que anunciou que até dia 09 irá apresentar uma lista e é preciso que nessa lista o Algarve seja considerado destino seguro".

Para António Manuel Pina, é também preciso "intensificar aquilo que são as verbas para fazer mais promoção do destino e tentar compensar os turistas que se perdem do Reino Unido com outros de outras partes da Europa", como Alemanha, França ou Bélgica, exemplificou.

* O professor Marcelo de Sousa é a partir de hoje o Presidente de Portugal e dos Algarves. Outra coisa que ficámos a saber é que o Algarve não subsiste sem os turistas bêbedos desordeiros e drogados oriundos do Reino Unido e demais turistas nórdicos com as mesmas acreditações sociais.
Idiosincrasias do turismo.

.

Sem comentários: