.
CLXV- Cidades e soluções
METRÓPOLES/79
"NORTE DE ÁFRICA"
Será que os novos megaprojectos
do Egipto vão salvar o país?
* É uma inauguração que levanta questões.
No passado dia 2 de Abril, o presidente egípcio Abdel Fattah Al-Sissi inaugurou uma cidade avaliada em mais de 58 mil milhões de dólares, que deverá acolher cerca de 6 milhões de habitantes até 2050.
Localizada a 45 quilómetros a leste da actual capital, a nova capital administrativa deverá ajudar a aliviar o congestionamento na cidade do Cairo e nos seus 22 milhões de habitantes.
Problema: a cidade ainda está em grande parte em construção e poucas pessoas lá vivem.
Este imenso estaleiro de obras ao ar livre simboliza a febre da construção que parece afetar o Egito. Enorme estaleiro de obras ferroviárias, o maior museu do mundo dedicado a uma civilização, o maior rio artificial do mundo... A lista de projetos faraónicos em construção é longa.
Para o seu futuro, o Egipto está a pensar em grande, em grande. Alguns economistas estimam-no mesmo como demasiado elevado, uma vez que todos estes investimentos, em grande parte feitos com fundos públicos, estão a pesar no orçamento do país. Ao ponto de o colocar numa posição económica muito frágil.
Como terão compreendido, hoje dirigimo-nos às margens do Nilo para explorar as maiores obras de construção em curso no Egipto e o seu impacto na vida deste país de mais de 106 milhões de habitantes.
(CONTINUA PRÓXIMA QUINTA)
Sem comentários:
Enviar um comentário