02/11/2017

ISABEL MOREIRA

.




Moção de emoções

Na terceira República foram apresentadas cerca de 29 moções de censura. Uma moção de censura é uma arma constitucional da oposição. Formalmente, visa derrubar o Governo, apesar de isso só ter sido conseguido em 1987. Os grupos parlamentares usam as moções de censura para marcar uma oposição forte a questões que entendam de relevante interesse nacional, para marcar uma oposição forte a determinada política. Tudo isto faz parte do jogo. A Constituição permite o jogo. É por isso normal que seja jogado.

É também normal que se caracterize cada moção de censura. A moção de censura apresentada pelo CDS retrata mais o pequeno partido liderado por Assunção Cristas do que o estado do país em matéria de incêndios.

Assunção Cristas estabeleceu uma estratégia inteligente no oportunismo. Animada pelo resultado em Lisboa e pelo desastre em que se encontra o PSD, vendo na má comunicação de António Costa após o fim de semana fatídico um modelo por contraste, encarnou a dor nacional.

Para tanto, mudou de tom de voz. Fala sempre em tom lento e grave, com um evidente e notável marketing a sustentar a pretensão a líder da oposição, e transformou a moção de censura num concurso de emoções que quis ver vencido pelo CDS.

Nas suas intervenções, a promotora da moção de censura estabeleceu, como boa populista, um nexo de causalidade entre medidas deste (e só deste Governo) e a morte de mais de cem pessoas. Fê-lo no tal tom lento e grave, comprometida com a emoção exclusiva, só dela, apontando o dedo ao primeiro-ministro que não falou – disse, mentindo – “uma única vez nas vítimas”.

As vítimas. Eis o objeto da moção de censura. Tal como já tínhamos visto em Nuno Magalhães, Assunção Cristas tratou de lançar o anátema: quem não vota a favor da moção de censura não valoriza as mortes. Eis a singularidade desta iniciativa do CDS: usar a moção de censura para fazer de uma tragédia humana um trampolim pessoal e partidário.

Acontece que as pessoas mergulhadas num inferno pessoal não são estúpidas.

É obsceno demais pretender que entre deputadas, deputados e membros do governo há uns que “sentem” mais do que outros. Os tais do CDS que venceriam o concurso de emoções. Não vencem.
Não mencionar as vítimas seria terrível.

Fazer de vítima para conquistar absolvição própria em matéria de responsabilidades estruturais partilhadas (que fez e que não fez a ex-ministra Assunção Cristas?) é uma tática que caracteriza o CDS de Cristas.

O populismo veio para ficar.

Quem não adere à fórmula concentra-se em reparar, construir e reestruturar. Com a certeza da emoção de todos.

* DEPUTADA À ASSEMBLEIA DE REPÚBLICA (PS)

IN "EXPRESSO"
28/10/17

.

Sem comentários: