HOJE NO
"RECORD"
Marca "Ronaldo" pode valer 50 milhões
Um estudo do IPAM - The Marketing School indica que Cristiano Ronaldo
será "o futebolista mais valioso da atualidade", com um "valor marca"
de 50 milhões de euros, caso ganhe a Bola de Ouro.
"A
investigação (...) conclui que a imagem de CR7 está, atualmente,
avaliada em 43 milhões de euros e que, nos próximos 12 meses, valorizará
entre cinco e sete milhões de euros, caso o capitão da seleção
portuguesa conquiste a Bola de Ouro e se torne no primeiro atleta
português a conquistar o troféu pela segunda vez", indicou esta
sexta-feira em comunicado a escola de marketing portuguesa.
O
trabalho, da autoria de Daniel Sá, docente do IPAM - The Marketing
School, analisa 26 variáveis em seis categorias, como "receitas, media,
web, palmarés, social e impacto".
"O Cristiano Ronaldo surge
no ranking de celebridades como a quinta personalidade mundial no top da
música, cinema, televisão ou moda e é referido em 347 livros na Amazon e
em 2.950 artigos científicos", explicou Daniel Sá, apontando o
desempenho do atleta na esfera social como a que mais contribui para a
valorização da marca "Ronaldo".
Na categoria "web", o avançado
do Real Madrid obtém uma pontuação máxima de 100, refletindo os 70
milhões de fãs no Facebook, 23 milhões de seguidores no Twitter, 137
milhões de referências no Google e quatro milhões de vídeos no YouTube.
Já
nas dimensões "receitas" e "social", o "astro" português regista 95
pontos. "Ao nível de receitas, Ronaldo está entre os melhores.
O
salário do avançado do Real Madrid foi recentemente alvo de uma
negociação, superando os 17 milhões de euros anuais", recorda o IPAM,
que também contabilizou os patrocínios do português. A média de todas as
categorias é de 84 pontos, influenciada negativamente pela mais fraca
das pontuações, os 64 pontos no "palmarés". Ou seja, Cristiano Ronaldo
tem poucos títulos para o valor marca que gera.
Ao longo da
carreira, Cristiano Ronaldo conquistou 13 troféus coletivos e cinco
prémios oficiais individuais, disputou 541 partidas (ao serviço de
Sporting, Manchester United e Real Madrid), tendo apontado 349 golos. Em
vésperas do anúncio do vencedor da Bola de Ouro 2013 (agendada para
segunda-feira, numa Gala da FIFA em Zurique, Suíça), o IPAM considera
uma eventual atribuição do prémio a Ronaldo "representará um aumento das
receitas provenientes de patrocínios e direitos de imagem, aumento da
exposição mediática a nível global, à valorização do palmarés individual
do atleta, uma subida no ranking de celebridades".
No prazo
de um ano, o IPAM estima que todas estas variáveis conjugadas
representem "uma valorização de cinco a sete milhões de euros da marca
'Ronaldo'", com impactos positivos - por associação - para o Real Madrid
e a seleção portuguesa.
Na última vez que analisou o valor
marca do argentino Leonel Messi, em março de 2012, o IPAM avaliou a
"estrela" do Barcelona em 37 milhões de euros, com o palmarés do
argentino a sobrepor-se à sua dimensão mediática e na web.
* Vale mais do que pesa!
.
Sem comentários:
Enviar um comentário