HOJE NO
"RECORD"
"RECORD"
A3 e-tron ecológico
Audi começa a fazer caminho no mundo dos automóveis híbridos plug-in
O início de 2015 marca a entrada no mercado português do novíssimo
Audi A3 e-tron, primeiro automóvel híbrido plug-in da marca alemã. O
espírito ecológico e a necessidade da diminuição da “fatura” das
emissões de CO2 podem ser explicações para este passo, mas não são as
únicas.
.
.
No caso de Portugal, este género de automóveis – a par
dos elétricos puros – terá em 2015 uma fiscalidade mais “amiga” (há
incentivos fiscais), pelo que ao apelo dos clientes particulares pode
juntar-se a lógica menos poluidora das próprias empresas e respetivas
frotas automóveis.
O novo A3 e-tron alia motor de combustão
(1.4 TFSi gasolina) a motor elétrico e segue opção distinta de outros
híbridos. Aqui, para lá da natural combinação de potências, que lhe
confere interessantes 204 cavalos, o que está em causa é também a
proposta de maior mobilidade. Não só porque o e-tron pode circular até
um máximo de 50 km em modo exclusivamente elétrico, mas também porque é
possível carregar a bateria que serve o motor elétrico – tempos de carga
entre as 3h45m (rede doméstica) e as 2h45m (industrial). A autonomia
anunciada para o novo Audi é de 940 quilómetros, valor assinalável e
que, cumprindo naturalmente modos de condução tranquilos, torna esta
versão muito interessante em termos de consumos.
Claro que a Audi não fez quaisquer concessões relativamente à
personalidade do A3 Sportback. É por isso que se mantém o perfil
desportivo do exterior, onde alguns pormenores distintivos explicam que
este é um e-tron. O estilo “premium” dos interiores – aqui reforçados
com as tecnologias subjacentes a um carro híbrido, como é o caso do
computador de bordo específico – é outro fator a reter. O preço
(€43.000) estará de acordo com a tecnologia. Pode ainda ser pouco
acessível, mas o caminho faz-se... caminhando.
O "segredo" está por detrás dos anéis
•
A solução encontrada pela Audi para a entrada da energia elétrica
aquando do carregamento passou por colocar a tomada na dianteira do A3. O
logo dos anéis instalado na grelha “singleframe” é rebatido para fora e
para a esquerda, desvendando o local onde inserir a ficha. Os tempos de
carregamento variam, consoante a ligação seja feita através da rede
doméstica ou de tomada industrial.
Logo específico para marcar diferença
•
A marca germânica estabeleceu diferenças no exterior do A3 Sportback
e-tron de modo a distingui-lo das versões, digamos, convencionais. A
sigla “e-tron” surge no portão da bagageira, identificando o híbrido
plug-in e sublinhando outras especificidades que partem do nível de
equipamento “sport”. Os faróis dianteiros em LED e o pára-choques
exclusivo são alguns exemplos.
Modos de condução puxam pela autonomia
•
A imagem que publicamos abaixo dá uma ideia da forma como funciona o
e-tron em situação de velocidade constante. O sistema serve-se da
bateria para dar potência ao motor elétrico e este junta-se ao motor de
combustão para otimizar a potência. A travagem regenera a energia da
bateria. A Audi refere autonomia total de 940 quilómetros.
* Uma informação técnica pormenorizada.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário