12/01/2014

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ESTA SEMANA NA

"SEMANA INFORMÁTICA"

Mercado de peças de automóvel na Net

Está a disponível a versão beta de uma nova plataforma que promete simplificar a compra e venda de peças de automóvel

O Net Peças é o novo mercado on-line de peças usadas de automóvel. A plataforma replica o modelo actual de comércio de peças numa plataforma que se quer «simples» e que permita «um processo mais cómodo, célere e concorrencial».

A Net Peças encontra-se registada em duas incubadoras nacionais Startup Lisboa e UPTec e foi desenvolvida e lançada por Luís Vieira e Pedro Torres, dois engenheiros da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

A versão beta da plataforma está disponível desde o inicio de Dezembro de 2013, contando já com 40 fornecedores activos, 80 oficinas e um evidente crescimento semanal de cerca de 25% em novos registos.

Em termos de volume de negócios, durante o mês de Dezembro foram submetidos 132 pedidos e elaboradas 104 propostas, que já originaram transacções efectivadas.

Numa primeira fase, a Net Peças encontra-se disponível apenas para profissionais, sendo que a meta a longo prazo é ser uma plataforma de referência para comercialização de peças usadas de automóvel para oficinas e particulares.

O modo de funcionamento é simples, cada processo é iniciado pelo preenchimento de um formulário simples, para aquisição de uma peça usada. Seguidamente, as sucatas recebem o pedido e enviam para a plataforma web as suas propostas com o melhor preço.

A Net Peças assemelha-se a um mercado de leilões, com a excepção de no final o comprador poder escolher a proposta que mais lhe convier, e não necessariamente a mais barata, uma vez que as diferentes propostas podem referir-se a peças em diferentes condições.

De acordo com os investigadores, a plataforma «estimula preços concorrenciais, mostrando aos criadores das propostas uma notificação com o melhor preço até ao momento».

Para além do matching, a Net Peças assegura a transacção dentro da plataforma, bem como a entrega no local de escolha do comprador num período máximo de 48 horas.

* Uma boa ferramenta quando estiver aberta ao público.

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