12/12/2014

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HOJE NO
"RECORD"

A3 e-tron ecológico 

Audi começa a fazer caminho no mundo dos automóveis híbridos plug-in

O início de 2015 marca a entrada no mercado português do novíssimo Audi A3 e-tron, primeiro automóvel híbrido plug-in da marca alemã. O espírito ecológico e a necessidade da diminuição da “fatura” das emissões de CO2 podem ser explicações para este passo, mas não são as únicas.
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No caso de Portugal, este género de automóveis – a par dos elétricos puros – terá em 2015 uma fiscalidade mais “amiga” (há incentivos fiscais), pelo que ao apelo dos clientes particulares pode juntar-se a lógica menos poluidora das próprias empresas e respetivas frotas automóveis.

O novo A3 e-tron alia motor de combustão (1.4 TFSi gasolina) a motor elétrico e segue opção distinta de outros híbridos. Aqui, para lá da natural combinação de potências, que lhe confere interessantes 204 cavalos, o que está em causa é também a proposta de maior mobilidade. Não só porque o e-tron pode circular até um máximo de 50 km em modo exclusivamente elétrico, mas também porque é possível carregar a bateria que serve o motor elétrico – tempos de carga entre as 3h45m (rede doméstica) e as 2h45m (industrial). A autonomia anunciada para o novo Audi é de 940 quilómetros, valor assinalável e que, cumprindo naturalmente modos de condução tranquilos, torna esta versão muito interessante em termos de consumos.

Claro que a Audi não fez quaisquer concessões relativamente à personalidade do A3 Sportback. É por isso que se mantém o perfil desportivo do exterior, onde alguns pormenores distintivos explicam que este é um e-tron. O estilo “premium” dos interiores – aqui reforçados com as tecnologias subjacentes a um carro híbrido, como é o caso do computador de bordo específico – é outro fator a reter. O preço (€43.000) estará de acordo com a tecnologia. Pode ainda ser pouco acessível, mas o caminho faz-se... caminhando.

O "segredo" está por detrás dos anéis
• A solução encontrada pela Audi para a entrada da energia elétrica aquando do carregamento passou por colocar a tomada na dianteira do A3. O logo dos anéis instalado na grelha “singleframe” é rebatido para fora e para a esquerda, desvendando o local onde inserir a ficha. Os tempos de carregamento variam, consoante a ligação seja feita através da rede doméstica ou de tomada industrial.

Logo específico para marcar diferença
• A marca germânica estabeleceu diferenças no exterior do A3 Sportback e-tron de modo a distingui-lo das versões, digamos, convencionais. A sigla “e-tron” surge no portão da bagageira, identificando o híbrido plug-in e sublinhando outras especificidades que partem do nível de equipamento “sport”. Os faróis dianteiros em LED e o pára-choques exclusivo são alguns exemplos.

Modos de condução puxam pela autonomia
• A imagem que publicamos abaixo dá uma ideia da forma como funciona o e-tron em situação de velocidade constante. O sistema serve-se da bateria para dar potência ao motor elétrico e este junta-se ao motor de combustão para otimizar a potência. A travagem regenera a energia da bateria. A Audi refere autonomia total de 940 quilómetros.

* Uma informação  técnica pormenorizada.


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