...o assalto continua
COMPRE JORNAIS
Governo corta pensões
a partir dos 1.500 euros
a partir dos 1.500 euros
Teixeira dos Santos anunciou uma “contribuição especial, de carácter extraordinário” e que implica o corte das pensões, à semelhança do que foi feito nos salários da função pública. O Governo decidiu “estabelecer uma contribuição especial que será aplicável a todas as pensões com uma abrangência e impactos semelhantes àqueles” que foram já realizados nos salários dos funcionários públicos. Os reformados que serão afectados pela medida, são os que auferem uma reforma a partir dos 1.500 euros.
O corte médio será assim de 5%, com um máximo de 10%. Teixeira dos Santos anunciou ainda uma redução de 10% nos serviços e fundos autónomos e a obtenção de receitas adicionais através da atribuição de concessões ou alienação do património imobiliário na Administração Pública.
De acordo com o ministro, esta medida dará uma margem para o objectivo de 2011, mas terão um impacto nos anos posteriores e” beneficiaremos em 2012 e 2013 do reforço desta medidas em 2011”.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
há décadas que ninguém o compreende...
Cavaco queixa-se de "interpretação
abusiva ou distorcida" do seu discurso
abusiva ou distorcida" do seu discurso
O Presidente da República sugere a todos os cidadãos de "boa fé" uma leitura integral do seu discurso de tomada de posse, considerando que alguns pretenderam realizar "uma interpretação abusiva ou distorcida" das suas palavras.
"Alguns pretenderam realizar uma interpretação abusiva ou distorcida das minhas palavras, pelo que sugiro a todos os cidadãos de boa fé que façam uma leitura integral do discurso", lê-se numa mensagem do chefe de Estado colocada quinta-feira à noite na página do Facebook de Cavaco Silva.
Na mesma mensagem, Cavaco Silva lembra que o texto integral da sua intervenção na cerimónia em que tomou posse para um segundo mandato em Belém está disponível no ‘site’ oficial da Presidência da República.
O Presidente da República sublinha também que no seu discurso foi "fiel ao compromisso de falar verdade aos portugueses".
"i"
só um, não procuraram bem!!!
Comissão Europeia e BCE terão descoberto
buraco nas contas públicas portuguesas
buraco nas contas públicas portuguesas
O jornal alemão Financial Times Deutschland (FTD) noticia hoje que a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu (BCE) descobriram um buraco nas finanças públicas portuguesas durante a deslocação efectuada a Lisboa há duas semanas.
O FTD não entra em detalhes, mas a ser verdade, o primeiro ministro José Sócrates, será hoje submetido a uma pressão reforçada dos restantes líderes dos países da zona euro, durante a cimeira que decorre em Bruxelas, para anunciar novas medidas de austeridade de modo a restaurar a confiança dos mercados financeiros.
O que acontece é que, face às medidas tomadas e às expectativas que a Comissão tem de andamento da economia e das receitas que o Governo pode obter com o quadro orçamental que encontraram, os técnicos que vieram a Lisboa encontraram uma diferença de dois mil milhões de euros face ao que seria expecta´vel.
Sócrates disse ontem na Assembleia da República que o Governo “tudo fará para pôr rapidamente as contas públicas em ordem” e que vai assumir o compromisso junto dos parceiros do euro de assegurar “uma consolidação orçamental sem falhas” até 2013.
"PÚBLICO"
verdasco...
Bruno de Carvalho desmente
números de Godinho Lopes
números de Godinho Lopes
O candidato Bruno de Carvalho desmentiu, esta sexta-feira, os números tornados públicos por Godinho Lopes sobre a real situação financeira do Sporting, considerando que este "não sabe o que está a dizer ou recebe informações erradas no 'ipad".
"Godinho Lopes está tão bem informado sobre a situação financeira por Filipe Nobre Guedes que nem sabia que o acordo que foi feito com a Câmara [Municipal de Lisboa] é para ser pago em três anos e estava todo contente porque tinha 18 milhões para pagar dívidas", disse Bruno de Carvalho em entrevista à Agência Lusa.
O empresário da construção civil garante que o atual responsável pela pasta das finanças, "que ocupa lugar de destaque" na lista de Godinho Lopes "disse a muitos sportinguistas que o Sporting tem a sua situação de tesouraria resolvida até final da época", ao contrário do que referiu aquele candidato a quem acusa de "apoderar-se das soluções que o Sporting já tinha".
"Ou Godinho Lopes retirou toda a credibilidade a Nobre Guedes quando disse que este não tem assegurada a tesouraria ou a história está mal contada", observou Bruno de Carvalho, "nada surpreendido" pelo facto do seu concorrente não ter respondido aos seus ataques no debate na SIC.
"RECORD"
dissociar na social
Facebook responsável
por um terço dos divórcios
por um terço dos divórcios
As redes sociais ajudam ao recuperação de contactos e amigos, mas também já provocam rupturas entre casais. Só nos Estados Unidos, 20% das provas usadas em processos de divórcio vêm do Facebook.
Os advogados portugueses já recebem "provas" de infidelidade retiradas do Facebook para usar em processos de divórcio litigioso. Cerca de um terço dos processos de divórcio em Portugal já usa este tipo de provas.
Nos Estados Unidos, um estudo recente da Associação Norte-Americana de Advogados Matrimoniais indica que cerca de 20% dos divórcios naquele país tem como principal fonte de provas fotografias e mensagens publicadas no Facebook.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
bolsos vazios
Preços em Portugal
sobem 3,5% em Fevereiro
sobem 3,5% em Fevereiro
A taxa anual de inflação em Portugal recuou para 3,5% em Fevereiro, menos 0,1 pontos percentuais que em Janeiro, avança o INE.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou hoje que o índice de preços no consumidor em Portugal subiu 3,5% em Fevereiro, face ao mesmo mês de 2010. Para esta evolução contribuíram sobretudo as classes dos transportes, habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis.
Excluindo os preços da energia e dos alimentos não transformados, a variação homóloga foi de 1,9%, menos 0,2 pontos percentuais do que no mês anterior, lê-se no relatório do INE.
Em termos mensais, a inflação foi nula em Fevereiro, o que compara com a taxa de 0,6% do mês anterior e os 0,1% de um ano antes. Já a variação média dos últimos doze meses situou-se em 2%, mais três décimas do que em Janeiro (1,7%).
O INE adianta ainda que o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma taxa de variação homóloga de 3,5%, menos 0,1 pontos percentuais que em Janeiro e mais 1,1 pontos percentuais à estimada pelo Eurostat para a zona euro. A taxa de variação mensal do IHPC foi negativa em 0,1% enquanto a taxa de variação média dos últimos doze meses aumentou para 2% (mais 0,3 pontos percentuais do que no primeiro mês do ano).
"DIÁRIO ECONÓMICO"
o país das maravilhas
Gasolina portuguesa é a
quarta mais cara da Europa
quarta mais cara da Europa
A gasolina sem impostos em Portugal tornou-se a quarta mais cara da UE, segundo um relatório divulgado ontem, por Bruxelas.
O preço da gasolina 95 sem impostos subiu quase três cêntimos numa semana, tornando-a a quarta mais cara da UE e 4 cêntimos acima da média europeia, indica um boletim da Comissão Europeia. O mais recente boletim da Direção Geral de Energia da Comissão Europeia indica que em média cada litro de gasolina 95 em Portugal custa 67,64 cêntimos (que com impostos passa a custar 1,549 euros).
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
um sucesso dirá a ministra
Cirurgias para tratar obesidade
com taxa de execução abaixo dos 50%
com taxa de execução abaixo dos 50%
A taxa de execução do Programa de Tratamento Cirúrgico de Obesidade foi, entre Janeiro e Setembro do ano passado, de 44,87%, existindo doentes que esperavam mais de um ano pela cirurgia.
A conclusão é de uma acção da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) a todos os centros de tratamento de obesidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a que a Agência Lusa teve acesso.
De acordo com o documento, os 19 centros de tratamento e os serviços financeiros do Ministério da Saúde contratualizaram para este programa perto de 9,5 milhões de euros.
Entre 01 de Janeiro e 30 de Setembro do ano passado, o valor total a facturar pelos centros de tratamento era de 3,5 milhões de euros.
Em relação à produção cirúrgica, foram contratualizadas 2435 cirurgias (1124 de banda gástrica e 1311 de bypass), mas efectuadas 967 (406 de banda gástrica e 526 de bypass gástrico).
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
e que se porte bem
Preparados para a subida
Tiago Ribeiro garante que o clube tem condições para a Liga. Ainda assim não assume estatuto de candidato.
Seis jogos consecutivos a pontuar, com quatro vitórias pelo meio, colocam o Estoril novamente na rota da subida.
A próxima jornada é muito importante, uma vez que os estorilistas, em caso de vitória sobre o Varzim, podem ganhar pontos a Trofense, Oliveirense, Feirense e Gil Vicente, os quatro adversários directos que jogam entre si. Neste momento, apenas cinco pontos separam a formação da Linha das duas vagas de promoção.
Tiago Ribeiro, presidente da SAD do Estoril, não assume a candidatura à subida, mas avisa que, se tal acontecer, o clube tem tudo preparado para o escalão principal.
"A BOLA"
perigoso e muito
Doping dispara em Portugal
O uso de substâncias proibidas no desporto português está a aumentar, tendência que irá ser revelada na próxima semana, quando a Autoridade antidopagem de Portugal (ADoP) divulgar o relatório de 2010.
É claro que estamos preocupados com o crescimento do doping em algumas modalidades. Por enquanto, nada mais posso dizer", afirmou, ontem, ao CM, Luís Horta, presidente da ADoP. Horta adiantou, ainda, que há atletas nacionais de alta competição a usarem Eritropoetina (EPO).
"Temos essa informação. O passaporte biológico vai ajudar a dissuadir esses atletas, mas temo que, na realidade, em Portugal haja muitos a utilizar EPO, substância que torna o sangue mais viscoso e aumenta o risco de acidentes cardiovasculares. A longo prazo há desportistas que podem perder a vida", frisou, acusando alguns atletas de irem estagiar para países estrangeiros com "outros propósitos que não treinar".
Quem se mostrou indignado com as declarações de Luís Horta foi Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico de Portugal, que as classificou de "estranhas". "Lançar atoardas sobre atletas que representam Portugal não me parece benéfico para ninguém", disse.
"CORREIO DA MANHÃ"
Sem comentários:
Enviar um comentário