Fenómeno Coachella...
Sempre quis ir a Coachella. Enquanto amante de um bom festival de música sempre achei que devia ir ao supra-sumo dos festivais.
A verdade é que nunca fui, mas posso dizer que sinto que já lá estive numa outra vida.
O ‘Coachella Valley Music and Arts Festival’ é um festival anual no
deserto da Califórnia que reúne não só a melhor música, mas também as
melhores experiências e um carisma intocável.
Não querendo entrar pela questão musical e pela discussão do último
cartaz, Coachella é hoje em dia um paraíso para as marcas e em
particular para a sua activação nas redes sociais.
Mais do que desenhar uma ativação genial no recinto, é fundamental
que as pessoas a queiram partilhar, aumentando significativamente o
retorno do investimento e passando de um impacto junto de milhares de
pessoas, para junto de milhões.
E estes milhões conseguem-se graças aos inúmeros actores de topo e
modelos Victoria’s Secret que pululam pelo festival e que ‘instagramam’
freneticamente tudo o que se passa. Daí ser importante convidar e
seduzir endorsers deste gabarito, que garantam um alcance
impressionante.
O setor da moda, por exemplo, está completamente enraizado no
festival, desde os looks dos festivaleiros até à presença de grandes
marcas no próprio cenário.
A H&M , por exemplo, é patrocinador oficial e tem apostado em
‘experiências’ interactivas com o objectivo primordial de levar toda a
gente a partilhar o que fazem. A marca admite que se der a quem passa
pelo seu espaço oportunidades únicas e novas experiências, esses serão
os momentos que eles vão querer partilhar.
Outra marca de que vale a pena falar é a Revolve – mais uma marca de roupa.
Além das inúmeras festas e eventos da marca, há toda uma lista de
celebridades, bloggers e influencers que vai ao festival a convite de
marca e que passa os dias a ‘instagramar’. A própria marca assume que
tudo o que faz é para o Instagram colocando a marca no top of mind de
todos os que seguem cada influencer. São vários os hashtags criados e
elementos gigantes colocados no recinto com grande potencial de serem
fotografados e consequentemente partilhados.
Mas há muitos outros sectores a marcar presença neste festival com
marcas como American Express, HP, Heineken , Sephora, entre outras,
mostrando que o potencial do evento pode ser utilizado a favor de muitas
realidades e necessidades distintas.
Uma coisa é certa, independentemente da marca, com a crescente
popularidade das redes sociais e de soluções como Instagram Stories ou
Snapchat é normal que as marcas cada vez mais pensem cuidadamente em
activações que prometem ‘ sair’ do recinto e rodar o mundo.
Ainda não foi este ano que fui a Coachella, mas um ‘obrigada’
especial à minha conterrânea portuense Sara Sampaio por toda a
reportagem. Quem sabe, para o ano não ‘instagramos’ juntas….
*Diretora Criativa
Havas Sports & Entertainment
IN "SOL"
24/04/17
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