04/12/2012

.

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Cáritas lança projecto inovador que promove envelhecimento activo

A Cáritas apresentou esta terça-feira na FIL, em Lisboa, as ideias do seu mais recente projecto, que se insere no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações.
O projecto está a ser desenvolvido por um grupo de trabalho criado em Fevereiro, coordenado pela ex-deputada Maria do Rosário Carneiro. 

A população portuguesa “é composta maioritariamente por pessoas idosas, e com este projecto pretende-se pensar em modelos que possam integrar essa grande parte da população, para que tenha um papel activo na sociedade”, referiu Rosário Carneiro. 
 O projecto tem como objectivo a integração social dos mais velhos não só através de trabalho voluntário, mas também com a criação de postos de trabalho.
Este projecto vai funcionar a nível local com a ajuda de paróquias e parcerias de juntas de freguesia e outras entidades locais, de modo a fazer um levantamento de necessidades, e aproveitar as competências dos mais velhos. “Os idosos estão muitas vezes parados, em casa, e a força de trabalho podia ser aproveitada”, acrescentou a coordenadora do projecto.
No site da Cáritas está ainda disponível um Banco de Ideias, para que qualquer pessoa possa contribuir, de forma a construir uma “rede de competências Cáritas”, pensada para ser expandida para uma rede a nível europeu. Esta rede tem como objectivo reaproveitar faculdades e criar a ligação entre a população sénior activa e potenciais empregadores.
Ainda no âmbito deste projecto, vai ser realizado no dia 7 (sexta-feira) um encontro sobre Envelhecimento Activo e Diálogo Inter-geracional em Contexto Prisional, no pavilhão 2 da FIL, em Lisboa.

* Uma acção exemplar

Sem comentários: