17/11/2016

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS 

DA MADEIRA"
Em Portugal 10% das empresas podem
. fechar em 1 ano com dívidas a credores

A Informa D&B estima que 9,7% das empresas em Portugal apresentam risco elevado de fechar atividade nos próximos 12 meses ficando a dever pagamentos aos seus credores.
 .
A Informa D&B atualizou o seu modelo de avaliação de risco de ‘failure’ (falência) face à alterações recentes na realidade empresarial portuguesa, tendo em conta 3.500 variáveis. 

Entre as principais variáveis estão os dados financeiros mas também as ações judiciais e os dados demográficos, como a idade da empresa. Tendo em consideração a atualização deste modelo, 9,7% das empresas em Portugal apresentam risco elevado de fechar atividade nos próximos 12 meses ficando com dívidas por liquidar junto dos seus credores. Já 18,7% das empresas têm risco moderado e 61,2% um risco mínimo ou reduzido. 

A Informa D&B considera esta avaliação importante para as empresas, uma vez que serve para avaliarem os seus parceiros de negócio, isto quando “as contas a receber de clientes totalizam 56 mil milhões de euros em todo o tecido empresarial português (quase um terço do Produto Interno Bruto)” e apenas 20% das empresas em Portugal pagam dentro dos prazos, face à média europeia de 37,5%. Segundo este estudo, nas variáveis demográficas, as empresas têm maior risco comercial se têm entre 2 e 9 anos de vida, são de média dimensão (entre nove e 250 empregados) e dos setores de indústria extrativa, alojamento, restauração e construção. 

 Quanto às variáveis financeiras, diz a Informa D&B que há uma relação próxima entre o risco comercial e baixa solvabilidade e rendibilidades negativas do ativo, ainda que note que “a partir de determinado nível rendibilidades positivas mais elevadas não implicam necessariamente uma maior redução do risco”. 

Quanto às variáveis relativas ao comportamento de pagamento, o risco comercial aumenta quanto maior o atraso médio de pagamentos. Estima mesmo a Informa D&B que as empresas que se atrasam mais de 120 dias apresentam uma taxa de ‘failure’ 16 vezes superior à das que pagam nos prazos acordados. A Informa D&B realiza estudos sobre o tecido empresarial, sendo utilizada a sua informação pelas empresas mas também pelos bancos.

* É o rescaldo da governação anterior, agradeçamos ao duo Coelho/Portas.

.

Sem comentários: